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  • Parte 9 do Boletim Metroid Dread: Conselhos úteis para principiantes


    30/09/2021

    Parte 9 do Boletim Metroid Dread: Conselhos úteis para principiantes

    Bem-vindo a mais uma parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.

    Com a publicação deste artigo, ficam a faltar menos de duas semanas para o lançamento de Metroid Dread! Uma vez que o jogo anterior da série, Metroid Fusion para a Game Boy Advance, chegou às lojas há já 19 anos, é possível que Metroid Dread seja o primeiro título em 2D de Metroid que muitos irão jogar. Por isso, deixamos aqui alguns conselhos que poderão revelar-se úteis no início das tuas explorações, quer sejas um novato na série quer sejas já um aventureiro intergaláctico experiente que pretende colocar as suas capacidades à prova!


    História

    Depois de receber uma transmissão misteriosa, a Galactic Federation, uma organização composta por diferentes planetas da galáxia, enviou um grupo de sete robôs de investigação designados de "E.M.M.I." para o planeta ZDR. O objetivo: confirmar a presença do mortífero parasita X, uma forma de vida capaz de copiar qualquer ser orgânico. No entanto, após a chegada ao planeta perdeu-se o contacto com os E.M.M.I...

    Samus Aran, a maior caçadora de recompensas da galáxia, dirige-se agora para esse planeta inexplorado para esclarecer o sucedido. Mas o que irá encontrar lá é algo aterrorizante…


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "No início do jogo é resumida toda a história até ao momento, pelo que não têm de preocupar-se no caso de não estarem a par dos acontecimentos até aqui, mesmo os que nunca jogaram um título da série. Distintas ilustrações que demonstram momentos-chave ajudam-vos a inteirarem-se do mais importante. Por outro lado, se já tiverem jogado títulos anteriores da série, gostarão decerto de reviver estes momentos de forma totalmente nova."

    "Se tiverem interesse em saber mais sobre a história, leiam a quarta parte do nosso Boletim Metroid Dread."


    Controlos

    Esta aventura faz parte da série de Metroid em 2D, conhecida pela sua combinação de exploração e ação em deslocamento lateral. No próprio jogo são explicadas as formas de controlo das distintas habilidades da Samus, o que te permite entrar na ação de imediato e ir aprendendo à medida que avanças.

    Habilidades básicas

    Manípulo esquerdo: Deslocação

    Inclina o manípulo para a direita ou a esquerda para que a Samus corra. Podes também ajustar a direção dos disparos do Arm Cannon enquanto corres inclinando o manípulo esquerdo para cima, para baixo ou na diagonal.

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    Botão Y: Raio

    Se premires o botão repetidamente dispararás raios do Arm Cannon da Samus na direção para a qual estiver virada.

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    Manter premidos os botões R + Y: Míssil

    Podes também disparar potentes mísseis do Arm Cannon da Samus. O número de mísseis que restam à Samus é apresentado no canto superior esquerdo durante o jogo. Recarrega os mísseis recolhendo objetos que aparecem quando um inimigo é derrotado ou usando uma estação de recarga total ou uma de recarga de munições.

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    Botão B: Salto

    Ao premires o botão B enquanto inclinas o manípulo esquerdo para a esquerda ou a direita, a Samus executa um salto giratório. Serás ainda capaz de agarrar-te a rebordos inclinando o manípulo esquerdo em direção a eles enquanto saltas ou cais.

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    Habilidades normais

    Manípulo esquerdo para a esquerda/direita + botão ZL: Deslizar

    Esgueira-te por passagens horizontais estreitas usando o ataque de deslizar (Slide), que podes empregar quando estás de pé ou enquanto corres.

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    Botão X: Melee Counter

    Atordoa os inimigos aproveitando qualquer abertura nos seus ataques. Se conseguires executar um contra-ataque com êxito, poderás encadear um ataque com um raio ou um míssil. Os inimigos reluzirão momentaneamente quando for possível contra-atacar, pelo que terão de certificar-se de que infligem o golpe no momento certo. Podes também efetuar um contra-ataque enquanto corres, saltas, deslizas ou te agachas.

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    Manípulo esquerdo para a esquerda/direita + botão X: Dash Melee

    Um Melee Counter torna-se num potente Dash Melee enquanto corre. Com ele serás capaz de encurtar instantaneamente a distância entre ti e o inimigo de forma a poderes executar um contra-ataque agressivo. Além disso, isto é capaz de infligir danos nos inimigos, ao contrário de outros Melee Counters.

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    Manter premido o botão L + manípulo esquerdo: apontar livremente

    Isto permite à Samus apontar e disparar em 360°. Em vez de ter de manter-se imóvel no mesmo sítio como em Metroid: Samus Returns, é capaz de usá-lo em Metroid Dread numa variedade de situações, mesmo enquanto corre, salta, se pendura num peitoril ou se agacha.

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    Botão B perto de uma parede durante um salto giratório: Escalar (Kick Climb)

    Recorre a este movimento para dares um pontapé na parede e te impulsionares para cima. Em passagens verticais estreitas, poderás executar esta ação de maneira repetida para aceder a zonas anteriormente inalcançáveis.

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    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Um dos nossos objetivos durante o desenvolvimento de Metroid Dread sempre foi permitir que as ações se liguem de forma orgânica. Peguemos no exemplo do Melee Counter, que não só vos deixa executar um potente ataque adicional, como faz com que o inimigo deixe cair uma quantidade de munições e objetos de energia mais alta do que o habitual. Isto poderá funcionar a vosso favor. Além disso, é bastante emocionante poder executar um Melee Counter, pelo que recomendamos que o façam sempre que tiverem oportunidade!"

    "No início do jogo alguns adversários poderão ser derrotados com um único Dash Melee, o que vos proporciona a experiência única e eletrizante de poderem despachar inimigos uns atrás dos outros enquanto exploram."


    Exploração

    A série Metroid é uma experiência de exploração e ação. Tal como o nome sugere, o jogador é convidado a explorar um vasto mundo e vai adquirindo cada vez mais força à medida que avança na aventura. Podes conferir as áreas exploradas num mapa, pelo que será essencial saber interpretá-lo corretamente. Em Metroid Dread podes abrir o mapa completo premindo o botão +.

    Se moveres o cursor sobre um ponto de interesse com que te tenhas deparado, poderás ver o seu nome no topo.

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    Se moveres o cursor sobre um ícone e premires o botão Y, será ativada a opção de destacar ícones, que assinalará todos os ícones semelhantes no mapa. Isto será bastante útil para, por exemplo, ver todas as portas que podem ser abertas com uma arma específica.

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    As áreas do mapa que contêm objetos escondidos, como tanques de mísseis ou outros, reluzirão a branco.

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    Podes descarregar o mapa para a região em que te encontras atualmente na Map Station. Após utilizá-la pela primeira vez, é aqui que poderás gravar o teu progresso.

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    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Os mapas são uma parte fundamental da série Metroid. Que novos locais serão capazes de explorar agora com a habilidade que acabam de obter? Ainda resta alguma porta por abrir? Sempre que não conseguirem avançar num determinado ponto do jogo, analisem cuidadosamente o mapa, pois este dar-vos-á indícios do caminho que deverão seguir."

    "A nova opção de destacar ícones é especialmente útil, uma vez que pode ser utilizada para indicar todas as portas que uma habilidade recém-adquirida é capaz de desbloquear. Lembrem-se disto! Além disso, não têm de derrotar todos os inimigos mais fracos que virem. Se acontecer perderem-se e terem de percorrer o caminho de novo, poderão escolher evitá-los de forma estratégica."


    Bloqueios e obstáculos no planeta ZDR

    Descubram novas rotas e acedam a outras zonas no mapa destruindo determinados bloqueios e obstáculos. Alguns desaparecerão de maneira permanente ao destruí-los, ao passo que outros se regenerarão ao fim de algum tempo.

    Beam Block

    Destrói estes blocos com raios para abrires caminho.

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    Missile Block

    Tal como o nome sugere, terás de empregar um míssil para removê-lo do teu caminho.

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    Beam Door

    Estas portas com luz amarela só se abrirão com o disparo de um raio.

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    Charge Beam Door

    Portas com uma luz amarela intermitente ou ténue terão de ser atingidas com um Charge Beam para abrirem.

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    Network Station

    Podes utilizar esta estação para receber informações da Adam que poderão ajudar-te a decidir o caminho a seguir. Pode ainda ser utilizada para gravar o teu progresso.

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    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "No planeta ZDR existem partes do terreno que a Samus é capaz de destruir com raios e mísseis. Quebrar estas partes para desbloquear novos caminhos é uma peça crucial da exploração na série Metroid. Alguns destes blocos quebradiços estão bem camuflados no seu ambiente. Se não tiveres a certeza do caminho a seguir, procura pontos suspeitos e dispara um raio para rebentares com eles."


    Os E.M.M.I.

    Estes robôs de investigação foram enviados pela Galactic Federation, mas acabaram por ficar descontrolados. Patrulham áreas enclausuradas chamadas "E.M.M.I. Zones" e perseguirão impiedosamente a Samus se a virem dentro de uma delas. Os ataques com raios e mísseis não os abrandarão e se apanharem a Samus, as hipóteses de sobrevivência serão quase nulas...

    Cada um dos E.M.M.I. é capaz de detetar a Samus tanto ao vê-la como ao ouvi-la.

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    Assim que se aproximarem da Samus o suficiente para conseguirem identificá-la visualmente, mover-se-ão a grande velocidade para capturá-la.

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    No caso de a Samus cair nas garras de um E.M.M.I., terá uma ínfima possibilidade de escapar através de um Melee Counter. Este período de tempo, porém, é bastante curto e será incrivelmente difícil executá-lo com sucesso.

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    Quando um E.M.M.I. é alertado para a presença da Samus, a zona E.M.M.I. é encerrada. A Samus deverá então afastar-se o suficiente do robô ou despistá-lo para poder sair.

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    Os ataques normais da Samus não surtirão qualquer efeito nos E.M.M.I. A única arma eficaz é o Omega Cannon, uma arma especial que poderão obter em determinadas condições.

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    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Assim que um E.M.M.I. caça a sua presa, acaba com ela com um só golpe. Mas atenção, pois continua a ser possível repelir este ataque mortífero. À semelhança dos outros inimigos, o E.M.M.I. brilhará momentaneamente quando estiver vulnerável a um Melee Counter."

    "Contudo, o momento em que o E.M.M.I. reluz muda a cada vez e de pouco servirá premir repetidamente o botão X; terão de fazê-lo na altura certa. O período para agirem é muito breve e será complicado acertar, mas não desistam à primeira!"


    No próximo boletim…

    A próxima parte do Boletim Metroid Dread será publicada no dia anterior ao lançamento do jogo e conterá alguns pormenores que a equipa de desenvolvimento não quer que percas. Mantém-te atento!

    A oitava parte do Boletim Metroid Dread está disponível aqui.

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