• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Entra nos bastidores de Pokémon Sun e Pokémon Moon com a nossa entrevista!


    26/10/2016

    Há novas aventuras à tua espera em Pokémon Sun e Pokémon Moon, disponíveis para as consolas Nintendo 3DS a partir de 23 de novembro. Na primeira parte da nossa entrevista, Shigeru Ohmori e Junichi Masuda, o diretor e produtor do jogo, respetivamente, deram-nos a conhecer as suas posições relativamente a alguns dilemas do universo Pokémon. Nesta segunda parte da nossa entrevista, os dois falam sobre a criação de novos Pokémon e sobre o Havai enquanto inspiração principal para a nova região de Alola, entre outros temas.

    CI_3DS_PokemonSunMoon_ShigeruOhmoriAndJunichiMasuda.jpg

    Nintendo of Europe: Obrigado pela vossa presença aqui hoje. Alguns Pokémon que aparecem em Pokémon Sun e Pokémon Moon são variantes regionais de Pokémon de jogos passados. Como é que surgiram as formas de Alola destes Pokémon já conhecidos?

    CI7_3DS_PokemonSunMoon_AlolanRaichu.jpg

    Shigeru Ohmori: No ano em que comemoramos o 20.º aniversário do Pokémon, quisemos reinventar os Pokémon anteriores de Pokémon Red Version, Pokémon Blue Version e Pokémon Yellow Version: Special Pikachu Edition. A nossa intenção era olhar para eles como criaturas reais vivas e pensar que se calhar se se tivessem mudado para Alola e passassem a viver nesta região bastante soalheira, como teriam mudado? Por exemplo, com o Exeggutor existe muita luz solar, o que faz com que o seu pescoço fique bastante comprido...esse tipo de coisas! Queríamos pensar numa forma de tornar estes Pokémon adequados a este novo local.

    NoE: À medida que a série foi avançando, os próprios Pokémon tornaram-se mais animados e expressivos. Como é que isto mudou com Pokémon Sun e Pokémon Moon?

    SO: Com Pokémon X e Pokémon Y, foi a primeira vez que usámos modelos 3D na íntegra para todos os Pokémon. Isto é algo que considerámos; pensámos em como poderíamos tornar isto ainda mais interessante. Os designers tiveram a ideia de se concentrarem nos próprios movimentos dos Pokémon. Um exemplo é o Pokémon inicial Rowlet, que é uma criatura semelhante a uma coruja, pelo que, obviamente temos a cabeça que gira sem parar. Esse é o tipo de coisa na qual quisemos concentrar-nos.

    NoE: De onde vem a vossa inspiração para a criação de novos Pokémon?

    SO: Depende dos Pokémon. A abordagem para um Pokémon lendário, por exemplo, poderá ser totalmente diferente da de outro Pokémon qualquer. Também temos a região em conta. Desta vez escolhemos o Havai, por isso pensámos no tipo de Pokémon que seria bom para aparecer lá, ou variações regionais de Pokémon pré-existentes, para o qual pensámos: "Como seria se ele vivesse aqui?". Obviamente, toda a gente envolvida no processo de design contribuiu com ideias diferentes. Costumamos discuti-las; todos escrevem as suas ideias e eventualmente acabamos por decidir os novos Pokémon que vamos introduzir no jogo. Esta combinação de ideias desempenha um papel muito importante.

    NoE: Dos Pokémon novos que introduziram em Pokémon Sun e Pokémon Moon, têm algum preferido?

    Junichi Masuda: O meu preferido é o Exeggutor de Alola, com o seu pescoço comprido. Para mim, tem um aspeto fantástico.

    CI7_3DS_PokemonSunMoon_Rockruff.jpg


    OS: Eu gosto do Rockruff. É como um cãozinho e tem um aspeto mesmo engraçado. Para mim, é algo com que as pessoas poderiam viver e dar-se bem no dia a dia. Penso que o Rockruff transmite bem essa essência.

    NoE: A região é evidentemente inspirada no Havai. Porque escolheram o Havai como fonte de inspiração principal para esta nova região?

    SO: Quando estávamos a debater ideias para os títulos Pokémon Sun e Pokémon Moon, tivemos uma ideia da vida. Por exemplo, o sol e a lua, sendo ambos importantes para a vida na Terra. Então pensámos numa área em que ambos fossem visíveis e exercessem uma grande influência e o que nos veio à mente foi o Havai. É, obviamente, uma área com muita luz solar, de que toda a gente gosta, mas também tem noites em que se pode ver a lua claramente no céu. É um local maravilhoso! Foi interessante pensar nos Pokémon que poderiam habitar numa área como esta. Foi um local inspirador para nós quando estávamos a pensar na região para estes jogos.

    JM: Uma vez que estamos a comemorar os 20 anos de Pokémon, quisemos pensar nos treinadores e nos Pokémon enquanto coisas vivas e exprimi-lo através de uma forma melhor. Pensámos num local em que esta ideia de vida é abundante e o Havai pareceu-nos ideal para refletir isso.

    CI7_3DS_PokemonSunMoon_MainCharacters.jpg


    NoE: A propósito deste novo cenário, reparámos que as próprias personagens têm também um aspeto diferente. A intenção foi ajudar a criar uma ligação mais profunda com a história e as outras personagens de Alola?

    SO: Enquanto Pokémon num RPG, quisemos certificar-nos de que este elemento essencial era divertido. Vários tipos de pessoas jogam Pokémon e queremos que cada uma viva uma experiência única e diferente com o jogo.

    Uma coisa em que pensámos ao criar Pokémon Sun e Pokémon Moon foi a própria Nintendo 3DS e as coisas novas que poderíamos criar com essa tecnologia. Uma coisa na qual poderão ter já reparado é que a altura da personagem principal é muito diferente. Conseguimos tornar as personagens mais expressivas, incluindo expressões faciais e as reações a diferentes coisas que acontecem no jogo. Através destas melhorias, os jogadores podem estabelecer uma ligação mais profunda e usufruir dela dessa forma.

    CI_3DS_PokemonSunMoon_AlolaRegionMap.jpg

    NoE: Como surgiu a ideia para os Z-Moves potentes e visualmente espetaculares?

    SO: Em Pokémon X e Pokémon Y, introduzimos as Mega Evolutions, que tornam os Pokémon mais fortes. Desta vez quisemos escolher algo que permitisse aos jogadores usarem uma variedade maior de Pokémon. Assim, em vez de termos um Pokémon individual no qual os Pokémon podem concentrar-se e tornar mais fortes, temos um sistema em que qualquer Pokémon pode usar estes Z-Moves e não só fortalecer-se como também ganhar relevância em batalha. Com isto esperamos que os jogadores encontrem a sua própria forma e pensem: "Ah! Com este ataque, este Pokémon poderia ser usado em batalha e se usar esta técnica específica, isto poderá funcionar em combinação." Esperamos que ao descobrirem isto, os jogadores sejam capazes de alargar a sua experiência com Pokémon e habituar-se a uma vasta gama de diferentes técnicas, em vez de se concentrarem nas poucas que fizeram até àquele ponto.

    NoE: Pokémon Sun e Pokémon Moon introduzem uma nova forma de progressão, que é através das provas de cada ilha. Como é que estas alteram a fórmula Pokémon a que os jogadores estão habituados?

    SO: No âmbito da comemoração dos 20 anos de Pokémon, quisemos voltar atrás e reinventar os Pokémon a partir do zero. Uma coisa que não mudou desde o início até agora são os ginásios – a forma como se combate treinadores e se obtém crachás. Ao consideramos novas ideias para o jogo, não apenas o nível de dificuldade como as coisas que poderiam ser mudadas, pensámos em trabalhar um pouco mais na relação entre as pessoas e os Pokémon. Isto é algo que se vê nas provas. Outra coisa é o estilo das batalhas, por assim dizer. Temos estes Pokémon que aparecem no final das provas, os Pokémon Totem, que convocam apoio de outros Pokémon para os ajudarem. Através de todas estas formas tentámos mudar e proporcionar novas experiências aos jogadores. Quisemos concentrar-nos nisso.

    NoE: Mencionou que uma das coisas que queriam explorar em Pokémon Sun e Pokémon Moon são as relações entre as pessoas e os Pokémon. Como chegaram até a este tema?

    SQ_3DS_PokemonSunMoon_Alternative_02.jpg

    SO: Queríamos retratar uma relação mais estreita entre as pessoas e os Pokémon do que a que tínhamos até aqui. Inspirámo-nos na região de Alola e no próprio Havai e pensámos que esta é uma área em que temos natureza, pessoas e Pokémon, todos a trabalharem em conjunto. No Havai ocorrem coisas como desastres naturais e as pessoas convivem com isso e quisemos também que em Alola as pessoas vivessem ao lado dos Pokémon. Existem vários Pokémon a trabalharem em conjunto para ajudarem as pessoas e vice-versa. Simplesmente coexistem e vivem as suas vidas de forma mais próxima uns com os outros do que antes. Isso foi algo a que prestámos atenção neste jogo.

    NoE: Que conselhos têm para os nossos leitores que se preparam para embarcar na sua primeira aventura Pokémon em Pokémon Sun e Pokémon Moon?

    OS: Queremos que as pessoas entrem na região de Alola e se divirtam. Criámos esta área com um enfoque especial na natureza e nas relações estreitas entre as pessoas e os Pokémon. Dedicámos bastantes esforços no sentido de tornar vívidos e claros todos os sons e paisagens das diferentes cidades. Queremos que as pessoas tenham prazer nisso e sintam que talvez estejam também elas em Alola enquanto jogam. Se conseguirmos isso, então ficaremos mesmo satisfeitos.

    JM: Outra coisa é que alguns jogadores poderão ter dificuldade em escolher um dos dois porque temos umas mascotes fantásticas, Solgaleo e Lunala, na capa. Existe uma diferença de 12 horas de um jogo para o outro. Uma coisa que alguns jogadores poderão experienciar em Pokémon Moon é que jogam durante o dia enquanto no mundo do jogo é de noite. Jogar com o próprio elemento do tempo é divertido e esperamos que agrade aos jogadores. Além disso, pensando naqueles que nunca jogaram Pokémon nas suas vidas, queremos que experienciem a diversão da primeira vez que aprendem a atirar uma Poké Ball e a apanhar um Pokémon. Esperamos que seja tão emocionante para eles como para todos os jogadores até agora.

    NoE: Obrigado aos dois por nos terem concedido o vosso tempo.

    Sempre quiseste saber se existe algo maior do que um Exeggutor de Alola? Descobre na primeira parte da nossa entrevista!

    Pokémon Sun e Pokémon Moon chegam às consolas Nintendo 3DS no dia 23 de novembro. Para mais informações visita Pokemon.pt/SunMoon.