• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Nos bastidores com Shaun White Snowboarding: World Stage


    11/11/2009

    Shaun White Snowboarding: World Stage convida os jogadores a colocar os pés no Wii Balance Board e a rasgar as encostas para tentarem atingir o lugar do topo das classificações. Desta vez, quem equipar o seu Comando Wii com o Wii MotionPlus pode até criar os seus próprios truques para impressionar a multidão!

    Falámos com o designer-chefe do jogo, Stéphane Blais, para saber como a sequela de Shaun White Snowboarding: Road Trip injecta mais competitividade no jogo.

    Só passou um ano desde que o último título Shaun White foi lançado para a Wii. Quais foram algumas das motivações-chave para regressar às encostas tão cedo?

    Em Road Trip, o enredo tinha mais a ver com o snowboard no "ambiente rural", e o que decidimos fazer com o World Stage foi criar uma sequela do enredo de Road Trip e colocar os jogadores num palco mundial. Assim, a equipa quer agora entrar em competição, concorrer contra outras "crews" e tornar-se profissional. Essa foi uma das principais motivações para nós. E no jogo é a motivação principal também dos jogadores: competir contra outros praticantes de snowboard.
    003_boardercross_startingline.jpg

    O primeiro jogo foi um grande sucesso, tanto em termos de vendas como da crítica. Sentiste, mesmo assim, que ainda havia coisas que precisavam de ser melhoradas?

    Com certeza. A questão é que mantivemos as coisas boas do primeiro jogo e trouxemo-las para o World Stage...então os controlos continuaram bastante acessíveis e penso que foi esta uma das razões-chave para o sucesso deste título. Em World Stage, uma das melhorias foi a criação de mais conteúdo, de mais acção nas encostas propriamente ditas. Assim, uma vez que não tocámos nos controlos e os mantivemos como estavam, pudemos trabalhar mais nos elementos de jogabilidade. Agora as coisas estão muito mais dinâmicas e muito mais orientadas para a acção.


    Pode dizer-nos um pouco mais sobre a forma como o elemento competitivo mencionado antes forma o esqueleto de Shaun White: World Stage?

    Começas com a tua "crew" no fundo da classificação (número 100), e o teu objectivo é atingir o topo e tornares-te o primeiro. Então começas como principiante e podes visitar diferentes países: não é linear, é mais uma estrutura aberta. Ao visitares diferentes países, podes ganhar prémios e melhorar o teu lugar na classificação. E à medida que progrides podes ir de principiante a intermédio e até a avançado e eventualmente a profissional, e depois competir no World Stage no qual concorres contra outras pessoas num grande evento de uma semana. E será difícil mas chegarás lá! Esse é o aspecto principal: é sempre competitivo. Defrontas outras "crews", jogas com os teus amigos e progrides, ganhando recompensas pelo caminho.

    1SWS2_scr_007_Vr.jpg

    Então, se toda a tua "crew" começar na posição número 100, é seguro assumir que trocarás frequentemente de concorrente?

    Exactamente. Acho que um dos aspectos positivos é que mantivemos as mesmas personagens do primeiro jogo. Começas o jogo com as mesmas oito personagens que tinhas no fim de Road Trip e cada uma delas tem as suas especialidades. Então, por exemplo, se entrares numa competição seleccionarás Gordon porque é muito rápido; se optares por um "trick event" seleccionarás Jasmine porque ela é um ás a saltar. E no decorrer do jogo, outras novas personagens juntar-se-ão a ti. E depois tens o Shaun White que já é um profissional e conhecê-lo-ás mais cedo do que no jogo anterior. Participas em eventos únicos nos quais assumes o controlo de Shaun em algumas competições. É divertido para o jogador porque pode jogar na pele de Shaun White mais cedo e se conseguires chegar a nº1 do mundo, Shaun ficará muito impressionado e juntar-se-á à tua "crew", onde se tornará uma personagem jogável.
    2SWS2_scr_013_PARss.jpg

    Algumas das ideias que entraram em World Stage são coisas que pensaram incluir no primeiro jogo mas só conseguiram concretizar agora?

    Sim, acho que uma destas coisas foi a acção nas encostas. Acho que com Road Trip acertámos nos controlos e trabalhámos muito nestes para nos certificarmos de que eram satisfatórios e acessíveis a todos. Uma vez que já tínhamos isso no sítio, pudemos concentrar-nos em novos acrescentos à jogabilidade pelo que temos coisas como corner kickers, quarter-pipes and half-pipes mesmo no centro de encostas normais assim como em eventos. Uma vez que não começámos de novo e não tivemos de mexer nos controlos, conseguimos jogar com estas novas ideias e adicioná-las.

    Uma coisa que nos chateou mesmo desde o início foi o modo cooperativo. Para jogares com outra pessoa tinhas de criar uma nova carreira cooperativa e começar de novo mas agora é totalmente perfeito. Podes começar a tua carreira e um amigo pode entrar na acção em qualquer momento. Consideramos que esse é um elemento muito importante.

    Desta vez temos tabelas classificativas. Então, para cada uma das 25 encostas do jogo podes publicar a tua melhor pontuação e os teus tempos recorde online através dessas tabelas classificativas e compará-las às das pessoas em todo o mundo para ver se és mesmo bom ou não!

    3SWS2_scr_009_USsl.jpg

    O esquema de controlo para o primeiro Shaun White foi amplamente louvado e já discutiram o facto de não terem de voltar atrás para se concentrarem no esquema de controlo. Mas, ainda assim, os jogadores experienciarão mudanças subtis nos controlos dos jogo?

    Sempre sentimos que eram muito acessíveis por isso sofreram apenas ligeiras alterações. Por exemplo, também nos esforçámos por fazer com que fosse mais fácil fazer truques em rails. Temos também mais eventos que incluem mais IA nas encostas. Temos até oito pessoas ao mesmo tempo a fazer snowboard contigo durante as competições, por isso também tivemos de ajustar um pouco o sistema de colisão para nos certificarmos de que a personagem não está constantemente a cair e a tornar tudo mais frustrante.

    O jogo utiliza o Wii MotionPlus para permitir aos jogadores criar truques. Estavam a pensar activamente em formas de implementar o Wii MotionPlus no jogo desde o início do processo de desenvolvimento, e era apenas uma questão de encontrar a forma certa de o fazer?

    Queríamos fazer mais do que simplesmente suportar o Wii MotionPlus mas era muito importante para nós manter os controlos intactos. O outro aspecto importante era não alienar jogadores que não têm Wii MotionPlus dando mais emoção aos que têm. Claro que jogámos um pouco com ideias como minijogos e coisas que tais mas...não era snowboard! Então quando finalmente pensámos no modo de criação de truques, chegámos à conclusão de que era essa a coisa certa a fazer.
    4SWS2_scr_004_Tsq.jpg

    Podes explicar como o sistema de criação de truques funciona e o que acrescenta à experiência geral de Shaun White?

    É um processo muito simples de três passos que permite ao utilizador substituir um truque já existente por um truque criado por ele.

    O primeiro passo é incluir a rotação e o movimento do concorrente no ar. Movendo o Comando Wii equipado com o Wii MotionPlus, esse movimento será reproduzido com a máxima precisão no ecrã pelo concorrente na prancha. É como se o Comando Wii se tornasse a prancha do concorrente. Há apenas uma limitação à criatividade do jogador: tens de aterrar correctamente no fim da sequência.

    O segundo passo é "agarrar" o truque. Este é também um processo muito simples no qual, à medida que a tua rotação é reproduzida no ecrã, primes o Botão A, o Botão B ou ambos para adicionar hand grabs.

    Depois, o último e talvez mais difícil passo! Dá um nome ao teu truque, escolhe um ícone para o representar e estás pronto para experimentar o teu próprio truque na encosta.

    Vemos alguns franchises, especialmente títulos de desporto, que têm novos elementos na série a nível anual. Isso é algo que gostarias de ver na série Shaun White para a Wii?

    De momento espero que os jogadores deitem as mãos a World Stage e se divirtam muito com ele. A questão é que acho que temos um enredo bom e divertido. Mas pensando no futuro, não sei onde a "crew" nos irá levar. Agora são profissionais, tiveram sucesso e talvez voltem para espaços rurais...não sei!
    5SWS2_scr_006_USsl.jpg

    Shaun White Snowboarding: World Stage estará nas lojas esta quinta-feira, em exclusivo para a Wii.

    Iwata Asks
    Iwata Asks
    Iwata Asks
    Iwata Asks