3. À procura de escritório e pessoal

Iwata:

E foi assim que tudo começou. Contudo, foi o facto de começarmos o projecto desta forma que nos permitiu tornar a equipa de desenvolvimento do Smash Bros. Brawl inigualável.

Sakurai:

É verdade. Foi sugerido que o projecto fosse alojado na Nintendo em Quioto, mas após discutirmos algumas ideias concluímos que era necessário efectuar o projecto em Tóquio e alugámos um escritório em Takadanobaba especificamente para este jogo. Eu até me mudei para Takadanobaba.

Iwata:

Para o projecto, certo?

Sakurai:

Certo, para o projecto. O que quero dizer é que, se queremos criar um novo Smash Bros., temos de estar preparados para colocar tudo o resto em segundo plano para que o projecto funcione.

Iwata:

Uma combinação do lar com o local de trabalho.

Sakurai:

Exacto. Depois, quando estávamos à procura de ajuda, conseguimos assegurar pessoal de um outro programador de jogos de vídeo.

Iwata:

Tomámos conhecimento desta empresa através do Miyamoto-san. Podes divulgar o nome se quiseres.

Sakurai:

Ah, Ok. A empresa era a Game Arts. Foi após concluírem o Grandia III, e disseram-nos que tinham algum pessoal livre. Então, decidimos deixar nas mãos deles a maior parte do desenvolvimento preliminar enquanto começámos a contratar o restante pessoal de que precisávamos. Fizemo-lo procurando pessoas especificamente para o título Smash Bros. Brawl.

Iwata:

Penso que é algo único efectuar contratações especificamente para um jogo. No fim de contas, é claro quando dizemos que “estamos à procura de ajuda para este projecto”, mas depois não havia qualquer garantia de emprego após a conclusão do projecto.

Sakurai:

Mesmo assim, eu creio que as pessoas que trabalham em conjunto nestas ocasiões tendem a travar conhecimentos importantes e que muito do nosso pessoal, incluindo eu próprio, irá trabalhar novamente em conjunto de futuro. A razão porque me tornei freelancer deve-se à limitação que sentia ao trabalhar interminavelmente com as mesmas pessoas na mesma série.

Iwata Asks
Iwata:

Além disso, é normal projectos especiais como este darem origem a um nível de confiança especial, criando por vezes uma camaradagem profunda e duradoura.

Sakurai:

É verdade. Creio que é possível acontecerem coisas boas quando trazemos pessoal de fora ou quando parte do trabalho é efectuado por terceiros. De facto, os membros do pessoal que reunimos para este projecto, incluindo todos na Game Arts, eram todos indivíduos altamente competentes.

Iwata:

Quantos membros de pessoal acabaste por ter para este projecto?

Sakurai:

Cerca de 100 indivíduos. Obviamente, seriam ainda mais se incluísse supervisores e fornecedores. Tendo em conta todo o pessoal que surge nos créditos, foram cerca de 700 pessoas.

Iwata:

Então o número de pessoas envolvidas a tempo inteiro foi, aproximadamente, 100.

Sakurai:

Exacto.