• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Parte 5 do Boletim Metroid Dread: Os poderes da Samus Aran


    20/08/2021

    Parte 5 do Boletim Metroid Dread: Os poderes da Samus Aran

    Bem-vindo a mais uma parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.

    Samus Aran, a caçadora de recompensas mais poderosa da galáxia, é uma profissional reputada que concluiu muitas missões consideradas praticamente impossíveis. Neste artigo examinamos as habilidades e o arsenal à disposição da Samus.

    As origens da Samus Aran

    CI_NSwitch_MetroidDread_Artwork_Samus.jpg

    A Samus perdeu a família quando era criança após um ataque devastador dos Space Pirates. Os Chozo, uma raça com traços semelhantes a pássaros, acolheram a jovem Samus e criaram-na no planeta Zebes. A nossa heroína recebeu um transplante de ADN Chozo que alterou a sua fisiologia e lhe permitiu adaptar-se ao ambiente hostil do seu novo lar.

    Antes de empreender as suas aventuras sozinha, a Samus foi recrutada e treinada pela Galactic Federation. O rosto que se esconde sob o seu casco está envolto em mistério.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "A Samus é uma verdadeira profissional que trabalha de maneira discreta e calma. Por isto, poderia pensar-se que é uma pessoa fria e distante, mas não é assim. Pelo contrário, a Samus é uma mulher de bom coração, como demonstra o facto de ter exibido misericórdia mediante a cria Metroid durante a sua missão para erradicar esta enigmática espécie. Talvez a cria se tenha apercebido da natureza carinhosa da Samus quando a tomou por sua mãe."


    O canhão

    O canhão emblemático da Samus no qual o seu braço direito está inteiramente integrado é capaz de disparar dois projéteis: raios velozes e mísseis destrutivos. Uma vez que o canhão é uma parte intrínseca da Samus, esta é capaz de alternar entre ambos os modos de disparo com total liberdade.

    Em Metroid Dread os jogadores podem atacar a partir de quase qualquer ângulo enquanto correm, saltam ou se agarram a determinadas paredes e peitoris.

    Os raios

    O raio é a habilidade ofensiva básica da Samus. Adquirindo melhorias tem a possibilidade de modificar a sua potência e as suas propriedades, como por exemplo, aumentar o seu alcance ou acrescentar outras funções.

    Uma dessas melhorias é o Grapple Beam, que funciona de forma semelhante a uma corda e que permite assim à Samus agarrar-se a sítios específicos com o seu canhão. Depois de fazer isto, a Samus é capaz de usar o raio para mover objetos ou para balançar-se até lugares fora do seu alcance.

    Mísseis

    Ao contrário dos raios, o número de mísseis – projéteis compactos mas altamente destrutivos – de que a Samus dispõe é limitado, mas também pode ser aumentado com upgrades às habilidades. A Samus é capaz de aumentar a sua capacidade de mísseis adquirindo tanques de mísseis e tanques de mísseis+ espalhados pelo mundo. Esperamos que não vos escape nenhum!


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Podem executar ataques em salto e em corrida. Em Metroid: Samus Returns para a Nintendo 3DS, a Samus tinha de ficar imobilizada num ponto para apontar e disparar. Agora têm a possibilidade de apontar para a frente em distintos ângulos enquanto correm. Será assim mais fácil atacar à distância sem deixarem de mover-se."

    "Em Metroid Dread a grande maioria das ações, como o Arm Cannon e os Melee Counters, pode ser realizada a partir de praticamente qualquer posição. O nosso objetivo era permitir aos jogadores manterem a velocidade e o impulso em qualquer altura, para que passar de um estilo de jogo para outro fosse o mais fluido possível."


    Ações e habilidades

    Melee Counter

    Esta ação cria uma oportunidade para a Samus atordoar um inimigo atacando-o precisamente no momento em que está prestes a atacar. Se for bem-sucedido, o adversário atordoado ficará vulnerável a um novo ataque devastador. A Samus também é capaz de executar um Melee Counter enquanto corre.

    Morph Ball


    A Samus é capaz de passar por espaços estreitos deslizando ou transformando-se numa Morph Ball.


    Os jogadores poderão fazer com que a Samus recorra à Morph Ball inclinando o manípulo esquerdo enquanto se agacham, da mesma forma que noutros títulos da série 2D de Metroid. Mas agora, se premirem o botão ZL enquanto a Samus está de pé, poderá também usar a Morph Ball automaticamente quando saltar para alcançar túneis situados por cima dela.

    Saltar


    As incomparáveis capacidades físicas da Samus permitem-lhe executar saltos assombrosos. Por exemplo, pode saltar contra uma parede, golpeá-la e aproveitar o impulso para saltar ainda mais alto.

    Também é possível aumentar a capacidade de salto da Samus graças a diferentes tipos de melhorias. Por exemplo, a nova habilidade Spin Boost permite executar um salto adicional enquanto a Samus gira no ar.

    Habilidades Aeion


    A Samus é capaz de recorrer a um tipo de energia mística especial chamada "Aeion" que lhe concede determinadas habilidades durante um período de tempo.

    Uma delas é o Phantom Cloak, que envolve a Samus numa camuflagem ótica e a torna invisível. Se a utilizar enquanto imobilizada, as suas reservas de Aeion decrescerão lentamente e embora continue a poder mover-se camuflada, custar-lhe-á uma quantidade maior de Aeion. Quando não se encontra em utilização, as suas reservas de Aeion são regeneradas automaticamente com o tempo.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Tal como os seus ataques, esforçámo-nos por fazer com que as suas outras habilidades pareçam rápidas, imparáveis e incrivelmente semelhantes às da Samus."

    "Desta vez, especificamente, a Samus é capaz de executar contra-ataques sem perder o impulso. Isto permite à Samus usar o contra-ataque de maneira mais agressiva e assim aproveitar-se da debilidade temporária de inimigos que, no geral, estariam fora do seu alcance.

    "Escalar paredes, deslizar por lugares estreitos e derrotar inimigos numa série de ações rápidas e fluidas fará com que os jogadores se sintam verdadeiramente na pele da melhor caçadora de recompensas da galáxia."


    Power Suit

    O Power Suit que a Samus enverga é baseado em tecnologia Chozo e foi criado especificamente para ela.

    Ao acrescentarem várias melhorias será possível aumentar as funções e o rendimento do Power Suit e do Arm Cannon.

    Para além da proteção que o Power Suit oferece, a Samus é capaz de aumentar a sua energia e, consequentemente, a sua resistência aos danos através de dois tipos de objetos. Os tanques de energia normais aumentam a energia do fato em 100 unidades. A Samus também pode reunir quatro módulos de energia, que lhe concederão a mesma vantagem que um tanque de energia.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "O Power Suit da Samus é único e é obra da tecnologia superior dos Chozo."

    "Embora a série tenha conhecido vários desenhos de fatos, o Fully Powered Suit de Metroid: Zero Mission para a Game Boy Advance, que se obtinha depois de superar o desafio das Chozodia Ruins, é a inspiração para estes novos designs."

    "Os acontecimentos do jogo anterior, Metroid Fusion para a Game Boy Advance, assinalaram uma grande alteração para a Samus e o seu fato. Mas desta vez estamos a usar um novo Power Suit para imaginarmos como poderia ser depois de Metroid Fusion."


    Imunidade ao parasita X

    Os Metroids foram criados como o inimigo natural do parasita X.

    Ao receber uma dose de emergência da vacina Metroid, criada a partir da cultura celular obtida a partir da cria Metroid, a Samus transformou-se no único ser vivo imune ao ataque do parasita X.

    Por isso, a Samus é enviada sozinha para o planeta ZDR para investigar a possível presença do parasita X, uma forma de vida que se cria extinta.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "O parasita X é um ente aterrador capaz de infetar qualquer ser vivo, provocando a sua morte. Depois copia os seus dados genéticos para recriá-lo."

    "Não é um exagero afirmar que o X é a forma de vida mais poderosa e detestável de todas, já que o seu principal objetivo é a preservação e a expansão da sua espécie, dividindo-se e fundindo-se repetidamente para copiar seres mais fortes."

    "Contudo, os únicos capazes de neutralizar a ameaça do parasita X são os Metroids, que foram criados como o seu inimigo natural. Como os Metroids se extinguiram antes dos acontecimentos de Metroid Dread, a única rival do X é a Samus, uma vez que possui o ADN Metroid."


    Outro vislumbre do terror…



    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    Porque será que a Samus está a usar um Power Suit diferente na segunda metade do vídeo? A resposta será revelada em breve!


    No próximo boletim…

    No próximo Boletim de Metroid Dread, levantaremos o véu sobre alguns dos mistérios novos revelados. Mantenham-se atentos a um novo trailer já no dia 27 de agosto!

    A terceira parte do Boletim Metroid Dread está disponível aqui.

    Junta-te à comunidade da Nintendo Switch no Facebook ou acompanha a conta @NintendoPT no Twitter para te manteres a par de todas as novidades sobre a nova missão da Samus. Podes ainda obter mais informações sobre o jogo na página oficial de Metroid Dread até ao seu lançamento, a 8 de outubro.