• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Recorda os vídeos de revelação dos lutadores para Super Smash Bros. com Masahiro Sakurai! – Parte 1


    24/03/2022

    Super Smash Bros. Ultimate chegou à Nintendo Switch há pouco mais de três anos e após o lançamento do último lutador, Sora, em outubro de 2021, podemos agora dizer que "não falta ninguém"!

    Todos os lutadores novos para Super Smash Bros. Ultimate e os jogos anteriores da série, Super Smash Bros. for Nintendo 3DS e Wii U, foram anunciados em trailers de revelação separados. Convidamos-te agora a conhecer algumas notas sobre cada um destes vídeos do diretor da série Super Smash Bros., Masahiro Sakurai.


    Masahiro Sakurai:

    Sou o Masahiro Sakurai, diretor da série Super Smash Bros.

    A série Super Smash Bros. é um projeto em que empreendemos colaborações que não encontram em mais lado nenhum. Queríamos aproveitar a oportunidade para criar conteúdos apelativos e foi com esse intuito que começámos a criar os vídeos de revelação de lutadores.

    Gravar os vídeos ao mesmo tempo que trabalhava no jogo implicou bastantes esforços, mas as reações dos fãs eram sempre avassaladoras, por isso valeu a pena. Neste artigo tecerei alguns breves comentários e espero que gostem de fazer uma retrospetiva destes vídeos comigo.

    Gostaria de aproveitar esta oportunidade para refletir sobre a história da série Super Smash Bros. assistindo às cenas em que cada novo lutador apareceu pela primeira vez. É provável que já tenham visto alguns dos vídeos, mas vale sempre a pena revisitá-los!

    Lê a segunda parte deste artigo para as notas sobre os vídeos de revelação dos lutadores para Super Smash Bros. Ultimate!

    Super Smash Bros. for Nintendo 3DS and Wii U

    Super Smash Bros. – Trailer 1 (Nintendo 3DS/Wii U)

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Super Smash Bros. for Nintendo 3DS e Super Smash Bros. for Wii U foram anunciados na E3 2013. Tecnicamente, este não é um vídeo de revelação de um lutador. Porém, quando o novo lutador, o Habitante, aparece, conta com a parte clássica "Villager Comes to Town". O vídeo foi gravado pela Digital Media Lab., que colaborou com cerca de metade dos vídeos para Super Smash Bros. for Nintendo 3DS / Wii U.

    Mega Man Junta-se à Batalha!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Este foi o primeiro vídeo de revelação oficial de um lutador. Dito isto, o anúncio foi transmitido no mesmo dia que o Trailer 1. Tendo em conta que se trata do primeiro vídeo, o resultado foi bastante positivo! O vídeo foi gravado pela Digital Frontier, que trabalhou em muitos vídeos de revelação depois deste, até ao lançamento de Super Smash Bros. Ultimate.

    A Instrutora do Wii Fit Junta-se à Batalha!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Este vídeo também foi disponibilizado no mesmo dia que o Trailer 1. Foi apresentado como uma surpresa durante a E3 2013. Este truque de fazer parecer que seria uma nova versão de Wii Fit antes de revelarmos a personagem seria utilizado várias vezes. Não foi fácil fazer com que o Mario segurasse as mãos acima da cabeça.

    Observatório do Cometa

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Este vídeo de revelação foi como uma espécie de corrida, com Kirby Air Ride vs. Mario Kart. Dá a sensação de uma luta fora do ringue.

    O misterioso brilho no olho da Rosalina é uma extensão das coisas que faz na série Super Smash Bros. É inspirado no facto de a Rosalina ser "alienígena", sendo o seu historial algo diferente.

    Campeão do ringue

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Para este vídeo experimentámos alterar o estilo de forma a conferir-lhe um aspeto semelhante ao de um livro de banda desenhada. Foi parcialmente uma tentativa de poupar um pouco, mas o ritmo é bom e dá uma boa impressão da atitude de treino rígida do Little Mac, por isso penso que resultou bem. A máquina de salão de jogos que veem no início é inspirada no jogo Punch-Out!! original. Mesmo nessa altura, a Nintendo fez bastante uso de dois ecrãs.

    Ninja das Sombras

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Este vídeo serviu para apresentar simultaneamente o Charizard, que já estava presente em Super Smash Bros. Brawl, e o novo lutador Greninja.

    O desafio principal residiu na forma de mostrar todos os Pokémon no início. O vídeo é rápido e dinâmico, isto porque estava a tentar lançar os vídeos de revelação a um ritmo alucinante. Os responsáveis pelo vídeo chegaram a dizer-me que eu queria os vídeos ao dobro da velocidade do que as outras pessoas!

    Deusa da Luz

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Pedimos a alguns estúdios para criarem vídeos animados como parte da promoção para Kid Icarus: Uprising. Pedimos ao Shaft, responsável pelo vídeo da Palutena, para criar outra animação. Ela fala bastante na parte que reflete o jogo porque é mesmo assim em Kid Icarus: Uprising.

    O Pit Sombrio aparece no final, mas na altura do anúncio ainda não se sabia que seria possível usá-lo como lutador.

    Vermelho, Azul e Amarelo

    Subscreve o canal no
    YouTube

    O Pac-Man foi o lutador adicional anunciado como surpresa num evento durante a E3 2014. Não se trata de um vídeo CG normal, pois foi criado principalmente como produção interna pela equipa de Super Smash Bros. da BANDAI NAMCO Studios. Jamais esquecerei as reações no momento em que a boca abriu no círculo amarelo.

    Espada e Magia

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Apercebi-me de que uma coisa de que gosto bastante nas histórias é quando a ajuda chega no momento certo e quando as pessoas aparecem de locais altos. O vídeo de revelação do/a Robin está recheado deste tipo de coisas. Pedimos à Anima para criar este vídeo de forma que correspondesse às cutscenes em Fire Emblem: Awakening.

    O Shulk entra em cena!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Pensamos sempre muito sobre o ponto no vídeo de revelação em que os fãs se apercebem do que se trata. Neste vídeo os fãs reparam logo na primeira cena que é a Gaur Plain e que o Shulk irá juntar-se aos combates. Achei que seria uma boa forma de fazê-lo.

    Este vídeo é ainda notável por conter tantas referências a coisas que estão presentes no jogo original e na série Super Smash Bros., como visões, Monado Arts e a Metal Face.

    O Futuro Rei do Mal

    Subscreve o canal no
    YouTube

    O Bowser Jr. é normalmente uma personagem engraçada (se bem que talvez algo controversa). Mas neste vídeo de revelação apresentámo-lo de uma forma que reflete bem o seu papel de vilão. Gosto da sensação de desespero e também dos dois lados a colidirem no final. Contudo, devido a isto tivemos de ajustar os sete Koopalings em CG e o vídeo acabou por custar mais do que o esperado.

    Uma Equipa Inesperada

    Subscreve o canal no
    YouTube

    As imagens de Duck Hunt no início não são retiradas de uma Nintendo Entertainment System, mas de algo novo que criámos. Gosto da sensação do ritmo na primeira parte da secção no jogo, com a sobreposição da música. O acessório que aparece no vídeo é o NES Zapper, o acessório para a NES. O conceito do ataque Smash do duo Duck Hunt é que os disparos vêm de fora do ecrã, por isso estou satisfeito por termos conseguido explicá-lo aqui.

    Conteúdos adicionais para Super Smash Bros. for Nintendo 3DS / Wii U

    Mewtwo Strikes Back!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Avancemos agora para os lutadores adicionais para Super Smash Bros. for Nintendo 3DS e Wii U. Para os lutadores adicionais não fizemos vídeos CG; foram todos feitos no jogo com um pouco de trabalho extra.

    O Mewtwo já fora anunciado noutro sítio, por isso decidimos simplificar um pouco este. O Mewtwo foi também um bónus para os primeiros compradores.

    Lucas Comes Out of Nowhere!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Começa com o Ness a ser atacado e depois o Lucas a partir em seu auxílio. Fizemos isto porque quis fazer o inverso do que acontecera no modo Subspace Emissary em Super Smash Bros. Brawl. As cenas em que o Ness é agredido estendem-se um pouco, mas a razão é a duração da música a que tinham de corresponder. Dedicámos bastantes esforços a cada vídeo para fazer com que se adequassem à música.

    Roy Seals the Deal!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Como o Roy era tão popular, estava implícito que a sua inclusão seria bem-vinda. Foi a sua primeira aparição desde Super Smash Bros. Melee e o seu estilo de combate mudou bastante em comparação.

    Não existe qualquer parte CG, ou qualquer outra história, e acaba por ser quase só um vídeo de revelação com o Roy a golpear pessoas. Mas consequentemente tivemos a oportunidade de incluir bastantes referências diferentes e penso que acabou por funcionar.

    Here comes a new challenger! RYU.

    Subscreve o canal no
    YouTube

    É óbvio para os que sabem, mas esta primeira imagem é baseada no início de Super Street Fighter™ II Turbo. A expressão "Estou à procura de um desafio" é retirada do anúncio original de Street Fighter™ II no Japão. Revelou-se perfeitamente adequado para o Ryu e para um vídeo de revelação. Existem bastantes ataques, mas para o vídeo demos prioridade aos movimentos, tal como no jogo original.

    Cloud Storms into Battle!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Olhando para trás, a revelação do Cloud continua a ser chocante. Despendemos mais tempo do que o habitual na parte inicial de forma a tentar torná-la calma e rememorativa da cena de abertura do jogo original. Então, existiria algo novo independentemente do emparelhamento de lutadores; incluía bastantes referências, como os cenários, e isto fez com que a duração excedesse a de outros vídeos sobre conteúdos adicionais.

    Corrin Chooses to Smash!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Utilizámos o vídeo CG do jogo original e acrescentámos uma referência à série Super Smash Bros. O Corrin com as costas voltadas para a câmara e as opções Branch of Fate regressaram neste vídeo. Recrutámos de novo os atores que deram a voz a Ryoma, Xander, Sakura e Elise, o que significou que tiveram a possibilidade de incluir bastantes diálogos na parte que mostrava o jogo. No geral, está repleto de comentários espirituosos.

    Bayonetta Gets Wicked!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    O último lutador adicionado a Super Smash Bros. for Nintendo 3DS e Wii U foi a Bayonetta. Tal como no jogo original, concentrámo-nos num confronto entre anjos e bruxas. Ainda sinto arrepios quando ouço a voz da Bayonetta em conjunto com a lua no ecrã. Os clipes de voz do Pit e da Palutena também foram gravações novas. Na altura não tínhamos os vídeos que mostravam os lutadores em ação, por isso também contém algumas explicações sobre os seus ataques.


    Esperamos que tenhas gostado de fazer uma pequena retrospetiva de todos estes vídeos de revelação, juntamente com os comentários de Sakurai. Regressa em breve para recordares mais alguns lutadores apresentados em Super Smash Bros. Ultimate!

    Lê a segunda parte deste artigo para as notas sobre os vídeos de revelação dos lutadores para Super Smash Bros. Ultimate!

    Descobre mais sobre o jogo na página oficial de Super Smash Bros. Ultimate. Não deixes de acompanhar a página oficial de Smash Bros. no Facebook e a conta da Nintendo no Twitter.