2. Os ajudantes

Iwata:

Uma outra funcionalidade de luta nova é o Assist Trophy. (Ver documento) Podes dar uma breve explicação?

Sakurai:

Vejamos, o Assist Trophy é uma personagem que vem em nosso auxílio, e basta às pessoas que jogaram a versão anterior do Smash Bros. pensar na Poké Ball para saberem aquilo a que me refiro. Durante um confronto, surge no ecrã um objecto em forma de cápsula. Se alguém o recolher, surgem diferentes personagens que atacam o oponente ou realizam um ataque não direccionado, ajudando assim o jogador que recolheu o item durante um curto espaço de tempo.

Iwata:

O número de personagens comuns é notório por si só, mas o número de personagens representadas pelos Assist Trophies é verdadeiramente impressionante.

Sakurai:

Sim. Posso ter perdido o controlo neste aspecto. (risos)

Iwata:

Pegar no Mr. Resetti de Animal Crossing ou no cão de Nintendogs... como decidiste escolher estas personagens?

Sakurai:

O factor mais importante foi se fariam os jogadores felizes. Ou seja, existem muitos jogos populares com personagens que não estão destinadas a lutar, e seria demasiado difícil incorporá-las no título Smash Bros. No topo da lista de tais personagens estão as que acabaste de referir, Nintendogs e Animal Crossing. Uma vez que estes jogos são jogados por muitas pessoas, sabia que os jogadores ficariam contentes se surgissem no jogo. Foi por isso que quis encontrar uma forma de as colocar no jogo, tendo-se tornado Assist Trophies.

Video: Assist Trophy Video

Uma outra funcionalidade de luta nova é o Assist Trophy. (Ver documento) Podes dar uma breve explicação?
Assist Trophy Video

Iwata:

Recordo-me de teres dito no início do desenvolvimento que não conseguiria criar uma luta Nintendog. (Ver documento)

Sakurai:

Uma vez que decidimos abordar os Assist Trophies como algo mais do que uma personagem que ataca o oponente, foi-nos possível incorporar várias personagens no jogo. O Nintendog, por exemplo, limita-se a percorrer o ecrã alegremente sem oferecer qualquer tipo de ajuda. (risos)

Iwata Asks
Iwata:

Por outras palavras, o que faz é bloquear o ecrã e evitar que sejamos vistos durante alguns momentos.

Sakurai:

Exacto. Não é nada mais do que uma venda. (risos) Mas os cães nem sempre fazem o que pretendemos, certo? Quando tentamos brincar com eles, eles limitam-se a ficar perto de nós.

Iwata:

Compreendo. (risos)

Sakurai:

É essa percepção que procurávamos, mas bloquear o ecrã é algo que normalmente não tem grandes resultados num jogo competitivo como este.

Iwata:

Compreendo. Costumas dizer que o Smash Bros. deve ser jogado como um desporto, mas com este jogo, estamos a praticar um desporto numa área com bastantes surpresas.

Sakurai:

Exacto. Pode dizer-se que gosto de surpresas ou, ainda mais adequado, que adoro uma boa partida. É por isso que me sinto incitado a fazer o que faço.

Iwata:

Compreendo. Não podemos negar que o Smash Bros. é um jogo repleto de partidas.

Sakurai:

Obviamente. (risos) É o que o torna divertido de fazer e divertido de visualizar enquanto outras pessoas o jogam.

Iwata:

Na perspectiva do jogador, deve ser divertido descobrir as coisas que incorporou.

Sakurai:

Right.

Iwata:

De um modo geral, não aprecio jogos que se limitam a adicionar coisas. Mas com o Smash Bros. é diferente, e existem vantagens em condensar o jogo com novas funcionalidades. Uma vez que é como um receptor que armazena qualquer coisa, creio que é correcto ter muitos elementos no Smash Bros.

Sakurai:

Quanto mais adicionarmos, tantas mais surpresas irão existir. Tal traduz-se num maior divertimento para o jogador. Embora por vezes possa ser demasiado! (risos)