3. O prazer de tocar música

Iwata:

Iwata: Se alguém te perguntasse hoje “O que é o Wii Music?”, o que responderias?

Miyamoto:

Hmm… Foi algo que criámos com a ideia de tornar o prazer da música num jogo. Nem é um instrumento musical, nem é um videojogo. É algo único.

Iwata:

Compreendo.

Miyamoto:

Por isso gostava que todos o experimentassem. Transmite o verdadeiro prazer da música.

Iwata:

Pareces feliz por ter resultado desta forma.

Miyamoto:

Estou. Quando vi o produto final, pensei que era pouco comum. Um aspecto atractivo é que apesar de não ser um instrumento musical, fornece o mesmo prazer de se tocar um. Alguém que não saiba tocar um instrumento pode experimentar tocar numa banda.

Iwata Asks
Iwata:

Não me lembro de mais nada que faça isso.

Miyamoto:

Sim, se forem instrumentos simples, existem alguns antigos fáceis de tocar, como por exemplo a harpa horizontal Taisho ou a autoharp.

Iwata:

Ou algo inconvencional como a Jaminator.

Miyamoto:

Sim. Esses são os instrumentos mais fáceis que existem. Muitas pessoas nunca aprenderam um instrumento ou experimentaram tocar numa banda.

Iwata:

É verdade. (risos)

Miyamoto:

Tendo isso em consideração, acredito que fizemos uma ferramenta extremamente agradável de introduzir a música às pessoas. Por este motivo, e exagerando um pouco, pode-se dizer que o Wii Music é um novo instrumento que destrói a ideia dos instrumentos musicais de antigamente. Em 15 minutos, poderás tocar todos os tipos de instrumentos.

Iwata:

Por outras palavras, permite aos jogadores experimentarem uma variedade de emoções que os que tocam instrumentos sentem, mas com muito menos esforço.

Miyamoto:

Suponho que sim. Pode não ser a melhor comparação, mas o karaoke permite às pessoas sem capacidades musicais experimentar algo semelhante ao puro prazer musical. Por isso é que se tornou tão popular em todo o mundo. O Wii Music tem algo semelhante ao karaoke, como a emoção de nos aventurarmos ou a facilidade de entrar num estilo. Inicialmente pode parecer embaraçoso, mas depois é bastante divertido.

Iwata:

Concordo. Pode não se ter muita capacidade ou criatividade musical, mas desde que se tenha motivação para tentar tocar um instrumento, vai-se apreciar o jogo ao máximo.

Miyamoto:

É verdade. A motivação e a emoção de se envolver em algo são também úteis quando se toca um instrumento musical real. Seja qual for o instrumento que decidir tocar, tem de se começar pelo fundamental e isso pode causar algumas complicações a muitas pessoas.

Iwata:

Quero que as pessoas que têm dificuldades dêem uma oportunidade ao Wii Music. Tal como o Wii Sports e o Wii Fit, a melhor forma de o entender é experimentá-lo efectivamente.

Iwata Asks
Miyamoto:

Quando falamos sobre facilidade, alguns poderão dizer que falta profundidade para aqueles que sabem tocar um instrumento. (risos)

Iwata:

Se se tornar em música, independentemente da forma como se toca, perguntarão onde está o desafio.

Miyamoto:

Não é preciso pensar nisso quando se toca sozinho. Em primeiro lugar, mesmo que alguém aprenda depressa e independentemente da forma como toca se parecer sempre com música, não significa que cada actuação seja exactamente igual.

Video: És livre de tocar as músicas preparadas com uma variedade, mas por muito que faças algo, a estrutura fundamental da música não mudará

Iwata: Se alguém te perguntasse hoje “O que é o Wii Music?”, o que responderias?
És livre de tocar as músicas preparadas com uma variedade, mas por muito que faças algo, a estrutura fundamental da música não mudará . Além disso, pode-se tocar até seis partes por música.

Iwata:

Pode ser difícil para alguém que não tenha experiência perceber o que significa “variar” a música.

Miyamoto:

Sim, imagino que sim. No Wii Music, as melodias e os ritmos das músicas não são fixos. Existe um ritmo básico e simples e uma melodia composta de simples progressões de acordes. Numa estrutura mais abrangente, pode-se fazer o que quiser. Se tocares a sexta parte de uma banda à tua maneira, é como se fizesses arranjos à música. Podes ver alguém a trabalhar na mesma música e perguntares-te como é que o faz.

Iwata:

É como pode ser surpreendente ver no Canal Mii Contest um Mii feito de uma forma que nunca imaginaste.

Miyamoto:

Exactamente! Qualquer pessoa pode fazer um Mii, mas também pode alcançar resultados fantásticos. O Wii Music é assim, mas para música. Existem à escolha 50 músicas e 60 instrumentos. Pode tocar seis partes, gravar actuações, tocá-las novamente e guardá-las. Por isso, no que se refere a diversão a longo prazo para jogadores a solo, penso que não haverá problemas.

Iwata:

Concordo.