• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Parte 8 do Boletim Metroid Dread: O planeta ZDR


    22/09/2021

    Parte 8 do Boletim Metroid Dread: O planeta ZDR

    Bem-vindo a mais uma parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.

    A missão da caçadora de recompensas Samus Aran no planeta ZDR tem dois objetivos: um é confirmar a presença do mortífero parasita X, uma espécie capaz de copiar qualquer organismo. O outro é descobrir a razão pela qual se perdeu o contacto com os E.M.M.I., robôs de investigação que haviam sido enviados anteriormente com o mesmo propósito.

    CI_NSwitch_MetroidDread_ZDR_Screenshot_01.jpg

    Nesta edição mergulharemos a fundo em alguns dos ambientes do planeta ZDR, juntamente com algumas das espécies autóctones com as quais a Samus se cruzará na sua missão. Vamos a isso!


    Planeta ZDR

    Embora o planeta nunca tenha sido explorado por humanos, análises demonstram que o ZDR partilha características semelhantes (como a temperatura, a humidade, a gravidade e a composição da atmosfera) com o planeta SR388, que a Samus visitou no passado e que destruiu posteriormente na sua missão mais recente.

    Nas entranhas do planeta encontram-se ambientes divididos em distintas camadas, cada uma com as suas próprias peculiaridades e organismos. Também existem vestígios da outrora poderosa civilização dos Chozo, como transportes e ascensores que ligam as diferentes zonas.


    Artaria

    Após sofrer o ataque de um misterioso Chozo de força avassaladora, a Samus desperta e recupera os sentidos na cavernosa região de Artaria. Esta zona situa-se nas profundezas do ZDR e conta com ambientes de baixas temperaturas. A parte superior de Artaria contém grandes quantidades de magma, que serve como a fonte principal de energia do planeta.

    Klaida

    Este quadrúpede é um dos seres que habita no ZDR. Não atacará a Samus, mas causará danos e repeli-la-á se lhe tocar. Não conta com qualquer tipo de proteção, pelo que é capaz de infligir danos em qualquer parte do corpo.

    Play

    Um pequeno ser voador cuja cabeça se assemelha a um olho enorme. Assim que deteta a Samus, segue-a, aponta e carrega contra ela com a sua cauda pontiaguda. Às vezes desloca-se em bando. O seu corpo delgado e os seus movimentos ágeis tornam difícil acertar-lhe, mas o Wide Beam da Samus é bastante eficaz contra ele.

    Muzby

    Este bípede de braços pesados que os arrasta ao caminhar é um dos maiores organismos de Artaria. Como se move pelas trevas, de onde evoluiu, o Muzby não tem rosto. Possui uma pele rugosa e dura e é bastante robusto, pelo que os ataques potentes como os mísseis ou o Charge Beam são os mais eficazes contra ele. A Samus também é capaz de deslizar entre as suas pernas quando levanta os braços para atacar.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Artaria é onde a Samus começa a explorar o planeta. É uma zona relativamente grande, mas conta com muitas portas que a Samus não é capaz de abrir ao princípio. Podes revisitar esta área após progredires no jogo e obter habilidades adicionais, pelo que é boa ideia marcar esses pontos no mapa. É também possível captar imagens do jogo com o botão de captura para não perderes a pista a nenhum deles."


    Cataris

    Alberga o sistema central que gere a distribuição do magma que gera a energia de todo o planeta e que faz funcionar distintas estruturas. O magma ardente flui por muitos sítios e algumas das zonas alcançam tais temperaturas que a Samus não é capaz de penetrar neles com apenas o seu Power Suit normal.

    Vulkran

    Esta pequena criatura é capaz de colar-se a superfícies e deslocar-se por elas, seja solo, paredes ou tetos. Armazena magma no seu corpo e lança vários projéteis que podem ser difíceis de evitar. Aconselhamos-te a atacar à distância antes de passar para a ofensiva.

    Autoclast

    Um robô que se crê ter sido criado com tecnologia Chozo avançada. Os cilindros que porta em cada lado podem atacar com uma força imensa, criando uma explosão que envia linhas de fogo pelo solo. É possível atordoá-lo com um Melee Counter rápido quando se detém por um momento mesmo antes de atacar.

    Obsydomithon

    Este ser com aspeto de pedra vive perto do magma. Em geral, mantém-se inativo, mas transforma-se para atacar a Samus assim que a deteta. Exerce cautela quando estiver carregado, pois o ataque que se segue alcança uma temperatura abrasadora e pode inclusivamente penetrar no terreno.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "O magma abunda em Cataris. Sem o Varia Suit, que a protege das altas temperaturas, a Samus sofreria danos em muitas das divisões desta zona."

    "Ao fazer circular a energia térmica gerada a partir do magma, poderão abrir novos caminhos. Na verdade, se observarem com atenção a forma como o magma se desloca pelos canos, ficarão com uma ideia de para onde esta energia se dirige, o que proporcionará determinadas pistas ao explorar."


    Dairon

    Este centro de investigação biológica alberga muitos robôs que, segundo se crê, foram criados com a avançada tecnologia dos Chozo. Em determinadas zonas não existe corrente, pelo que será difícil ver os inimigos. O perigo está sempre à espreita...

    Autsharp

    Um inimigo robótico que sai disparado da sua base quando deteta a presença da Samus. Possui uma lâmina giratória muito poderosa que gera energia ao rodar, capaz de estragar tudo aquilo em que toca. Quando acerta numa bomba, a força da explosão impulsiona-o para cima.

    Autsniper

    Um pequeno robô francoatirador que conta com um laser de precisão na parte superior e seis rodas na inferior. É capaz de mover-se pelo solo, a parede e o teto enquanto aponta e dispara contra o seu alvo a partir de diferentes ângulos. O laser pode infligir muitos danos, mas terás a oportunidade de responder com um Melee Counter exatamente antes de disparar. Se o Autsniper se encontrar numa parede ou no teto, o melhor será usar um Melee Counter aéreo.

    Armadigger

    Um ser violento de quatro patas, nativo do planeta ZDR. Se vir a Samus, carregará contra ela a grande velocidade. Se a nossa heroína conseguir esquivá-lo, mudará rapidamente de trajetória e atacará de novo. Emprega um Melee Counter ou tenta atacá-lo evitando a trajetória da sua investida.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Dairon é uma zona repleta de robôs que parecem ter sido criados com a tecnologia avançada dos Chozo. Estes inimigos robóticos contam com a proteção de armaduras grossas vulneráveis apenas ao Charge Beam ou ao míssil, pelo que utilizar o Melee Counter em corrida com êxito é a chave para criar oportunidades de ataque."


    Burenia

    A parte inferior deste centro de investigação marinha encontra-se submersa. Muitos dos organismos aquáticos que povoam estas águas são exclusivos desta zona.

    Batalloon

    Um ser aquático oriundo do ZDR. Flutua sob água, mas aproximar-se-á lentamente da Samus se a atingir. Apesar da sua aparência, é bastante resistente, pelo que convém não subestimá-lo.

    Dizzean

    Esta criatura marinha assemelha-se a uma pequena medusa. Sozinha não representa uma grande ameaça, mas em conjunto com outros exemplares, em grupo, ganha bastante força. Acaba com eles o mais rapidamente possível para evitares ficar encurralado.

    Slaaga

    Este ser armazena ácido na sua bossa amarela e dispara-o quando se cruza com a Samus. Tenta esquivar-te destes projéteis corrosivos por meio de saltos e a habilidade Flash Shift. Também é possível destruí-los com os projéteis de um Arm Cannon ou o ataque de um Melee Counter se reagires rapidamente.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "A maior parte de Burenia encontra-se submersa, o que coloca a Samus em desvantagem. A sua agilidade diminui debaixo de água enquanto tem o Power Suit ou o Varia Suit equipado e isso faz com que seja difícil enfrentar os seres marinhos, que são mais velozes. Contudo, a Samus é capaz de subir a superfícies magnéticas enganchando o Grapple Beam, uma habilidade que provavelmente lhe salvará a pele mais uma vez."


    Ghavoran

    Uma área florestal muito próxima da superfície do planeta ZDR. Os raios de sol espreitam desde cima e aqui abundam a flora e a fauna autóctones, incluindo inúmeros seres semelhantes a plantas e criaturas antigas.

    Hecathon

    Esta criatura enorme existe no ZDR desde tempos antigos e pode ser vista a voar entre árvores e plantas tanto em zonas elevadas como em depressões. Poucas vezes inicia a ofensiva, mas quando atacado torna-se irascível e emite um raio de luz desintegrador capaz de decompor outras criaturas, despedaçando a sua presa para digeri-la com mais facilidade. Tem cuidado para não o atingires acidentalmente com um disparo do canhão.

    Yampa

    Este ser em forma de aranha mantém normalmente as mandíbulas cerradas, mas ao atacar abre-as de par em par e carrega contra o inimigo para o morder. Não pode mover-se entre plataformas a distintas alturas, pelo que terás de aproveitar o ambiente à tua volta quando enfrentares um.

    Quetzoa

    Este insetoide voador de tamanho médio é oriundo do ZDR. Fixa o alvo na Samus quando a deteta e carrega contra ela a grande velocidade. Esta criatura é muito veloz e será complicado repeli-la, mas um ataque bem-sucedido dar-te-á a oportunidade de atacá-la. Emprega habilidades como o Flash Shift e desliza para te esquivares dos seus ataques. Atingi-lo depois com mísseis também é uma boa opção.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Em Ghavoran existem apenas rastos de civilização, em comparação com outras zonas do ZDR, pelo que esta área conseguiu evoluir de forma natural desde tempos antigos. Existem secções com pequenas plataformas que requerem saltos contínuos, assim como partes submersas. A Samus terá de recorrer a todas as suas habilidades quando explorar esta zona."


    Ferenia

    As ruínas antigas encontradas aqui indicam que esta área foi outrora um santuário usado em rituais dos Chozo.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "As construções e o mundo natural coexistem em outras áreas, mas em Ferenia quase tudo consiste de edifícios erguidos pela civilização dos Chozo. O que encontrará a Samus entre as ruínas deste santuário? Não queremos adiantar acontecimentos, mas podemos dizer-vos que a Samus viajará entre esta e outras zonas do ZDR para continuar a sua exploração."


    No próximo boletim…

    A próxima parte do Boletim Metroid Dread já estará muito próxima da data de lançamento do jogo! Para te preparar para a missão que terás pela frente dar-te-emos algumas dicas úteis na tua exploração. Mantém-te atento!

    A sétima parte do Boletim Metroid Dread está disponível aqui.

    Junta-te à comunidade da Nintendo Switch no Facebook ou acompanha a conta @NintendoPT no Twitter para te manteres a par de todas as novidades sobre a nova missão da Samus. Podes ainda obter mais informações sobre o jogo na página oficial de Metroid Dread até ao seu lançamento, a 8 de outubro.