Monster Hunter™ Generations

Consola: Nintendo 3DS Data de lançamento: 15/07/2016

Advertência

A partir de 27 de março de 2023, deixará de ser possível adquirir conteúdos na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS e da Wii U.
CI_3DS_MonsterHunterGenerations_Demo_ptPT.jpg
Subscreve o canal no
YouTube

Caçadores de todas as gerações unem-se em Monster Hunter™ Generations, apenas para a família de consolas Nintendo 3DS. Neste RPG de ação, personaliza o teu guerreiro com poderosas habilidades e técnicas, aventura-te por um mundo selvagem e luta contra monstros ferozes!

Num tributo aos mais de dez anos de Monster Hunter, monstros e localizações das aventuras precedentes regressam ao lado de novas criaturas e terras para explorar.

Desta vez, os jogadores mais experientes podem saltar diretamente para a ação, já os principiantes terão a possibilidade de se familiarizar com o mundo do jogo cumprindo uma série de missões que lhes permitirão dominar pouco a pouco as suas habilidades de Monster Hunter ao seu próprio ritmo.

CI7_3DS_MonsterHunterGenerations_SlayInStyle.gif

Estilo e técnica

Usa a tua arma de eleição para protegeres quatro povoações contra quatro criaturas horrendas conhecidas como os The Fated Four. Ajusta novas habilidades ao teu estilo e escolhe quatro Hunting Styles para reforçares a tua estratégia. Também podes adquirir Hunter Arts e desencadear movimentos especiais para escapares, contra-atacares e ultrapassares inimigos de cortar a respiração!

CI7_3DS_MonsterHunterGenerations_MeowTheMerrier.jpg



Quantos miaus melhor

Os Felynes sempre foram os melhores amigos dos caçadores e, pela primeira vez, também se juntam à ação! Joga como Prowler na pele de um guerreiro Felyne e usa as tuas novas habilidades para apoiares outros caçadores em combate!

Um elenco monstruoso

Um grupo de criaturas gigantescas - algumas já conhecidas outras totalmente novas - aguardam aqueles que procuram um desafio maior nesta mescla geracional! Enfrenta monstros sozinho ou alia-te a três outros exploradores localmente ou online* para perseguirem, encontrarem e conquistarem presas.

Classificações

Neste título não faltarão desafios - e monstros - para os que querem explorar este mundo ao máximo. Domina criaturas por vastas paisagens e terrenos difíceis, e usa as tuas pilhagens para criares novos equipamentos e aumentares o teu armamento para enfrentares monstros ainda mais impressionantes!

Trabalha em equipa para derrotares criaturas monstruosas em Monster Hunter™ Generations, apenas para a família de consolas Nintendo 3DS.

TM_3DS_NewNintendo3DS_NewNintendo3DSXL.jpg

Descobre a New Nintendo 3DS e a New Nintendo 3DS XL

Na New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL, podes associar Hunter Arts aos Botões ZL e ZR para estares em vantagem durante os combates, e usar o Stick C para desfrutares de controlos duplos analógicos.

Mais informações

  • Embarca numa aventura repleta de monstros já conhecidos e de desafios totalmente novos tanto para principiantes como para veteranos.
  • Personaliza o teu guerreiro com Hunting Styles táticos e Hunter Arts fascinantes.
  • Pela primeira vez, junta-te à caça como Prowler com novas habilidades!
  • Enfrenta desafios sozinho ou com um máximo de até três jogadores no modo multijogador local ou online*.

*É necessário o acesso à Internet sem fios. O registo da Nintendo Network ID e a aceitação do Acordo e da Política de Privacidade da Nintendo Network são obrigatórios.

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Nota: o efeito 3D está disponível apenas nas próprias consolas Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL, New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL. Na Nintendo 2DS e na New Nintendo 2DS XL as imagens são apresentadas em 2D. Todas as imagens nesta página foram captadas no modo 2D.

O registo de uma Nintendo Network ID é necessário para descarregar demos na Nintendo eShop. Aplicam-se os termos e condições.

Novidades

Não percas uma grande aventura em Monster Hunter™ Generations! Se és um recruta inexperiente, podes jogar ao teu próprio ritmo começando por aprender as técnicas necessárias com missões divertidas. Já os jogadores veteranos podem saltar diretamente para o campo de batalha e começar a avançar no jogo através das missões.

CI16_3DS_MonsterHunterGenerations_TheWycademyWantsYou.jpg

A Wycademy está à tua espera!

A Wycademy está a recrutar caçadores para estudarem monstros e os seus habitats naturais. Dirige-te às montanhas da aldeia de Bherna onde, após te tornares num caçador da Wycademy, poderás entrar a bordo de um dirigível e viajar livremente entre as três outras povoações caso precisem da tua ajuda!

Define o teu estilo

Subscreve o canal no
YouTube

Não é só a tua arma que define o teu estilo de luta, mas também o teu Hunting Style. Podes escolher entre quatro estilos únicos, e cada um irá reforçar a tua estratégia de forma diferente. Alterna entre cada estilo na tua item box que encontrarás na tua casa a qualquer altura.

  • Aerial Style: lança-te no ar com a ajuda de barris, monstros ou até outros jogadores. Quando estiveres a pairar monta os teus inimigos ou executa um Jumping Attack!
  • Guild Style: um estilo equilibrado. Esta estrutura, já familiar para os que regressam à caçada, foca-se no domínio da tua arma escolhida.
  • Adept Style: bloqueia, desvia-te ou contra-ataca com movimentos especiais baseados na tua arma de eleição. Controla o tempo de ataque dos inimigos para te conseguires manter na ofensiva.
  • Striker Style: equipa-te com até três Hunter Arts de uma só vez. O teu Arts Gauge irá encher quando sofres danos, por isso retalia com combos Hunter Art!

CI7_3DS_MonsterHunterGenerations_ArtAttack.gif

A arte do ataque

Adiciona novos movimentos ao teu reportório com Hunter Arts. Enche o teu Arts Gauge ao unires ataques e ao desencadeares movimentos espetaculares para te desviares de perigos, curares outros jogadores ou proferires golpes decisivos!

Podes adquirir Hunter Arts ao completares missões no Hunters Hub, mas não te esqueças: o número de Arts que podes trazer contigo dependerá do teu Hunting Style. Escolhe com sabedoria.

Modo Prowler

Subscreve o canal no
YouTube

No modo Prowler, deverás lutar, pilhar e avançar como um Prowler. Podes alternar entres os modos Hunter ou Prowler entre as missões e continuar a aventura.

CI7_3DS_MonsterHunterGenerations_GreatMaccaoPalicol.jpg

Talvez sejam mais pequenos e mais peludos do que os caçadores habituais, mas não te deixes enganar pela sua aparência! Os Prowlers beneficiam de habilidades extraordinárias tais como energia inesgotável, facilidade de recolha de itens e uma fonte de Acorns, recuperadores de saúde, que te permitem regressar ao combate sem perderes tempo. Graças à sua natureza felina, os Prowlers possuem nove vidas e só são derrotados depois de desmaiarem três vezes. Lembra-te, no entanto, que a tua trupe só pode ser vencida três vezes em cada missão!

Os Prowlers podem participar em qualquer missão, e existem mesmo missões que só podem ser aceites por eles. Podes caçar como Prowler no modo para um jogador, ou com amigos no modo multijogador local ou online!

Podes também usar pedaços provenientes de outras armas e acessórios para criares um novo equipamento para o teu Prowler!

CI7_3DS_MonsterHunterGenerations_ExpectTheUnexpected.jpg

Esperar o inesperado

Existe uma grande diversidade de adversários, novos e antigos, impacientes por testar os teus limites, mas nenhum se compara aos Hyper e Deviant Monsters! Ambos baseiam-se em inimigos familiares, mas cada tipo com diferenças únicas.

Os Hyper Monsters assemelham-se aos seus homólogos "normais", exceto a aura brilhante que envolve certas partes do corpo e que assinala um apêndice mortal ou um ponto fraco. Por outro lado, os Deviant Monsters são bem maiores e têm um aspeto mais feroz graças aos seus dentes e chifres. Terás também de lidar com os seus ataques surpresa e com as suas personalidades fortes!

Não será tarefa fácil mas as recompensas que podes ganhar ao derrotares estas monstruosidades ajudar-te-ão a criar algumas das melhores armas e equipamento possíveis!

O jogo

Como caçador, cabe-te escolher uma arma e usá-la contra todo o tipo de criaturas, incluindo as que estão a atacar as povoações indefesas. Aventura-te por regiões selvagens e melhora as tuas habilidades nas centenas de desafios que te esperam, e enfrenta grupos de animais temíveis!

Os monstros não mostrarão qualquer piedade face aos agressores menos preparados tecnicamente. Deverás estudar o comportamento das tuas presas, dominar a arte da evasão para os ataques sangrentos e identificar as suas fraquezas, só assim as poderás vencer. A cada caçada bem sucedida terás a oportunidade de criar armas e equipamento mais fortes graças às recompensas e às partes dos monstros vencidos para poderes enfrentar adversários cada vez mais fortes e maiores!

Lutas territoriais

O teu terreno de caça inclui uma variedade de localizações, muitas serão reconhecidas pelos fãs, outras são totalmente novas.

Ao explorares a imensdião de cenários, deves estar preparado para cruzar o caminho de inimigos colossais, entre os quais os The Fated Four, um grupo de quatro de criaturas indisciplinadas com predisposição para te atormentar durante as tuas aventuras. Descobre mais sobre estas criaturas ferozes para saberes o que te espera:

Os jogadores veteranos irão deparar-se com alguma da sua fauna favorita como o Rathalos e o Tigrex, que regressam para novos encontros. Mas cuidado, algumas destas caras familiares podem aparecer agora como Deviant ou Hyper Monsters com novas personalidades aterradoras e habilidades perigosas. Só os mais valentes devem enfrentar estas forças brutas!

Pronto para o combate

Após elegeres a tua presa, deves escolher a arma certa para a tua missão. Tens à tua disposição um arsenal de 14 armas incluindo espadas, martelos, chifres, lanças, arcos, entre outras!

Ter noção das características de cada arma é tão fundamental como conhecer cada monstro, e é essencial para o teu sucesso enquanto caçador. Com armas mais pesadas tais como o Hammer ou a Great Sword, irás trocar a tua agilidade por poderosos ataques a curta distância, enquanto que se usares armas de grande alcance como o Bow, o Heavy Bowgun ou o Light Bowgun poderás manter uma distância de segurança entre ti e o teu alvo. Também podes optar por um armamento mais versátil como a Charge Blade, que é capaz de se transformar numa arma em forma de espada e escudo ou num machado.

Conforme te familiarizas com cada arma, descobrirás novos movimentos e combos que se mostrarão essenciais. Melhora as tuas armas à medida que avanças para te ires preparando para os desafios que irás encontrar pelo caminho.

Exterminador com estilo

Assim como a tua arma, também podes personalizar o teu caçador com Hunting Styles e Hunter Arts. Os quatro estilos diferentes oferecem-te a possibilidade de reforçares as tuas táticas; quer seja ao focares-te em montar monstros com o Aerial Style, ou ao maximizar o número de Hunter Arts que podes equipar com Striker Style. Não faltarão estilos por onde escolher!

CI7_3DS_MonsterHunterGenerations_StylishSlayer.gif

As Hunter Arts são movimentos especiais espetaculares que podem ser usados - apenas quando o Arts Gauge estiver cheio - para escapares de ataques mortais, curares os teus companheiros de equipa ou desencadeares os teus próprios ataques poderosos! O Hunting Style que escolheres irá determinar quantas Arts poderás levar para o campo de batalha, por isso descobre a combinação perfeita para ti ou altera o teu Style e Arts entre as tuas caçadas.

Preparação

É claro que qualquer caçador que se preze sabe que a arma mais importante é a preparação! Antes de partires para a aventura, certifica-te de que tens uma boa reserva de Mega Potions, equipa-te a rigor para enfrentares os ataques dos teus inimigos e leva contigo o imprescindível como bug nets, armadilhas e picaretas. Quando estiveres no meio de uma expediação, procura recursos e assegura-te de que estás bem equipado para futuras aventuras.

Antes de uma missão importante, mima-te com uma refeição deliciosa para repores a tua energia. Era um Vigorous Stir-fry com Tantalizing Tartar, por favor!

Cada segundo conta

Podes deitar tudo a perder se entrares em combate de forma errada, por isso, deves manter sempre o controlo da situação, e o Ecrã Tátil da Nintendo 3DS é a melhor arma ao teu dispor. Podes configurar o Ecrã Tátil para teres acesso rápido ao teu mapa e itens. Também podes fixar a câmara sobre a tua presa para não a perderes de vista! Na New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL, podes associar Hunter Arts aos Botões ZL e ZR para estares sempre preparado para a ação, ou utilizar o Stick C para desfrutares de um melhor controlo analógico.

CI7_3DS_MonsterHunterGenerations_BestPals.jpg

Os teus melhores amigos

Se jogar sozinho não é para ti, porque não contratas um Palico… ou até mesmo dois? Visita o Palico Ranch para requisitares um companheiro peludo adorável e leal, que te irá apoiar nas tuas expedições. Os Palicos possuem habilidades especiais tais como manter a tua energia sempre no máximo ou contra-atacar com os seus próprios Team Attacks. Se os treinares e equipares devidamente serão os parceiros ideais no campo de batalha.

Multijogador

Não há nada de mais entusiasmante do que o companheirismo da observação, perseguição e conquista enquanto equipa! Quer sejas um caçador ou um Prowler, une-te a três outros jogadores e trabalhem em conjunto para derrubarem criaturas gigantescas e partilharem as pilhagens provenientes das vitórias.

Que comece a animação

Une forças com até três outros jogadores no modo multijogador cooperativo online* ou local para mais diversão! Começa por formar uma equipa com jogadores online ou junta-te a amigos offline através do modo Local Play. Também podes usar a funcionalidade Hunter Search para procurares potenciais aliados que estejam por perto e, caso ainda necessites de mais um caçador ou dois, leva uns Palicoes contigo!

Encontraste um jogador que, como tu, é apreciador de longas caminhadas pela Jurassic Frontier? Adiciona-o à tua lista de amigos, assim poderás ver quando está online e pronto para unir forças mais uma vez!

Descanso merecido

No que toca a planear a tua próxima aventura no modo multijogador, não existe sítio melhor para o fazer do que o Hunters Hub. Aqui encontrarás tudo o que precisas: uma loja bem aperaltada, um chefe a servir pratos apetitosos, uma forja para trabalhares novas armas, e até uma cama para uma pequena sesta. Nunca mais vais querer partir... exceto quando chegar a altura de mais uma caçada!

Os números fazem a força

Além da história principal, encontrarás ainda mais missões no Hunters Hub. Regista-te junto do Guild Manager para começares e, conforme fores completando missões, aumentarás o teu Hunter Rank e assim poderás procurar criaturas cada vez maiores e mais cruéis!

Podes enfrentar estas missões a solo, mas lembra-te que o Hunters Hub especializa-se em caçadas de grupo com até quatro jogadores. Esperam-te caçadas tão duras que serão capazes de assustar os caçadores mais experientes.

CI7_3DS_MonsterHunterGenerations_ACallToArms.jpg

Às armas

Com o StreetPass podes trocar Guild Cards com outros jogadores e recrutá-los para que completem missões no teu lugar! Ganharás também vales que te permitirão desafiar Deviant Monsters especiais e, se os derrotares, ganharás materiais para criares novas armas e equipamento ainda mais potentes.

*É necessário o acesso à Internet sem fios. O registo da Nintendo Network ID e a aceitação do Acordo e da Política de Privacidade da Nintendo Network são obrigatórios.

Extras

Expande as tuas opções de caça com conteúdos adicionais gratuitos!

No jogo existe agora uma quantidade de novas missões, pilhagens cobiçadas e conjuntos de objetos para descarregar gratuitamente!*

Entre todos os conteúdos disponíveis para download encontram-se armas, armaduras e outros objetos únicos baseados não só em séries clássicas da Nintendo e da Capcom como em séries populares de manga e anime japonesas.

Vê algumas destas colaborações em ação:

Fire Emblem: equipa os teus caçadores como o excecional espadachim Marth e empunha a sua arma, a Falchion.

Subscreve o canal no
YouTube

Okami: transforma o teu Felyne numa criatura celestial com o disfarce Okami!

Subscreve o canal no
YouTube

Ghosts ‘n’ Goblins: veste esta armadura clássica para que o teu Felyne se torne no valente herói Arthur de Ghosts 'n‘ Goblins - barba incluída!

Subscreve o canal no
YouTube

Strider: entra em ação com equipamento inspirado neste clássico de arcada.

Subscreve o canal no
YouTube

The Legend of Zelda: The Wind Waker: transforma o teu Felyne num lendário Hero of Winds e empunha o Wind Waker no campo de batalha!

Subscreve o canal no
YouTube

Star Fox: voa para a ação ao vestires o teu Felyne como o lendário Fox McCloud!

Subscreve o canal no
YouTube

Colaborações especiais: equipa os teus caçador e Felyne com armaduras baseadas em Yu-Gi-Oh! e Baki the Grappler.

Subscreve o canal no
YouTube

Como aceder a conteúdos adicionais para download:

Para descarregar estes conteúdos adicionais gratuitos, acede ao Menu Download no ecrã inicial do jogo. Depois de descarregados os conteúdos, carrega a tua personagem e fala com as seguintes personagens não jogáveis:

  • Empreende missões e Prowler Quests da Wycademy Gal no Hunters Hub
  • Empreende Challenge Quests do Arena Instructor no Hunters Hub
  • Adquire Extras usando Wycademy Points do Trader no Palico Ranch (seleciona a opção "Limited Goods")
  • Recruta Special Palicoes de Meowstress, Grandmeow ou Grandmyama nas quatro povoações
  • Obtém conjuntos de objetos do teu Housekeeper (seleciona a opção "Claim Items")

TM_3DS_MonsterHunter4Ultimate.jpg

Bónus para jogadores de Monster Hunter 4 Ultimate

Jogadores com dados de jogo de Monster Hunter 4 Ultimate gravados na sua consola da família Nintendo 3DS, receberão um pack de itens bónus que inclui, entre outros, um conjunto de armadura Palico, poções e dinheiro do jogo, quando jogam Monster Hunter™ Generations na mesma consola.

É necessário o acesso à Internet sem fios. É necessária a aceitação dos termos e das políticas de privacidade de rede.

Edição especial

New Nintendo 3DS XL Monster Hunter Generations Edition

A New Nintendo 3DS XL Monster Hunter Generations Edition estará disponível* desde a data de lançamento.

A New Nintendo 3DS XL Monster Hunter Generations Edition será lançada num vermelho apelativo e com ilustrações de Fated Four, um grupo de elite composto por monstros poderosos. Esta consola incluirá também uma cópia de Monster Hunter™ Generations pré-instalada num cartão microSD de 4GB.

Informação sobre os dados de gravação de Monster Hunter 4 Ultimate e a New Nintendo 3DS XL Monster Hunter Generations Edition

Certos fãs de Monster Hunter deverão ter em atenção algumas instruções importantes da parte da Nintendo. Estas instruções dirigem-se a quem:

Adquira a New Nintendo 3DS XL Monster Hunter Generations Edition;

E

Queira transferir os dados de gravação de Monster Hunter 4 Ultimate para aceder a conteúdos adicionais em Monster Hunter™ Generations.

Qualquer jogador que se reveja em qualquer uma destas categorias deverá, primeiramente, fazer uma transferência de dados da sua consola atual para uma consola New Nintendo 3DS XL, antes de iniciar o jogo ou registar uma nova Nintendo Network ID. Durante esta operação, certifica-te de transferes os dados de jogo de Monster Hunter 4 Ultimate caso queiras ter acesso a conteúdos adicionais em Monster Hunter™ Generations. Toda a informação sobre como efetuar uma transferência está disponível na nossa secção sobre transferência de dados..

*Confere a disponibilidade destas edições junto das lojas locais.

Categorias

Ação, Aventura, RPG

Modo multijogadores

Simultâneo

Jogadores

1 - 4

Editora

Capcom

Criadora

Capcom

Classificação etária

Cartão de Jogo da Nintendo 3DS

Consola

Nintendo 3DS (versão europeia)

Data de lançamento

15/07/2016

Classificação etária

PEGI 12

Línguas

inglês, alemão, francês, espanhol, italiano

Versão descarregável (Nintendo 3DS)

Consola

Nintendo 3DS (versão europeia)

Data de lançamento

15/07/2016

Classificação etária

PEGI 12

Línguas

inglês, espanhol, francês, alemão, italiano

Tamanho do download

12534 blocos