Pokémon Sun

Consola: Nintendo 3DS Data de lançamento: 23/11/2016

Advertência

A partir de 27 de março de 2023, deixará de ser possível adquirir conteúdos na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS e da Wii U.
Subscreve o canal no
YouTube

Pokémon Sun e Pokémon Moon já chegaram à família de consolas Nintendo 3DS com um novo mundo, novos Pokémon e novas aventuras para descobrir!

CI_3DS_PokemonSunMoon_AlolaRegionMap.jpg

Os videojogos Pokémon Sun e Pokémon Moon têm lugar num arquipélago de ilhas tropicais: quatro ilhas repletas de natureza e uma ilha artificial. A região de Alola é conhecida como uma estância que atrai turistas de todo o mundo.

É rodeada por mar e apresenta uma grande ecodiversidade, com Pokémon nativos da região e Pokémon que só mais recentemente chegaram a Alola, vindos de outras regiões. Em Alola, humanos e Pokémon coexistem numa relação muito próxima, tendo-se desenvolvido uma cultura diferente da de outras regiões.

Pokémon Bank

Com o Pokémon Bank poderás transferir para Pokémon Sun ou Pokémon Moon os Pokémon que apanhaste nas versões da Consola Virtual na Nintendo 3DS em Pokémon Red Version, Pokémon Blue Version e Pokémon Yellow Version: Special Pikachu Edition. Pokémon de Pokémon Omega Ruby, Pokémon Alpha Sapphire, Pokémon X e Pokémon Y também podem ser transferidos da mesma maneira para Pokémon Sun e Pokémon Moon.

Para mais informações visita o site oficial do Pokémon Bank.

Pokémon Sun e Pokémon Moon são os primeiros jogos da série Pokémon que permitirão aos jogadores escolher entre nove línguas. Além do inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol, será também possível jogar em chinês tradicional ou simplificado.

Demo especial já disponível!

Uma versão de demonstração especial de Pokémon Sun e Pokémon Moon já está disponível para download na Nintendo eShop* ou no site oficial da Nintendo**. Esta versão de demonstração especial dá a conhecer aos jogadores a região de Alola e inclui o Ash-Greninja, o Pokémon que surge juntamente com o herói Ash na série animada de televisão Pokémon the Series: XYZ.

Os jogadores podem transferir o seu Ash-Greninja da versão especial de demonstração para a sua versão completa de Pokémon Sun ou Pokémon Moon.

*É necessário o acesso à Internet sem fios. O registo da Nintendo Network ID e a aceitação do Acordo e da Política de Privacidade da Nintendo Network são obrigatórios.

*Para comprares títulos descarregáveis da Nintendo eShop no site oficial, deverás ter um Conta Nintendo vinculada a uma Nintendo Network ID, e deverás ter visitado a Nintendo eShop pelo menos uma vez com a consola onde desejas receber o título descarregável. Para o download automático, a tua consola deve estar atualizada e ligada à internet com a opção de downloads automáticos ativa, e com espaço suficiente para completar o download. Para mais informações visita a nossa secção de Assistência.

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Nota: o efeito 3D está disponível apenas nas próprias consolas Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL, New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL. Na Nintendo 2DS e na New Nintendo 2DS XL as imagens são apresentadas em 2D. Todas as imagens nesta página foram captadas no modo 2D.

O registo de uma Nintendo Network ID é necessário para descarregar demos na Nintendo eShop. Aplicam-se os termos e condições.

Pokémon

Subscreve o canal no
YouTube

Três novos Pokémon parceiros

Seguindo a tradição dos jogos anteriores da série Pokémon, os jogadores devem escolher um de entre três Pokémon especiais para ser o seu primeiro parceiro. Estes fazem parte dos primeiros Pokémon que os jogadores encontrarão no jogo. Em Pokémon Sun e Pokémon Moon, os jogadores podem escolher entre os recentemente descobertos Pokémon Grass e Flying-type Rowlet, Fire-type Litten e Water-type Popplio.

Para um Treinador de Pokémon, é fundamental conhecer os tipos de Pokémon e saber como combiná-los nas batalhas. Os Pokémon Grass-type são fortes contra os Water-type, mas fracos contra os Fire-type. Os Pokémon Fire-type são fortes contra os Grass-type e fracos contra os Water-type. Os Pokémon Water-type são fortes contra os Fire-type, mas fracos contra os Grass-type.

Conhece os três novos Pokémon parceiros que se irão juntar aos Treinadores nas suas novas aventuras!

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Rowlet.jpg

Name: Rowlet

Category: Grass Quill Pokémon

Height: 0,3 m

Weight: 1,5 kg

Type: Grass/Flying

Starting Move: Leafage

O primeiro dos potenciais parceiros é o altamente adaptável Pokémon Grass Quill, Rowlet. Este Pokémon consegue voar silenciosamente pelos céus, aproximando-se do seu adversário sem ser detetado. Pode atacar os seus adversários utilizando pontapés poderosos e ainda atacar à distância com folhas extremamente afiadas, integradas nas suas penas. O Rowlet observa o ambiente que o rodeia, rodando o seu pescoço quase 180 graus, de frente para trás, para poder ver o que se encontra mesmo atrás de si. Nas batalhas, o Rowlet roda a cabeça para olhar para o seu Treinador enquanto aguarda instruções.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Litten.jpg


Name: Litten

Category: Fire Cat Pokémon

Height: 0,4 m

Weight: 4,3 kg

Type: Fire

Starting Move: Ember

O calmo Pokémon Fire Cat, Litten, é a próxima escolha para primeiro Pokémon parceiro. O pelo do Litten é rico em óleos e altamente inflamável. Penteia-se constantemente, lambendo o seu próprio pelo que utiliza para fazer bolas. Em seguida, incendeia estas bolas de pelo para lançar ataques com bolas de fogo. Quando Litten muda de pelo, todo o seu pelo antigo arde num fogo glorioso.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Popplio.jpg

Name: Popplio

Category: Sea Lion Pokémon

Height: 0,4 m

Weight: 7,5 kg

Type: Water

Starting Move: Water Gun

A terceira opção é o acrobático Pokémon Sea Lion, Popplio. O Popplio consegue fazer balões de água proveniente do seu nariz e utiliza-os para criar vários ataques e estratégias diferentes nas batalhas. Este Pokémon desloca-se melhor na água do que em terra e consegue nadar a uma velocidade superior a 40 km/h. Em terra, utiliza a elasticidade dos seus balões para executar manobras e saltos acrobáticos.

Pokémon lendários

Os dois Pokémon lendários que surgem na embalagem de Pokémon Sun e Pokémon Moon desempenham um papel fundamental na história. O Solgaleo e o Lunala guardam a chave para a aventura que pode ser encontrada nestes jogos tão aguardados.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Solgaleo_MS7.jpg

Name: Solgaleo

Category: Sunne Pokémon

Height: 3,4 m

Weight: 230,0 kg

Type: Psychic/Steel

Ability: Full Metal Body

Homenageado como emissário do sol desde os tempos antigos, Solgaleo é referido, com reverência, como "a besta que devora o sol". O corpo do Solgaleo guarda uma grande quantidade de energia e brilha quando está ativo. Tem uma juba fluida que se assemelha fortemente ao sol. O seu movimento característico é o Sunsteel Strike, um ataque que surpreende os adversários com a força de um meteorito, neutralizando a Ability do seu alvo. O Solgaleo possui a Ability Full Metal Body, uma nova Ability que nenhum outro Pokémon teve anteriormente. Com a Ability Full Metal Body, as estatísticas de um Pokémon não serão reduzidas pelos efeitos dos movimentos ou da Ability de um adversário.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Lunala_MS7.jpg

Name: Lunala

Category: Moone Pokémon

Height: 4,0 m

Weight: 120,0 kg

Type: Psychic/Ghost

Ability: Shadow Shield

Desde os tempos antigos que o Lunala é homenageado como emissário da lua. Referido, com reverência, como "a besta que evoca a lua", o Lunala absorve constantemente a luz, convertendo-a em energia. Com as asas abertas para absorver a luz envolvente e a brilhar como o quarto crescente, a sua aparência lembra um belo céu noturno. O ataque característico do Lunala é Moongeist Beam, que liberta um feixe de luz ameaçador que neutraliza a Ability do adversário. O Lunala possui a Ability Shadow Shield, uma nova Ability que nenhum outro Pokémon teve anteriormente. Com a Ability Shadow Shield, um Pokémon sofrerá menos danos resultantes de um ataque quando tiver todos os HP.

Pokémon adaptados à região de Alola

Alguns Pokémon adaptaram-se aos vários microclimas da região de Alola, assumindo formas diferentes das que têm noutras regiões. Estes Pokémon são denominados variantes regionais. Após se estabelecerem na região de Alola, vivem como Pokémon nativos. Estas variantes regionais de Pokémon podem apresentar diferentes aparências e tipos e os seus modos de vida também podem variar relativamente às formas conhecidas anteriormente.

Aqui ficam alguns exemplos!

Personagens

CI7_3DS_PokemonSunMoon_MainCharacters_MS7.jpg

Esta popular funcionalidade de personalização dos personagens regressa em Pokémon Sun e Pokémon Moon. Personalize a roupa, o penteado e a cor dos olhos do seu personagem, enquanto se aventura pela região de Alola. Agora, pode mesmo tingir as suas roupas para que mudem de cor e garantir que parte à aventura com o seu visual preferido.

Aqui ficam algumas das personagens que encontrarás na tua aventura!

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Kukui.jpg

O Professor Kukui é o professor de Pokémon da região de Alola. É um apaixonado pela sua investigação sobre os movimentos dos Pokémon, tendo chegado, por vezes, a sofrer golpes diretos de Pokémon para ajudar nas suas investigações. Com uma bata de laboratório branca, o Professor Kukui apresenta um estilo inconfundível.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Lillie.jpg

A Lillie é a misteriosa assistente do professor. Esta jovem tem mais ou menos a mesma idade da personagem do jogador e trabalha como assistente do Professor Kukui. Não gosta de fazer com que os Pokémon lutem nas batalhas, mas adora ler e já leu imensos livros. A Lillie irá desempenhar um papel importante na história de Pokémon Sun e Pokémon Moon.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Hau.jpg

O Hau é um rapaz que adora Pokémon e tem um apetite voraz. Tem a mesma idade da personagem do jogador. O Hau tornar-se-á num dos melhores amigos da personagem principal. Tem uma queda por malasadas, uma iguaria muito famosa da região de Alola, pelo que está sempre à procura de lojas que a vendam. Além disso, o Hau tem um grande coração e gosta muito dos Pokémon.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_Gladion.jpg

Na região de Alola, existe um grupo de rufias conhecido como Team Skull, que provoca inúmeros distúrbios, incluindo roubar os Pokémon de outras pessoas, estragar os locais das provas e divertir-se a fazer todo o tipo de maldades.

A Fundação Aether é uma organização que trabalha na região de Alola e realiza diversos projetos de investigação. Com residência em Aether Paradise, a ilha artificial que criou, o seu objetivo é auxiliar e oferecer abrigo a Pokémon que tenham sido feridos. Os membros da Fundação Aether são:

CI_3DS_PokemonSunMoon_AetherFoundation.jpg

Cada prova tem um capitão, cuja função é orientar os candidatos. Todos os capitães são treinadores que se submeteram às provas no seu próprio desafio da ilha alguns anos antes.

CI_3DS_PokemonSunMoon_Captains.jpg
CI7_3DS_PokemonSunMoon_Hala.jpg

Cada uma das ilhas de Alola tem um líder, denominado o kahuna da ilha, que a governa. Os kahunas são escolhidos pelos Pokémon conhecidos como divindades guardiãs, que também se encontram em cada ilha.

Jogabilidade

Provas

Um dos aspetos da cultura única de Alola é o desafio da ilha, um ritual emocionante que envolve uma viagem por cada uma das quatro ilhas. Para superarem as provas em cada uma delas, os jovens treinadores devem superar vários desafios. Estas provas não estão limitadas às batalhas com Pokémon e assumem uma variedade de formas, tais como encontrar itens ou realizar testes de conhecimentos.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_WishiwashiSchoolForm_MS7.jpg

No final de cada prova, um poderoso Pokémon, conhecido como Pokémon Totem, estará à espera. Um Pokémon Totem é muito maior do que os outros da sua espécie e o seu corpo está envolto numa aura especial. Quando os Pokémon Totem lutam, convocam os Pokémon aliados para se juntarem a eles. Com o apoio destes aliados, os Pokémon Totem tornam-se ainda mais poderosos. Outros Pokémon, que não os Pokémon Totem, também poderão convocar aliados para se juntarem a eles.

A prova final em cada ilha é denominada de "grande prova", em que os Pokémon lutam contra o kahuna que lidera essa ilha. Se um candidato superar esta grande prova, este será reconhecido publicamente como tendo superado todas as provas da ilha e poderá passar à ilha seguinte.

Dia e noite

Os dois mundos de Pokémon Sun e Pokémon Moon têm 12 horas de diferença e estão associados à hora atual real. O jogo Pokémon Sun decorre à mesma hora da sua consola Nintendo 3DS, mas o mundo de Pokémon Moon tem 12 horas de diferença. Alguns Pokémon Totem que surgem nas provas ao longo do jogo também serão diferentes em cada versão. Os jogadores irão encontrar diferentes Pokémon no mesmo percurso, consoante seja de dia ou de noite, o que significa que os jogadores terão experiências diferentes de acordo com a versão do jogo que escolherem.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_PokeRide.jpg

Poké Ride

Na região de Alola, certos Pokémon ajudam as pessoas a chegar a locais que são inacessíveis apenas com a força humana. Esta prática de viajar nos Pokémon Ride é típica da cultura da região de Alola, onde humanos e Pokémon são extremamente unidos. Estes Pokémon não se juntam à equipa do jogador, mas este pode pedir-lhes ajuda em qualquer momento.

Z-Moves

Os Z-Moves são um novo elemento introduzido nas batalhas Pokémon de Pokémon Sun e Pokémon Moon. São poderosos movimentos que só podem ser utilizados uma vez durante a batalha. A força explosiva de um Z-Move é o resultado da libertação simultânea da potência total do treinador e do Pokémon, quando os seus desejos estão em harmonia. Todos os Pokémon podem utilizar Z-Moves nas batalhas.

CI_3DS_PokemonSunMoon_RotomPokedex.jpg

Pokédex Rotom

O Pokédex é uma ferramenta extremamente útil, que grava informações sobre os Pokémon que os jogadores irão encontrar e apanhar durante a sua aventura. Em Pokémon Sun e Pokémon Moon, o Professor Kukui oferece um Pokédex especial conhecido como o Rotom Pokédex. É habitado por Rotom, um Pokémon com o poder de residir em diferentes aparelhos eletrónicos. O Rotom Pokédex faz muito mais do que apenas gravar informações sobre os Pokémon - tem a sua própria personalidade. Além de mostrar a localização atual e o próximo destino dos jogadores, o Rotom Pokédex também os aconselha sobre para onde deverão ir, com base nas conversas que os jogadores têm com outras personagens.

Em Pokémon Sun e Pokémon Moon, a funcionalidade QR Scanner permite aos jogadores ver informações sobre os Pokémon através da leitura de padrões de QR Code. Ao efetuar a leitura de padrões especiais de QR Code, os fãs podem registar Pokémon da região de Alola no seu Pokédex e descobrir onde eles moram. Se efetuarem a leitura de um QR Code de um Pokémon que ainda não apanharam, os jogadores pode saber qual é o seu habitat e encontrá-lo.

CI_3DS_PokemonSunMoon_PokeFinder_MS7.jpg

Poké Finder

Em Pokémon Sun e Pokémon Moon estreia-se uma nova funcionalidade chamada Poké Finder. Esta funcionalidade permite aos jogadores tirarem fotografias dos Pokémon que encontram. Está integrada no Rotom Dex e, quando utilizada em certos pontos espalhados pela região de Alola, permite fotografar Pokémon. As fotografias que captares serão avaliadas e, à medida que fores melhorando a sua qualidade, ficarão disponíveis mais funcionalidades, tais como a capacidade de fazer zoom.

Pokémon Refresh

A funcionalidade Pokémon Refresh permite-lhe cuidar dos seus Pokémon. Após uma batalha, os Pokémon podem ficar, por vezes, amarrotados e sujos. Com o Pokémon Refresh, pode limpá-los, cuidar deles, alimentá-los com Poké Beans e até pode curar condições de estado, tais como envenenamento e paralisia, que lhes tenham sido infligidas durante a batalha. Os Pokémon que forem cuidados através do Pokémon Refresh podem tornar-se extremamente afetuosos e lutarão por si até ao máximo das suas capacidades. Isto significa que, por vezes, podem evitar ataques de Pokémon adversários ou até resistir quando estão prestes a desmaiar. Cuide bem de todos os seus Pokémon em Pokémon Refresh e eles tornar-se-ão grandes aliados na sua aventura.

Battle Royal: Regras simples e estratégias complexas

Num Battle Royal, juntam-se quatro Treinadores numa única batalha, mas as regras são muito simples. Cada um dos quatro Treinadores escolhe três Pokémon e envia um de cada vez para a batalha. A batalha termina no final de uma volta, quando todos os Pokémon de um Treinador desmaiarem. Os jogadores são classificados, e o vencedor declarado, consoante o número de Pokémon que cada um derrotou e o número de Pokémon que cada um ainda tem em jogo.

CI7_3DS_PokemonSunMoon_FestivalPlaza.jpg

Festival Plaza

Em Pokémon Sun e Pokémon Moon, as funcionalidades de comunicação estão reunidas no novo Festival Plaza. Os jogadores poderão ver outros utilizadores que estejam a jogar nas proximidades, ou que estejam ligados à Internet, para participarem em batalhas ou efetuarem trocas. Ao falarem com pessoas e ouvirem os seus pedidos no Festival Plaza, os jogadores poderão receber Festival Coins. Existem lojas divertidas onde poderão gastar as Festival Coins, tais como tinturarias, lojas de guloseimas (onde são vendidos itens raros) e mesmo castelos insufláveis, onde os Pokémon podem treinar. À medida que os jogadores obtêm mais Festival Coins, o seu Festival Plaza vai aumentando de nível, alcançando prémios e disponibilizando mais atividades. Os jogadores poderão ainda ganhar a capacidade de organizar missões, onde múltiplos jogadores podem trabalhar em conjunto para tentar atingir determinados objetivos.

Categorias

RPG

Jogadores

1 - 4

Editora

Nintendo

Criadora

Game Freak

Opções de jogo

Demo disponível

Classificação etária

Versão descarregável (Nintendo 3DS)

Consola

Nintendo 3DS (versão europeia)

Data de lançamento

23/11/2016

Classificação etária

PEGI 7

Línguas

japonês, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, chinês

Tamanho do download

24558 blocos

Cartão de Jogo da Nintendo 3DS

Consola

Nintendo 3DS (versão europeia)

Data de lançamento

23/11/2016

Classificação etária

PEGI 7

Línguas

inglês, alemão, francês, espanhol, italiano