5. Contribuir para melhorar a saúde de todos

Iwata:

Não existem muitos jogos que te façam mexer como o Wii Fit. Estou certo de que todos vocês devem ter descoberto coisas novas sobre o vosso corpo enquanto trabalhavam neste projecto. Minegishi, já tinhas interesse pelo equilíbrio do corpo humano antes de trabalhares no Wii Fit; como foi esta experiência para ti?

Minegishi:

Para que tenhas uma ideia do quanto este assunto me interessava, deixa-me dizer-te que tive aulas de alinhamento natural do corpo, e o nosso professor observava a maneira como nos sentávamos e levantávamos, inclusivamente até gatinhámos no chão durante cerca de uma hora… (risos)

Iwata:

Eras um pouco fanático pelo equilíbrio não? (risos)

Minegishi:

Lá isso é verdade! (risos) Nessas aulas, aprendi que as pessoas têm têndencia a curvarem-se para trás quando estão em pé, por isso tentei concentrar-me em levar o meu centro de gravidade para a frente, até ter a certeza que tinha adquirido um bom equilíbrio. No entanto, com o Wii Fit é até mesmo possível ver o nosso centro de gravidade no ecrã, e, quando subi para cima do Wii Board, qual não foi o meu espanto quando constatei que o meu centro de gravidade estava muito recuado! (riso forçado) No entanto, como continuei a jogar o Wii com uma regularidade diária, consegui corrigir o meu centro de gravidade, o que foi um alívio para mim.

Iwata Asks
Miyagawa:

Eu não sou tão fanático pelo equilíbrio quanto o Minegishi, mas tinha a sensação que o meu centro de gravidade estava um pouco desviado para a esquerda. Assim que comecei a usar o Wii Board diariamente, tornei-me muito mais consciente desta minha inclinação para o lado esquerdo, e foi então que comecei a fazer pequenas coisas, como mudar a mão com que seguro a minha pasta. O meu trabalho com este software acabou por ter influência no meu quotidiano, e por motivar alterações no meu estilo de vida. Esta é a verdadeira essência de um jogo relacionado com a vida do dia-a-dia, e espero que as pessoas que utilizam o Wii Fit também venham a sentir o impacto que este tipo de mudanças podem ter na nossa vida.

Oyama:

Para dizer a verdade, a mim preocupa-me mais o meu peso do que propriamente o meu equilíbrio. Achava estranho que apesar de me movimentar bastante de um lado para o outro todos os dias, não conseguia perder peso.

Iwata:

Bem, mas ao menos também não aumentavas o peso, ou estavas de facto a engordar? (risos)

Oyama:

Se estava! (risos). Quando começou o período mais complicado do processo de desenvolvimento, tornava-se evidente ao analisar os gráficos que estava gradualmente a ganhar peso ao invés de o perder. Aliás, na minha opinião, esta é mais uma das muitas possibilidades que o Wii Fit oferece.

Iwata:

O stress realmente pode fazer engordar! E por falar nisso, alguma vez competiram entre vocês para ver quem conseguia perder mais peso?

Shibata:

Eles quiseram guardar alguns dados como amostra, por isso eu e a Arisa Hosaka, bem como outros membros da equipa, decidimos experimentar. Tínhamos uma TV enorme na sala de desenvolvimento, por isso toda a gente podia consultar os nossos progressos diários.

Hosaka:

Portanto os detalhes acerca do peso de todos podiam ser vistos por qualquer um de nós! (risos) Disseram-nos que só iam aparecer as nossas mudanças de IMC, e que não tínhamos que nos preocupar porque ninguém ia ficar a saber o nosso peso. Mas sempre que tinha atenção com a alimentação e perdia peso, pensavam que o sistema estava a fucionar mal, e claro que ao voltarem a calcular os resultados para verificarem se estavam correctos, acabaram por descobrir o meu peso! (risos)

Iwata Asks
Todos:

(risos)

Shibata:

Mas também existiram muitos aspectos positivos durante este processo. A certa altura o meu peso baixou drasticamente, o que achei estranho tendo em conta que não tinha feito nada de especial para que isso acontecesse. Mas pouco depois fiquei doente, e desde então os GP (gestores de projecto), vinham sempre perguntar-me se estava tudo bem comigo quando o meu peso baixava.

Iwata:

Portanto tiveste não só a oportunidade de vigiar o teu estado de saúde, como também os outros acabaram por ter essa preocupação contigo. Que episódio comovente.

Shibata:

Durante essa altura, imaginava-me a jogar o Wii Fit na minha sala de estar, e que a minha mãe, ao notar que tinha perdido peso, e ficando preocupada, me preparava uma grande refeição, "Como isso seria maravilhoso", pensava eu. (risos)

Todos:

(risos)

Iwata Asks
Hosaka:

Por outro lado, quando o senhor Matsunaga, director do projecto, começou a ganhar peso, perguntava-me qual seria a razão para isso acontecer, quando entretanto me dei conta que se aproximava a data de uma apresentação interna.

Todos:

(risos)

Hosaka:

É verdade! (risos) Na altura pensei que devia ser o stress que estava a influenciar a sua mudança de peso mas, ao que parece, em situações de stress tanto há pessoas que têm tendência para ganhar peso, como há pessoas que têm tendência para emagrecer.

Iwata:

Sim, é verdade, e eu sou do tipo de pessoa que engorda!

Todos:

(risos)

Oyama:

De qualquer das formas, é muito interessante poder ver as variações de peso de cada um de nós em conjunto. É quase como ver um noticiário diário.

Hosaka:

Fazíamos uma fila frente ao monitor e analisávamos os resultados como grupo, enquanto conversávamos sobre aquilo que tínhamos comido nesse dia e que pudesse ter causado o nosso aumento de peso.

Oyama:

Acho que as famílias que jogam o Wii Fit acabam inevitavelmente por ter conversas desse género. E penso que a possibilidade de se verificarem os resultados diariamente pode ser uma maneira divertida de motivar as pessoas a jogarem o Wii Fit regularmente.

Iwata:

Por último, gostaria de vos pedir para deixarem uma mensagem para o nosso público acerca do que eles podem esperar do Wii Fit. No caso do Minegeshi, é mais o que ele gostaria que o nosso público ouvisse! (risos)

Minegishi:

Relativamente à música, recomendo que ouçam a

Video: música do Step Basics

Não existem muitos jogos que te façam mexer como o Wii Fit. Estou certo de que todos vocês devem ter descoberto coisas novas sobre o vosso corpo enquanto trabalhavam neste projecto.
música do Step Basics , que se ajusta bastante bem ao ritmo do exercício de step. A Arisa Hosaka e a equipa de som estiveram às voltas com isto durante algum tempo. Step Basics é um exercício aeróbico muito simples, mas encaixa-se muito bem com a música, e penso que vai revelar-se uma experiência enérgica e divertida. Ao invés de estar a salientar uma música ou som em particular, gostaria de realçar que, como referi anteriormente, criei toda a música e efeitos de som do Wii Fit de forma a conseguir motivar as pessoas a melhorarem a sua saúde. Posto isto, espero que a música ajude a encorajar as pessoas a usarem o Wii Fit regularmente, e a esforçarem-se nos treinos.

Iwata Asks
Miyagawa:

Os treinadores do Wii Fit têm som, algo que raramente foi feito no EAD, por isso espero que as pessoas desfrutem ao máximo dessa característica. Há mais uma coisa que gostaria de dizer: Falta sentimento à maior parte dos manuais e vídeos de ioga, são muito frios não são? Contudo, no Wii Fit os treinadores controlam os teus movimentos, por isso se saíres do Wii Board a meio de um exercício, e acabares por te desleixar, o treinador vai aperceber-se e pedir-te para retomares o exercício.

Iwata:

Isso é muito curioso, não é? Um jogo que monitoriza o que tu fazes, e que descobre se estás a descurar os exercícios? (risos)

Miyagawa:

Essa funcionalidade nunca seria possível num DVD de ioga ou algo do género, mas o Wii Fit possui uma série de truques interactivos, uma vez que se trata de um videojogo. Os treinadores possuem traços de personalidade próprios, o que pode ser observado durante os diálogos. O mesmo exercício pode transmitir uma sensação completamente diferente dependendo do treinador que seleccionares, por isso o ideal será treinar alternadamente ora com um, ora com outro. Mas cuidado, não treines em demasia senão ainda acabas por ficar com os músculos doridos! (risos) Afinal de contas, vais treinar músculos que não utilizas na vida do quotidiano.

Iwata Asks
Oyama:

Desenhei as silhuetas das personagens Mii para irem mudando consoante as alterações do teu próprio peso. À medida que fores registando o teu peso, vais poder observar as mudanças na silhueta do teu Mii em câmara rápida, é quase como ver o crescimento de uma planta numa velocidade muito rápida. Espero que os utilizadores se pesem diariamente para poderem desfrutar da experiência por eles mesmos. Este jogo permite-te descobrir coisas novas à medida que continuas a jogar. E a recompensa pela tua dedicação será poderes ver como o teu Mii perde peso. (risos)

Iwata:

Não me parece que os utilizadores que aumentem de peso queiram ver os seus Miis engordarem em câmara rápida!

Todos:

(risos)

Oyama:

Fizemos todos os possíveis para evitar decepcionar ou aborrecer as pessoas que ganhem peso, por isso não devem existir problemas relativamente a isso. Mas a silhueta do Mii vai ser de facto um reflexo do peso do utilizador, ou seja, o utilizador não vai poder alterar o aspecto do seu Mii de maneira a fazê-lo parecer mais elegante, a não ser que realmente emagreça. Espero que isso seja mais um extra motivador para as pessoas continuarem a jogar o Wii Fit.

Iwata Asks
Shibata:

Gostaria que os jogadores não se limitassem a uma determinada característica do jogo, mas antes que jogassem o jogo diariamente, uma vez que devemos cuidar da nossa saúde todos os dias, sendo por isso que desenvolvemos o jogo de maneira a que as pessoas tenham vontade de jogar dia após dia. Existem muitas opções que só são activadas à medida que se for jogando. Para além de tudo isso, creio que é muito divertido observares a tua progressão e conversares sobre isso com a tua famíla.

Iwata Asks
Hosaka:

O Wii Fit foi concebido de modo a adaptar-se a qualquer pessoa. As instruções são muito claras e simples, por isso toda a gente pode desfrutar do Wii Fit. À medida que se vai jogando, vão-se descobrindo novos elementos que te vão fazer querer continuar a jogar, por isso espero que as pessoas utilizem o Wii Fit durante muito tempo, sendo que preparámos uma grande variedade de exercícios para esse efeito. Gostaria de convidar toda a gente a experimentar e a ficar em forma.

Iwata Asks
Iwata:

O projecto Wii Fit começou a partir da ideia do Shigeru Miyamoto de que a pesagem diária podia ser algo divertido, o que quer no fundo dizer que este projecto começou do zero. Estas histórias de encontros predestinados, o nascimento do Wii Balance Board, o trabalho dos membros da equipa Zelda, e, finalmente, a concretização deste projecto apesar de no início não fazermos ideia de por onde devíamos começar, são os elementos que realmente tornaram o desenvolvimento deste produto tão interessante. Gostaria de concluir esta entrevista partilhando convosco a minha esperança de que, daqui a um ano, utilizadores de todo o Japão vão estar a falar das suas alterações de peso, e das razões por detrás disso, e que avós e netos, mães e filhas, vão desfrutar do Hula HoopTM e dos restantes exercícios do Wii Fit em conjunto. Muito obrigado a todos pela vossa colaboração e dedicação neste projecto.

Iwata Asks