Mario Party: Star Rush

Consola: Nintendo 3DS Data de lançamento: 07/10/2016

Advertência

A partir de 27 de março de 2023, deixará de ser possível adquirir conteúdos na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS e da Wii U.
Subscreve o canal no
YouTube

Não há tempo a perder em Mario Party: Star Rush, o novo jogo da série Mario Party para as consolas da família Nintendo 3DS! Repleto de minijogos e com uma panóplia de modos novos, incluindo o frenético Toads ao Molho, o jogo oferece algo para todos. Em alguns destes modos, todos avançam ao mesmo tempo, por isso a diversão nunca para!

Estás convidado!

Estás automaticamente convidado para este evento, no qual até quatro jogadores podem participar através de uma variedade de formas!

  • Desde que todos tenham a sua própria cópia de Mario Party: Star Rush, podem jogar em conjunto todos os modos através de uma ligação local.
  • Se apenas um jogador tiver uma cópia, está disponível um número limitado de modos multijogadores através do Modo Download*.
  • Se apenas um jogador tiver uma cópia, os jogadores que não tiverem o jogo poderão descarregar gratuitamente** o software Mario Party: Star Rush - Party Guest na Nintendo eShop para usufruírem da experiência multijogadores completa – como se estivessem a jogar através do Modo Local! Com este download gratuito**, podes até participar em alguns minijogos no modo para um só jogador.

Descobre mais sobre Mario Party: Star Rush - Party Guest

Descarrega Mario Party: Star Rush - Party Guest

CI7_MarioPartyStarRush_Toad_Scramble_Rolling_Dice.bmp

Todos ao molho

No modo Toads ao Molho, o objetivo é tentar arrecadar o maior número de Estrelas num jogo de tabuleiro em que todos jogam ao mesmo tempo. Recruta aliados do Reino Cogumelo para aumentares as tuas probabilidades de vencer, derrota vilões em batalhas com bosses e recupera as Estrelas perdidas!

Descobre o modo Toads ao Molho

Minijogos para todos

Além de inúmeros modos, à tua espera estão mais de 50 minijogos, que envolvem desde quebra-cabeças a ação. Corre até à meta para apanhares moedas no Moedatlo, escala até ao topo das mais altas estruturas em Torre do Desafio ou tenta ultrapassar os teus rivais no Gamão do Mario – estes são apenas alguns modos do jogo!

Descobre os modos do jogo

Descobre os minijogos

Compatibilidade com os amiibo

Há muitas formas de usar os amiibo (vendidos em separado) neste jogo. Se introduzires um amiibo compatível poderás obter itens úteis, dar-te a ti próprio vantagem sobre os teus adversários controlados por computador, reunir carimbos de personagens e muito mais!

Descobre as funcionalidades amiibo

TM_NewNintendo3DS_NewNintendo3DSXL_NEW.jpg

Descobre a New Nintendo 3DS e a New Nintendo 3DS XL

Nas consolas New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL, podes utilizar um esquema de controlo alternativo, que te permite bloquear ou utilizar armas adicionais com os botões ZL e ZR ou fazer pontaria com o Manípulo C integrado.

Mais informações

Nota: o Modo Download requer que cada jogador tenha a sua própria consola da família Nintendo 3DS, vendida em separado

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

É necessário um leitor/gravador de NFC Nintendo 3DS (vendido em separado) para utilizar amiibo com as Consolas Nintendo 3DS, 3DS XL e 2DS.

Nota: o efeito 3D está disponível apenas nas próprias consolas Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL, New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL. Na Nintendo 2DS e na New Nintendo 2DS XL as imagens são apresentadas em 2D. Todas as imagens nesta página foram captadas no modo 2D.

Toads ao Molho

Modo Local: Sim | Modo Download: Sim

Todos são Toads!

CI7_MarioPartyStarRush_Toad_Scramble_Red.jpg

O Toad é o anfitrião principal desta festa Mario Party. O que lhe falta em altura é compensado com puro espírito de festa!

As forças do Bowser roubaram uma quantidade de Estrelas e cabe a um pequeno grupo de Toads recuperá-las. Na pele do Toad, compete com outros jogadores para apanharem moedas e Estrelas enquanto se deslocam pelo tabuleiro. O que acabar o jogo com o maior número de Estrelas será o vencedor!

CI7_MarioPartyStarRush_Toad_Scramble_Moving_1.jpg

Planeia bem a tua festa

Em cada turno, lança os dados e determina a melhor forma de avançar. Todos se movem ao mesmo tempo, por isso mantém-te atento às posições dos outros jogadores e tenta adivinhar para onde irão. Mas atenção: outro jogador poderá apropriar-se das moedas mesmo debaixo do teu nariz se conseguir adiantar-se.

CI7_MarioPartyStarRush_Toad_Scramble_Minigame.jpg

Minijogos para dar e vender

Rebenta um Balão de Moedas para participares num minijogo...e receberes um maravilhoso bónus de moedas! Os minijogos poderão desafiar a tua mente ou as tuas reações. Se venceres um minijogo receberás ainda mais moedas como prémio!

CI7_MarioPartyStarRush_Toad_Scramble_Moving_2.jpg

Caras conhecidas

Podes esperar ver outras personagens conhecidas do Reino Cogumelo no tabuleiro. Encontra-te com elas e elas juntar-se-ão a ti como tuas aliadas para te ajudarem com um lançamento de dados adicional em cada ronda. Podes recrutar até quatro aliados de cada vez, por isso forma uma equipa para tirares ainda mais partido das tuas jogadas.

Se calhares na mesma casa que outro jogador participarás num duelo de aliados. Aqui, o jogador que obtiver o número mais alto poderá recrutar um aliado do seu adversário, por isso mantém a distância!

Se introduzires um amiibo (vendido em separado) no início do jogo, um aliado juntar-se-á a ti e trará com ele um dado especial!

Descobre mais sobre os amiibo no modo Toads ao Molho

CI7_MarioPartyStarRush_Toad_Scramble_Boss_1.jpg

Obtém Estrelas!

Existem duas formas de obter Estrelas. Em primeiro lugar, por cada dez moedas que apanhares receberás uma Estrela no final do jogo. A segunda forma é um pouco mais difícil: tens de enfrentar supervilões em batalhas com bosses e tentar arrecadar o maior número de pontos.

Nas batalhas com bosses todos os jogadores trabalham em conjunto para derrotarem os inimigos, enquanto competem entre si, claro! Se fores o primeiro a alcançar o boss, iniciarás o minijogo enquanto os outros se apressam a apanhar-te, dando-te uns segundos adicionais para ganhares preciosos pontos. Se tiveres aliados, estes juntar-se-ão também ao jogo para te darem uma mãozinha.

CI7_MarioPartyStarRush_Overview_Star.jpg

Chuva de estrelas

Após um determinado número de batalhas com bosses, o jogo termina e as moedas são contadas para se determinar quantas Estrelas cada um recebe. Mas a festa ainda não acabou! O resultado pode virar mesmo durante a avaliação: poderás receber moedas bónus pelo teu desempenho nos minijogos, por moveres o menor número de casas e muito mais.

Assim que o vencedor é declarado, este é premiado com uma espetacular chuva de Estrelas: a Febre de Estrelas! Tão bonito…

Outros modos

O Toad não é o único que interessa nesta festa! Descobre outros modos do jogo que te proporcionarão tanta ou mais diversão!

 
CI7_MarioPartyStarRush_Other_Modes_Coinathlon.jpg

Moedatlo

Modo Local: Sim | Modo Download: Sim

Trata-se de uma corrida até ao final e a única forma de te moveres pelo tabuleiro é apanhar moedas. Cada moeda que ganhas faz com que avances uma casa em direção à vitória. Aumenta as tuas probabilidades de vencer interferindo com os teus adversários, para o que podes usar todo o tipo de itens. Mantém-te atento ao teu progresso consultando o tabuleiro no ecrã tátil.

No Modo de Desafio empreendes uma série de desafios e tentas obter dez vitórias. Já no Modo de Jogo Livre podes escolher o número de jogadores, voltas e minijogos que quiseres!

Vê como o Moedatlo utiliza os amiibo

 
CI7_MarioPartyStarRush_Other_Modes_Balloon_Bash.jpg

Papa-Balões

Modo Local: Sim | Modo Download: Sim

Move-te pelo tabuleiro e obtém o maior número de Estrelas que conseguires neste jogo para quatro participantes. Reúne moedas enquanto te deslocas pelo tabuleiro e rebenta Balões de Moedas para entrares em todo o tipo de minijogos hilariantes, incluindo batalhas com bosses, e ganhares ainda mais moedas. Procura Balões de Estrelas e se apanhares um poderás logo aí trocar dez moedas por uma Estrela.

Vê como o Papa-Balões utiliza os amiibo

 
CI7_MarioPartyStarRush_Modes_Mario_Shuffle.jpg

Gamão do Mario

Modo Local: Sim | Modo Download: Não

Neste jogo para dois participantes, o objetivo é mover todas as peças de jogo para o lado oposto do tabuleiro. Cada jogador seleciona três personagens, que começam em lados opostos de três faixas e devem cruzar-se para chegarem à meta.

Pensa de forma estratégica para tentares calhar em casas que te façam avançar e salta sobre casas que te obriguem a recuar...por vezes até ao início! Se uma personagem saltar sobre um adversário, este perderá uma vez. Se uma personagem calhar em cima de outra, o rival será lançado de volta para o ponto de partida!

Vê como o Gamão do Mario utiliza os amiibo

 
CI7_MarioPartyStarRush_Modes_Rhythm_Recital_2.jpg

Recital Rítmico

Modo Local: Sim | Modo Download: Não

Escolhe de entre uma vasta gama de temas do Mario e tenta acompanhar o ritmo! Até quatro jogadores podem formar uma banda completa de amigos, sendo que todos – cada um com o seu próprio instrumento – trabalham em equipa para completar a música.

Vê como o Recital Rítmico utiliza os amiibo

 
CI7_MarioPartyStarRush_Modes_Challenge_Tower.jpg

Torre do Desafio

Para um só jogador

Esta prova para um jogador convida-te a tentar chegar ao topo de algumas torres bastante altas! Avança uma casa de cada vez e cuidado com as Faíscas, que estão à tua espera para te darem um choque! Presta especial atenção à cor de cada uma das casas e evita o perigo ao ascenderes...

Se fores um ás na escalada podes tentar conquistar a impressionante Torre de Perito, com os seus 500 pisos! Boa sorte!

Vê como a Torre do Desafio utiliza os amiibo

 
CI7_MarioPartyStarRush_Modes_Boo_Block_Party.jpg

Puzzle do Bu

Modo Local: Sim | Modo Download: Não

Defronta um amigo em frenética ação de puzzles de combinação de três. Aqui tens de girar para ganhar! Vira dados ao contrário alinhando números idênticos em conjuntos de três ou mais, na vertical ou horizontal, para quebrares os blocos e eliminá-los do ecrã. Se eliminares blocos suficientes, irão parar ao ecrã do teu adversário. Se os blocos chegarem ao topo do ecrã, o jogo terminará!

Podes também enfrentar o Bu no modo interminável para um só jogador. Conseguirás obter uma pontuação alta contra este fantasma?

Vê como o Puzzle do Bu utiliza os amiibo

 
CI7_MarioPartyStarRush_Modes_Character_Museum.jpg

Galeria de personagens

Lê informações sobre as personagens do Reino Cogumelo, incluindo vilões, que encontrarás ao longo do jogo. Conseguirás encontrá-las todas?

Vê como a Galeria utiliza os amiibo

Minijogos

Os fãs da série Mario Party sabem que não há festa sem minijogos e este título oferece-te mais de 50!

Nos jogos de batalha, é cada um por si, enquanto em Batalhas de Bosses defrontas bosses gigantes enquanto competes por pontos. Arrecada o máximo de moedas possível em Caos de Moedas e se te sentires corajoso, porque não desafias o Rei dos Koopas em Desafios do Bowser?

Em qualquer altura podes participar nos minijogos que tenhas desbloqueado no modo Minijogos. Seguem-se alguns dos que encontrarás!

 
CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Acornucopia.jpg

Bolotópia (Batalha)

Desvia-te dos Goombitas e tenta não deixar cair nenhuma das tuas bolotas!

 
CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Fuzzy.jpg

Rodopios e Carracitas (Batalha)

Corre até ao topo da bandeirola ao mesmo tempo que tentas esquivar-te do Carracita, pois se tocares num ficarás temporariamente atordoado!

 
CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Bridgesaw_Puzzle.jpg

Ponte Quebra-Cabeças (Batalha)

Une as peças dos puzzles usando o Ecrã Tátil para criares uma ponte sobre águas tóxicas!

 
CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Piranha.jpg

Luta de Carapaças do Petey (Batalha de Bosses)

Apanha Carapaças Verdes e atira-as ao Petey Piranha até que a sua barra de saúde chegue ao zero. Vence quem conseguir provocar mais danos!

 
CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Tiles.jpg

Mosaicos Marados (Caos de Moedas)

Move peças de mosaicos com todos os tipos de vilões do universo Mario com o objetivo de encaixar grupos verticais ou horizontais de três ou mais antes que o tempo se esgote.

Mosaicos Marados está disponível em Mario Party: Star Rush - Party Guest

 
CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Rolling_Rumble_1.jpg

Rebola na Bola (Caos de Moedas)

Mantém o equilíbrio sobre uma bola e carrega contra os vilões para os expulsares da arena. Mas tem cuidado, pois se atacares no momento errado, poderás ser tu a cair...

Rebola na Bola está disponível em Mario Party: Star Rush - Party Guest

 
CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Gold_Rush.jpg

Febre do Ouro Goomba (Caos de Moedas)

Há uma praga de Goombas e para tentares controlá-la tens de acabar com eles através de bolas de canhões.

Febre do Ouro Goomba está disponível em Mario Party: Star Rush - Party Guest

 
CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Bowser.jpg

Rede, Fúria e Bowser (Desafios do Bowser)

Trepa uma vedação de arame e evita os ataques do Bowser. O último a trepar será o vencedor, por isso espera que ninguém te empurre para baixo!

Mario Party: Star Rush - Party Guest

CI7_MarioPartyStarRush_Overview_Toad.jpg

Quatro amigos, quatro consolas Nintendo 3DS, mas apenas uma cópia de Mario Party: Star Rush? Não há problema! Com Mario Party: Star Rush - Party Guest, disponível para download gratuito* na Nintendo eShop, todos podem ter acesso à experiência multijogadores com apenas uma cópia do jogo – como se estivessem a jogar com mais do que uma cópia do jogo!

CI7_MarioPartyStarRush_Minigame_Rolling_Rumble_2.jpg

Só tens de descarregar o software Mario Party: Star Rush - Party Guest para a consola da família Nintendo 3DS de qualquer participante que não tenha o jogo completo. Podes também experimentar alguns minijogos no modo para um só jogador depois de concluíres algumas rondas multijogadores. Combina três em Mosaicos Marados, acaba com vilões em Labirinto dos Bus, transforma-te numa estrela do circo em Rebola na Bola ou vê algumas caras conhecidas do Reino Cogumelo na Galeria de personagens.

A festa continua

Em Mario Party: Star Rush - Party Guest, dados como o nível de jogo, assim como personagens não desbloqueadas e minijogos, ficarão guardados. Se depois decidires adquirir a versão completa de Mario Party: Star Rush e a jogares usando a mesma consola da família Nintendo 3DS, poderás transferir os teus dados de Mario Party: Star Rush - Party Guest para o jogo completo.

Descarrega Mario Party: Star Rush - Party Guest

Descobre alguns dos modos que podes jogar

*Requer o registo de uma Nintendo Network ID e a aceitação do acordo de utilização e da política de privacidade da Nintendo Network. Pelo menos uma cópia de Mario Party: Star Rush é necessária para participar no modo multijogadores. Não é possível jogar no modo multijogadores usando apenas Mario Party: Star Rush - Party Guest.

 

amiibo

Se introduzires no jogo um amiibo compatível (vendido em separado) durante o modo para um só jogador, poderás tirar partido de todo o tipo de vantagens, incluindo personagens aliadas e itens úteis!

CI_3DS_New3DS_amiibo.jpg

Utilização dos amiibo

No caso de teres uma New Nintendo 3DS ou New Nintendo 3DS XL, podes utilizar os amiibo na área NFC do ecrã tátil. Nas consolas Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL e Nintendo 2DS os amiibo podem ser introduzidos através do acessório Leitor/Gravador NFC (vendido em separado).

Descobre amiibo compatíveis >

CI_amiibo_CubicRed_GroupPicture_WhiteBackground.jpg
 
CI7_MarioPartyStarRush_amiibo_Toad_Scramble_PT.jpg

Toads ao Molho

Se utilizares um amiibo compatível, uma personagem aliada juntar-se-á a ti logo no início do jogo. Os aliados que se juntam a ti através dos amiibo são mais fortes dos que encontras durante o jogo normal.

A personagem aliada traz consigo um dado especial que oferece valiosos bónus. Se o amiibo já tiver dados de Mario Party 10 gravados, o aliado terá um dado de ouro, prata ou bronze, consoante a cor do item que estiver gravado no jogo Mario Party 10.

Mais informações sobre o modo Toads ao Molho >

 
CI7_MarioPartyStarRush_amiibo_Coinathlon_PT.jpg

Moedatlo

Através de um amiibo compatível podes jogar na pele da personagem correspondente. Se introduzires um amiibo na corrida, cada item que obtiveres poderá ser usado duas vezes.

Mais informações sobre o modo Moedatlo >

 
CI7_MarioPartyStarRush_amiibo_Ballon_Bash_PT.jpg

Papa-Balões

Com um amiibo compatível recebes um dado pela personagem correspondente logo no início do jogo. Se o amiibo já tiver dados de Mario Party 10 gravados, o aliado terá um dado de ouro, prata ou bronze, consoante a cor do item que estiver gravado no jogo Mario Party 10.

Mais informações sobre o modo Papa-Balões >

 
CI7_MarioPartyStarRush_amiibo_Mario_Shuffle_PT.jpg

Gamão do Mario

Se introduzires no jogo um amiibo compatível, um amiibo juntar-se-á como peça que traz consigo um dado. Mas atenção: não é possível utilizar mais do que um da mesma personagem.

A personagem aliada traz consigo um dado especial. Se o amiibo já tiver dados de Mario Party 10 gravados, o aliado terá um dado de ouro, prata ou bronze, consoante a cor do item que estiver gravado no jogo Mario Party 10.

Mais informações sobre o modo Gamão do Mario >

 
CI7_MarioPartyStarRush_amiibo_Dr_Mario.jpg

Recital Rítmico

Se tiveres um amiibo do Dr. Mario poderás usá-lo para desbloquear uma nova música.

Mais informações sobre o Recital Rítmico >

 
CI7_MarioPartyStarRush_amiibo_Challenge_Tower_PT.jpg

Torre do Desafio

Se te deparares com uma Faísca poderás evitar um jogo introduzindo um amiibo compatível para continuares a partir do ponto em que falhaste. Mas atenção: não podes utilizar a mesma personagem mais do que uma vez por dia.

Mais informações sobre o modo Torre do Desafio >

 
CI7_MarioPartyStarRush_amiibo_Boo.jpg

Puzzle do Bu

Se introduzires no jogo o amiibo do Bu, este fantasma aparecerá no fundo!

Mais informações sobre o modo Puzzle do Bu >

 

Galeria de personagens

Ao introduzires um amiibo compatível poderás criar uma coleção de carimbos invejável. Cada personagem conta com um design diferente – conseguirás obtê-los todos?

Mais informações sobre a Galeria de personagens >

Descobre mais sobre os amiibo no nosso site oficial! >

Categorias

Party

Jogadores

1 - 4

Editora

Nintendo

Mais informações

Classificação etária

Versão descarregável (Nintendo 3DS)

Consola

Nintendo 3DS (versão europeia)

Data de lançamento

07/10/2016

Classificação etária

PEGI 3

Línguas

inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, neerlandês, português, russo

Tamanho do download

3018 blocos

Cartão de Jogo da Nintendo 3DS

Consola

Nintendo 3DS (versão europeia)

Data de lançamento

07/10/2016

Classificação etária

PEGI 3

Línguas

inglês, alemão, francês, espanhol, neerlandês, italiano, português, russo