Resident Evil: The Darkside Chronicles

Consola: Wii Data de lançamento: 27/11/2009

No dia 20/05/14 o serviço Ligação Wi-Fi da Nintendo foi descontinuado, pelo que deixou de ser possível usufruir de funcionalidades online das consolas Nintendo DS, Nintendo DSi e Wii como partidas online, emparelhamento de jogadores, competições ou tabelas de classificação. Para mais informações visita a secção "Assistência".

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Jogo

Mergulha na escuridão do universo Resident Evil com o mais recente episódio desta série aterradora que deixa o Mal à solta na Wii.

Resident Evil: The Darkside Chronicles é a continuação de Resident Evil: The Umbrella Chronicles e atira-te para um jogo de tiros ao estilo arcade, onde a cada esquina podes encontrar uma nova luz sobre a história obscura da série, ou enfrentar trevas que te vão dar pesadelos. Com o Wii Zapper na mão (existe a opção de comprar o jogo com este acessório), terás poder de fogo para eliminar muitos inimigos mutantes. Mas não fiques a descansar à sombra da bananeira pois é preciso mais do que um dedo rápido no gatilho para superar o que te espera desta vez...

CIL_SS0007R.jpg

A história começa em 2002 quando os agentes do Governo dos Estados Unidos Leon S. Kennedy e Jack Krauser são enviados para a América do Sul para investigar o desaparecimento misterioso de jovens raparigas e os rumores de um novo surto viral. A partir daí, os acontecimentos vão evocar uma viagem tenebrosa ao passado, onde as traições e os horrores de Resident Evil 2 e Code: Veronica completam o ciclo. Poderão os acontecimentos anteriores ser a chave para travar um terror biológico mortal que ressurgiu para ameaçar a humanidade?

Prepara-te para ser envolvido numa história arrebatadora, onde personagens favoritas de Resident Evil, como Steve Burnside, Claire ou Chris Redfield, encontram um mundo onde o limite entre o Bem e o Mal é difuso e onde todos correm o risco de serem consumidos pelo lado negro.

CIL_leon.jpg

Para tornar o terror mais concreto do que nunca, The Darkside Chronicles apresenta elementos de jogabilidade inovadores, criados para fazer com que sintas que foste largado directamente no mundo arrepiante que retrata. Além de possuir gráficos impressionantes e uma banda sonora inquietante, o jogo simula com precisão o ponto de vista da primeira pessoa, ao usar uma câmara que treme e se inclina para recriar os movimentos da tua personagem. Assim, se Jack correr à velocidade máxima para evitar um ataque iminente de mortos-vivos, a câmara de jogo irá saltar e tremer para reflectir isso. Além de te deixar mais perto da acção, o efeito convida-te a mostrar mais perícia, à medida que tentas fazer pontaria e acertar nos inimigos com as tuas armas preferidas.

CIL_SS000051.jpg

Outros elementos incluem um subecrã novo, que permite configurar a arma e usar itens de recuperação a qualquer momento, assim como um novo sistema de dificuldade dinâmica, que altera o nível de dificuldade do jogo com base na perícia do jogador, fazendo com que seja mais fácil para os principiantes entrar na acção, enquanto os grandes fãs de Resident Evil encontram um desafio à altura da sua destreza. Também te poderás comparar com outros jogadores de Darkside Chronicles de todo o mundo, ao afixar os teus melhores resultados na tabela de liderança através da Nintendo Wi-Fi Connection.

CIL_CE0010.jpg

Um dos pontos altos é um modo de cooperação entre dois jogadores, onde te podes juntar a um amigo para enfrentar o Mal. Com as interacções e as conversas entre as duas personagens a decorrer enquanto jogas, vais apreciar um desenvolvimento mais fluido e intenso da história, assim como os benefícios evidentes de ter duas armas em vez de uma.

Entra mais uma vez no passado sombrio da série Resident Evil, enquanto lutas pelo futuro da humanidade em Resident Evil: The Darkside Chronicles, em exclusivo para a Wii.

  • Passa pelos ambientes dos títulos clássicos de Resident Evil, incluindo Raccoon City e o oculto Umbrella Laboratory, e desfruta de cenários completamente novos, ao jogar como Jack, Claire e outras das tuas personagens preferidas da série.
  • Sente-te mais perto da acção do que nunca, graças aos impressionantes gráficos inovadores e a uma nova câmara de jogo que imita na perfeição o ponto de vista da primeira pessoa.
  • Partilha o terror com um amigo no modo de cooperação e compara-te com outros jogadores de Darkside Chronicles na tabela de liderança on-line.
  • O sistema de dificuldade dinâmica do jogo adapta a acção ao teu nível de perícia, para garantir que a experiência não é demasiado assustadora para os principiantes nem demasiado simples para os peritos.
  • Colecciona ouro enquanto jogas, para melhorar e personalizar as tuas armas, e encontra itens Resident Evil coleccionáveis ao longo do jogo, incluindo documentos antigos e filmes.
  • Podes comprar o jogo em separado ou com o acessório Wii Zapper (o Wii Zapper não é obrigatório para jogar)

Nota para os pais: Resident Evil: The Darkside Chronicles tem uma classificação etária de 18, por isso é adequado apenas a pessoas com, no mínimo, 18 anos. Se recear que o seu filho aceda a conteúdos para adultos, consulte a nossa secção sobre Controlo Parental, clicando aqui, para garantir que o seu filho não é exposto a conteúdo impróprio para a idade.

Entrevista 1

Vê a nossa entrevista a Masachika Kawata e Kentaro Noguchi, os produtores do jogo. Esta entrevista foi realizada durante a Japan Expo (Paris, 2009).

Entrevista 2

Resident Evil: The Darkside Chronicles leva os jogadores numa emocionante viagem até a alguns dos momentos mais memoráveis na história do franchise, numa perspectiva completamente nova. Como sequela de The Umbrella Chronicles, o jogo requer mais uma vez que os jogadoresusem o Comando Wii para lutar contra o mal.

Durante a Japan Expo, em Paris, os produtores do jogo, Masachika Kawata e Kentaro Noguchi, responderam a mais perguntas nossas. Continua a ler para saber todos os pormenores!

 

Recentemente houve um aumento notável de jogos de terror para a Wii, e virão mais num futuro próximo. Qual achas que será a razão desse aumento? É apenas um processo natural, por causa do número de pessoas que tem agora uma consola Wii?

Obviamente, a Wii tem um mercado enorme que não podíamos ignorar. Além disso, tradicionalmente, Resident Evil sempre teve uma grande afinidade com as consolas Nintendo, logo foi um processo natural para nós.

Quanto a Resident Evil: The Darkside Chronicles e ao capítulo anterior, Umbrella Chronicles, ambos usam muito bem as funcionalidades da Wii, por isso, a jogabilidade exigiu que fossem lançados na Wii.

CIL_Nagouchi_san.jpg

Pode dizer-se que a palavra "Darkside" no título do jogo assinala um regresso aos elementos mais sombrios de terror da série Resident Evil?

Sim, isso é verdade. Umbrella Chronicles era mais um jogo de tiros que outra coisa qualquer, mas em The Darkside Chronicles investimos no elemento de horror e na atmosfera sombria associada à série Resident Evil.

Em Umbrella Chronicles, extraímos alguns elementos da série Resident Evil apenas para se adaptar a um jogo de tiros. Mas, desta vez, concentrámo-nos em Resident Evil 2 e Code Veronica, e quisemos contar essas histórias de um ponto de vista diferente.

CIL_CE0003.jpg

Alguns fãs consideram Resident Evil 2 a "derradeira" experiência Resident Evil. Pensaram nisso no processo de criação deste jogo? Como tentaram corresponder às expectativas dos jogadores?

Foi certamente algo em que pensámos e, por isso, incluímos o máximo de características de Resident Evil 2 que pudemos.

Para dar um exemplo, membros de certas comunidades on-line já debateram a forma como os Tyrants* vão surgir neste título, e tentámos maximizar o potencial da Wii ao dar vida aos Tyrants de uma maneira que esperamos que agrade aos fãs.

*Os Tyrants são um tipo de inimigo recorrente na série Resident Evil.

CIL_CE0002.jpg

Parte do suspense dos jogos Resident Evil tem vindo tradicionalmente da exploração das redondezas inquietantes. Como lidaram com a recriação desse suspense num jogo de tiros em que a progressão não é totalmente controlada pelo jogador e onde a experiência é quase uma "visita guiada" ao ambiente?

Como podem ver no jogo, os gráficos são um factor importante. Mas, na verdade, também apostámos muito no som. A atmosfera sonora do jogo é muito complexa. Infelizmente, tem sido difícil mostrar esse aspecto em demonstrações públicas, como na Japan Expo, onde há muito ruído de fundo. Mas queremos encenar o horror e criar essa tensão com todos os sentidos, não apenas com a visão.

Quando dizem "jogo de terror", penso num bom jogo da Wii, Dead Space: Extraction, da EA. Mas tenho a certeza de que Darkside Chronicles será uma experiência de terror igualmente boa.

 

Quanto à jogabilidade, quais são as principais diferenças que os jogadores poderão sentir entre The Umbrella Chronicles e The Darkside Chronicles? Por exemplo, as partes do jogo com uma "câmara tremida" têm chamado muito a atenção. O que adicionam à experiência?

Quanto ao sistema, implementámos um sistema de menus onde é possível ver facilmente as estatísticas. Em Umbrella Chronicles, o jogo podia ser um pouco difícil para os principiantes, porque não era possível parar. Mas, desta vez, através do sistema de menus, podem parar, ver o estado, curar e mudar de arma de acordo com a situação. Penso que isso diminuiu as dificuldades para quem nunca jogou este tipo de jogo.

Além disso, o modo de cooperação de The Darkside Chronicles tem uma atmosfera mais realista, ao mostrar o parceiro no ecrã enquanto se joga.

CIL_SS000014.jpg

A "câmara tremida" tem dois objectivos principais. Um é encenar a realidade, para que se sintam como se estivessem mesmo lá. O outro é aumentar a qualidade global de The Darkside Chronicles como jogo de tiro. A razão fundamental do segundo objectivo é que, enquanto a maioria dos jogos até agora tinha uma câmara que te incentivava a disparar e facilitava essa acção, nós quisemos que isso fosse algo que tivesses de dominar para poderes dar um bom tiro, em vez de tornarmos os disparos fáceis para ti. Na companhia de desenvolvimento, a Cavia, há alguém que consegue a pontuação perfeita, por isso não é impossível!

CIL_Kavata_San.jpg

Obviamente, há outras características de que adorávamos falar, mas estamos a trabalhar nelas com muito afinco e têm de esperar um pouco mais.

 

O jogo parece fantástico. Como é que conseguiram alcançar esses resultados impressionantes?

Um dos aspectos fundamentais foi a continuidade da pesquisa e do desenvolvimento desde The Umbrella Chronicles. Conseguimos continuar a partir do ponto onde tínhamos parado depois desse projecto.

Outro aspecto-chave é o facto de a Cavia ter uma equipa de especialistas que se dedica à óptica e que aperfeiçoa as luzes e as sombras. O trabalho deles foi essencial. Houve muitas características gráficas que não são normalmente implementadas em títulos Wii e que nos esforçámos por incluir.

 

Quais são algumas das coisas que vão manter os jogadores interessados em The Darkside Chronicles?

Tencionamos implementar uma tabela de liderança online, para que as pessoas comparem os resultados entre si. Temos muitas ideias na manga, mas começa a faltar tempo. Espero que a Cavia as consiga pôr em prática! (risos)

Categorias

Modo multijogadores

Simultâneo

Jogadores

1 - 2

Editora

Capcom

Criadora

Capcom / Cavia

Opções de jogo

Internet

Classificação etária

Wii

Consola

Wii

Data de lançamento

27/11/2009

Classificação etária

PEGI 18

Comandos compatíveis

  • Comando Wii & Comando Wii Plus