• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Descobre mais sobre os bastidores de Go Vacation com uma entrevista ao produtor do jogo!


    05/10/2011

    Em Go Vacation para a Wii, os jogadores exploram a vasta Kawawii Island para participarem em dezenas de atividades e apanharem banhos de sol com toda a família! Desde andar a cavalo até fazer parapente passando pela decoração de uma casa de férias, Go Vacation oferece uma experiência de férias em que cada momento é memorável, quer sozinho quer com amigos!

    Falámos com Masaya Kobayashi, produtor do jogo na NAMCO BANDAI, para descobrirmos um pouco mais sobre o processo de criação deste novo título para a Wii.


     

    Pode começar por explicar o conceito de Go Vacation e o que pretendeu atingir com o jogo?

    Este jogo é sobre a sensação de viver uma experiência de férias numa estância. A equipa é a mesma por detrás de Family Ski e o que eles acharam que as pessoas gostaram em Family Ski foram as encostas – não apenas participar em atividades mas experienciar verdadeiramente o ambiente em que estavam. Go Vacation dá um passo em frente não apenas incluindo atividades orientadas para o esqui mas incluindo também atividades na praia, na cidade, nas montanhas, etc.

    Os vários locais na ilha foram inspirados por algum sítio específico?

    Não há nenhum lugar em particular que tenhamos usado como referência mas, por exemplo, o Marine Resort poderá ter sido inspirado em coisas que encontras no Havai. Quando estávamos a fazer estes ambientes estávamos a pensar num sítio ao qual os jogadores pudessem ir na vida real. Depois pegámos nesses elementos e usámo-los enquanto criávamos o ambiente.

    Que tipo de atividades tem Go Vacation para oferecer e como fizeram a vossa seleção?

    No Marine Resort é tudo baseado em atividades na praia, claro. No início vais deslocar-te numa mota aquática, um bocado como nos desportos radicais. Mas, por outro lado, também tens coisas como lutas de pistolas de água e mergulho. Como vês, existe uma vasta gama de atividades em oferta que permitirão a qualquer jogador divertir-se.A forma como nos deparámos com estas atividades, antes mesmo de nos termos decidido sobre elas, foi ao enviarmos inquéritos para a América, a Europa e o Japão que perguntavam às pessoas que tipo de atividades gostariam de jogar.

    O slogan deste jogo é "50 atividades, inúmeras formas de jogar". Pode explicá-lo com um pouco mais de detalhe?

    Bem, em primeiro lugar trata-se de permitir a até quatro jogadores juntarem-se e divertirem-se. Mas existem 50 atividades e poderias pensar nelas como excedendo as cem porque cada atividade tem sub-jogos e diferentes formas de os jogares. No voleibol de praia, por exemplo, poderás ter diferentes tipos de equipas e outras atividades poderão ter diferentes fases ou níveis de dificuldade ou poderás controlá-los com diferentes comandos ou acessórios, por isso, dentro disso acabas por ter mais de 100 variações de atividades.

    Existe também um equilíbrio muito bom entre jogo cooperativo e jogo competitivo. Os elementos competitivos poderão ser coisas como um jogo de luta de espadas em que jogas contra um adversário. Mas no voleibol de praia podes estar na mesma equipa que ele e enfrentar o computador. Outro exemplo de jogo cooperativo é o paraquedismo, em que vários jogadores se unem para criarem formações. Então penso que há muita variedade!

    E depois, claro, há o facto de que tens uma ilha cheia de locais giros a explorar. Existem vários tipos de veículos dependendo dos diferentes ambientes em cada uma das quatro estâncias, permitindo-te moveres-te livremente e explorares todos os cantos e recantos da ilha à tua vontade.No Marine Resort podes saltar para uma mota aquática e no Mountain Resort podes andar a cavalo assim como num 4x4. No City Resort podes andar de skate ou de patins enquanto no Snow Resort podes fazer esqui ou andar em motos de neve. Para além destes veículos, tens outros meios de transporte como as linhas ferroviárias ou o cruzeiro para que possas apreciar as paisagens deslumbrantes de cada estância numa atmosfera relaxante.

    Tem alguma atividade preferida?

    Acho que é a luta com pistolas de água, que se joga com o Comando Wii e o Nunchuk. Com o Nunchuk insuflas ar na pistola de água, logo corres e disparas a água. O jogo pode tornar-se competitivo… E com os quatro jogadores a aparecer no ecrã, é uma loucura!Outra das minhas atividades preferidas é andar a cavalo pois não é uma coisa que vês muito noutros jogos e consegues mesmo imaginar os quatro jogadores ou os familiares a unirem-se. Embora eu não tenha filhos, imagino que seja algo de que toda a família pode desfrutar, a correr pelos campos montados num cavalo.

    Gostaria também de mencionar o windsurfing porque é uma das atividades que faz uso do Wii MotionPlus ou do Comando Wii Plus para te permitir fazer movimentos específicos, dirigindo a vela para que o vento te impulsione e possas deslocar-te a grande velocidade.

    Pode falar-nos um pouco mais sobre a integração do Comando Wii Plus/Wii MotionPlus e do Wii Balance Board? Existem jogos que só funcionam com estes comandos?

    Em relação ao Wii MotionPlus algumas atividades requerem-no e outras são simplesmente compatíveis com ele. Penso que só há três que não podes jogar sem ele: luta de espadas, windsurfing e lançamento. No ténis, por exemplo, este acessório é opcional. Podes jogar sem ele para uma experiência normal mas se o tiveres, podes fazer mais movimentos precisos como "top spins" e "slices".Existem 17 atividades diferentes que são compatíveis com o Wii Balance Board. Pensámos que o Wii Balance Board poderia acrescentar qualquer coisa às atividades como parapente, corridas na neve e, tal como em Family Ski, os esquis e as snowboards podem ser usados também com o Wii Balance Board.

    Com Family Ski teve a experiência de desenvolver para o Wii Balance Board. Como é que isso o ajudou ao fazer Go Vacation e pode explicar como isso expandiu as possibilidades de jogo?

    O Wii Balance Board é, claro, muito importante em Family Ski, como mencionaste há pouco. Mas neste jogo existem muitas mais atividades e tentámos incorporar o uso do Wii Balance Board o mais possível, para dar uma sensação diferente ao jogar. Agora podes usá-lo quando controlas a mota aquática ou para outras coisas como asa-delta ou parapente, em que encorajamos os jogadores a sentarem-se no Wii Balance Board e a inclinarem-se para controlarem o jogo.Gosto particularmente das corridas na neve, uma das atividades que pode ser jogada no Wii Balance Boar e que dá muita profundidade ao jogo porque terás de colocar um pé fora do Wii Balance Board e fazes um movimento como se estivesses a empurrar para a frente.

    Como descreveria o objeto geral do jogo? Os jogadores competirão para ganharem troféus, por exemplo?

    Quando estás a jogar atividades competitivas, não se trata de tentares vencer essa pessoa e de seres melhor do que ela, embora possas comparar pontuações. Ao avançares no jogo ganharás troféus ou selos pelos teus feitos e há uma coisa muito divertida que podes desbloquear e ganhar: uma casa de férias tua, para viveres ao máximo a experiência de férias. E depois, mais à frente no jogo, podes adquirir mobília para decorares a tua casa de férias e personalizá-la para que te sintas em casa. Então sais, jogas as atividades e ganhas coisas e depois exibes a tua casa!E há outro elemento competitivo no jogo, presente no facto de que podes explorar as casas de férias de outras pessoas. Então digamos que o teu pai tem uma; podes ir até à casa dele e ele tem um troféu que não recebeste. Ele está a exibi-lo e tu estás a pensar "Também quero tê-lo!". Até oito pessoas podem ter casas de férias. É apenas mais uma forma de acrescentar profundidade e uma sensação de imersão no jogo.

    Estamos a falar do aspeto competitivo mas claro que o jogo não é só isso. Já mencionei o paraquedismo (fazer formações, trabalhar em equipa) e existem também atividades de rafting em que quatro pessoas têm de trabalhar em conjunto para navegarem para o rio. Se fosse só competitivo, penso que não seria tão bom para a família.

    Então é um jogo destinado a um público mais alargado. Como é que lidam com isso, do ponto de vista do design, para fazerem com que uma pessoa possa jogá-lo de uma forma e outra pessoa, talvez mais competitiva ou com mais experiência, de outra?

    Fizemos o jogo com a consciência das opiniões das pessoas. Testámos o jogo com uma unidade familiar: pusemos pais e filhos a jogar para vermos como reagiriam a elementos diferentes. E quanto à parte da "experiência", temos bastantes jogadores com muita experiência na nossa empresa e pegámos em muitas das suas opiniões para vermos o que os atrairía e o que quereriam do jogo.Muitos jogos para a Wii são assim. À primeira vista podem parecer muito simples mas há formas através das quais o jogdor pode sentir um verdadeiro desafio. Este jogo pretende guiar os jogadores em vez de os deixar assoberbados pela dimensão de tudo, o que ajuda a garantir que não se mete em coisas demasiado difíceis para ele. Por isso, incorporámos um guia que ajuda os jogadores a entender em que tipo de atividade vão participar e onde, para incentivar um avanço gradual através do jogo e reduzir as possibilidades de que alguém se encontre com algo que não sabe como resolver.

    No início o jogador começa com uma das estâncias e para desbloquear mais participa em atividades e tenta concluí-las para ganhar selos (o Stamp Dash). E há determinados objetivos: se obtiveres quatro desbloquearás a área seguinte e se obtiveres oito desbloquearás a seguinte. Um dos objetivos é obter 20 e é aí que desbloquearás a tua própria casa de férias.

    Existem 50 selos por isso, quando concluíres os primeiros 20 sentirás que adquiriste uma boa noção do jogo, mas de certeza que quererás obter os 50 e serás encorajado a participar em todas as atividades por isso pusemos marcadores no mapa, em que os podes encontrar.

    Nesse ponto, os jogadores vão estar familiarizados com o cenário e sentirão que conhecem a estância e, esperamos nós, quererão mesmo explorar e descobrir mais coisas. Por exemplo, existem arcas do tesouro distribuídas pela ilha e quando o jogador as encontra explorando a ilha, essas descobertas são recompensadas com novos fatos e coisas assim.Se o jogador preferir explorar e aventurar-se, será recompensado com o que chamamos de Challenge Stars, pequenas recompensas para o jogador mais curioso. Imagina este ambiente enorme à tua disposição e se fores curioso o suficiente para pensares "O que acontecerá se saltar entre penhascos só por diversão?", poderás ser recompensado por esse tipo de proezas.

    Em resumo, tentámos criar um jogo que permitisse experiências variadas. Existe uma grande variedade de que toda a gente pode desfrutar – por diversão ou por competição – e o cenário oferece tanto para explorar e para descobrir que podes demorar o tempo que quiseres com este jogo e jogá-lo enquanto verdadeira experiência de estância.

    Para terminar, há alguma mensagem em particular que gostasses de dar  aos fãs europeus deste jogo?

    Diria a todos os jogadores que já estão familiarizados com Wii Sports ou Wii Sports Resort para darem uma vista de olhos ao nosso jogo e verem o que há de diferente não só por causa da sua dimensão mas também por causa dos elementos de exploração e espero que partilhem a experiência com amigos e familiares.

    Kobayashi-san, muito obrigado pelo seu tempo!

    Go Vacation estará nas lojas a 4 de novembro, em exclusivo para a Wii.