• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Satoru Shibata deseja-vos Boas Festas!


    21/12/2012

    Olá a todos! Sou o Satoru Shibata, da Nintendo of Europe.

    Antes de mais, gostaria de agradecer a todos os que assistiram às apresentações Nintendo Direct europeias que transmitimos este ano. E aproveito esta oportunidade para enviar os meus votos de Boas Festas a todos os que têm apoiado a Nintendo.

    A primeira Nintendo Direct especificamente para os fãs europeus aconteceu em abril e desde aí já transmitimos cinco apresentações. Como alguns de vocês devem saber, antes destas apresentações eu quase nunca aparecia em público (porque era demasiado tímido!) e no início estava bastante hesitante em relação a apresentar uma Nintendo Direct, por muitas razões. Em primeiro lugar, tinha quase a certeza de que ninguém me reconheceria quando aparecesse no ecrã. Depois, tinha receio que pudessem não entender o que dizia em inglês devido ao meu sotaque (por vezes ainda fazem troça da minha pronúncia). Por último, não sabia se alguém estaria sequer interessado em assistir a uma Nintendo Direct europeia.

    Contudo, apesar das minhas preocupações iniciais, estou satisfeito por ter decidido aceitar este desafio e por ter começado a apresentar estas Nintendo Direct europeias. Embora eu não seja nem um apresentador profissional nem uma celebridade – sou apenas um homem de meia-idade normal – estou grato por haver tantos fãs dedicados que assistem às apresentações Nintendo Direct europeias para ouvirem as informações que tenho para lhes dar. Em outubro fiz uma viagem de negócios a Espanha e fiquei muito feliz quando um fã da Nintendo me abordou na rua para me dizer que gosta sempre de ver as apresentações Nintendo Direct europeias. Já para não falar de quando alguns jornalistas especializados em videojogos em Espanha e na Itália me disseram que as apresentações Nintendo Direct eram boas!

    CI7_NOE_ShibatasChristmasMessage_karaoke.png

    Também me senti lisonjeado quando um site de videojogos considerou a minha interpretação de "Call Me Maybe" um dos "momentos Nintendo Direct mais memoráveis". Obrigado! Confesso que foi para mim um pouco embaraçoso cantar em público, mas se isso ajudou a transmitir o entretenimento do jogo, ainda bem que o fiz! Para dizer a verdade, foi bastante difícil cantar essa música porque o tom não muda muito no início do refrão, mas depois de ter treinado mais de 30 vezes, consegui obter mais de 90 pontos no modo "Practice"! Mas, no final, a equipa da Nintendo Direct mostrou apenas cinco segundos da minha interpretação...que pena! Recordo-me ainda de outro momento de fama numa Nintendo Direct anterior que só durou alguns segundos, que foi quando exibi várias combinações de roupa para o New Style Boutique.

    Bem, mas já chega de brincadeiras. Após cada Nintendo Direct, leio sempre os comentários que publicam nos vários sites especializados. Fico muito contente quando leio que alguém está entusiasmado em relação a um jogo que acabei de anunciar. E, de modo contrário, fico triste quando leio comentários do género "Fiquei desiludido/a por não terem anunciado x ou y" ou "Ainda falta tanto para o lançamento de x ou y!" (como aconteceu na última apresentação...)

    Mas sejam elogios ou críticas, é com muito gosto que leio as vossas opiniões sinceras sobre a Nintendo e os nossos produtos. Pode ser apenas a minha impressão, mas sinto que ficamos mais próximos após cada Nintendo Direct.

    Mesmo que as apresentações demorem um pouco a preparar, pretendemos continuar a lançar títulos que vocês queiram jogar, assim como títulos que nós gostaríamos que vocês jogassem. No ano que vem, continuaremos a esforçar-nos por proporcionar uma variedade de jogos tanto para a Wii U como para a Nintendo 3DS.

    Espero poder continuar a ler as vossas reações sinceras relativamente à Nintendo e aos nossos produtos. Até à próxima Nintendo Direct!

    Ah…só mais uma coisa em relação à minha vida com a Wii U.

    Recentemente trouxe uma Wii U para casa e instalei-a na minha sala de estar; afinal eu sou um utilizador, tal como todos vocês. Apercebi-me de que passo muito tempo na Praça WaraWara e dou por mim a pensar: "Isto são tudo pessoas reais!" e "Uau, estas pessoas desenham tão bem!". E com o Miiverse posso aprender coisas simplesmente ao ver as publicações de toda a gente.

    CI16_NOE_ShibatasChristmasMessage.png

    Tenho de admitir que não tenho jeito nenhum para first-person shooters. Não consigo deslocar-me muito bem quando uso o Nunchuk e não consigo focar-me no alvo, por isso quase nunca jogo títulos deste género. Mas depois de ver os comentários das pessoas sobre o Call of Duty: Black Ops II no Miiverse, fiquei com uma vontade irresistível de jogar este título, por isso aceitei o desafio de o jogar pela primeira vez na minha vida. Mas não quero que a minha mulher me veja a jogar tão mal, por isso tenho jogado sorrateiramente só no ecrã do GamePad. Ainda vai demorar algum tempo até que consiga tornar-me um perito como muitos de vocês, mas o meu objetivo é jogar com vocês um dia destes!

    CI7_NOE_ShibatasChristmasMessage.png

    Até há pouco tempo, a minha mulher não queria experimentar o GamePad, mas de repente aconteceu uma mudança e ela começou a utilizar o navegador de Internet no GamePad. Na verdade, num fim de semana passado, saímos para comprar um tablet e o que queríamos estava esgotado em todo o lado, pelo que acabámos por desistir de comprar um. Quando chegámos a casa, eu sugeri que em vez disso experimentássemos usar o GamePad. Deixei que a minha mulher manobrasse o GamePad e uma vez que ela começou a usá-lo tão frequentemente, acabei por ter de assistir à Nintendo Direct do dia 5 de dezembro na TV da nossa sala de estar com ela. Confesso que senti um pouco de vergonha ao ver-me a mim próprio num ecrã de televisão enorme com a minha mulher, especialmente porque nessa apresentação eu parecia mesmo cansado...

    Depois, ela disse que já não precisaria de um tablet se pudesse levar o GamePad para o quarto e navegar na Internet lá, pelo que o levámos lentamente da sala de estar para lá, mas quando íamos a subir as escadas, perdeu a ligação. Como estávamos quase, agora temos tido sérios debates, do género: "Vamos comprar outra Wii U lá para cima?" ou "A segunda Wii U tem de ser a branca, mais barata, não é?" ou ainda "Tem de ser mais barata do que o tablet, certo?", e por aí fora.

    Aos poucos e poucos vamos começando a habituar-nos a viver com uma Wii U em casa!

    Por fim, tenho um favor a pedir-vos: se comprarem uma Wii U, liguem-na à Internet, por favor. Sei que isto parece conversa para vender, mas poderão desfrutar muito mais da consola se o fizerem. Digo isto por experiência própria e da minha mulher!

    E quem sabe se um dia não verão um Mii chamado "Satoru" na Praça WaraWara!

    Por agora, desejo-vos um Feliz Natal e espero que se divirtam com os nossos jogos!