Mario & Luigi: Bowser's Inside Story

Consola: Nintendo DS Data de lançamento: 09/10/2009

Prepara-te para enfrentar a doença mais perigosa que alguma vez assolou o Mushroom Kingdom…prepara-te para defrontar…Blorbs! As vítimas sofrem de uma dilatação imparável e os sintomas consequentes incluem rebolar como uma bola gigante, o que não só é desconfortável como também constrangedor! Mas, felizmente, o duo dinâmico da nação está pronto para dar uma mãozinha e Mario e Luigi são chamados para pôr um fim à pandemia.

Entretanto…nas profundezas da floresta, Bowser – um patife incansável – ingere um cogumelo com aspecto particularmente mutante após lhe assegurarem que as suas propriedades fúngicas conseguem destruir Mario. Que totó! Enganado por um tirano mais esperto (neste caso, Fawful), Bowser transforma-se num aspirador em forma de Koopa e decide que se não consegue vencer Mario e Luigi…pode comê-los. Ou, pelo menos, engoli-los.

E cá estamos nós. Mario e Luigi procuram uma maneira de sair do corpo de Bowser para terminar a terrível praga da doença dos rechonchudos. Bowser põe-se a caminho do seu castelo, na tentativa de o proteger do sinistro Fawful. E o próprio Fawful está prestes a chocar um plano maléfico para se apoderar de todo o reino Mushroom Kingdom! O que se poderá fazer?

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Dentro

Vamos lá! Não vais chegar a lado nenhum se não trabalhares a tua força nas batalhas. Sempre que ganhas uma batalha, ganhas “Experience Points” (pontos de experiência). Quando obténs um certo número de pontos, sobes de nível (“level up”) e melhoras as tuas estatísticas vitais. Há muitas medidas estatísticas importantes, tais como “Speed” (Velocidade) e “Health” (Saúde) mas o mais importante é que, quanto maior o número que aparece ao lado da medida, mais forte ela é! Vê as secções abaixo para saberes mais sobre factos importantes de combate.

DS_marioluigi3_battle_UK_vital_statisticks_ml.bmp

Vital Statistics – Estatísticas Vitais

Qualquer lutador galardoado sabe que é preciso estar em grande forma para derrubar o adversário. Por isso, não te esqueças de ter sempre atenção aos HP (“Health Points”) de Mario e Luigi, que aparecem no canto inferior esquerdo do ecrã. Se os HP de um dos irmãos cair para zero, ficam bambos e caem de joelhos. Se ambos os irmãos perderem a consciência, o jogo acaba para ti e para eles.

Dica: Tem sempre à mão uns snacks de cogumelos e frutos secos para melhorar os HP.

DS_marioluigi3_battle_UK_MLAttack.bmp

Attacks – Aaques

É muito fácil veres-te envolvido num combate – um simples toque de um inimigo catapulta-te para um confronto. Mario e Luigi atacam o adversário à vez, e os dois ataques principais são Jumping e Hammer.

Basta escolheres a tua vítima com o +Controlo e carregar no botão de acção (A ou B) para esmagar a concorrência! Se escolheres saltar, tenta premir o botão de acção novamente antes de aterrares no inimigo para fazeres um salto duplo na mona dele. Quanto ao ataque do martelo, tens de esperar até achares ser a altura certa e depois largar o botão de acção para bater no inimigo. Mas não esperes demais, senão o cabo do martelo pode cair (que vergonha…).

DS_marioluigi3_battle_UK_badges.bmp

Badges - Emblemas

Geralmente, para aprender novas habilidades é preciso insistência, dedicação e vontade. Neste jogo, basta pores um “badge” ou emblema para adquirir a habilidade imediatamente. Lindo! Podes encontrar ou comprar “badges”, que põem mais uns truques nas mangas respectivas de Mario e Luigi, embora possa ser necessário preencher certos requisitos para os usar.


Fora

CONFRONTO FINAL! Esculpe os músculos de Bowser, lutando contra o maior número de inimigos possível. Sempre que ganhas uma batalha, ganhas Experience Points. Quando obténs um certo número de pontos, sobes de nível (“level up”) e melhoras as tuas estatísticas vitais. Há muitas medidas estatísticas importantes, tais como Speed (Velocidade) e Health (Saúde) mas o mais importante é que, quanto maior o número que aparece ao lado da medida, mais forte ela é! Vê as secções abaixo para saberes mais sobre factos importantes de combate.

DS_marioluigi3_battle_UK_vital_statisticks_bow.bmp

Vital Statistics – Estatísticas Vitais

Bowser é duro, mas até ele tem os seus dias não. Por isso, fica de olho na barra de HP (Health Points) no canto inferior esquerdo do ecrã. Se ficar a zeros, acabou!

DS_marioluigi3_battle_UK_Vacuumattack.bmp

Attacks – Aaques

Os ataques normais de Bowser surgem em trio. Podes socar os adversários com o ataque Punch, queimá-los com um ataque Fire ou…bem…aspirá-los com o ataque Vacuum. Este último pode não parecer muito brutal, mas espera só para ver!

DS_marioluigi3_battle_UK_special_attack_bow.bmp

Special Attacks – Ataques Especiais

Para além do reportório de ataques básicos, Bowser aprende Special Attacks à medida que o jogo avança. Para fazer estes ataques especiais, usa o Ecrã Táctil e o stylus e podes fazer com que Bowser guie um grupo de Minions para lutar por si.

Giant Battles – Batalhas Gigantes

Nalgumas partes do jogo tens de combater à la GIGANTE. Para tal, tens de jogar com a Nintendo DS de lado, como se fosse um livro, e ajudar um Bowser gigante a criar caos do tamanho de um Koopa junto dos inimigos.


DS_marioluigi3_gameplay_UK_bearings.bmp

Dentro

Orienta-te

Mario e Luigi vão viajar pelos quatro cantos do corpo de Bowser na luta para alcançar a Princess Peach. Pode parecer pouco apelativo, mas é a única maneira de avançarem na aventura e encontrarem uma saída para chegar ao Mushroom Kingdom. Escolhe uma parte do corpo no mapa e viaja com o +Controlo.

DS_marioluigi3_gameplay_UK_actions.bmp

Acções

O mais importante a saber sobre Mario e Luigi é que cada irmão tem o seu botão. Não, não é o botão do fato-macaco: é o da Nintendo DS. Controla as acções de Mario com o Botão A e as de Luigi com o Botão B. Os irmãos podem andar, saltar, nadar, falar, lutar e muito mais com os seus respectivos botões.

DS_marioluigi3_gameplay_UK_star.bmp

Star Menu

O Star Menu contém toda a informação de que precisas para avaliares o progresso da tua aventura. Visita-o para usar itens que tenhas encontrado, inspecciona o teu inventário e muda a roupa e os “badges” ou emblemas de Mario e Luigi. Também tem um mapa útil para que não te percas!

DS_marioluigi3_gameplay_UK_retail2.bmp

Terapia de Compras

Que seria da vida sem ir às compras? Muito mais difícil no caso de Mario e Luigi! Felizmente, o duo dinâmico pode parar na Toad Square para se abastecer de uma variedade de artigos e materiais que os ajudarão na missão. O dinheiro move o mundo – até o mundo que é o corpo de Bowser – por isso é essencial guardar o máximo número possível de moedas de ouro para poderes comprar o indispensável!


DS_marioluigi3_gameplay_UK_gettingbearings1.bmp

Fora

Orienta-te

Em Mushroom Kingdom, Bowser pode andar usando o +Controlo, como qualquer outro Koopa. Mas o mundo é muito grande… Não é que Bowser tenha medo. O que ele tem é preguiça. Por isso, se conseguires encontrar os atalhos especiais Chakroads, melhor. Mas tens que procurá-los afincadamente!

DS_marioluigi3_gameplay_UK_actions2.bmp

Acções

Enquanto rei Koopa, a principal característica de Bowser é a força bruta. Dá murros poderosos com o Botão X e sopra fogo com o Botão Y. Usa estas acções para contornar obstáculos e incendiar coisas.

DS_marioluigi3_gameplay_UK_star.bmp

Star Menu

O Star Menu contém toda a informação de que precisas para avaliar o progresso da tua aventura. Visita-o para usar itens que tenhas encontrado, inspecciona o teu inventário e muda o equipamento de Bowser. Também tem um mapa útil para que não te percas!

DS_marioluigi3_gameplay_UK_retailtherapy.bmp

Terapia de Compras

Bowser pode parecer um pouco machão demais para ir às compras, mas até ele tem de se abastecer de asas de frango nutritivas e outros artigos. O extravagante comerciante francês Broque Monsieur é o cepo que satisfaz todos os desejos dos tiranos.

Mario

O canalizador-pugilista com o bigode mais encaracolado de Mushroom Kingdom está de volta para se vingar! Mas, desta vez, vai ver o seu arqui-inimigo Bowser de uma perspectiva completamente diferente.

Luigi

Pode ser mais alto que Mario, mais magro e ter mais pelos faciais, mas será sempre o seu mano mais novo. No entanto, é uma parte fundamental do duo dinâmico e, sejamos honestos, Mario estaria perdido sem ele …

Princess Peach

Uma princesa com um problema, Peach tem um reino cheio de inválidos presunçosos e não um, mas dois tiranos que desejam as suas terras. Que faz uma rapariga num caso destes?

Starlow

É uma estrela que brilha, é a enviada especial – é Starlowwwwww! (também conhecida como Chippy). Enviada pela princesa para encontrar uma cura para The Blorbs, Starlow é uma preciosa ajuda para Mario e Luigi.

Emoglobin

Estes blocos estranhamente científicos estão carregados de informação útil para os nossos aventureiros intrépidos. Basta bater-lhes por baixo para beneficiar da sua sabedoria infinita.


Bowser

Conhece Bowser como nunca achaste ser possível – por dentro! Enquanto Mario e Luigi vão entusiasmados pelas entranhas de Bowser abaixo (esperemos que haja mais do que uma saída), Bowser tem a missão de proteger o seu castelo – e a sua dignidade – do ignóbil Fawful, sem a ajuda de mais ninguém.

Fawful

Não te deixes enganar pelo riso delicado – este louco pode gritar em falsete mas os seus planos maléficos não têm nada de querido nem de fofo.

Broque Monsieur + Broggy

Um garçon da zona, Broque Monsieur e o seu petit chien Broggy estão ao teu disporrr parrra ajudarrr nas comprrras de coisas em forrrma de bloco… Eles são os donos de todas as lojas de blocos de Mushroom Kingdom! Ooh la la!

The Minions

Não é preciso muito tempo para Bowser alcançar os seus Minions. Quer sejam bandos de Goombas ou magotes de Koopas, a sua importância é vital para Bowser nas suas muitas batalhas.

Categorias

Ação, Aventura, RPG

Jogadores

1

Editora

Nintendo

Criadora

Nintendo/Alpha Dream

Classificação etária

Cartão de Jogo da Nintendo DS

Consola

Nintendo DS

Data de lançamento

09/10/2009

Classificação etária

PEGI 3

Línguas

inglês, alemão, francês, espanhol, italiano