Flipnote Studio

Consola: Nintendo DSi Data de lançamento: 14/08/2009

O serviço Flipnote Hatena foi encerrado no dia 31/05/13

O Flipnote Hatena, um serviço de comunidade disponível para os utilizadores do Flipnote Studio na Nintendo DSi, deixou de funcionar no dia 31 de maio de 2013. Podes continuar a utilizar a aplicação Flipnote Studio na tua Nintendo DSi, mas não podes carregar nem partilhar as tuas Flipnotes nestas comunidades.

Obrigado por teres contribuído para esta fantástica comunidade do Flipnote Hatena. Lamentamos qualquer inconveniente causado pela descontinuação deste serviço. Se gostaste do Flipnote Hatena, poderás estar interessado no novo Flipnote Studio 3D.

Nota:

  • O Flipnote Hatena é um serviço gerido pela fornecedora de serviços web japonesa Hatena Co., Ltd.
  • A tua ID do Hatena continuará a ser válida para outros serviços fornecidos pela Hatena Co., Ltd.


Introdução

Anota pensamentos ou dá asas à tua imaginação com uma aplicação DSiWare gratuita que te permite ser criativo onde quer que estejas.

Flipnote Studio funciona como um bloco de notas electrónico e como um pequeno estúdio de animação com o qual podes gerar as tuas "Flipnotes" animadas antes de as partilhares com os amigos...ou com o resto do mundo.

Se quiseres simplesmente escrever um lembrete a ti mesmo ou gravar uma mensagem de voz, é muito fácil fazê-lo através do Ecrã Táctil e do microfone da consola Nintendo DSi. Cada Flipnote que crias fica guardado num calendário de fácil acesso pelo que poderás manter o registo dos teus pensamentos, ideias ou tarefas para o dia, onde quer que estejas.

Mas não é tudo! Uma vez que cada Flipnote que crias pode consistir em múltiplas páginas, Flipnote Studio coloca o poder de criar as tuas próprias animações nas tuas mãos. Usando uma gama versátil de ferramentas no Ecrã Táctil, poderás soltar a tua imaginação antes de partilhares as tuas criações e de veres o trabalho de outros no website Flipnote Hatena.

Explora este website para descobrir mais sobre como Flipnote Studio pode despertar a tua imaginação e ligar-te a uma comunidade mais vasta de utilizadores criativos da Nintendo DSi.

Flipnote Studio é uma aplicação Nintendo DSiWare que pode ser transferida gratuitamente da Nintendo DSi Shop. Clica aqui para tutoriais sobre a utilização da Nintendo DSi Shop e a conexão da tua Nintendo DSi à Internet.

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Para conheceres os atuais preços dos títulos descarregáveis, visita a Nintendo eShop, a Nintendo DSi Shop ou o Canal Wii Shop.

video_screenshot.jpg

Criar memos

Com Flipnote Studio podes fazer muitas coisas mas isso não significa que tenhas mesmo de as fazer! Podes usar esta aplicação simplesmente como um útil bloco de notas electrónico. Desde listas de compras a rasgos momentâneos de criatividade, escreve ou desenha a tua nota no Ecrã Táctil usando o stylus; podes até gravar uma rápida mensagem falada no microfone e guardar o pensamento! Uma vez que podes também enviar estas notas a outros utilizadores do Flipnote Studio via comunicação sem fios, poderás desenhar um simples mapa com instruções e guardá-lo para quando tu ou um amigo teu precisarem.

KGUV_06_02_UKV.jpg

Se guardares o teu Flipnote na memória do sistema da Nintendo DSi, será adicionado ao Flipnote Studio Calendar para referência futura. Então, se quiseres manter um registo do que tens andado a fazer, criar um diário básico ou lembrar-te do que tens de fazer hoje, Flipnote Studio oferece-te todas as ferramentas necessárias!

Flipnote Animation

Juntar as animações criadas com Flipnote Studio não poderia ser mais simples. Tal como se estivesses a criar e a desfolhar um flick book num bloco de notas, darás vida às tuas ideias desenhando uma sequência de imagens em páginas únicas de Flipnote e colocando-as depois em acção com apenas um toque.

flipnote_FRA_SCR008_new.jpg

O básico para principiantes

Usa as ferramentas básicas Draw (Desenhar), Paint (Pintar) e Erase (Apagar) para criar imagens numa página individual. Podes escolher de entre uma selecção de cores para as tuas linhas e padrões e podes usá-los em papel branco ou preto. Satisfeito com os resultados? Então avança para o próximo com o toque de um botão para começar a pôr a tua animação a mexer.

A opção Trace permite-te ver o que desenhaste na(s) página(s) anterior(es) enquanto a opção Copy te permite duplicar o teu desenho directamente na próxima página. Ambas são ferramentas úteis para garantir uma animação perfeita - decidirás que opção funciona melhor consoante as circunstâncias.

image090811_1114_000_new.jpg

Podes também importar imagens do teu Nintendo DSi Camera Album para inclusão nas tuas obras primas móveis. Imagens importadas aparecerão a preto-e-branco e podem ser alteradas com variados efeitos que lhe conferirão efeitos fantásticos. Ajusta o contraste e saturação da fotografia ou aplica um efeito de contorno que faz com que a tua foto pareça um acrescento desenhado à mão.

A funcionalidade Page Management permite-te definir a velocidade da tua animação e ajustá-la conforme necessário. Podes também cortar, copiar e colar as páginas aqui por isso estás à vontade para experimentar. Depois aplica o toque final usando o microfone da Nintendo DSi para adicionar música de fundo e sons às tuas Flipnotes.

KGUV_09_03_UKV_B.jpg

Animação avançada

Tendo já realizado algumas Flipnotes básicas, activa a opção Advanced Tools (Ferramentas Avançadas) para um novo conjunto de ferramentas que tornará mais fácil a obtenção de resultados avançados.

Alternar entre duas camadas permite-te criar fundos que possam permanecer constantes mesmo quando alteras a acção animada que decorre na camada acima, enquanto as ferramentas Flip e Shrink/Enlarge permitem alterar facilmente todos os conteúdos de uma página pelo que poderás enviar os teus desenhos até ao horizonte, aumentá-los com um efeito de zoom ou virá-los vertical e horizontalmente.

KGUV_05_12_UKV.jpg

Mais duas ferramentas avançadas que facilitam a tua vida são a Select e Draft. Copiar partes seleccionadas de uma imagem e colá-las em páginas posteriores pode ajudar a assegurar que o trabalho realizado numa página é utilizado noutro sítio. De forma semelhante, a ferramenta de rascunhos pode tornar o processo criativo menos complicado permitindo-te desenhar contornos que funcionam como um ponto de referência a partir do qual trabalhar.

Finalmente, Advanced Tools inclui também opções de gravação de som adicionais que tornam possível importar sons gravados no Nintendo DSi Sound. Estes clips de música e som podem ser misturados e subsequentemente expandidos com mais camadas para criar uma única faixa que dê vida à tua animação!

Quer sejas um profissional da animação quer estejas a dar os teus primeiros passos neste campo, Flipnote Studio oferece-te as ferramentas necessárias para fazer com que as tuas ideias ganhem vida. Estivemos à conversa com  o prestigioso estúdio de animação Aardman Animations. Assiste a a este vídeo para uma antevisão do encontro, e visita o Canal Nintendo na tua consola Wii para ver a entrevista completa.

en.jpg

Partilha a tua criatividade

Sentirás orgulho quando as tuas Flipnotes ganharem vida mas a diversão não acaba aqui! Além de trocares Flipnotes concluídas com amigos usando a funcionalidade sem fios da Nintendo DSi, podes também partilhar o teu trabalho com um público mais vasto, cortesia do website Flipnote Hatena.

Nota: Os serviços Flipnote Hatena para o Flipnote Studio disponível nas Nintendo DSi e Nintendo DSi XL deixarão de funcionar no dia 31 de maio de 2013, antes do lançamento do novo Flipnote Studio 3D para a Nintendo 3DS.

O website, que é acessível a partir da tua Nintendo DSi ou de outro dispositivo com acesso à Internet como um PC ou uma Wii, funciona como um ponto central para utilizadores do Flipnote Studio e para as suas criações diversas. Se a tua Nintendo DSi estiver ligada à Internet, poderás fazer upload das tuas Flipnotes para que outros possam ver ou transferir o seu trabalho onde e quando quiserem. Se acederes ao website a partir de outro dispositivo poderás ver todas as Flipnotes colocadas no website.

Independentemente da forma como acedes ao Flipnote Hatena, podes mostrar o teu agrado pelas tuas Flipnotes favoritas, atribuindo-lhes uma Estrela e umas palavras. Podes até fazer download de Flipnotes para a tua Nintendo DSi e alterar ou expandir as que não tenham sido bloqueadas pelo criador original antes de as voltar a publicar para deleite da comunidade Flipnote Hatena.

KGUV_10_03_UKV.jpg

Com as animações divididas numa série de canais temáticos, é fácil navegar pelo trabalho do mundo e receber um pouco de inspiração ao veres outros utilizadores de Flipnote Studio tirar o máximo partido desta aplicação. Podes também conferir a página especial Flipnote Central para ver Flipnotes criadas por lendas da animação como a Aardman Studios, Yoichi Kotabe e  Tatsunoko Production.

Liga-te a outros utilizadores de Flipnote Studio e troca, classifica e louva o trabalho de outra pessoa e afirma-te na comunidade criativa que tem Flipnote Hatena como lar.

Mario Drawing Song

Flipnotes vencedoras da Europa e da Oceânia!

Convidámos os detentores das consolas Nintendo DSi e Nintendo DSi XL do Japão, da Europa e da Oceânia a celebrarem connosco o 25.º aniversário de Super Mario Bros. com a criação de Flipnotes de Mario através do Flipnote Studio.

O concurso já terminou e os estimados juízes (os criadores originais de Mario) escolheram as suas oito Flipnotes de Mario preferidas de entre um grande número de animações recebidas de cada região.

Em baixo podes ver as oito animações vencedoras, juntamente com comentários de Shigeru Miyamoto, Takashi Tezuka ou Yoshiaki Koizumi.

Criador: Raving Boy

Miyamoto: Este Mario é cómico e fez-me rir. Gostei da velocidade da animação dos saltos.


Criador: Joni

Tezuka: Quanto mais vejo esta animação mais sinto um encanto peculiar que não está presente no mundo de Mario. Também gosto de expressões como os movimentos oculares da nuvem.


Criador: NolanCross

Koizumi: Acho que muitas pessoas provavelmente diriam: "Ah é verdade! Seria assim se o desenhasses ao longo das letras!" Também acho interessante o facto de Luigi ter desenhado Mario e de ter saído assim.


Criador: SuperBuddy

Tezuka: O criador deve ter feito um esforço para exprimir o Mario invisível, presumo? Acho isso divertido uma vez que tem um ritmo peculiar.


Criador: Kerui ♪

Tezuka: Isto poderá parecer uma espécie de esboço clássico mas fez-me perceber mais uma vez que é a raiz dos cartoons "flip".


Criador: Glen-i

Miyamoto: Gostei do facto de o vídeo consistir em personagens de Paper Mario e em elementos típicos de jogos Mario. Muito obrigado pelo desenho pormenorizado.


Criador: MdM

Koizumi: Este é, sem dúvida, altamente recomendado por nós os três. Conseguimos perceber que o criador tem bom gosto por causa da simples estrutura do vermelho e do azul e dos movimentos suaves. Este está ao nível de um determinado estilo que o Flipnote Studio conseguiu. Gosto mesmo do trabalho.


Criador: tomutwit

Miyamoto: A animação feita com linhas grossas e a silhueta causam um grande impacto. Tenho pena do Goomba honesto.


FlipnoteMonster.jpg

Já estão escolhidos os vencedores do concurso Flipnote Monsters!

Pedimos-te para publicar um monstro no Flipnote Hatena que considerasses capaz de vencer o nosso campeão Bad Egg, criado pelo famoso ilustrador Andrew Rae, num confronto muito especial!

As quatro melhores participações foram escolhidas e animadas pelo próprio Andrew numa série de batalhas de eliminação, com o vencedor final a defrontar nada mais nada menos do que Bad Egg!

Podes ver as Flipnotes originais desenhadas pelos vencedores e as animações finais no Flipnote Hatena para a Nintendo DSi/Nintendo DSi XL, no Canal Nintendo, ou simplesmente seguir os links em baixo!

Clica nestes links para veres as animações vencedoras originais do concurso Flipnote Monsters!

Monster Root por Dee-Kid

Mr Nose Moustache por Bronky

Mr Mud por tytyl

Mr Gurgles por J-dude

BadEgg_01.jpg

O Bad Egg é um combatente feroz com uma carapaça altamente protectora. A sua arma consiste em chocar um malévolo lagarto que sai das suas entranhas para estender o seu alcance e as suas agressões. O seu ponto fraco é que, para chocar, tem de se sentar e incubar durante um pouco, o que faz dele um alvo fácil.

E agora...a batalha!

As rondas de eliminação foram animadas de forma brilhante e chegou agora a altura de combater! Basta clicares aqui para veres cada ronda deste emocionante concurso!

Gostaríamos de agradecer a todos os que participaram no concurso pelos seus esforços. Sem a vossa imaginação e criatividade, Bad Egg seria um monstro muito solitário!

*Andrew Rae já trabalhou com clientes em todo o mundo nas áreas da publicidade, impressão, edição e animação incluindo a BBC, a MTV e o V Festival.

Categorias

Educação, Lifestyle

Jogadores

1

Editora

Nintendo

Criadora

Nintendo

Mais informações

Nintendo DSiWare (Nintendo DSi)

Consola

Nintendo DSi

Data de lançamento

14/08/2009