3. Gostava de deixar uma cópia em todos os lares

Iwata:

O que é que gostarias mais de dizer aos nossos clientes acerca do novo Wii Fit Plus?

Miyamoto:

Como mencionei, eu quero que eles se divirtam de uma forma mais relaxada. Basta ligar a alimentação e serão capazes de desfrutar de tudo sem o mínimo de incómodo! Fazer com que o utilizador ligue a alimentação é, só por si, um grande obstáculo a ultrapassar. Mas assim que a alimentação for ligada, o nível de satisfação que o utilizador vai sentir com o software aumentará significativamente. Isso quer dizer que tudo o que eu quero é que o utilizador ligue a consola. No Wii Fit original, uma boa quantidade de utilizadores achava que envolvia muita maçada e desistia a meio. Mas assim que começarem, tenho a certeza de que o vosso corpo vos dirá como deverão continuar a usar o software na vossa vida diária.

Iwata:

Então o que estás a dizer é que te esforçaste para remover todos aqueles elementos do software que dantes faziam o clientes sentir: “Isto dá muito trabalho...”

Miyamoto:

Sim, melhorámos realmente um monte de elementos, porque eu quero que todos se...

Iwata:

...Basicamente, assim que ligares a alimentação, todas as coisas que tens de fazer aparecerão uma atrás da outra e, antes que te dês conta, tens estado a fazer exercício há, digamos, 30 minutos ou 40 minutos…

Miyamoto:

Sim, é isso. A opção Wii Fit Routines é onde é mais fácil de começar. Assim, podes pensar, por exemplo: “hoje quero fazer uma rotina de exercícios de 30 minutos ou 40 minutos”, e então aparecerão imediatamente exercícios de treino simples. O Wii Fit original dava-te sempre uma explicação antes de cada tipo de exercício de treino e quando terminavas um exercício avaliava o teu desempenho. Mas quando treinas num ginásio verdadeiro, passas de um exercício para outro de uma forma suave. Apesar de te poderem dizer: “Bebe um pouco de água agora”, continuarás a seguir o programa de exercícios, um a seguir ao outro. Desta vez, com o Wii Fit Plus, terás esse tipo de fluidez e estarás a exercitar-te durante 30 ou 40 minutos. Por esta razão, gostaria que as pessoas utilizassem o software sentindo que estão a fazer uma verdadeira sessão no ginásio.

Iwata Asks
Iwata:

Adicionaste novos exercícios de treino às 48 variedades que apareciam no Wii Fit original, não foi?

Miyamoto:

Adicionámos mais outros 21 tipos exercícios de treino… Mas, na realidade, não gostaria de lhes dar muita importância aqui. Sinto que se enfatizar esta funcionalidade, poderá haver pessoas por aí que fiquem com a sensação errada de que isto é uma sequela do Wii Fit. Uma sequela é quando os utilizadores que estavam basicamente satisfeitos com o software original têm a oportunidade de adquirir dados adicionais que vão no seguimento do original.

Iwata:

Sim, isso é verdade.

Miyamoto:

Mas neste caso do Wii Fit Plus, não queríamos que o consumidor o visse dessa maneira. Como disse no início desta entrevista, eu quero que todos utilizem isto para terem uma versão melhorada do Wii Fit. Eu quero dizer “Com isto, vão transformar o vosso Wii Balance Board em algo ainda melhor!”

Iwata:

“Converte o teu Wii Balance Board no modelo mais recente!”

Miyamoto:

Exactamente. Se nos limitarmos a afirmar que o número de exercícios de treino aumentou, os utilizadores que não ficaram totalmente satisfeitos com o título anterior não se interessarão, independentemente do número de exercícios novos que possa haver. É por isto que, quando criámos o Wii Fit Plus, a nossa primeira prioridade foi fazer com que esses utilizadores que se possam ter afastado do Wii Fit voltem a ganhar interesse nele. Ao mesmo tempo, o número de exercícios de treino aumentou realmente, o que tornou a diversão muito maior.

Iwata:

Então, apesar de ser óbvio que ao aumentar o número dos tipos de exercícios de treino tornou-se tudo mais divertido, não importa as vezes que possamos repetir este facto pois não despertaria nenhum interesse nas pessoas a que nós mais queremos chegar.

Miyamoto:

Precisamente. É por isso que eu, sendo a pessoa que criou e vendeu o título anterior, gostaria muito de ir de porta em porta ter com todo e qualquer utilizador que comprou o Wii Fit e dizer: “Por favor, troca a tua cópia antiga por esta nova!”

Iwata:

Apesar de isso implicar ter de ir a mais de 3,5 milhões de lares?

Miyamoto:

Realmente, não seria exequível ir ter com todos os utilizadores do Japão, quanto mais do mundo inteiro. Mas o que eu quero enfatizar é que eu tenho mesmo desejo de o fazer. Bem, de qualquer forma, independentemente do que eu possa ter dito, continua a ser muito divertido, mesmo vendo-o como uma sequela do Wii Fit. Vem cheio de novas e óptimas formas de jogar, incluindo a

Video: análise da tacada de golfe, que mede o movimento do teu centro de gravidade

O que é que gostarias mais de dizer aos nossos clientes acerca do novo Wii Fit Plus?
análise da tacada de golfe, que mede o movimento do teu centro de gravidade e o exercício em que bates as tuas asas e levantas voo . Aconteceu não o publicitarmos dessa maneira, mas assim que as pessoas o experimentem, irão descobrir que também é divertido tratá-lo como se fosse um Wii Fit 2. É um produto invulgar, no sentido em que contém todos os exercícios de treino do Wii Fit. Normalmente, não fazes uma sequela que contém a prequela inteira, mas se não o tivéssemos feito, teria sido bastante inconveniente…

Iwata:

Bem, afinal de contas, esta é uma versão melhorada. (risos)

Miyamoto:

Sim, pois é! (risos)

Iwata:

Mas quanto mais te ouvia a falar nela, mais sentia que era uma versão melhorada, que era semelhante às novas versões dos sistemas operativos ou do software empresarial. É por isso que, para ser completamente honesto, no início estava preocupado com a forma como a Nintendo iria lidar com este tipo de software, sendo que era algo com que nós tinhamos nunca lidado anteriormente.

Miyamoto:

Estavas, não estavas? (risos)

Iwata:

Como é uma versão melhorada, todos os retalhistas irão tirar o Wii Fit das montras das lojas e substituí-lo pelo Wii Fit Plus. A estratégia de vendas que decidimos era apontar o produto a todos aqueles clientes que estão a divertir-se com o Wii Fit, fazendo tudo o podíamos para tornar o Wii Fii Plus disponível a um preço acessível.

Iwata Asks
Miyamoto:

Quanto a mim, quero que tantas pessoas quanto as possíveis continuem a utilizar este software, pois acredito que irão forçosamente ver benefícios se o fizerem.

Miyamoto:

É realmente algo de que podes desfrutar de uma forma muito simples e acessível – tal como ir a um ginásio.

Iwata:

Agora, Miyamoto-san, acredito que tenho razão quando digo que tu estiveste a trabalhar em três títulos ao mesmo tempo: Wii Sports Resort9, Wii Fit Plus - que estivemos a discutir hoje - e New Super Mario Bros. Wii10. 9 Wii Sports Resort é um título de desportos lançado para a Wii em Junho de 2009 no Japão e em Julho de 2009 na Europa. No jogo, o utilizador pode desfrutar de 12 desportos diferentes numa estância de férias numa ilha tropical. O jogging, o ciclismo e as actividades aéreas de Wii Fit Plus também decorrem na mesma ilha tropical conhecida como Wuhu Island. 10 New Super Mario Bros. Wii é o último título da série Super Mario Bros., e oferece jogabilidade para quatro jogadores em simultâneo. O lançamento para a Wii está agendado para este Inverno.

Miyamoto:

Desses três títulos, o que correu mais suavemente foi o Wii Fit Plus.

Iwata:

Suponho que isso tenha acontecido porque tu tinhas uma visão clara, desde o início, daquilo que precisava de ser feito para melhorar o software.

Miyamoto:

Sim, é verdade. Eu sabia o que queria fazer bem, logo deste o início e, graças a isso, fui capaz de devotar a minha energia para o New Super Mario Bros. Wii.

Iwata:

Certo. (risos) Como alguém que trabalhou próximo de ti durante os últimos anos e que falou contigo muitas vezes, apercebo-me hoje de que há muita coisa que desconheço em ti!

Miyamoto:

…?

Iwata:

Estou a referir-me ao facto de andares por aí com uma fita métrica! (risos)

Miyamoto:

Ah, isso! Bem, eu adoro medir coisas.

Iwata:

(risos) Então, o obcecado por medições, Miyamoto-san, criou o Wii Fit porque pensou que seria divertido registar pesagens diárias num gráfico. A seguir, para que as pessoas pudessem fazer isso todos os dias, ele criou o Wii Fit Plus!

Iwata Asks
Miyamoto:

Iwata-san, porque não experimentas trazer uma fita métrica contigo?

Iwata:

Sou do tipo de pessoas que preferem ter máquinas que medem e registam coisas automaticamente, por isso não me parece que tenha sido feito para ser teu colega de medições obsessivas! (risos)

Miyamoto:

És tu quem perde! É muito divertido, acredita em mim! (risos)