• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Entrevista com os criadores — Edição 7: Splatoon 3 – Capítulo 4


    07/10/2022

    Entrevista com os criadores — Edição 7: Splatoon 3 – Capítulo 4

    Conteúdos pré-gravados, em conformidade com as atuais medidas de saúde e segurança relativas à epidemia COVID-19.

    Todas as imagens do jogo aqui apresentadas são retiradas da versão em inglês. Splatoon 3 está disponível em francês, alemão, espanhol e italiano com vozes em inglês e japonês.

     

    Capítulo 4 — A oportunidade de mergulhar no mundo dos Inklings é agora!


    Com base na nossa conversa até agora, tornou-se claro para mim que a narrativa que torna o mundo dos Inklings mais credível, juntamente com o facto de haver muitos jogadores com quem jogar, contribui para o quão apelativa é a diversão de Splatoon.

    Porém, este é o terceiro jogo da série. As pessoas que não jogaram os primeiros dois títulos podem sentir-se desconfortáveis ao saltar logo para o terceiro. Qual é a vossa opinião sobre isso?

    Sato:
    Percebo o que quer dizer. Para os jogadores que vão estrear-se na série, recomendo que comecem pelo modo de história para um jogador. Ao seguirem a história deste título, os jogadores apanham também o jeito das mecânicas básicas dos jogos de tiros e ação.

    Desenvolvemos o modo de história para combinar todas as coisas boas que aprendemos com o nosso trabalho nos dois títulos anteriores. Por isso, creio que este modo acaba por ser a "versão dos grandes êxitos", em que os jogadores podem levar o seu tempo a saborear o divertido e doce gosto dos tiros e da ação. (Risos)

    Em particular, modificámos ligeiramente os níveis iniciais para facilitar a aprendizagem das mecânicas de tiro do jogo por parte dos jogadores.

    Há muitos níveis em que nos focámos bastante em tornar os controlos confortáveis. Por isso, podemos facilmente recomendar esses níveis específicos não só a quem está a jogar pela primeira vez, mas também a amigos que vão lá a casa para jogar e perguntam se podem experimentar.


    Inoue:
    Apesar de a história do modo de história ter uma ligação aos dois jogos anteriores, também funciona de forma independente neste jogo, por isso, asseguro-vos que podem jogar sem qualquer preocupação.

    Quem tiver concluído o modo e estiver interessado nos jogos anteriores pode visitar o site Splatoon Base (disponível em inglês e japonês) para saber mais sobre a história, e acho que vão poder apreciá-la ainda mais.


    Sato:
    Claro que, para quem jogou os títulos anteriores da série, este modo revela as respostas a todos os mistérios que existiram até agora, por isso, espero mesmo que o experimentem.

    Enquanto apreciam o mundo dos Inklings no modo de história, podem melhorar habilidades e, ao desbloquearem mais níveis, podem adquirir vários artigos que expandem as formas de usufruir do jogo.


    Nogami:
    Inicialmente, a Hero Shot é a única arma disponível, mas conforme avançamos no modo de história, haverá níveis que podem ser enfrentados com outras armas.


    Sato:
    Sim, podem progredir experimentando vários tipos de armas ou podem chegar ao fim só com a Hero Shot, melhorando-a pelo caminho. Espero que toda a gente usufrua do modo de história de variadas maneiras para verem o que acontece no fim.

    Além do modo de história, também espero que encontrem o vosso modo favorito experimentando vários modos, como o modo online Turf War, claro, e o Salmon Run (10), que vem com muitas melhorias desta vez.


    (10) Um modo com origem em Splatoon 2. No Salmon Run de Splatoon 2, podes formar uma equipa de dois a quatro jogadores para juntos recolherem Power Eggs derrotando os Salmonids. De acordo com o número de Power Eggs recolhidos, os jogadores recebem pontos que podem ser trocados por artigos úteis em batalha.


    Estou a ver. É reconfortante saber que os jogadores podem aprender a história e as mecânicas dos jogos de tiros e ação ao seu ritmo, mesmo que Splatoon 3 seja a sua primeira experiência com a série.

    Posto isto, creio que, para quem começa com Splatoon 3, é preciso muito coragem para experimentar uma batalha online, onde podem encontrar muitos jogadores experientes.


    Sato:
    Acho que a maioria das pessoas se sentiriam nervosas em relação ao seu primeiro nível ou batalha online, mas não me parece que a resposta seja simplesmente reduzir a fasquia e tornar as coisas mais fáceis para acabar com esse medo.

    Na verdade, uma vez que provavelmente há muitas pessoas que vão começar com Splatoon 3, esse entusiasmo nervoso pode ser positivo se os jogadores conseguirem mergulhar na ação com a mentalidade de que a sua oportunidade é agora, enquanto há muitas pessoas novos a jogar.

    Além disso, pode ser boa ideia consultar o Judd se houver alguma coisa nas batalhas que não percebam.

    Desta vez, o Judd vai estar no lobby, e não só nos ensina gentilmente coisas sobre as batalhas, como também nos permite testar o que acabámos de aprender. Quer seja a vossa primeira vez, quer não, perguntem muitas coisas ao Judd.


    Nogami:
    Isto pode parecer um pouco redundante, mas o que podemos fazer pelas pessoas que jogam este título é atrair o maior número de pessoas possível para jogarem com eles. Dito isto, acho que vai haver muitas pessoas novas a jogar Splatoon pela primeira vez, quando Splatoon 3 for lançado.

    É claro que haverá também jogadores experientes. Ao mesmo tempo, muitos outros que vão estar juntos na mesma linha de partida para entrar no jogo. É por isso que achamos que esta é a melhor altura para dar o primeiro passo no mundo de Splatoon.



    Quem começa agora começa o seu ano de caloiro juntamente com toda a gente, não é?

    Nogami:
    Sim, é isso. No início, muitas das partidas vão ser com novatos. Depois de se começarem a habituar ao jogo, talvez possam começar a interagir com jogadores mais experientes.


    Inoue:
    E, além disso, ter um ambiente caótico facilita a entrada no jogo. Talvez seja só eu, mas, quando sai o terceiro filme de uma trilogia, às vezes penso: "Bem, não vi o primeiro nem o segundo, mas posso dar uma vista de olhos."

    Eu pessoalmente gosto muito do terceiro filme da trilogia. (Risos)

    Penso que o primeiro filme estabelece a história e o segundo aprofunda-a de um ângulo ligeiramente diferente. Depois as personagens de ambos juntam-se no terceiro! Esse tipo de coisas. Tem mesmo um ambiente caótico, não é?

    No que toca à série Splatoon, este título vai ser o terceiro jogo da trilogia.

    Da mesma forma, ao mesmo tempo que inclui aspetos do primeiro e do segundo, juntámos no terceiro muitos elementos de jogabilidade e funcionalidades novos, o que dá azo ao máximo entusiasmo. Temos esperança de que os jogadores possam divertir-se independentemente do modo em que começam.

    InsertedImage_18.jpg

    Sato:
    Da perspetiva dos criadores, concebemos este jogo com o desejo de unir toda a gente, desde os que jogaram antes até aos que vão começar com este jogo. Planeamos ter mais eventos do que nunca, por isso, suspeitamos que este jogo será o mais enérgico da série.


    Nogami:
    Mesmo para quem está interessado nesta série, mas está hesitante por ainda não ter tido a oportunidade de a experimentar, creio que a oportunidade de mergulhar no mundo dos Inklings é agora! (Risos)


    Muito obrigado. Por último, podem deixar alguns comentários para os jogadores que anseiam por este título?

    Sato:
    Sim, claro. Eu estive envolvido no desenvolvimento dos jogos Splatoon anteriores e acredito que Splatoon 3 se revelou um jogo muito bom, tirando partido de todas as experiências que tivemos até agora.

    Sobretudo no que se refere às batalhas. Há armas especiais dinâmicas e emocionantes de Splatoon 1 que foram modificadas para este jogo. Há também armas especiais clássicas e de confiança que vêm de Splatoon 2. Além disso, há armas novas em Splatoon 3 que requerem alguma técnica... Creio que a variedade das armas por si só é o suficiente para tornar o jogo divertido.

    Enquanto usufruem destas componentes do jogo, gostaríamos que os jogadores também experimentassem as funcionalidades novas, como os cacifos e a Tableturf Battle, para se poderem deixar envolver totalmente no mundo dos Inklings ao mesmo tempo que se divertem nas batalhas online.

    E, claro, vai haver atualizações gratuitas no futuro, portanto, espero que toda a gente fique ansiosa por elas mesmo depois do lançamento. Além de novas armas e níveis, estamos também a planear adicionar modos como a X Battle e a League Battle.


    Inoue:
    Nós os quatro já estamos no mundo dos Inklings há cerca de sete anos, desde o primeiro jogo. Pessoalmente, todo este processo me parece mais uma apresentação dos resultados das nossas observações e investigações do que a criação de um jogo.

    No mundo dos Inklings, há várias tendências em constante mudança, criando organicamente uma cultura, tal como os resultados dos Splatfests influenciam a forma de pensar dos Inklings.

    Não somos só nós a criar o jogo. A paixão e o envolvimento de todos os fãs fazem parte do processo, e acho que esse é um dos aspetos que faz com que o mundo dos Inklings pareça mais real.

    Espero que os jogadores experimentem e se divirtam a jogar neste mundo, e que construam o futuro mundo dos Inklings connosco.

    Só mais uma coisa.

    Popup_17_2_resized.jpg

    As personagens dos jogadores podem ser personalizadas de mais formas do que nunca. As opções foram significativamente melhoradas, desde o cabelo até à forma das sobrancelhas, para criarem as personagens com que querem jogar.

    Os jogadores vão mesmo poder inovar no visual e no estilo, por isso, estejam à vontade para serem a personagem com que querem jogar no mundo dos Inklings.


    Minegishi:
    Na verdade, há uma coisa que me esqueci de mencionar...

    Tentámos ser criativos com os sons em diferentes áreas do jogo, para que os jogadores pudessem sentir a espacialidade ainda mais. O diretor comunicou-me a sua visão de adicionar uma sensação de profundidade, como se estivéssemos a jogar num espaço grande.

    Por exemplo, para o mesmo efeito sonoro, ajustámos a forma como reverbera consoante a distância a que a personagem está de outras coisas. Isso faz com essas distâncias pareçam mais realistas.

    E em Splatsville tentámos encontrar as melhores formas de os jogadores sentirem os sons vívidos e movimentados da cidade expandida, como se tivessem acabado de aterrar lá.

    Mesmo no que toca à estrutura da música em si, tentámos criá-la de uma forma que dá aos jogadores a sensação de que é grande em escala. Esforçámo-nos por criar uma vasta experiência sonora, por isso, esperamos que oiçam atentamente e que também a apreciem.



    Há também planos para um concerto ao vivo, não é?

    Minegishi:
    Sim. Planeamos realizar o primeiro concerto de Splatoon 3 no evento Nintendo Live, que terá lugar no Tokyo Big Sight nos dias 8 e 9 de outubro.

    Sempre que realizamos um espetáculo ao vivo de Splatoon, acabamos por assistir ao espetáculo como pais nervosos a olhar pelos filhos, enquanto o público aclama as personagens com sorrisos. (Risos)

    Estamos a analisar cada detalhe para nos prepararmos para o evento, de forma a podermos torná-lo uma oportunidade especial que seja única do evento presencial também desta vez.

    Há também planos para ser transmitido ao vivo no YouTube, para que pessoas de todo o mundo possam já animar-se, incluindo pelo repertório musical.


    Muito obrigado. Parece que estão a dedicar muitos esforços ao evento, e aguardo ansiosamente por ele. Por último, mas não menos importante: Nogami-san, tem comentários para os fãs?

    Nogami:
    Há membros da equipa de desenvolvimento de Splatoon 3 que estão envolvidos na série há muito tempo, e há membros novos que entraram com este título.

    Como representantes dos investigadores de lulas de todo o mundo, incluímos tanto quanto possível do que gostávamos de ver no mundo dos Inklings, desde o design dos equipamentos até ao som e aos pequenos detalhes da paisagem. Por isso, espero que toda a gente aprecie todos os pormenores "absolulamente"!

    Claro que tornar Splatoon um jogo divertido é o objetivo mais importante. Mas o que também pretendemos é criar um mundo onde as pessoas se divertem só por estarem lá. Conforme crescemos, também as pessoas à nossa volta crescem, e o próprio mundo de Splatoon também evolui. Queremos que todos usufruam deste processo juntos.

    Planeamos adicionar mais funcionalidades através de atualizações gratuitas, incluindo armas e níveis. Por isso, espero que os jogadores arranjem a sua própria forma de jogar e usufruir do jogo.

    E espero que as pessoas que estão a ler este artigo também se tornem membros do mundo dos Inklings. Mergulhem nele de onde quiserem e da forma que quiserem. Vemo-nos lá!

    Muito obrigado.


    Splatoon 3 já está disponível para a Nintendo Switch. Visita a página do jogo Splatoon 3 para mais informações.