• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Série Professor Layton: descobre o nosso guia para principiantes


    15/12/2011

    Se adoras um bom desafio mas não conheces o Professor Layton, então estás a perder uma grande dose de entretenimento!

    Professor Layton and the Spectre’s Call já está nas lojas há algumas semanas, em exclusivo para a Nintendo DS (e para a Nintendo 3DS, no modo 2D) e embora seja o quarto título desta popular série de jogos de puzzles, a sua história decorre três antes dos acontecimentos do primeiro jogo. Assim, se quiseres testar a tua matéria cinzenta, esta é a melhor altura para o fazeres!

    De que tratam os jogos desta série?

    Todos os títulos da série Professor Layton são jogos para a Nintendo 3DS cujos protagonistas são o Professor Layton e Luke Triton. Nestas aventuras, o jogador investiga um mistério principal tendo, para isso, de resolver uma grande variedade de puzzles mais pequenos para avançar e desvendar segredos.

    Os jogos assemelham-se a policiais clássicos e estão repletos de personagens extravagantes e de locais misteriosos, todos eles animados com cartoons desenhados de forma original. Os puzzles em torno dos quais os jogos giram foram criados por Akira Tago, cuja série de livros vendeu mais de 12 milhões de cópias no Japão, e prometem desafiar até o mais ardente fã de puzzles!

    Quem é quem:

    Embora a série tenha um número de personagens interessantes, invulgares e enigmáticas, como o rabugento Inspector Chelmey e a excêntrica Granny Riddleton, as duas estrelas (Professor Hershel Layton e Luke Triton) são, naturalmente, as mais importantes:

    Professor Hershel Layton:
    Layton é um Professor de Arqueologia inglês famoso pela sua capacidade invulgar para resolver puzzles assim como pelas suas descobertas arqueológicas. Anda sempre muito bem vestido, com o seu fato e o célebre chapéu, e é grande adepto de chá. É extremamente educado e age sempre como o cavalheiro que é.

    Luke Triton:
    O aprendiz de Professor Layton, que o acompanha em todas as suas aventuras, é Luke Triton, de 13 anos. Este rapaz, que usa sempre um fato azul com calções e um boné, também gosta de puzzles e dá-se muito bem com animais. Embora seja, por vezes, um pouco descarado, aspira a ser um cavalheiro tal como o seu mentor.

    Aventuras com puzzles!

    Estes jogos são muito mais do que uma série de testes à tua matéria cinzenta pois os puzzles estão integrados em envolventes histórias! Tal como um detetive a sério, terás de investigar cada ambiente minuciosamente, andando, falando com as pessoas (e talvez ajudando-as), e resolvendo puzzles se quiseres desvendar o caso. À medida que a série avança, descobres mais sobre cada uma das personagens principais, sobre a sua história e sobre os acontecimentos que moldaram as suas personalidades, ficando assim a conhecê-las por dentro.

    Iwata Asks

    Controlas o jogo, investigas locais e introduzes respostas aos puzzles usando o Ecrã Tátil, no qual tens de tocar, desenhar círculos ou cruzes, arrastar ou até escrever alguma coisa. E lembra-te que se investigares bem o ambiente mostrado no Ecrã Tátil, poderás descobrir todo o tipo de coisas úteis.

    Uma variedade de puzzles

    Existem inúmeros tipos de puzzles nos jogos desta série, com quebra-cabeças de língua, de lógica, de espaço e de matemática para que nunca falte estímulo ao teu cérebro!

    Os puzzles têm níveis de dificuldade diferentes pelo que te poderás deparar tanto como um quebra-cabeças facílimo ou com um verdadeiro desafio. Mas não te preocupes pois enquanto andares a investigar o local descobrirás, decerto, algumas "hint coins". Em cada puzzle terás a possibilidade de gastar algumas destas moedas, que te valerão dicas preciosas para resolveres aquele puzzle mais complexo!

    Para além dos puzzles espalhados pelo mundo, os títulos mais recentes da série envolvem minijogos que implicam estabelecer carris para um comboio, definir um percurso de exercícios para um hamster e muito mais. Independentemente do tema, os minijogos oferecem uma série de divertidos desafios para o teu cerebro.

    Iwata Asks

    A série até agora...

    A série Professor Layton tem, até agora, quatro jogos. Vê, em baixo, quais são.

    1 – Professor Layton and the Curious Village, lançado a 7 de novembro de 2008
    O duo de detetives viaja até à aldeia de St Mystere para investigar o mistério em torno do testamento do recém-falecido Baron Augustus Reinhold, que declara que quem descobrir o esconderijo de um precioso tesouro chamado Golden Apple terá direito a toda a sua fortuna! Contudo, St Mystere esconde muito mais do que parece à primeira vista.

    2 –  Professor Layton and Pandora’s Box, lançado a 25 de setembro de 2009.
    Layton e Luke tentam localizar a mítica Elysium Box (um misterioso artefacto que se diz matar quem o abrir) que foi roubada por pessoa indeterminada. Durante as suas investigações, viajam a bordo do Molentary Express, um comboio estranho que os leva até à cidade de Folsense, um local que guarda mais segredos do que os dois poderiam esperar.

    3 –  Professor Layton and the Lost Future, lançado a 22 de outubro de 2010
    Ao assistir a uma demonstração de um protótipo de uma máquina do tempo, o primeiro-ministro desaparece e uma semana depois, o professor recebe uma carta de Luke que vem do futuro! No decurso das suas investigações, Luke e Layton são catapultados para o futuro, na cidade de Londres em que tudo é diferente e nada é o que parece.

    4 – Professor Layton and the Spectre’s Call, lançado a 25 de novembro de 2011
    O mais recente título da série decorre três anos antes dos acontecimentos na Curious Village e conta como Layton e Luke se conheceram. Nesta aventura, o Professor Layton e a sua assistente da altura (Emmy Altava) investigam o mistério de um terrível fantasma que assombra os edifícios da nebulosa cidade à noite.

    Para mais informações e links para todos os jogos da série, visita o nosso portal Professor Layton!

    Se tens uma Nintendo 3DS, gostarás de saber que podes jogar este jogo no modo 2D e que já no ano que vem esta consola portátil que permite jogar em 3D receberá mais um título da série.

    Professor Layton and the Spectre’s Call já está nas lojas de todo o país, em exclusivo para a Nintendo DS.