• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Parte 4 do Boletim Metroid Dread: Uma retrospetiva dos 35 anos da série


    06/08/2021

    Parte 4 do Boletim Metroid Dread: Uma retrospetiva dos 35 anos da série

    Bem-vindo a mais uma parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.

    No dia 6 de agosto de 1986 o primeiro jogo da série Metroid, intitulado simplesmente de Metroid, foi lançado para a Family Computer Disk System no Japão. Mais tarde chegaria aos EUA e à Europa na Nintendo Entertainment System. Este jogo constitui o ponto de partida da história que narra o vínculo que une a caçadora de recompensas Samus Aran à enigmática espécie dos Metroids. Esta história chegará agora ao fim com Metroid Dread, o quinto título daquela que é vulgarmente conhecida como "série 2D" de Metroid.

    Vejamos como a história se desenrola ao longo de cada jogo da série 2D. Serás capaz de descobrir como alguns dos seus segredos se relacionam com Metroid Dread?


    SQ_NES_Metroid.jpg

    Metroid

    Family Computer Disk System (1986) / Nintendo Entertainment System (1988)

    Apresentamos a caçadora de recompensas Samus Aran

    A história arranca quando a Galactic Federation descobre formas de vida flutuantes, designadas de Metroids, no planeta SR388. Os Space Pirates, sediados no planeta Zebes, arrebatam os Metroids aos investigadores da federação e planeiam usar o poder destas criaturas misteriosas como arma.

    Para deter os Space Pirates, a Galactic Federation pede ajuda à caçadora de recompensas mais poderosa de toda a galáxia: Samus Aran.

    A Samus aterra no planeta Zebes e destrói a fortaleza subterrânea dos Space Pirates juntamente com o seu líder, o supercomputador orgânico Mother Brain.

    Curiosidade: o início do fim (alternativo)

    O ecrã final de Metroid muda consoante o tempo que o jogador demora a concluir o jogo. Se jogares mais do que uma vez serás capaz de determinar como concluir o jogo mais rapidamente e ver outras versões do ecrã final. Os finais alternativos são uma constante ao longo da série.

    CI_NSwitch_MetroidDread_Screenshot_Metroid_05.jpg

    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "O primeiríssimo jogo assinala o início dos estranhos destinos interligados da Samus e dos Metroids, um arco narrativo que atinge a sua conclusão em Metroid Dread. Este jogo deu o mote característico da série: explorar áreas labirínticas e recorrer a armas e upgrades de habilidades para alcançar novos locais. Estabeleceu ainda o universo e o tom introduzindo música icónica e efeitos sonoros.

    "Já agora, a palavra 'Metroid' deriva da combinação de 'metro' (no sentido de um sistema de transporte subterrâneo) com "android" (um robô humanoide).

    "O primeiro jogo Metroid foi recriado e lançado com o nome Metroid: Zero Mission para a Game Boy Advance em 2004. Esta recriação acrescentou um componente furtivo em que a Samus está desprovida do seu fato e deve mover-se com cautela e sigilo para evitar ser detetada pelos Space Piratas. Cremos que esta secção está na mesma linha que Metroid Dread."


    SQ_GB_MetroidIIReturnOfSamus.jpg

    Metroid II: Return of Samus

    Game Boy (1992)

    Uma missão de emergência para exterminar os Metroids

    A Galactic Federation não subestima a gravidade do incidente com os Space Pirates no planeta Zebes e envia uma nave de investigação para o planeta SR388 com o objetivo de confirmar a existência de Metroids nesse local. Mas a nave desaparece…

    Uma equipa de resgate é destacada para o SR388, mas acaba também por desaparecer. A Federation conclui que as criaturas Metroid subterrâneas são as responsáveis e a Samus é chamada mais uma vez, agora para exterminar a ameaça Metroid no SR388.

    Após inúmeras batalhas mortíferas com os Metroids nas suas várias formas evolucionárias, a Samus confronta e derrota a Queen Metroid, o que supõe o fim da missão. Inesperadamente, um Metroid nasce diante dos olhos da Samus e uma vez que esta é a primeira criatura que vê, a cria afeiçoa-se a ela e crê ser a sua mãe. A Samus não é capaz de matar a cria e leva-a de volta para a Space Science Academy da Galactic Federation para análise.

    Curiosidade: Memórias dos Chozo

    Crê-se que os Chozo viveram outrora no SR388 e resquícios da sua civilização, incluindo a maquinaria de alta tecnologia e armas que desenvolveram, estão espalhados um pouco por todo o planeta.

    Em Metroid: Samus Returns para as consolas Nintendo 3DS (uma recriação de Metroid II: Return of Samus), os jogadores podem desbloquear pistas secretas em torno do destino dos Chozo no planeta SR388.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Metroid II: Return of Samus e Metroid: Samus Returns apresentam o primeiro encontro entre a Samus e a criatura Metroid. Estes capítulos incluem também descrições da civilização Chozo, o que faz deles uma peça fundamental do arco narrativo da série 2D de Metroid."

    O trailer de antevisão "Vislumbres do terror" no final deste artigo mostra o que parecem ser memórias dos Chozo. Que papel desempenharão em Metroid Dread?


    SQ_SNES_SuperMetroid.jpg

    Super Metroid

    Super Nintendo Entertainment System (1994)

    Para grandes males grandes remédios

    Depois de brutalmente danificada, a fortaleza dos Space Pirates no planeta Zebes foi gradualmente reconstruída pelos sobreviventes do ataque anterior da Samus. Ridley, o comandante supremo dos Space Pirates, ataca a Space Science Academy e rouba a cria – que segundo consta é o último Metroid com vida no universo – para continuar o objetivo dos Space Pirates de usá-la como arma.

    A Samus dirige-se para o planeta Zebes para recuperar o Metroid e impedir os Space Pirates de levarem os seus planos adiante. Contudo, numa renhida batalha final com o monstruoso Mother Brain, a cria sacrifica-se para salvar a Samus. Após a derrota do Mother Brain, a Samus escapa por pouco da autodestruição do planeta Zebes e os Space Pirates sucumbem à explosão.

    Curiosidade: A numeração dos jogos

    Super Metroid e Metroid Fusion não têm números nos títulos, mas os vídeos de abertura de cada jogo mostram "METROID 3" e "METROID 4", respetivamente.

    De forma semelhante, vemos "METROID 5" no início do trailer de revelação de Metroid Dread.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "Pode dizer-se que Super Metroid oferece a maior flexibilidade de exploração da série. Em Metroid Dread gozarão de um tipo semelhante de flexibilidade, consoante a forma como empregam as vossas habilidades. Poderão ser capazes de encontrar formas de obter armas, objetos e habilidades antes do previsto. Encorajamos todos os jogadores a tentarem descobrir percursos de exploração alternativos."


    SQ_GBA_MetroidFusion.jpg

    Metroid Fusion

    Game Boy Advance (2002)

    Ataque do parasita X

    A Samus é contratada pela empresa de biotecnologia Biologic Space Laboratories (B.S.L.) para escoltar uma equipa de investigação no planeta SR388.

    A investigação na superfície decorre sem problemas até que a Samus fica exposta e é atacada pelo parasita X, uma criatura que detém a capacidade de copiar criaturas orgânicas na perfeição. O parasita deixa a Samus inconsciente e à medida que o parasita se multiplica e corrói o seu corpo, parece que não resta nenhuma esperança para a nossa heroína.

    Os cientistas chegam à conclusão que a única maneira de a Samus sobreviver é mediante uma vacina criada a partir de um cultivo de células da cria Metroid. A Samus escapa milagrosamente da morte e, ao mesmo tempo, torna-se na única criatura viva com imunidade ao parasita X.

    A bordo da estação B.S.L. que orbita sobre o SR388, a Samus inicia uma batalha renhida com a SA-X – uma reprodução da Samus no seu Power Suit com plenas capacidades – e consegue erradicar o parasita X, destruindo também a estação e o planeta SR388.

    Curiosidade: Melhorias à mecânica de jogo

    Em Metroid Fusion controlos otimizados, por exemplo para a troca de armas e disparos diagonais, ajudam a desenvolver a mecânica de jogo para torná-la mais fluida do que nos jogos anteriores. Além disso, a Samus tem à disposição mais habilidades do que nunca, como pendurar-se em peitoris.


    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    "A SA-X é uma terrível ameaça com que a Samus se depara inúmeras vezes no decurso de Metroid Fusion. Durante estes encontros, a Samus foge ou esconde-se da SA-X e estes tornam-se momentos memoráveis para os jogadores. Mas pensámos no que aconteceria se desenvolvêssemos esta ideia e este raciocínio afetou substancialmente o conceito das secções dos E.M.M.I. em Metroid Dread.

    "Além disso, uma vez que Metroid Fusion é uma prequela direta de Metroid Dread, encontrarão muitos fios que entrelaçam as duas histórias. Por exemplo, o aspeto da armadura da Samus e a aparição do computador de inteligência artificial ADAM devem-se aos acontecimentos de Metroid Fusion."



    Um vislumbre do terror…



    ~Transmissão da equipa de desenvolvimento~

    O que veem? O que significa tudo isto? Mantenham-se atentos para descobrirem!


    No próximo boletim…

    No próximo Boletim Metroid Dread abordaremos o segredo por detrás da força da Samus Aran. Mantém-te atento!

    A terceira parte do Boletim Metroid Dread está disponível aqui.

    Junta-te à comunidade da Nintendo Switch no Facebook ou acompanha a conta @NintendoPT no Twitter para te manteres a par de todas as novidades sobre a nova missão da Samus. Podes ainda obter mais informações sobre o jogo na página oficial de Metroid Dread até ao seu lançamento, a 8 de outubro.