7. Parabéns!

Iwata:

Para terminar, gostava de fazer a cada um de vós uma… não, duas perguntas. Primeiro, qual pensam ser o principal argumento de vendas de ZombiU? Segundo, do que gostam mais na Wii U? Desta vez, vamos inverter a ordem, por isso começamos pela Gabrielle.

Gabrielle:

Quem, eu? Vocês são indelicados. De repente, pedem a uma mulher que comece! (risos)

Iwata:

As senhoras primeiro, como se costuma dizer! Suponho que é mais fácil para ti se começares, assim os outros não dizem o que queres dizer, não é?

Gabrielle:

Antes de mais, vou falar de ZombiU. Visto que o tema dos zombies tem sido demasiado explorado, muitas pessoas não sabiam se seríamos capazes de criar uma história completamente nova, por isso o nosso desafio foi criar uma perspetiva diferente. Foi um desafio incrivelmente difícil, mas, para mim, foi também o mais agradável.

Iwata Asks
Iwata:

Ao ver o produto acabado, parece que este jogo e o Wii U GamePad foram feitos um para o outro, mas a vossa primeira experiência deve ter sido estranha, visto que não existia nada assim.

Gabrielle:

Para mim, este hardware novo deu-me uma sensação de liberdade, podia criar uma história completamente nova. Quando percebi que tinha um mundo novo nas mãos, no Wii U GamePad, com objetos que se encontravam perto de mim, sabia que isso iria mudar completamente o modo de contar histórias. Além disso, graças à presença do Wii U GamePad, não tínhamos de mostrar a informação toda no ecrã da televisão, por isso podíamos concretizar o sonho de qualquer diretor artístico e mostrar um mundo totalmente livre no ecrã de televisão. Do ponto de vista da narração, é um modo completamente novo de contar histórias.

Iwata:

Compreendo. Muito obrigado! A seguir, queria perguntar o mesmo ao Guillaume.

Guillaume:

Aquilo de que gosto em ZombiU é da emoção que sinto quando parece que domino os controlos do Wii U GamePad e fico cheio de confiança, pensando “Isto é demasiado fácil!”, mas depois as coisas correm mal e, de repente, volto a ficar encostado à parede. Isso acontece com frequência neste jogo. Por exemplo, tenho três zombies diante de mim. Elimino dois sem problemas, depois aponto à cabeça do terceiro, pronto para dar o golpe definitivo… mas ouço um clique. Fiquei sem munições!

Iwata Asks
Todos:

(risos)

Guillaume:

Nesse momento, a minha confiança transforma-se em terror. Fico em pânico. Surgem-me vários pensamentos. “Oh, não, tenho de alterar completamente o meu plano… onde vou encontrar munições?” Sinto que perco o controlo do que se passa e fico mais nervoso. Há muito tempo que não sentia isso num jogo.

Iwata:

É aquele momento tenso em que embora tudo pareça perdido, sentimos que temos uma oportunidade.

Guillaume:

Quanto à Wii U, enquanto jogador espero ansioso pelo lançamento de jogos das séries populares da Nintendo. Estou bastante entusiasmado com Zelda, naturalmente, mas também F-Zero! (risos)

Iwata:

Muito obrigado! (risos) Passamos a ti, Xavier.

Xavier:

Antes de mais, ZombiU não é, de modo algum, o primeiro jogo que tenta recriar uma sensação de medo. Contudo, creio que leva essa experiência mais longe. Temos o orgulho de apresentar esta experiência de jogo nova como um título de lançamento da Wii U. O Wii U GamePad é fundamental, sem dúvida. Une o mundo real e o mundo do jogo. É um kit de sobrevivência e a única ajuda do jogador. Os jogadores da E3 quase deixavam cair o Wii U GamePad, e isso mostra como se deixaram envolver pelo mundo do jogo. Tenho muita confiança nesse aspeto do jogo.

Iwata Asks
Iwata:

Compreendo.

Xavier:

Quanto à segunda pergunta sobre a Wii U, acredito verdadeiramente que conseguiram construir um sistema que reúne tudo. Hoje em dia, as pessoas já usam dois ecrãs diariamente, ao olhar para o ecrã do iPhone ou do iPad enquanto veem televisão. A Wii U dá os primeiros passos inovadores rumo a uma tendência nova.

Iwata:

Suponho que esse é o benefício de ter uma “experiência integrada de dois ecrãs”, em vez de os manter separados.

Xavier:

Exatamente. A Wii U foi criada intencionalmente como um sistema que incorpora dois ecrãs, e creio que isso dá origem a possibilidades novas. Ainda mal começámos a encontrar modos novos de jogar. Não apenas com ZombiU, mas também com todos os jogos que a Ubisoft vai lançar para a Wii U, como Rabbids e Just Dance, apresentamos modos novos de diversão.

Gabrielle:

Antes que o Yves responda, posso acrescentar algo rapidamente?

Iwata:

Claro que sim, podes dizer!

Gabrielle:

Isto afasta-se ligeiramente do tópico dos jogos, mas estou ansiosa por usar o Wii U GamePad para coisas como ver Netflix34 e controlar a televisão. Não é algo de que se tenha falado muito. (risos) No entanto, estou muito entusiasmada com esta convergência35 prometida pela Wii U. A verdade é que não termina nos jogos. Creio que convergência é uma palavra cara para o que acontece atualmente, mas somos os primeiros a dizer “sim!” e a recebê-la de braços abertos.34 Netflix: Uma empresa de aluguer de DVD dos EUA, criada em 1997. A versão norte-americana do guia de TV “Nintendo TVii” permite ter acesso e ver Netflix com o Wii U GamePad.35 Convergência: Quando objetos separados que não se encontram tradicionalmente ligados se unem e formam um coletivo.

Iwata:

Muito obrigado! (risos) Fico contente com o teu entusiasmo. E por último, mas não menos importante, Yves.

Yves:

A minha resposta é muito simples: os jogos que lançarmos a partir de agora, além de ZombiU, irão ajudar a reunir a família e os amigos. A Wii U tem o objetivo de juntar as pessoas e fico muito satisfeito por ZombiU ter feito parte disso.

Iwata Asks
Iwata:

Compreendo. Hoje tive a oportunidade de perguntar pelas vossas opiniões e creio que compreendo um pouco melhor porque sempre senti que temos tanto em comum. Além disso, percebo que a sensação que temos, quando juntamos várias peças diferentes para criar um jogo, é verdadeiramente universal. ZombiU, enquanto produto acabado, tem uma forma muito natural, mas para lá chegar precisaram de muitas tentativas e erros, e creio que todas as ideias foram reunidas num único conceito maravilhoso. Parabéns a todos!

Yves:

Muito obrigado.

Gabrielle:

Parabéns a todos. Obrigada.

Xavier:

Vamos transmitir essa mensagem à equipa inteira.

Iwata:

Espero que continuem a fazer jogos fantásticos juntos, no futuro. Espero também que possamos pôr um sorriso no rosto de pessoas no mundo inteiro e também assustá-las, até certo ponto. (risos)

Iwata Asks
Guillaume:

Sem dúvida!

Gabrielle:

Espero que ninguém se assuste demasiado. Não queremos que deixe cair o Wii U GamePad e o parta!

Todos:

(risos)

Iwata:

Muito obrigado a todos.