• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Parte 3 do Boletim Metroid Dread: Sete aspetos que definem a saga 2D


    15/07/2021

    Parte 3 do Boletim Metroid Dread: Sete aspetos que definem a saga 2D

    Bem-vindo ao Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.

    O primeiro jogo Metroid foi lançado em 1986 para a Family Computer Disk System no Japão (há 35 anos!) e chegaria à América do Norte e à Europa mais tarde para a Nintendo Entertainment System. Quer nunca tenhas jogado um título da série quer pretendas apenas refrescar a memória, aqui ficam sete aspetos que definem um jogo Metroid.

    CI_NSwitch_MetroidDread_Samus.jpg

    1. Samus Aran

    A personagem principal, Samus Aran, é uma caçadora de recompensas que sozinha conseguiu derrotar múltiplas ameaças galácticas. Consta que é a guerreira mais potente da galáxia.

    Apesar da sua fama inegável, muito poucos conhecem a sua verdadeira identidade.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Muitos conhecem a Samus graças à série Super Smash Bros. Uma nota: a lutadora Samus Armadura Zero, que também aparece em Super Smash Bros., é a mesma Samus, mas desprovida da sua armadura especial."

    "Em Metroid Dread, a armadura da Samus parece ter mudado substancialmente em relação às suas missões anteriores. Isto deve-se ao facto de a armadura orgânica de Metroid Fusion, que sofreu uma transformação única na sequência do ataque do parasita X e da injeção de uma vacina elaborada com os Metroid, ter recuperado gradualmente o seu aspeto original, mais mecânico."


    CI_NSwitch_MetroidDread_Metroid.jpg

    2. Os Metroids

    Esta forma de vida flutuante possui a habilidade aterradora de aderir a outros organismos e absorver a sua energia.

    Inicialmente, os Metroids foram criados artificialmente pelos Chozo, uma raça de seres inteligentes determinados a estabelecer harmonia na galáxia. O seu objetivo era destruir os perigosos parasitas X, provenientes do planeta SR388.

    Alguns tentarem usar os Metroid como arma, devido à sua habilidade para absorver energia, o que viria a desencadear inúmeros conflitos no passado.

    A Galactic Federation enviou a Samus para o planeta SR388 com o objetivo de erradicar os Metroids. Após concluir a missão com êxito, regressou com uma cria de Metroid. O primeiro ser que a dita cria viu foi a Samus, pelo que acabou por considerá-la como a sua mãe. Pouco depois produziu-se um confronto com os Space Pirates devido à cria e esta terminou por sacrificar-se corajosamente para salvar a Samus no combate que se seguiu. Nas missões posteriores da Samus, a espécie acabaria por extinguir-se por completo.

    Durante os acontecimentos de Metroid Dread, os Metroids deixaram de existir.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Se nunca jogaram um título da série, é possível que não conheçam uma personagem de aspeto semelhante a uma medusa no "Metroid" que dá nome ao jogo. É possível até que alguns de vós tenham pensado que Metroid era o nome da Samus..."

    "A palavra "Metroid" significa "o guerreiro definitivo" na língua dos Chozo."

    "Embora os Metroids se tenham extinguido no momento em que se desenrolam os acontecimentos de Metroid Dread, é interessante especular sobre o papel que poderiam desempenhar na história!"


    3. 35 anos de história

    Até à data, a história da série Metroid abrange 35 anos, desde o primeiro Metroid, lançado em 1986 para a Family Computer Disk System no Japão. O jogo seria lançado posteriormente na América do Norte e na Europa para a Nintendo Entertainment System em 1987 e 1988, respetivamente.

    O jogo original deu início ao arco narrativo que é normalmente conhecido como "série Metroid 2D": a história dos destinos interligados da Samus Aran e dos Metroids. Outros jogos continuaram esta história e Metroid Dread é a sua conclusão.

    SQ_NES_Metroid.jpg

    • Metroid (JP: 1986 / EU: 1988)

    O primeiro jogo Metroid conta a história de uma batalha que decorre entre a Samus e os Space Pirates no planeta Zebes. Mais tarde este jogo seria recriado e expandido para a Game Boy Advance com o nome Metroid: Zero Mission.

    O título original para a NES pode ser jogado na Nintendo Switch através da aplicação Nintendo Entertainment System – Nintendo Switch Online*.

    SQ_GB_MetroidIIReturnOfSamus.jpg

    • Metroid II (1992)

    A Galactic Federation envia a Samus para o planeta SR388 com o objetivo de eliminar os perigosos Metroids. Depois de completar a sua missão, regressa com uma cria de Metroid que lhe tem muito afeto. Este jogo seria depois revisto e ampliado com Metroid: Samus Returns para as consolas da família Nintendo 3DS.

    SQ_SNES_SuperMetroid.jpg

    • Super Metroid (1994)

    Os Space Pirates regressam para roubar a cria Metroid e usá-la para os seus fins malévolos. A Samus terá assim de regressar ao planeta Zebes para recuperar a cria e aniquilar a ameaça dos Space Pirates.

    Super Metroid pode ser jogado na Nintendo Switch através da aplicação Super Nintendo Entertainment System – Nintendo Switch Online*.

    SQ_GBA_MetroidFusion.jpg

    • Metroid Fusion (2002)

    A bordo da estação Biologic Space Laboratories (B.S.L.), a Samus vê-se a braços com os terríveis X, parasitas capazes de conquistar seres orgânicos e copiá-los a partir dos seus dados genéticos. Além disso, pela estação também vagueia uma mortífera cópia da Samus que goza de plenas capacidades: a SA-X.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Desenvolvemos Metroid: Zero Mission e Metroid: Samus Returns, que são novas versões dos primeiros jogos da série, mas há já 19 anos que não lançamos nenhum jogo totalmente novo. Isso significa que passaram mais de metade dos 35 anos da história da série à espera para descobrir o que acontece a seguir. Por isso esforçámo-nos por fazer com que toda a gente goste do jogo e das surpresas que contém."

    "No princípio do jogo verão um resumo da história até ao momento, por isso mesmo que nunca tenham jogado um título da série, poderão entrar diretamente neste."


    4. Exploração

    Os jogos da série Metroid não seguem uma estrutura linear de superar níveis. Trata-se de títulos de ação e exploração nos quais os jogadores têm de percorrer um mundo labiríntico e obter novos objetos e armas pelo caminho de forma a aceder a mais zonas e descobrir assim novos locais e rotas de fuga.

    O aspeto do mapa de Metroid Dread evoluiu relativamente a jogos anteriores: antes era composto simplesmente por células, mas agora conta com mais detalhes e demonstra os distintos tipos de terreno. Saber ler o mapa e navegar por ele revelar-se-á bastante útil.


    • Icon Highlight

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_Map_IconLock_enGB.jpg

    Esta opção permite destacar e ver o mesmo tipo de ícones ao longo de todos os mapas da zona. Será extremamente útil para encontrar lugares que poderão explorar após obterem uma nova habilidade.


    • Marker

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_Map_Marker_enGB.jpg

    Posiciona até seis marcadores de diferentes cores onde quiseres no mapa e estes aparecerão no teu minimapa durante o jogo.


    • Zoom

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_Map_Zoom_enGB.jpg

    Faz um plano aproximado ou afastado do ecrã do mapa para veres os detalhes mais de perto.


    • Pistas sobre objetos escondidos

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_Map_HiddenBlocks_enGB.jpg

    Os lugares iluminados do mapa indicam que existem objetos ocultos nessa zona para descobrir.


    • Expandir o minimapa

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_ExpandTheMinimap.jpg

    Se premires o botão direcional esquerdo no Joy-Con durante a partida, a vista do minimapa será ampliada no canto superior direito do ecrã.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Uma vez que a essência da série Metroid reside em explorar o ambiente, ficou claro desde o princípio que deveríamos centrar-nos no mapa, a pedra angular da exploração. O novo minimapa é uma versão melhorada de mapas anteriores mais tradicionais no que diz respeito ao aspeto e à funcionalidade. Cremos que graças a ele poderão explorar o mundo com muito mais facilidade."

    "Além disso, Metroid Dread permite explorar com maior liberdade em comparação com jogos anteriores, o que lhes permite planear distintas estratégias e colocá-las em prática quantas vezes quiserem."


    5. Arsenal e habilidades

    O arsenal da Samus inclui uma variedade de armas. O Power Beam é o seu ataque Arm Cannon standard, os ataques com mísseis são potentes mas restringidos pela quantidade que a Samus é capaz de transportar e as suas bombas são capazes de derrubar determinados obstáculos e paredes.

    Para além das suas armas, as habilidades físicas da Samus, tanto as básicas como as especiais, aumentarão à medida que vai explorando e descobrindo novas habilidades.

    Os power-ups permitem à Samus atravessar portas que antes estavam fechadas, assim como ultrapassar obstáculos e áreas para continuar a sua aventura.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Cada vez que a Samus recebe um potenciamento, os seus poder de ataque e agilidade aumentam substancialmente. Será capaz de abrir mais portas, destruir mais paredes e enveredar por mais caminhos."

    "Com este tipo de progressão será possível olhar para caminhos e obstáculos a partir de uma perspetiva diferente. Cremos que o jogador que segura o comando será capaz de sentir este crescimento ao lado da Samus."


    6. Os Chozo

    Os Chozo eram conhecidos por serem altamente inteligentes e capazes de desenvolver tecnologias fantásticas. A sua missão primária era alcançar harmonia duradoura em toda a galáxia.

    Outrora uma força potente tanto em termos de conhecimentos como militares, veem agora a sua posição enfraquecida. Agora, apenas uns quantos foram avistados e mesmo estes fazem os possíveis por passarem despercebidos.

    Relíquias dos Chozo, como ruínas antigas da sua civilização anterior, foram detetadas em vários locais em toda a galáxia.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Na verdade, o equipamento da Samus, como o Power Suit e o Arm Cannon, incorpora tecnologia da civilização Chozo. Quando a Samus era nova, perdeu os pais e o seu lar num acidente trágico e acabou por ser criada pelos Chozo no planeta Zebes.

    "Durante esse tempo recebeu um transplante de ADN Chozo. Isto permite-lhe adaptar-se a ambientes que de outra forma seriam duros para os humanos."

    "No planeta ZDR, onde Metroid Dread decorre, existem várias implicações para descobrir em torno da civilização dos Chozo, que poderão ligar-se à história do jogo de certa forma".


    7. O parasita X

    Este parasita é um dos mais mortíferos do universo. É capaz de habitar em criaturas orgânicas vivas ou mortas e aproveitar os seus dados genéticos para reproduzi-los totalmente.

    Os Metroids foram criados pelos Chozo para destruir o parasita X. Graças à Samus foram reduzidos a poeira cósmica juntamente com o seu planeta: o SR388.

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_XParasite.jpg

    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "A história neste jogo começa com uma transmissão misteriosa que implica que o parasita X, pelo qual a Samus foi gravemente afetada e que se supõe que tenha sido erradicado em Metroid Fusion, poderá ainda existir..."

    "Ainda haverá X por aí ou será outra coisa? Descubram por vocês próprios…"


    No próximo boletim…

    No próximo Boletim Metroid Dread desvendaremos a história da série até agora. Mantém-te atento!

    A segunda parte do Boletim Metroid Dread está disponível aqui.

    Junta-te à comunidade da Nintendo Switch no Facebook ou acompanha a conta @NintendoPT no Twitter para te manteres a par de todas as novidades sobre a nova missão da Samus. Podes ainda obter mais informações sobre o jogo na página oficial de Metroid Dread até ao seu lançamento, a 8 de outubro.

    * A utilização deste serviço requer uma Conta Nintendo e uma adesão paga e em vigor ao Nintendo Switch Online. O serviço não pode ser utilizado por menores de 13 anos de idade. Quaisquer restrições para a aplicação Nintendo Switch Online deverão ser efetuadas nas definições do próprio dispositivo móvel. A aplicação Controlo Parental para a Nintendo Switch não inclui definições para a app Nintendo Switch Online.