• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Parte 11 do Boletim Metroid Dread: Conselhos para dominar a exploração e os combates


    11/01/2022

    Parte 11 do Boletim Metroid Dread: Conselhos para dominar a exploração e os combates

    Bem-vindo a esta edição especial do Boletim Metroid Dread! Metroid Dread está disponível para a Nintendo Switch desde outubro e esperamos que já tenhas despendido algum tempo a explorar o misterioso planeta ZDR. Neste relatório destacamos algumas estratégias testadas em campo que poderão ajudar-te quando o desafio parecer inultrapassável.

    Avisamos que alguns destes conselhos poderão ser considerados spoilers! Se preferires evitar que estraguemos qualquer surpresa no jogo, sugerimos que leias apenas os segmentos intitulados "Transmissão da equipa de desenvolvimento".


    Orientação

    P: Como devo continuar? Quando não jogo durante algum tempo, esqueço-me do que estava a fazer...

    R: No Mission Log encontras pistas!

    No Mission Log podes conferir uma lista de proezas recentes, como habilidades obtidas há pouco tempo ou o número de bosses derrotados. É também possível reler mensagens de Adam e tutoriais de texto que vão aparecendo. Muitas vezes, uma nova habilidade ou uma mensagem recente de Adam pode constituir uma grande pista para o que fazer a seguir. Recomendamos assim que consultes o teu Mission Log sempre que não conseguires avançar.


    P: Estou bloqueado, pois todos os caminhos parecem não ter saída. Como posso avançar?

    R: Poderão existir algures blocos escondidos que poderás destruir…

    Os blocos quebráveis escondidos que encontras na história principal contêm sempre uma espécie de pista referente ao que te espera. Poderá ser um inimigo, um vislumbre num corredor ou até um som suspeito.

    Pode ser também que te depares com dispositivos interativos, mostrados no mapa como um símbolo branco na forma de uma mão. Quando interages com eles, o mapa muda de certa forma e um novo caminho abre-se.


    P: Adquiri uma nova habilidade. Como saberei onde usá-la?

    R: Experimenta recorrer à opção Icon Highlight no ecrã do mapa. Por vezes a única forma de avançar encontra-se numa área já visitada.

    A tua aventura levar-te-á a alternar entre diferentes áreas para explorares novos caminhos. As opções de navegação no ecrã do mapa podem ajudar-te a identificar o teu próximo passo.

    Assim que adquires uma habilidade podes consultar o ecrã do mapa para veres se existem portas trancadas ou blocos destrutíveis que a tua nova habilidade possa ajudar-te a atravessar. O Icon Highlight no ecrã do mapa é uma ferramenta extremamente útil para a exploração que te permite localizar tipos específicos de portas, blocos e até objetos não apenas na área em que te encontras, mas em todo o lado. Se achas que já exploraste a área à tua volta mas, ainda assim, não consegues encontrar um local onde empregar a tua nova habilidade, tenta explorar uma área anterior.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "A série Metroid é composta por títulos em que os jogadores são encorajados a explorar, o que nos levou a criar este jogo com foco num dos elementos-chave: "perder-se". Contudo, por mais perdidos que estejam, existe sempre um modo de determinar a direção a seguir. Encontram pistas escondidas espalhadas pelo mundo durante o jogo, no ecrã do mapa e no Mission Log. Esperamos que se divirtam a unir todas as "peças do puzzle" durante as vossas explorações do planeta ZDR."


    Explora ao máximo

    P: O que significa "Clear Time"?

    R: "Clear Time" indica o período de tempo que demoraste a concluir o jogo.

    Em Metroid Dread as recompensas que obténs após a conclusão do jogo são obtidas com base no teu tempo de jogo. Quanto mais rapidamente concluíres o jogo, mais recompensas obterás.

    Dito isto, o tempo de conclusão não inclui tempo passado no ecrã do mapa, pelo que não precisas de apressar-te a ler o mapa. Além disso, se vires o ecrã "Game Over", o tempo não continuará a acumular com novas tentativas – será contado apenas a partir do ponto em que reiniciares o jogo. Se fores derrotado, não terás de preocupar-te com a acumulação do tempo, por isso é preferível que te concentres em superar os obstáculos à tua frente!


    P: Aparte as recompensas no final, que mais posso tentar obter?

    R: Que tal experimentar o modo difícil desbloqueável ou tentar obter todos os objetos existentes?

    Assim que concluíres o jogo desbloquearás o modo difícil, que será ainda mais desafiante e te permitirá obter o seu próprio conjunto de recompensas.

    Tem em atenção que terás de jogar no mesmo ficheiro para colecionares as recompensas tanto no modo normal como no difícil na mesma galeria. Se, por qualquer razão, quiseres deixar os teus dados de gravação originais intactos, aconselhamos que os copies para um espaço diferente.

    Podes também desbloquear recompensas do Chozo Archive da galeria. Para isso, terás de colecionar 100% dos objetos escondidos em cada zona do ZDR. Existem oito arquivos no total!


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Normalmente os jogos da série Metroid recompensam os jogadores com base no seu tempo de conclusão e concebemo-los de formas que vos permitem terminar as suas aventuras explorando muitos caminhos diferentes."

    "Recorrendo às técnicas delineadas neste relatório Metroid Dread poderão ter a oportunidade de concluir o jogo usando um caminho diferente do principal. Recomendamos que procurem novas formas de avançar durante a segunda ou terceira vez que tentarem."


    Aproveitar as habilidades da Samus ao máximo

    P: Qual é a forma mais eficaz de utilizar o Phantom Cloak?

    R: Experimenta utilizá-lo quando as costas da Samus estiverem contra a parede numa zona E.M.M.I.

    Subscreve o canal no
    YouTube

    O Phantom Cloak torna a Samus invisível, mas isso não significa que não consiga ser atingida por inimigos quando está ativo. Se a Samus colidir com um E.M.M.I. ou se este já se tiver fixado nela (procura um aro vermelho em torno da Samus), o Phantom Cloak será inútil. Avança com cautela!

    Experimenta manter-te perto da parede num caminho sem saída e ativar o Phantom Cloak. O E.M.M.I. percorrerá a área para se certificar de que a Samus não se encontra lá. Se não for detetada, o E.M.M.I. abandonará o local e a Samus estará segura temporariamente.

    Poderá haver casos em que utilizas o Phantom Cloak em locais que não caminhos sem saída. Nesse caso, tenta deslocar-te para um local seguro enquanto gozas de invisibilidade.

    O Phantom Cloak também se revela eficaz contra inimigos normais, o que pode ser especialmente útil em alturas em que a energia da Samus é baixa, o que lhe permite avançar sem ser detetada.


    P: Qual é a forma mais eficaz de utilizar Storm Missiles?

    R: Podes usá-los fora do modo Free Aim. Além disso, também permitem atacar inimigos rodeados de eletricidade.

    Ativa o Storm Missile mantendo premido o botão R. Se te mantiveres imóvel e usares o Free Aim, poderá ser mais fácil fixares-te em determinados inimigos. Contudo, não é necessário utilizar o Free Aim para fixares; podes fazê-lo simplesmente mantendo o botão R premido. Deste modo podes fixar o alvo nos inimigos à frente da Samus ou apontar para inimigos enquanto corres, o que acrescenta uma camada de versatilidade a esta habilidade. Ademais, tens a capacidade de provocar danos nos inimigos rodeados de eletricidade, geralmente invulneráveis a outros tipos de ataques.


    P: Qual é a forma mais eficaz de utilizar o Flash Shift?

    R: Experimenta mover-te para uma posição de ataque imediatamente após te desviares.

    Subscreve o canal no
    YouTube

    O Flash Shift é uma habilidade Aeion que permite à Samus avançar e retroceder várias vezes a alta velocidade. Para ativá-lo inclina o manípulo esquerdo na direção que queres seguir e prime depois o botão A. Mas se premires o botão A primeiro e inclinares o manípulo na direção oposta à Samus, poderás afastar-te imediatamente com um passo atrás. Se empregares esta técnica enquanto confrontas inimigos, isso significa que a Samus é capaz de reposicionar-se longe do adversário sem ter de virar-se.

    Inicialmente pode ser um pouco difícil acertar no timing, mas isto pode revelar-se útil contra inimigos fortes. Experimenta!


    P: Qual é a forma mais eficaz de utilizar o Spin Boost e o Space Jump?

    R: Podes usá-los para que a Samus se impulsione repetidamente enquanto salta. Isto também pode ser feito debaixo de água para atravessar espaços.

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Se utilizares as habilidades Spin Boost e Space Jump em sincronia, a Samus será capaz de fazer Spin Jumps continuamente. Prime o botão B no momento em que a Samus começa a cair depois de realizar um Spin Jump. Não poderás fazer isto durante um salto normal ou antes de a Samus alcançar o ponto mais alto do Spin Jump, por isso fica atento aos movimentos da Samus para o conseguires.

    Saltos giratórios sucessivos também funcionam debaixo de água. Com o Power Suit normal ou o Varia Suit, a Samus só poderá dar um salto para cima, mas poderá encadear distintos saltos à mesma altura para atravessar grandes distâncias. Terás de usar esta técnica em algumas zonas para explorá-las com êxito, pelo que convém não tirar os olhos do terreno enquanto estás submerso.


    P: Como posso destruir alguns dos blocos Speed Booster mais difíceis?

    R: A chave é usar o Speed Booster e o Shine Spark ao máximo.

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Alguns objetos só podem ser obtidos após a utilização das habilidades Speed Booster e Shine Spark. Estas técnicas podem parecer avançadas ao início, mas com prática começarás a dominá-las.

    Se premires o manípulo esquerdo enquanto te moves ativarás o Speed Booster e depois de percorreres uma distância suficiente, a Samus começará a reluzir e a mover-se a uma velocidade enorme. Durante um Speed Boost, inclinar o manípulo esquerdo para baixo permitirá à Samus carregar um Shine Spark. Se inclinares o manípulo esquerdo imediatamente depois, a Samus será impulsionada na direção desejada.

    É possível manter o impulso do Speed Booster mesmo após saltares, deslizares ou escalares uma parede. Se lançares um Shine Spark contra um desnível, passarás automaticamente para o Speed Booster outra vez ao tocar-lhe e continuarás a correr.

    No início de um Shine Spark serás capaz de inclinar o manípulo esquerdo para determinares em qual das oito direções arremessarás a Samus. Apesar de não poderes empregar um Shine Spark durante um Spin Jump, podes ativá-lo depois de cancelares um Spin Jump disparando o Arm Cannon ou ativando o Free Aim.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "O poder da Samus aumentará à medida que for avançando. No final, terá à disposição uma quantidade de habilidades, uma característica que define a série Metroid."

    "Podem conferir as habilidades com que conta e a forma como pode empregá-las olhando para o ecrã da Samus no menu, assim como no Mission Log. Consultem-no sempre que não conseguirem avançar!"

    "Quando adquirem uma nova habilidade, muitas vezes existem indicadores da melhor forma para utilizá-la, que podem manifestar-se através de uma cutscene. Podem também simplesmente ser convidados a experimentá-la contra inimigos ou bosses que vão aparecendo. Sugerimos que mantenham estas pistas em mente quando estiverem a arquitetar estratégias pelo mundo."


    Batalhas com bosses

    P: Algumas batalhas com bosses são demasiado difíceis para mim. Como serei capaz de derrotá-los?

    R: Mantém-te atento à forma como atacam e procura padrões.

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Os bosses que a Samus enfrenta são extremamente fortes e duráveis, pelo que às vezes poderás sentir dificuldades em derrotá-los. Mas não percas a paciência e continua a tentar, pois no final prevalecerás!

    Até os bosses mais intimidantes têm fraquezas. Durante os combates, fica atento a movimentos que sinalizem o tipo de ataque iminente. Saber o que te espera poderá tornar os ataques mais fáceis de evitar, por isso observa os seus movimentos cuidadosamente e procura neles pistas para derrotá-los.

    Tomemos o Corpius como exemplo: os seus ataques incluem cravar a sua cauda no solo, fazendo com que oscile, e cuspir ácido. Se conseguires identificar padrões nos seus movimentos antes de cada ataque, poderás escapar-lhes mais facilmente e aproximar-te da vitória.


    P: Existe alguma forma de superar uma batalha com um boss mais rapidamente?

    R: Aproveita a oportunidade de usar o Melee Counter!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Alguns bosses têm ataques que reluzem imediatamente antes. Se conseguires contra-atacar durante a abertura que provocará, terás a possibilidade de iniciar uma "sequência de agarrar" em que poderás infligir danos graves com mísseis. Obterás ainda reabastecimentos de mísseis e energia, por isso certifica-te de que não perdes nenhuma oportunidade de executar um Melee Counter! Além disso, podes tentar disparar mísseis rapidamente em vez de raios enquanto agarras o inimigo.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Basicamente, cada boss tem um ponto fraco em que um Charge Beam ou um míssil é eficaz a maioria do tempo. Se ouvirem um "clique" como se o ataque tivesse sido repelido, isso significa que o boss não sofreu danos. Um ataque Beam normal poderá ser eficaz em determinadas partes do inimigo, por isso observem a forma como reage e mantenham-se atentos a sons que sugiram que o ataque infligiu danos. Os mísseis podem ser reabastecidos com um Melee Counter bem-sucedido, por isso não hesitem em usá-lo sempre que precisarem".

    "Os bosses são fortes, mas não existem ataques de que não sejam capazes de desviar-se! Observem os seus movimentos cuidadosamente e não hesitem em desafiá-los."


    Técnicas escondidas

    P: Existem técnicas que não sejam abrangidas pelos tutoriais?

    R: Sim, várias.

    Alcança novas alturas com o "salto bomba".

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Esta técnica utiliza a Morph Ball e a bomba. A explosão provocada por uma bomba lança a Samus quando esta se encontra na forma Morph Ball. Se detonares outra bomba enquanto estiveres no ar e posicionares a Samus em cima dela no momento da explosão, a Samus poderá até atingir novas alturas. Fazê-lo de forma contínua permitir-te-á alcançar locais inacessíveis com um salto normal.

    Escala peitoris mais rapidamente com a opção "ascensão rápida".

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Se premires o botão B no momento certo enquanto escalas a beira de uma plataforma, podes elevar-te mais rapidamente do que o habitual. Isto poderá fazer uma pequena diferença, mas manter a consistência poderá ajudar-te a encurtar um pouco o teu tempo de conclusão. Se estiveres a tentar alcançar determinadas recompensas finais, tenta aplicar esta técnica com regularidade.

    Alcança o inalcançável com o "salto com deslize"

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Se deslizares justamente na extremidade de uma plataforma e premires o botão B imediatamente depois para saltar, poderás dar um salto no ar. Esta técnica permite-te atingir locais que não conseguirias atingir no início e abrir assim novos trajetos no mapa.

    Estilhaça inimigos com um único golpe com o Ice Breaker

    Podes esmagar um inimigo com um golpe congelando-o com os Ice Missiles e atacando-o com um Melee Counter. Com esta técnica podes despedaçar inimigos enquanto corres, o que te permite poupar tempo.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "A combinação das habilidades da Samus permite que se movam de forma mais fluida pelo mundo e forjem caminhos alternativos pelo mundo do ZDR. Precisarão destas técnicas para obterem todas as recompensas do final e preencherem o Chozo Archive. Mesmo que já tenham concluído o jogo, encorajamos-vos a tentar outra vez usando o que aprenderam."


    Metroid Dread já está disponível para a Nintendo Switch! Se ainda não jogaste, fica a conhecer um pouco da atmosfera deste título com uma demo gratuita!

    As partes anteriores do Boletim Metroid Dread estão disponíveis aqui.

    Junta-te à comunidade da Nintendo Switch no Facebook ou acompanha a conta @NintendoPT no Twitter para te manteres a par de todas as novidades sobre a nova missão da Samus. Podes ainda obter mais informações sobre o jogo na página oficial de Metroid Dread.