• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Parte 10 do Boletim Metroid Dread: Antes da partida para o ZDR…


    07/10/2021

    Parte 10 do Boletim Metroid Dread: Antes da partida para o ZDR…

    Bem-vindo à última parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid para a Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.

    Metroid Dread chega à Nintendo Switch já amanhã, 8 de outubro!

    Para todos os que se preparam para explorar este mundo alienígena ao lado da Samus Aran, gostaríamos de destacar alguns aspetos aos quais a equipa de desenvolvimento dedicou bastantes esforços: design, gráficos, programação, efeitos sonoros e música.


    A exploração levada ao limite

    "Assim que os elementos essenciais e a visão do jogo foram estabelecidos, iniciámos um processo de design iterativo em que tanto a dinâmica de jogo como o design dos níveis se complementam constantemente."

    "Uma base sólida permite-nos definir o tipo de progressão que pretendemos oferecer aos jogadores. Considerar o projeto no seu todo e saber que tipo de título queríamos proporcionar aos jogadores permitiu-nos criar um mundo verdadeiramente interligado sem nos desviarmos do objetivo."

    "Além disso, cada área conta uma premissa diferente que a torna única. As disposições foram pensadas cuidadosamente e adaptadas de forma a condizerem perfeitamente com todas as capacidades da Samus mais versátil de sempre. Eventos, inimigos, habilidades, segredos, etc... Tivemos de encontrar um equilíbrio para todas estas peças e o seu posicionamento, não só da primeira vez que um jogador visita uma área, mas também das próximas, com novas perspetivas e oportunidades de exploração. Esperamos que gostem do elemento fundamental nos jogos Metroid: a exploração."

    CI_NSwitch_MetroidDread_ConceptArtwork_Screenshot_01.jpg
    CI_NSwitch_MetroidDread_ConceptArtwork_Screenshot_02.jpg

    O poder avassalador dos E.M.M.I.

    "Quando o conceito dos E.M.M.I. foi decidido, apercebemo-nos imediatamente de que iria ser um desafio de proporções extraordinárias. Em primeiro lugar, os E.M.M.I. tinham de ser adversários imponentes, capazes de caçar a Samus mesmo com todas as suas melhorias de navegação novas. Além disso, tinham de instilar medo nos jogadores e fazer com que o seu coração começasse a palpitar sempre que se deparassem com eles."

    "Trata-se de máquinas capazes de deformar e retorcer os seus corpos através de formas sinistras que lhes permitem adaptar-se a qualquer tipo de terreno e mover-se com total liberdade. Criámos uma tecnologia de navegação completamente nova, diferente das outras personagens, de forma que pudessem ser capazes de perseguir incansavelmente a Samus através de um labirinto complexo."

    "Cada um dos E.M.M.I, conta com habilidades específicas que utiliza de forma estratégica para perseguir a Samus. Mas não é tudo; os E.M.M.I. estão sempre à procura da Samus, deduzem onde poderá encontrar-se e tentam localizá-la, mesmo que lhe percam o rasto."

    "Assim que detetam a Samus, os E.M.M.I. iniciam a sua perseguição e para tentar escapar-lhes, não há margem para erro. Tenham em consideração o nosso aviso e exerçam cautela!"


    Uma Samus para uma nova geração

    "Era evidente desde o início que tínhamos de esforçar-nos ao máximo por atualizar a Samus e fazer com que se encaixasse com a estética moderna sem nunca perder, no entanto, a sua essência. Ao mesmo tempo queríamos conferir-lhe um aspeto mais ágil, rápido e letal do que nunca."

    CI_NSwitch_MetroidDread_Graphic_Suit_Artwork.jpg
    CI_NSwitch_MetroidDread_Graphic_NewFusionSuit_Artwork.jpg

    "A partir de um ponto de vista de modelagem, era necessário que a armadura combinasse os traços do seu lado mais potente e clássico com uma mistura de materiais flexíveis e robustos que enfatizassem a sua faceta mais ágil e atlética."

    "Para tal, o nosso objetivo foi desenhar a Samus com um aspeto anatomicamente realista e potente que demonstrava na perfeição esta dualidade. Além disso, as suas proporções foram ajustadas de forma a indicar que existe alguém dentro da armadura capaz de executar estas proezas extraordinárias, atribuindo à Samus uma aparência sem precedentes."

    "Ademais, para trasladar esta mesma sensação para os seus movimentos, cada uma das animações da Samus no jogo e nas cutscenes foi ajustada minuciosamente de modo a torná-la robusta e estimulante, quer se encontre a combater ou a explorar. Estamos entusiasmados por poder vê-la em ação."


    A solidão num mundo alienígena

    "O objetivo que tínhamos em mente ao criar os efeitos sonoros para o jogo era fazer com que o jogador sentisse a solidão da Samus no planeta ZDR. Em cada zona existem centenas de detalhes auditivos que vos transportarão sonoramente até elas, desde ambientes com cascadas e correntes de ar, até sintetizadores ominosos que vos farão viver o terror em estado puro, especialmente dentro de uma zona E.M.M.I."

    Subscreve o canal no
    YouTube

    "Assim que ouvem a chamada de um E.M.M.I., arranca a vossa aventura auditiva. O E.M.M.I. emitirá distintos sons quando estiver à vossa procura, quando detetar a vossa presença e quando vos encontrar. Estar sempre à escuta será decisivo para a vossa sobrevivência: planeiem os vossos movimentos antecipadamente para conseguirem esquivar-se ou esconder-se dos E.M.M.I."

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Uma homenagem à atmosfera e ao legado da série

    "No que diz respeito à música, a nossa filosofia foi criar temas que evocassem a atmosfera dos jogos Metroid."


    Subscreve o canal no
    YouTube

    "Para as zonas E.M.M.I., uma estreia na série, propusemo-nos criar peças musicais que transmitissem uma experiência terrífica, o que constitui um desvio da atmosfera habitual de Metroid."

    Subscreve o canal no
    YouTube

    "Cremos que estas melodias vos ajudarão a submergir na atmosfera de Metroid Dread e incentivarão a explorar o planeta ZDR."


    Por último…

    Obrigado por teres acompanhado os artigos do nosso Boletim Metroid Dread! Este jogo constitui a culminação dos jogos prévios da série Metroid em 2D. Está agora na altura de experienciar a ação e a exploração por ti próprio. Fica a saber como os E.M.M.I. e os misteriosos Chozo desempenham um papel na história e não percas ainda a oportunidade de testemunhar a conclusão do estranho vínculo que une a Samus aos Metroids... Vemo-nos no ZDR!

    A nona parte do Boletim Metroid Dread está disponível aqui.

    Junta-te à comunidade da Nintendo Switch no Facebook ou acompanha a conta @NintendoPT no Twitter para te manteres a par não só de todas as novidades sobre Metroid Dread como dos outros jogos disponíveis para a Nintendo Switch. Podes ainda obter mais informações sobre o jogo na página oficial de Metroid Dread até ao seu lançamento.