4. Semelhante a um Hula Hoop real

Iwata:

Como o Wii Fit é um jogo sobre saúde, captou muito a atenção do público feminino. Mari Shibata, foste a primeira mulher a fazer parte da equipa; com que impressões ficaste ao teres trabalhado neste projecto?

Shibata:

Houve uma altura em que o aspecto do Wii Fit em termos gerais era algo frio e transparente. Como o Wii Fit foi pensado para ser usado na sala e por toda a família, quis que se tornasse um pouco mais quente. Foi aí que comecei a chatear o Oyama com comentários do género, “Por favor muda a cor do calendário”, ou então “Acrescenta mais tipos de selos por favor.”

Iwata:

Então ficaste incumbida da tarefa de dar mais calor humano ao produto? (risos)

Shibata:

Sim, pode-se dizer isso! (risos) Para além disso, jogos como

Video: Heading

Como o Wii Fit é um jogo sobre saúde, captou muito a atenção do público feminino. Mari Shibata, foste a primeira mulher a fazer parte da equipa; com que impressões ficaste ao teres trabalhado neste projecto?
Heading e Ski Slalom já estavam praticamente terminados…

Iwata:

Afinal de contas, fazer jogos é o ponto forte da Nintendo! (risos)

Shibata:

Isso é bem verdade. Seja como for, o design gráfico destes jogos estava a desenvolver-se com rapidez, mas sentia que era mais apelativo para os homens, e que deixava o público feminino um pouco de lado. Foi aí que o director sugeriu que trocássemos ideias com Arisa Hosaka, ficámos então a cargo do Hula HoopTM, e tivemos oportunidade de conversar bastante sobre como tornar os detalhes do jogo mais bonitos e atraentes! (risos)

Iwata Asks
Iwata:

Então foram vocês as duas que desenvolveram o Hula HoopTM.

Shibata & Hosaka:

Pensámos, “Vamos fazê-lo brilhar!” (risos)

Todos:

(risos)

Hosaka:

Achámos que o jogo ficaria mais giro com uma luz a brilhar sobre o teu Mii enquanto fazes girar o Hula Hoop.

Shibata:

Queríamos ter algo parecido com o pó brilhante das fadas, que surge quando elas voam nos desenhos animados.

Iwata:

Começo a ter a impressão que o som também foi influenciado por essa imagem brilhante e resplandecente. Miyagawa referiu anteriormente que os membros femininos da equipa fizeram imensas exigências, por isso suponho que uma delas tivesse a ver com isto. (risos)

Shibata:

É verdade! (risos) Estávamos constantemente a chatear o Miyagawa para criar um

Video: efeito de som brilhante

Como o Wii Fit é um jogo sobre saúde, captou muito a atenção do público feminino. Mari Shibata, foste a primeira mulher a fazer parte da equipa; com que impressões ficaste ao teres trabalhado neste projecto?
efeito de som brilhante para o jogo.

Miyagawa:

Tentei criar esse efeito sonoro porque sabia que era algo necessário para o jogo, mas elas nunca ficavam satisfeitas com nada.

Todos:

(risos)

Hosaka:

Pedimos ao Miyagawa para manter o som dos Hula Hoop a girar baixo, para que não esvaziasse o efeito de som brilhante, mas antes o fizesse sobressair.

Iwata Asks
Miyagawa:

Estão a ver o género de coisas que me pediam?! (risos) O Hula HoopTM tem muitos efeitos sonoros, e como referi anteriormente, os sons vão ficando mais enérgicos à medida que o jogo vai avançando. Estávamos prestes a ficar sem espaço para acrescentar mais sons, quando então decidiram pedir-me para acrescentar um efeito de som brilhante, neguei-me a fazê-lo mas elas não aceitaram um “não” como resposta.

Iwata:

Então lá conseguiste acabar por arranjar um espaço para incluir esse efeito de som brilhante! (risos)

Miyagawa:

Na verdade, achei que o som do hoop a girar era muito mais importante que o efeito de som brilhante, mas esse efeito de som agradou muito à equipa, e sabia que se o retirasse haveria uma reacção muito grande de desagrado.

Shibata:

Nesse sentido, fiquei muito contente por me terem atribuido este trabalho. Claro que também tínhamos noção que podíamos acabar por fazer com que os homens perdessem o interesse no jogo, e, para evitar isso introduzimos elementos cómicos.

Iwata:

Miyamoto fez uma demonstração do jogo na Conferência da Nintendo, com os convidados Shinji Morisui, Miho Nakai e Sayo Aizawa. Devem ter sentido algo muito especial ao vê-los experimentarem o jogo e divertirem-se tanto.

Iwata Asks
Shibata:

Fiquei encantada. Apesar de ter sido o meu primeiro projecto, foi exibido num palco enorme, e ainda para mais com celebridades a experimentarem o jogo!

Iwata:

Isso faz-nos perceber que cada pessoa tem uma maneira muito própria de rodar as ancas, e é por isso que penso que é tão divertido observar as pessoas a jogarem este jogo.

Hosaka:

Quando comecei a trabalhar neste projecto nem sequer conseguia fazer girar um hula hoop, e, no entanto, tive de fazê-lo centenas de vezes para perceber bem os detalhes do jogo. E agora até já consigo fazer girar um hula hoop de verdade!

Todos:

Uau!

Iwata Asks
Iwata:

Isso faz-me lembrar uma história engraçada! (risos) No dia seguinte a ter tentado jogar Hula HoopTM pela primeira vez, fiquei contente por sentir as ancas doridas (enquanto coloca a mão na anca) (risos). Em que outros projectos trabalhaste para além do Hula HoopTM?

Shibata:

Também trabalhei no Heading, no

Video: Ski Jump

Como o Wii Fit é um jogo sobre saúde, captou muito a atenção do público feminino. Mari Shibata, foste a primeira mulher a fazer parte da equipa; com que impressões ficaste ao teres trabalhado neste projecto?
Ski Jump e no Bubble Balance . Comecei a perguntar-me se o Wii Fit seria um tipo de jogo a ser inicialmente jogado por adultos, e, a ser assim, quem iria depois convencer os seus filhos a jogar também…

Iwata:

Consigo realmente imaginar os miúdos a tentarem convencer os pais a comprarem-lhes o Super Mario Galaxy ou o Super Smash Bros. Brawl, e é verdade que não consigo imaginá-los a fazerem o mesmo com o Wii Fit. No entanto consigo imaginar os pais a jogarem Wii Fit com os seus filhos, e mais cedo do que imaginas, os miúdos até vão acabar por convidar os amigos para virem a casa jogar Wii Fit.

Shibata:

num bom jogo que permitisse aos pais jogar o Wii Fit com seus filhos, quando me encarregaram da criação do Bubble Balance. Trabalhei no jogo com uma imagem em mente, a de uma mãe a fazer poses estranhas e a divertir-se na sala, enquanto entretanto o filho chega e lhe pergunta o que está a fazer, acabando por experimentar também, divertindo-se os dois juntos.

Hosaka:

Para além do Hula HoopTM e do Step Basics, também trabalhei no posicionamento das bandeirolas do Ski Slalom e Snowboard Slalom. Como é óbvio, tive de experimentar todos os níveis para me assegurar que as bandeirolas estavam posicionadas correctamente, percorri os circuitos no mínimo umas 100 vezes por dia. Chegava ao fim do dia sempre absolutamente exausta! (risos)

Todos:

(risos)

Iwata:

Deves ter-te sentido como uma atleta amadora a treinar para uma competição! (risos) Trabalhar no desenvolvimento do Wii Fit foi certamente um processo muito diferente por comparação a outros jogos, não foi?

Hosaka:

Mesmo ao meu lado estava alguém a trabalhar nos últimos retoques dos exercícios de tonificação, passava o tempo deitado no chão e com falta de ar…

Iwata:

Então deve ter sido por isso que a sala de desenvolvimento cheirava um pouco a ginásio por causa de tanto suor. (risos)

Hosaka:

É verdade que tinha um cheiro um tanto ou quanto…mau. (risos)