Art of Balance

Consola: Wii U Data de lançamento: 25/09/2014

Advertência

A partir de 27 de março de 2023, deixará de ser possível adquirir conteúdos na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS e da Wii U.

Uma mão firme e nervos de aço são os requisitos para ultrapassares os 200 desafios em oferta no jogo de quebra-cabeças baseado em física Art of Balance, disponível para download na Nintendo eShop da Wii U.

O objetivo do jogo é simples: equilibrar cuidadosamente blocos para criar uma pilha robusta, usando os intuitivos controlos por toque do Wii U GamePad para obter uma maior precisão no posicionamento. Utiliza a tua perícia na arte do equilíbrio para empilhares todo o tipo de formas diferentes, incluindo algumas com propriedades especiais, destinadas a testar a tua massa cinzenta. Mas não tens de te lançar a estes desafios sozinho, já que até mais quatro jogadores podem pegar num Comando Wii para te ajudarem, numa experiência de cooperação verdadeiramente única.

Se gostas de um pouco de competição, desafia um amigo em casa, em ecrã dividido, ou liga-te à Internet para encontrares um adversário. Podes até convidar os teus amigos para juntos enfrentarem uma equipa de "cérebros" no modo multijogadores online de quatro contra quatro, no qual cada equipa resolve quebra-cabeças em paralelo. Será a tua sala de estar a vencedora?

Demonstra as tuas habilidades em modos de desafio adicionais ao construíres a torre mais alta que conseguires, ultrapassa complexos desafios de equilíbrio ou corre contra o relógio desbloqueando prémios pelo caminho. Para além disso, tens a oportunidade de comparar o teu desempenho com o de jogadores em todo o mundo nas tabelas de classificação online do modo Endurance.

  • Passa 200 níveis variados de jogabilidade de equilíbrio de blocos
  • Trabalha em conjunto no modo cooperativo local para cinco jogadores ou online em partidas de quatro contra quatro
  • Põe a tua massa cinzenta à prova nos modos Challenge e Endurance

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Entrevista

CI7_WiiUDS_ArtOfBalance.png

O jogo de quebra-cabeças baseado em física Art of Balance já está disponível na Nintendo eShop da Wii U para te convidar a empilhar todos os tipos de blocos de formas diferentes de forma perfeitamente equilibrada! Quer tentes superar estes desafios sozinho, em cooperação ou até em competição, o jogo oferece pilhas de diversão!

A propósito deste lançamento, a Nintendo teve a oportunidade de entrevistar Martin Sauter, dos estúdios de produção Shin'en Multimedia, para te dar a conhecer melhor o jogo.

Nintendo of Europe: Em primeiro lugar, gostaria de pedir-lhe que se apresentasse e descrevesse o seu papel em Art of Balance.

Martin Sauter: O meu nome é Martin Sauter e sou diretor artístico na Shin'en Multimedia. A nossa sede é em Munique, na Alemanha, e há muito que desenvolvemos títulos para consolas Nintendo, desde a Game Boy Color até à Wii U. O jogo que acabámos de lançar é Art of Balance para a Wii U.

NoE: Poderia falar-nos um pouco sobre Art of Balance?

MS: Art of Balance é o novo jogo da nossa série Art of Balance, desta vez para a Wii U. Já havíamos lançado um Art of Balance para a Wii, assim como Art of Balance TOUCH! para as consolas Nintendo 3DS e 2DS. Mas apesar de os seus nomes parecem semelhantes em todas as consolas, cada versão é única. Analisamos sempre a consola e tentamos criar um título adequado que seja o mais forte possível.

WiiUDS_ArtOfBalance_01.jpg

NoE: Então o que traz de novo esta versão de Art of Balance para a Wii U?

MS: Acreditamos que a versão para a Wii U é um título adequado para todos, porque incluímos tantos elementos de que tanto rapazes como raparigas – e até pais e avós gostarão! – que quem comprou as versões anteriores terá muito para descobrir. Temos o modo de jogo online, que possibilita jogar online com amigos de todo o mundo, e temos também diferentes modos de cooperação (uma coisa que Art of Balance TOUCH! não tem), bem como mais níveis. Mas contém muito mais, por isso recomendo a todos que o experimentem!

NoE: Como diz, este é o terceiro jogo da série Art of Balance. O que é que o convenceu a criar uma versão para a Wii U?

MS: Em primeiro lugar, quisemos mesmo explorar as opções de jogo online, pois é algo que Art of Balance TOUCH! ou Art of Balance para a Wii não ofereciam. Precisávamos de um determinado nível de resolução para os gráficos para podermos criar os nossos modos online. Os gráficos estão em HD, por isso o aspeto é totalmente diferente do dos jogos anteriores. Tentámos utilizar a nossa tecnologia para o aperfeiçoarmos e o tornarmos mais relaxado, pelo que experienciarão uma boa sensação, uma boa disposição, quando jogarem este título. Assim, os gráficos, os modos e as opções de jogo online eram coisas que não podíamos fazer sem a Wii U.

NoE: O modo multijogadores desempenha, claramente, um papel importante no jogo. Poderia falar-nos mais sobre isso?

MS: Para o modo multijogadores temos partes diferentes. Claro que existe um modo para um só jogador, a que chamamos "Arcade", em que o jogador atravessa 200 níveis. Mas quatro jogadores com Comandos Wii podem entrar em ação durante o jogo para o ajudarem, sair quando quiserem e voltar a entrar quando quiserem. E, claro, é possível utilizar o Wii U GamePad, o que perfaz um total de cinco jogadores em cooperação. Ou podem jogar sozinhos: tudo é possível! É engraçado, porque quando duas pessoas jogam, fazem-no de forma diferente do que quando jogam individualmente, o que faz desta uma experiência divertida.

Depois temos modos competitivos, em ecrã dividido. Então, se houver quatro pessoas na sala de estar, duas podem jogar num lado e duas no outro e podem ver quem consegue concluir um determinado quebra-cabeças primeiro. Podem torná-la uma série de "à melhor de cinco".

Temos outro modo em que jogam um após o outro e quem perde não recebe pontos. Por isso, esta é uma experiência de jogo mais calma, em que não existe a pressão de jogar uns contra os outros. Mas é tão divertido ver as pessoas a jogarem; mesmo que não concluam os quebra-cabeças, olham para o lado do outro jogador, no ecrã dividido, e pensam "Como é que ele consegue?!" (risos). Depois encontram a resposta. Isto é uma novidade da versão para a Wii U que a torna muito interessante. Tenho visto muitas pessoas a divertirem-se!

Depois há o modo Endurance, no qual temos estatísticas online. Adicionámos bastantes coisas que fazem dele um jogo Art of Balance muito maior.

WiiUDS_ArtOfBalance_03.jpg

NoE: Ao ver as pessoas a jogarem, reparou em diferentes abordagens?

MS: Depende do modo, mas o melhor é que o que deu origem a Art of Balance foi o facto de querermos algo calmo e relaxante para jogar depois do trabalho ou da escola. E apesar de relaxante, queremos que seja também desafiante; algo que seja fácil de apreender, mas suficientemente difícil de dominar para quem quer sempre melhorar.

Incluímos tantos modos no jogo que existe algo para todos. E descobri que por vezes depende da pessoa, pois esta pode querer jogar em conjunto e divertir-se ou dar dicas ao outro jogador. Por vezes, no modo cooperativo, querem mesmo o desafio de vencer os outros jogadores! É uma mistura de tudo.

NoE: Poderia falar-nos mais sobre os modos de jogo online?

MS: Trata-se do mesmo que os outros modos multijogadores, mas aqui mais quatro jogadores podem participar. Até oito pessoas podem jogar ao mesmo tempo! Podem tentar resolver os mesmos quebra-cabeças online com os amigos. Isto acrescenta algo ao jogo; não é a experiência central, mas é algo adicional para quem não tem ninguém com quem jogar em casa.

NoE: Como é que Art of Balance faz uso específico das caraterísticas especiais da Wii U?

MS: O GamePad é o nosso elemento especial. Não é imprescindível, pois pode jogar-se com o Comando Wii - algumas pessoas preferem simplesmente sentar-se no sofá e apontar. Mas o título pode, naturalmente, ser totalmente jogado no GamePad. Uma das melhores caraterísticas, penso eu, é a possibilidade de jogar sem a TV. Assim, se o vosso parceiro, mãe ou pai, quiser ver TV, podem levar o jogo para onde quiserem e jogar da mesma forma que num ecrã. Penso que o GamePad é essencial, pois por vezes queremos jogar desta forma...ainda que não seja necessário!

O Miiverse é uma coisa que utilizamos na Internet, mas no jogo propriamente dito não existe nenhuma função que o integre. Existe, claro, uma comunidade do jogo no Miiverse, que lemos e da qual gostamos. Sintam-se à vontade para publicar coisas na nossa comunidade!

NoE: Utilizam o Miiverse para ficarem a par das reações dos fãs?

MS: Sim. Uma vez que não nos dedicamos muito ao Marketing nem estamos presentes em muitas convenções ou feiras, damos graças às redes sociais, aos sites de notícias de jogos e ao Miiverse, por nos poderem dar a conhecer as reações. Claro que um único comentário não tem valor, mas a combinação de muitos comentários significa que poderá haver uma razão para determinada reação. Depois vemos como podemos utilizar estas reações diretas dos jogadores no sentido de melhorar os nossos próximos jogos. Muitas vezes uma sequela é o resultado disso. Quando os jogadores dizem isto ou aquilo, é possível que digamos: "Faz sentido! Na sequela deveríamos ter isso em consideração!". Acontece muitas vezes!

NoE: Para terminar, há mais alguma coisa que queira mencionar em relação a Art of Balance?

MS: Estamos 100% certos de que é a melhor versão de Art of Balance! Claro que se quiserem jogá-lo fora de casa terão de optar por Art of Balance TOUCH! para a Nintendo 3DS, mas esta versão para a Wii U tem muito para descobrir! Recomendo que acedam à Nintendo eShop para o descarregarem e jogarem com a família. Penso que todos podem participar em Art of Balance!

Sabemos que existem pessoas que não sabem bem se Art of Balance será o tipo de jogo certo para elas, pelo que estamos a preparar uma demo. Sairá em breve, por isso peço que a experimentem também e, se possível, convidem alguns amigos para experimentarem o modo multijogadores.

NoE: Obrigado por esta entrevista!

Categorias

Puzzle

Modo multijogadores

Simultâneo

Jogadores

1 - 8

Editora

Shin'en Multimedia

Classificação etária

Aplicações de download da Wii U

Consola

Wii U (versão europeia)

Data de lançamento

25/09/2014

Classificação etária

PEGI 3

Comandos compatíveis

  • Wii U GamePad,
  • Comando Wii & Comando Wii Plus

Línguas

inglês, espanhol, francês, alemão

Tamanho do download

359,50 MB