• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Nos bastidores de Ever Oasis com Koichi Ishii – parte 2


    27/06/2017

    CI_3DS_EverOasis_IshiiSan.jpg

    Olá a todos!

    Sou o Koichi Ishii, da GREZZO Co., Ltd.1, e trabalhei como produtor e diretor do RPG Ever Oasis para as consolas Nintendo 3DS.

    1. GREZZO Co., Ltd.: uma empresa de desenvolvimento de software sediada em Tóquio, no Japão, que esteve envolvida na criação de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D e The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D.

    Passei uma Golden Week2 de férias fantástica...em casa. Tínhamos acabado de trabalhar numa boa parte do desenvolvimento do jogo e não me apetecia lidar com multidões nem trânsito, por isso fiquei a relaxar em casa, a brincar com os meus cães.

    2. Golden Week: uma semana de feriados nacionais no Japão que decorre de 29 de abril a 6 de maio.

    Koko, o caniche, e Natsu, o Yorkshire Terrier

    Quando tiver um pouco mais de tempo, espero também poder voltar a aventurar-me em The Legend of Zelda: Breath of the Wild para a Nintendo Switch...

    Regressando a Ever Oasis, na primeira parte desta entrevista concentrei-me nas personagens do jogo. Gostaria, agora, de falar sobre o processo de criação do mundo de Vistrahda.

    CI_3DS_EverOasis_VistrahdaWorldMap.jpg

    Criar um novo mundo

    Ao fazer um jogo, começo sempre por construir o mundo que servirá como o cenário. Então, por exemplo, para criar um mundo de fantasia, em primeiro lugar coloco-me estas questões:

    • O mundo é um planeta?
    • Que tipo de elementos químicos compõe o planeta?
    • Que tipo de clima e terreno resulta destes elementos químicos?
    • Que tipo de seres habita nele?
    • Existem humanos ou outras criaturas humanoides?
    • Como é que essas pessoas vivem?
    • Que tipos de fações existem e quais são as suas peculiaridades?
    • Que tipos de ferramentas utilizam?
    • Como evoluem as coisas ao longo do tempo?

    ...e por aí fora. Tento desenhar um mapa do mundo enquanto considero coisas a partir de diferentes pontos de vista e determino a forma como tudo encaixa.

    Algumas pessoas poderão perguntar-se se é mesmo necessário pensar sobre tudo com aquele nível de detalhe logo a partir do início, mas existem vários tipos de mecânicas que estão presentes no jogo de formas invisíveis para o jogador.

    Quando o cenário é pensado meticulosamente, esse cuidado transparece de formas subtis em conversas fortuitas ou em objetos que o jogador vai obtendo ao longo do jogo. À medida que os jogadores vão reunindo estes pedaços de informação, vão sendo capazes de criar uma imagem de um mundo de maiores dimensões. Isso é muito importante para mim.

    Ever Oasis foi concebido como fantasia egípcia, pelo que decidimos, logo ao início, que o cenário seria um mundo deserto.

    As coisas em que pensámos foram as seguintes:

    • Que tipo de mundo era originalmente?
    • Ficou deserto porque o poder dos espíritos entrou em decadência?
    • O que fez com que o poder dos espíritos decaísse?
    • O que significa isto para a lógica e as relações no mundo?

    Não é nossa intenção fazer com que as personagens expliquem todo o cenário, mas esperamos que através de dados esporádicos os jogadores sejam capazes de usufruir do jogo enquanto formam uma ideia do mundo e da sua história.

    CI_3DS_EverOasis_Sketch.jpg

    Dar vida ao mundo

    Depois de estabelecermos o cenário do jogo, recorremos a uma equipa de artistas e começámos a criar uma série de esboços para ajudar a consolidar a nossa visão. Vistrahda é um mundo deserto, mas entre as suas zonas de areia castanha, areia branca e grutas, oferece uma variedade de paisagens, cada uma com o seu próprio encanto.

    Vistrahda não foi sempre um deserto. Foi, outrora, uma terra verdejante repleta de oásis. Ao longo do tempo começou a ficar coberta de areia e agora permanecem apenas vestígios do mundo velho. O vaso grande na imagem à esquerda é um resquício desses tempos.

    CI_3DS_EverOasis_SwanBoatCave.jpg

    Existem também algumas povoações em locais como cavernas de calcário, nas quais o azul é a cor dominante. O que à primeira vista pode parecer um rio acaba por ser areia, quando se olha mais de perto. Se calhar em tempos antigos existia aqui um rio que transportava a água até ao oceano...

    Deixo-vos com este mistério... Obrigado por terem lido!


    Na terceira parte desta entrevista, os artistas de Ever Oasis discutem a forma como ajudaram a concretizar a visão de Koichi Ishii para o mundo de Vistrahda. Até lá, podes ler a primeira parte, que te dá a conhecer as personagens do jogo, incluindo o herói e a espírito da água Esna.

    Descarrega uma demo do jogo!

    A Nintendo dá-te a oportunidade de experimentar o jogo com uma demo gratuita*, disponível para download na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS ou através do site oficial de Ever Oasis**.

    Ever Oasis já está disponível, incluindo na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS.

    *Requer o acesso à Internet sem fios. Requer o registo de uma Nintendo Network ID e a aceitação do Acordo e da Política de Privacidade da Nintendo Network.

    ***Para comprares títulos ou descarregares demos na Nintendo eShop através do site oficial, deverás ter uma Conta Nintendo vinculada a uma Nintendo Network ID e deverás ter visitado a Nintendo eShop pelo menos uma vez com a consola na qual desejas receber os conteúdos. Para o download automático, a tua consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para completar o download. Para mais informações visita a nossa secção Assistência.