• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Parte 2 do Boletim Metroid Dread: Monografia dos E.M.M.I.


    30/06/2021

    Parte 2 do Boletim Metroid Dread: Monografia dos E.M.M.I.

    Bem-vindo ao Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.

    Nesta edição abordamos a ameaça que persegue a caçadora de recompensas Samus Aran: os E.M.M.I. Originalmente enviados pela Galactic Federation para efeitos de investigação, estes robôs enormes e extremamente letais encontram-se agora numa perseguição implacável à Samus.

    Continua a ler para saberes mais sobre estas máquinas impiedosas e algumas das novidades que trarão para o mundo de Metroid…

    O que são os E.M.M.I.?

    Um Extraplanetary Multiform Mobile Identifier – ou E.M.M.I. – é um robô de investigação altamente ágil que conta com a habilidade de extrair ADN. A Galactic Federation enviou vários para determinar se o parasita X, uma forma de vida capaz de replicar outros seres, existe no ZDR. Por alguma razão, porém, o contacto com os E.M.M.I. perdeu-se quando chegaram a este planeta.

    Na sua missão para esclarecer o que está a acontecer no ZDR, a Samus depara-se com os E.M.M.I. Mas cedo descobre que os comportamentos e objetivos dos robôs parecem ter sido comprometidos…

    CI_NSwitch_MetroidDread_EMMI.jpg

    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Os E.M.M.I. são robôs da Galactic Federation, pelo que, em princípio, não deveriam ser inimigos da Samus. No entanto, os E.M.M.I. com que a nossa heroína se depara identificam-na como alvo e perseguem-na sem dó nem piedade. Cremos que o facto de os E.M.M.I. serem desprovidos de qualquer emoção, em combinação com o seu incrível poder, fará com que os jogadores estremeçam de medo."


    O que acontece se a Samus for apanhada?

    Os E.M.M.I. movem-se livremente dentro da sua zona. Consoante o que os sensores detetarem, executarão até três ações distintas, diferenciadas pela cor da sua luz:

    • Modo patrulha (luz azul)

    Percorre a zona e ainda não detetou a Samus.


    • Modo de busca (luz amarela)

    Investiga um som suspeito.


    Modo de perseguição (luz amarela)

    Persegue um alvo em que se fixa a alta velocidade.


    Se a Samus for aprisionada pelos E.M.M.I, é muito provável que não sobreviva. Recomendamos muita cautela de forma a evitar ser detetada enquanto exploras as zonas dos E.M.M.I.

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_EMMI_01.jpg

    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Se a Samus for apanhada pelos E.M.M.I., continuará a ter hipóteses de escapar... ainda que baixas! Executem um Melee Counter no momento preciso no qual o E.M.M.I. se abre para vos atacar. Mas o intervalo será tão curto que talvez vos pareça praticamente impossível efetuar um contra-ataque de forma eficaz. Neste caso, será melhor prevenir do que remediar: não se deixem apanhar!

    "Não se preocupem, pois haverá sempre um ponto de controlo por perto, o que se revelará bastante útil se as coisas derem para o torto e a Samus for capturada."


    Acesso às zonas de E.M.M.I.

    Os E.M.M.I. encontram-se confinados às chamadas zonas de E.M.M.I. Estas zonas estão separadas do resto do mundo por meio de portas que só a Samus é capaz de travessar.

    Quando os E.M.M.I. detetam a Samus visualmente e começam a persegui-la, estas portas fecham-se. Para poderem reabri-las, terão de fazer com que os E.M.M.I. vos percam o rasto.



    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "As zonas em que terão de enfrentar os E.M.M.I. são limitadas. Se tivessem de lidar com esta tensão de forma contínua, seria demasiado extenuante!"

    "Quando entram numa zona de E.M.M.I., o mapa regista a disposição do terreno e a localização das portas, o que vos ajuda a decidir o caminho pelo qual enveredarão. Não se esqueçam de manter a calma e consultar o mapa quando entrarem numa destas zonas."


    Nova habilidade: Phantom Cloak

    Uma das novas habilidades Aeion da Samus chama-se "Phantom Cloak" e recorre a camuflagem ótica para tornar a nossa heroína invisível. Enquanto estiver ativada, a Samus poderá mover-se sem fazer o mínimo ruído e os sensores óticos dos E.M.M.I. também não a detetarão.

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_EMMI_02.jpg

    A Samus é capaz de ativar esta habilidade consumindo um tipo especial de energia designada de "Aeion". Contudo, se a Samus caminhar ou executar qualquer outra ação enquanto usa esta habilidade, a energia Aeion gastar-se-á mais rapidamente. Se se esgotar por completo, a Samus poderá continuar a usar o Phantom Cloak, mas a custo da sua própria energia. Gere estes recursos com sensatez!



    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Graças ao Phantom Cloak não só evitarão que os E.M.M.I. detetem a Samus, mas também poderão atravessar portas que se fecham quando detetam um humano."

    "Esta habilidade é útil contra todo o tipo de inimigos, não só os E.M.M.I., pelo que convirá reservá-la para momentos pontuais, quando a vossa energia estiver em baixo."


    Serão os E.M.M.I. invencíveis?

    As placas protetoras dos E.M.M.I. são feitas de um material considerado o mais resistente do universo, capaz de repelir os ataques habituais da Samus.

    Todavia, ao obter energia das unidades centrais (os computadores-mãe que gerem cada zona E.M.M.I.), o canhão da Samus será temporariamente potenciado. Transformar-se-á assim no canhão Omega, o que lhe permitirá disparar o Omega Stream e o Omega Blaster: dois ataques que deixarão os E.M.M.I. indefesos.


    Omega Stream

    Com o canhão Omega ativado, mantém premido o botão L para apontar e, enquanto apontas, prime o botão Y para disparar o Omega Stream, um poderoso ataque de fogo rápido. Golpeia depois repetidamente a cabeça dos E.M.M.I. para elevar a temperatura das suas placas protetoras até ao limite. Assim que as placas sobreaquecem e se estilhaçam, deixam a descoberto o núcleo dos E.M.M.I., ou seja, o seu ponto fraco.

    Omega Blaster

    Mantém premido o botão R enquanto apontas com o canhão Omega para carregares um disparo. Quando estiver totalmente carregado, prime o botão Y para executar um mortífero Omega Blaster. Ataca o núcleo exposto dos E.M.M.I. para acabares com ele e assim que derrotares o E.M.M.I., o canhão Omega voltará a transformar-se no canhão habitual da Samus.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "A Samus é incapaz de mover-se enquanto carrega o Omega Blaster. Quando um mortífero E.M.M.I. se aproximar, terão de superar os vossos medos e carregar o Omega Blaster e desencadear depois toda a sua energia e executar o golpe final. Sentirão toda a tensão a acumular-se dentro de vocês, mas se o vosso ataque for bem sucedido, o nível de satisfação será incomensurável."


    Quantos E.M.M.I. existem?

    O trailer de revelação mostra vários E.M.M.I., incluindo dois modelos de cores diferentes e um destruído.

    Contudo, na capa do jogo aparecem as sombras de sete E.M.M.I. atrás da Samus. Parece que existem mais tipos de robôs do que se pensava!

    CI_NSwitch_MetroidDread_Illustration.jpg

    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Cada E.M.M.I. conta com diferentes habilidades e é provável que se perguntem quantos tipos existem. Bem, os E.M.M.I. escondem muitos mistérios... mas vamos deixá-los para outra ocasião."


    No próximo boletim…

    Na próxima parte do Boletim Metroid Dread debruçar-nos-emos sobre sete palavras-chave que definem "Metroid". Mantém-te atento!

    A primeira parte do Boletim Metroid Dread está disponível aqui.

    Junta-te à comunidade da Nintendo Switch no Facebook ou acompanha a conta @NintendoPT no Twitter para te manteres a par de todas as novidades sobre a nova missão da Samus. Podes ainda obter mais informações sobre o jogo na página oficial de Metroid Dread até ao seu lançamento, a 8 de outubro.

    Imagens do jogo ainda em desenvolvimento