• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Nos bastidores de Ever Oasis com Koichi Ishii – parte 1


    09/06/2017

    CI_3DS_EverOasis_IshiiSan.jpg

    Olá a todos!

    Sou o Koichi Ishii, da GREZZO Co., Ltd.1, e trabalhei como produtor e diretor do RPG Ever Oasis para as consolas Nintendo 3DS.

    1. GREZZO Co., Ltd.: uma empresa de desenvolvimento de software sediada em Tóquio, no Japão, que esteve envolvida na criação de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D e The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D.

    Desde que este jogo foi apresentado na Nintendo Direct de 12 de abril de 2017 tenho vindo a receber feedback caloroso de toda a parte. Muitos dos comentários parecem concentrar-se nas personagens, sendo que muitas pessoas dizem coisas como "o jovem herói e a espírito da água Esna são adoráveis" e "Eu também quero um Noot!" (como o que eu tinha nas mãos durante a apresentação).

    Obrigado a todos!

    CI_3DS_EverOasis_Noot3DFigure_Alt.jpg

    Uma figura Noot criada com uma impressora 3D. Nota: NÃO é um amiibo.


    Gostaria, hoje, de debruçar-me sobre estas personagens: o herói Seedling, a espírito da água Esna e os visitantes misteriosos chamados "Noots".

    Quando iniciámos o desenvolvimento de Ever Oasis, deixámos o design das personagens a cargo do Yoshinori Shizuma2. Gostaria, então, de enveredar pelo processo do design e abordar os pensamentos e as considerações que moldaram as personagens.

    2. Yoshinori Shizuma: um artista de anime e manga japonês.

    O herói

    Um dos pontos-chave de Ever Oasis é o trabalho de equipa e a cooperação entre amigos, pelo que não queríamos criar um herói que fosse capaz de fazer tudo sozinho.

    Assim, embora o herói possua o Green Gale, um poder especial que gera um vento forte, encontrará inimigos resistentes aos seus ataques e deparar-se-á com todo o tipo de situações nas quais é impossível progredir sem a ajuda de outros residentes do oásis.

    Mesmo as técnicas de combate que o herói vai adquirindo à medida que vai subindo de nível não são habilidades de ataque capazes de provocar danos severos, mas sim habilidades de apoio que incrementam os pontos fortes dos teus aliados.

    CI_3DS_EverOasis_TethuDesigns.jpg

    Design final e esboços concetuais do herói masculino, o Tethu

    A tribo do herói, os Seedlings, é baseada em plantas.

    Uma vez que não há água no deserto, este é um ambiente em que as plantas têm dificuldade em sobreviver. Apesar disto, parecem sempre singrar e até desenvolver-se nessas condições. As plantas contam com o maravilhoso poder de crescer a partir de uma pequena semente e de produzir flores que colocam sorrisos nos rostos das pessoas. Por esta razão tentámos imaginar o aspeto de uma semente personificada e foi assim que surgiram os Seedlings.

    CI_3DS_EverOasis_TethiDesigns.jpg

    Design final da heroína, a Tethi

    Nos vídeos que vimos até agora, o herói sempre foi um Seedling do sexo masculino, mas quando começamos o jogo temos a opção de jogar na pele de um Seedling do sexo feminino. Podemos jogar da forma que quisermos, com um herói à nossa escolha, ao qual temos inclusivamente a possibilidade de atribuir uma cor de olhos e tom de pele.

    A espírito da água Esna

    CI_3DS_EverOasis_EsnaDesigns.jpg

    Sempre gostei de explorar a relação entre espíritos e o mundo. Assim, quando escrevo histórias, os espíritos são sempre um elemento essencial nelas. Vistrahda, o cenário de Ever Oasis, é um mundo deserto, o que poderá levar o público a perguntar-se por que razão escolhemos fazer da Esna um espírito da água.

    É precisamente porque Vistrahda é um mundo deserto, no qual a água é um recurso precioso, que tomámos essa decisão. Além disso, em comparação com uma fada leve e delicada, o espírito da água conta com uma presença mais visível (embora apenas o herói consiga vê-la...)

    A Esna apoia o herói e partilha das suas alegrias e frustrações, agindo como uma segunda protagonista. Esta companheira ajuda-o a construir o seu oásis, oferece elogios e incentivo e celebra os seus feitos como se se tratassem dos dela própria.

    Esforçámo-nos bastante por fazer da Esna uma personagem que inspirasse simpatia. A nossa ideia era fazer com que à medida que os jogadores vão avançando na história se interroguem sobre o que ela estará a pensar ou no que dirá de seguida. Com isto em mente, fomos ajustando os diálogos da Esna mesmo até ao final do processo de desenvolvimento. Espero que se revele uma boa parceira não só para o herói como para os jogadores!

    Noots, os misteriosos visitantes

    Os Noots são criaturas estranhas que nunca se estabelecem permanentemente no oásis. Trata-se de uma espécie de mascotes de Ever Oasis que chegam ao oásis para adquirirem vários produtos nas Bloom Booths e depois seguem caminho.

    CI_3DS_EverOasis_NootDesigns.jpg

    Os Noots foram concebidos para se assemelharem a um cruzamento entre um pinguim e uma coruja. Porquê estes dois animais, perguntam vocês? Foi apenas a minha intuição! Todas as mascotes com que me cruzo parecem ter nascido assim. Quando descrevi a ideia ao Shizuma, ele criou logo um esboço quase perfeito, pelo que o design desta personagem foi finalizado de forma bastante rápida.

    CI_3DS_EverOasis_NootPencilDesigns.jpg

    Esboço do Noot (bastante próximo do design final, não é?)

    Os Noots não falam através de palavras, mas percebem-se uns aos outros perfeitamente. São capazes de trabalhar sozinhos como corujas, mas quando vários Noots se reúnem num local, começam instintivamente a mover-se e a comportar-se como um grupo. O seu desejo de bens materiais é forte, o que faz deles compradores impulsivos. Se o jogador conseguir criar um oásis de grandes dimensões, poderá encontrar multidões de Noots à porta das Bloom Booths, à espera para fazerem compras.

    Os Noots não se instalam no oásis. Sabe-se que vivem no deserto, mas nunca ninguém encontrou um ninho. De forma a manterem os seus ninhos escondidos, os Noots emergem de uma entrada secreta durante um eclipse da lua e começam a dispersar.

    Existem casos de viajantes que tiveram um colapso no deserto e acordaram na manhã seguinte totalmente recuperados. Embora algumas pessoas atribuam o seu resgate a intervenção divina, é mais provável que tenham sido transportados para um ninho por um grupo de Noots, tratados lá e depois postos a dormir num local seguro.

    Todos os que ainda não tenham tido a oportunidade de assistir ao trailer mais recente do jogo podem vê-lo aqui!

    Subscreve o canal no
    YouTube

    Despeço-me por agora. Até à próxima!

    Mantém-te atento à segunda parte desta entrevista com Koichi Ishii que se concentrará no mundo deserto de Vistrahda.

    Ever Oasis chega às lojas, incluindo a Nintendo eShop, no dia 23 de junho, em exclusivo para as consolas Nintendo 3DS.