The Last Story

Consola: Wii Data de lançamento: 24/02/2012

No dia 20/05/14 o serviço Ligação Wi-Fi da Nintendo foi descontinuado, pelo que deixou de ser possível usufruir de funcionalidades online das consolas Nintendo DS, Nintendo DSi e Wii como partidas online, emparelhamento de jogadores, competições ou tabelas de classificação. Para mais informações visita a secção "Assistência".

The Last Story é um JRPG para a Wii, da autoria de Hironobu Sakaguchi, no qual assumes o controlo de um bando de mercenários e te aventuras com eles numa aventura de grandes dimensões. Joga este épico para a Wii sozinho ou experimenta os modos multijogadores online com mais cinco jogadores.

O cenário

Uma história cheia de personalidade

Enquanto a terra firme do Império enfrenta um conflito que a leva lentamente até à sua destruição total, há uma região que continua a prosperar: a ilha de Lazulis. A chave para as defesas da ilha é uma quantidade de poderosas armas que exsudam uma magia estranha que parece atrair os monstros.

O jovem mercenário Zael, juntamente com um bando de aventureiros, chega à ilha com a esperança de encontrar mais trabalho mas logo descobre que o seu novo empregador é nada mais nada menos do que o governador da própria ilha, o Conde Arganan. Se conseguirem ir ao encontro das expetativas do conde, então há esperança que a sua instável existência mercenária se torne uma coisa do passado. Para Zael e os seus companheiros, que sonham tornar-se cavaleiros, esta tarefa representa uma oportunidade que poderão não voltar a receber.

Ao explorar uma gruta durante a sua primeira missão, Zael obtém um novo e misterioso poder...

História

A cidade de Lazulis, que está em contínuo crescimento, é a base de operações de Zael. No meio da sua rede de praças grandes e pequenas, estradas principais e vielas tortuosas, podes esperar todo o tipo de missões...

A vibrante cidade de Lazulis, em que pessoas diferentes se reúnem e muitas das quais escondem segredos…

A cozinha da cidade de Lazulis: o mercado.

Um canal atravessa a cidade do castelo.

Indústrias tradicionais funcionam no Artisan's Way.

O Castelo de Lazulis representa o mundo de cavaleiros ao qual Zael sonha pertencer.

A taberna da Ariel, em que os companheiros se reúnem após terem concluído uma tarefa.

A terra moribunda

Contrastando com a dinâmica e verdejante ilha de Lazulis, a terra continental do Império está a morrer e as áreas desaproveitadas transformam-se em cristal cujos estilhaços se espalham pela ilha.

Fragmentos da terra a caírem na cidade de Lazulis City.

Mirania procura a causa desta morte lenta da terra.

Fragmentos da terra.

O inimigo da humanidade: Os Gurak

Os Gurak são uma raça humanoide que se mantém no lado oposto da humanidade há centenas de anos. O ódio e o conflito continuam, mesmo após terem sido derrotados pelos humanos numa guerra antiga e expulsos do continente. Um novo ataque dos Gurak terá um grande impacto no destino de Zael.

Personagens

Zael

Zael é um jovem que perdeu todos os seus familiares quando era criança e se tornou um mercenário, tendo desde aí lutado em todo o continente. Finalmente, cansado de lutar incessantemente para ganhar apenas algum dinheiro, acalenta agora o sonho de se tornar um cavaleiro. Na sua primeira missão, após chegar à ilha Lazulis, depara-se com um fenómeno algo estranho...

Calista

Calista é a princesa da Casa de Arganan que governa a ilha de Lazulis. Os seus pais morreram quando era ainda uma criança e ela é agora obrigada a viver uma vida protegida e controlada pelo seu tio, o atual governador do Castelo de Lazulis, Conde Arganan. Embora já tenha perdido a esperança que este sonho se concretize, Calista anseia pelo dia em que possa abandonar o castelo e viajar pelo mundo.

Dagran

Dagran é o líder do bando de mercenários ao qual Zael e os seus companheros pertencem. As suas excelentes habilidades de combate aliadas à sua capacidade para lhes encontrar mais trabalho fizeram dele uma pessoa de confiança. Dagran conheceu Zael quando eram ambos muito mais novos e vivem juntos desde então. Atualmente, Dagran é como um irmão mais velho de Zael.

Syrenne

Syrenne é uma espadachim que luta com duas espadas e costuma estar no centro das atenções. Bebe demasiado e é um pouco desbocada, mas é muito sensível e pensa primeiro nos seus companheiros. Gosta de lutar e entra sempre em confrontos com o inimigo, independentemente de qualquer perigo.

Yurick

Yurick é o membro mais novo dos mercenários; um feiticeiro que luta através de fogo mas que demonstra habilidades excecionais. É um homem de poucas palavras e não é adepto de demonstrar sentimentos. Pensa em trabalhar como mercenário simplesmente como forma de sobreviver. O seu pai desapareceu quando ele era ainda criança e pouco tempo depois, a sua mãe faleceu também, deixando-o sozinho no mundo.

Lowell

Lowell é um mago que controla o gelo. É um mulherengo e um cínico mas na sua essência é duro, inteligente e perspicaz. Embora mostre sempre o seu lado mais alegre e relaxado, considera os seus companheiros a sua verdadeira família e valoriza o tempo que passa com eles. Apesar de usar magia nas batalhas, também é habilidoso com a espada, o que o torna muito versátil.

Mirania

A Mirania é uma misteriosa mulher que domina a magia curativa mas que parece, por vezes, algo ausente e estranha. A sua visão filosófica das coisas e a sua natureza maternal estão ligadas ao segredo por detrás do seu nascimento e educação. Tem também um apetite incrível e é capaz de comer por dez homens.

Conde Arganan

O Conde Arganan é o atual chefe da Casa de Arganan, a família que governa a ilha de Lazulis há muitas gerações, gozando do poder que a sua localização privilegiada, tanto para o comércio como para a defesa, detém no Império. É um bom estrategista e um homem muito ambicioso. Também é ele que contrata agora o bando de mercenários de Dagran.

General Asthar

O General Ashtar é um militar com um historial impressionante. Tem perfeito controlo sobre o seu corpo e a sua mente, como qualquer bom cavaleiro, e é o antigo Comandante Supremo Imperial do exército. Assistindo à tragédia da guerra em primeira mão, ele é um dos primeiros a reparar na ligação entre o conflito e o facto de que a terra está a morrer e parte numa aventura sozinho. A variedade de informações que reúne condu-lo a uma teoria que indica que as respostas residem na misteriosa ilha de Lazulis.

Zangurak

Zangurak é o tirano e rei que governa os Gurak. O seu fantástico poder e o seu carisma permitiram-lhe atingir a unificação dos Gurak pela primeira vez na História. Depois de encontrar Zael e de testemunhar o seu estranho poder, refere-se a ele como o "Outsider's power."

Therius

Therius é um jovem cavaleiro que viaja com o General Asthar. Vê Asthar como o seu mestre e procura sempre melhorar mas, por vezes, a sua juventude expõe os seus defeitos. Consta que as suas habilidades com a espada e o seu potencial latente estão à altura dos de Asthar. Therius pretende tornar-se um cavaleiro maior do que o seu próprio mestre.

Combate

Batalhas estratégicas em tempo real

As batalhas são a parte mais importante do jogo e ocorrem em tempo real. O jogador controla a personagem principal, Zael, e move-se livremente pelo campo de batalha usando o poder especial que possui - conhecido como "Gathering" - para suportar os seus aliados e fazer com que a batalha a decorra sem problemas. Tens também acesso a uma variedade de estratégias relacionadas com terreno como atacar furtivamente ou destruir obstáculos.

Move o Manípulo de Controlo em direção ao inimigo para o atacares automaticamente e prime o Botão B para adotares uma posição defensiva. Se mudares para os controlos manuais, poderás atacar usando o Botão B em vez de usares ataques automáticos.

Antes de a batalha começar, poderás ver o terreno a partir de uma perspetiva aérea, permitindo-te reconhecê-lo.

Ordem e caos

As batalhas colocam, normalmente, Zael e os seus companheiros frente a um grupo de inimigos. Quando entram em grutas e locais semelhantes, Zael e os outros tomam as suas posições e preparam-se para colidir com o inimigo que se aproxima.

Se correres em direção aos inimigos descontroladamente terás de lutar segundo as suas regras. Mas se usares o poder "Gathering" de Zael terás a possibilidade de confundir e desfazer formações inimigas, dando-te controlo sobre o campo de batalha.

1. Perturba o inimigo e assume o controlo

As linhas indicam qual é o alvo do inimigo. Se ativares o "Gathering", todos os ponteiros focar-se-ão imediatamente em Zael.

2. Lutar ao lado dos aliados

Enquanto os inimigos viram as suas atenções para Zael, os seus companheiros têm tempo para para entoar magia poderosa. Quando Zael utiliza este poder, os aliados são mais rápidos com os seus encantamentos.

Estratégia na batalha

Em princípio, as batalhas decorrem em tempo real, com o jogador a controlar Zael e os outros companheiros a lutarem por sua conta. Contudo, no "Modo Command" podes dar ordens a esses companheiros para que, por exemplo, lancem feitiços ou se movam até a um círculo de cura. Durante o Modo Command tens uma vista aérea da batalha e o tempo para, permitindo-te determinar calmamente a estratégia.

Lembra-te que há certas limitações no uso do modo Command: só pode ser usado outra vez depois de estarem reunidos determinados requisitos.

Protege-te

Correr descontroladamente em direção ao inimigo não te garantirá a vitória. É importante esconderes-te atrás de objetos e atacar o inimigo quando este menos espera. Podes também usar o Botão Z para preparares o teu arco. O arco pode ser usado não só para disparares contra o inimigo mas também para descobrires uma variedade de novas estratégias olhando em teu redor.

Esconde-te e planeia cuidadosamente os teus ataques.

Ao dares instruções aos teus aliados poderás alterar o curso da batalha num instante. Talvez possas mostrar-lhes partes destrutíveis do ambiente?

Poderes mágicos

A magia aliada deixa atrás de si círculos mágicos nos pontos de impacto. Se entrares neste círculo, as tuas armas receberão magia. Para além disso, Zael pode utilizar o vendaval para dissipar estes círculos e despoletar um efeito adicional que assoberbará o inimigo.

A magia é excecionalmente poderosa. Contudo, para entoares um feitiço precisas de um certo tempo.

Espargir magia de gelo com um vendaval provocará junto dos inimigos um estado conhecido como "Slip".

Técnicas de batalha

Explosão magnética

Se te protegeres dos ataques inimigos com o "Gathering" ativado, acumularás gradualmente poder. Depois de acumulares uma determinada quantidade de poder, poderás desencadear uma explosão magnética, danificando os inimigos em teu redor e provocando efeitos adicionais como a redução da sua velocidade.

A cura

Quando os HP de uma personagem chegam ao zero, esta cai e fica incapaz de continuar a lutar. Se Zael lhe tocar enquanto o "Gathering" estiver ativado, a personagem em questão será reavivada e durante uns breves momentos as suas estatísticas melhorarão. Se uma personagem cair cinco vezes, não poderá ser reanimada durante a batalha.

Assalto aéreo

O assalto aéreo de Zael envolve subir uma parede ou outra superfície vertical e saltar depois para efetuar um ataque de corte com um grande raio de alcance. Uma utilização habilidosa deste assalto aéreo permitir-te-á infligir grandes danos a um grupo de inimigos que tenhas atraído até a um local via "Gathering". O assalto aéreo tem também a capacidade de espalhar círculos mágicos da mesma forma que o vendaval.

Ataque espiritual

Os ataques especiais podem ser efetuados através de um "Spirit," que é acumulado durante batalhas de várias formas. Cada personagem tem o seu próprio Spirit Attack, que é ativado através do Modo Command. Todos eles são ataques poderosos que podem virar rapidamente o curso da batalha.

Personalização

Mudar o equipamento e a armadura das tuas personagens reflete-se não só durante a jogabilidade mas também nas cutscenes. Existem dois tipos principais de armadura: armadura usada no tronco e armadura usada nas pernas. Podes combinar livremente os muitos tipos diferentes.

Também podes remover peças de cada armadura para personalizares o seu aspeto. Se removeres peças não alterarás o seu valor defensivo, pelo que tens liberdade para fazer experiências. Podes também fazer tintas a partir de determinados itens que podem depois ser usados para alterar a cor da tua armadura.

Upgrades

Como o seu próprio nome indica, os Upgrade Artisans podem melhorar o teu equipamento. A quantidade de ouro e de itens necessária difere consoante as peças do equipamento. Algumas armas e armaduras também têm habilidades das quais a tua personagem pode desfrutar quando as tiver equipadas. Se fizeres upgrade ao teu equipamento poderás aumentar ou alterar estas habilidades e as armas podem também transformar-se num novo tipo de arma a melhorar.

Muitos dos objetos que encontrarás nas arcas do tesouro ou que cairão dos inimigos vencidos são aleatórios. Se tiveres sorte, poderás até encontrar algo único. Existem também algumas armas misteriosas que não poderás utilizar imediatamente. Primeiro terás de as mandar avaliar na cidade.

Procura e encontra

Quando vires a palavra "SEEK" no canto inferior esquerdo do ecrã, saberás que poderás concentrar a tua atenção num sítio próximo. Prime o Botão Z para observares o ambiente à tua volta e o encontrares.

Se conseguires concentrar-te num item largado no chão, por vezes a palavra "SEEK" será imediatamente apresentada outra vez. Se conseguires concluir uma sequência de descobertas poderás ser capaz de obter itens raros.

A Arena

A Arena da cidade permite-te desfrutar de batalhas contra monstros sempre que quiseres. Se conseguires vencer, obterás não só experiência como também dinheiro e itens!

Algumas pessoas apostam na ação fora da Arena. Se venceres, até te agradecerão.

Não percas os comentários em tempo real sobre a ação.

Multijogadores

Reunião no Lobby

Podes usar a Ligação Wi-Fi da Nintendo para desfrutares de jogabilidade multijogadores em The Last Story. Existem dois modos, Deathmatch (Combate) e Co-op (cooperação), e depois de selecionares um avançarás até ao Lobby. Podes escolher formar equipas aleatoriamente ou com amigos.

Combate

Durante um combate, os jogadores lutam uns contra os outros e recebem pontos por derrotarem outros.* Depois de cinco minutos, os jogadores são classificados de acordo com os pontos que receberam. Durante um combate, podes usar todos os modelos de personagens aliados assim como modelos inimigos como os Gurak, os Reptids etc**.

* Existem também combates em equipa que dividem os jogadores em duas equipas.

** Para personagens que aparecem no jogo principal, só o aspeto do seu equipamento será refletido e não as suas estatísticas.

Quando um combate termina, recebes prestígio baseado na sua classificação final. Quando atingires uma determinada quantidade de prestígio, receberás um título especial. Podes obter também armas raras, itens e tintas dependendo da posição em que ficas. Estes itens podem ser transportados para a tua aventura de jogador único.

Durante os combates encontrarás objetos pelo solo que poderás usar para lutar de forma mais efetiva, como por exemplo, a casca de banana, que podes disparar a partir do teu arco. Qualquer inimigo atingido cairá, o que te permitirá infligir danos severos nele. Existe também uma variedade de outros itens como espadas com efeitos especiais e itens que aumentam o poder do ataque.

Dispara uma casca de banana com o teu arco para fazeres com que os teus inimigos caiam.

Desencadeia uma explosão enorme com a Annihilator Arrow.

A Ancient Barrier cria uma barreira que repele os teus inimigos.

A Sticky Leek abranda os inimigos.

Cooperação

No modo cooperativo, os jogadores trabalham em conjunto para derrotarem um grande rival. Ao contrário do combate, a força das armas e da armadura obtidas durante o jogo principal também se reflete aqui, permitindo-te usar as personagens desenvolvidas nas tuas aventuras a solo.

Comunicação

Seleciona as falas que quiseres de entre as muitas disponíveis nos modos multijogadores e utiliza-as para comunicares com outros jogadores no Lobby ou durante a batalha.

Seleciona uma fala de entre as diferentes categorias possíveis. Poderás inclusive escolher falas para várias personagens e as falas escolhidas aparecem como voz e como texto.

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Categorias

RPG

Jogadores

1 - 6

Editora

Nintendo

Criadora

Mistwalker/AQ Interactive

Opções de jogo

Internet

Classificação etária

Wii

Consola

Wii

Data de lançamento

24/02/2012

Classificação etária

PEGI 16

Comandos compatíveis

  • Comando Clássico Wii +
  • Comando Wii,
  • Comando da GameCube,
  • Comando Wii & Comando Wii Plus