9. Como desfrutar de um jogo de acção

Miyamoto:

Aprendi uma coisa a fazer este novo título multijogadores de Mario.

Iwata:

O quê?

Miyamoto:

Apercebi-me de que, fundamentalmente, Mario é um jogo em que se falhas e perdes uma vez, voltas ao princípio.

Iwata:

Certo.

Miyamoto:

Por isso é difícil. Mesmo que só queiras chegar ao boss, podes cair em lava, ficar queimado e ser enviado para o início e começar do zero.

Iwata:

Não perdoa quando falhas.

Miyamoto:

Pois não. Por isso, mesmo que falhes mesmo antes de acabar o castelo, voltas à linha de partida. Se calhar sou eu que tenho uma veia maldosa! (risos) Mas acho que jogar nesse nível de intensidade torna o jogo muito mais divertido.

Iwata:

Achas que é mais divertido se tiveres de começar o nível de novo?

Miyamoto:

Nos jogos de plataformas, as partes mais complicadas podem esgotar-te. Também sabe bem jogar níveis mais fáceis.

Iwata:

Sim, nisso tens razão.

Miyamoto:

É um dos princípios pelos quais me guio

Iwata:

É por isso que, em vez de ter uma série de checkpoints onde podes guardar o jogo, é melhor jogar de novo a parte fácil.

Miyamoto:

Sim. É mais agradável para o jogador. E como voltas a jogar partes em que já és bom, vais melhorar ainda mais no jogo. No passado, quando os shooters dos salões de jogos se começaram a tornar cada vez mais difíceis, desenvolveu-se o sistema “Continuar”…

Iwata:

Insere mais uma moeda e podes continuar a jogar…

Miyamoto:

Sem dúvida que era algo que agradava aos salões de jogos, porque os jogadores não paravam de pôr moedas nas máquinas. Mas foi algo que acabou por levar a que o jogador jogasse sempre no limite das suas capacidades. Acho que não sabe bem jogar assim.

Iwata:

Tens razão.

Miyamoto:

Até pode ser emocionante, mas não sabe bem.

Iwata:

É emocionante para o jogador, mas não lhe dá a sensação de ser mesmo bom no jogo.

Miyamoto:

Precisamente!

Iwata:

A única coisa que o jogador sente é que não tem jeitinho nenhum para aquilo!

Miyamoto:

Mas quando se parte do princípio que jogar num estado de constante ansiedade é divertido, e se começa a discutir como se deve equilibrar um jogo, acabam por tentar elevar sempre esse nível de ansiedade. Mas o ideal é haver uma dose moderada de ansiedade, que permita ao jogador divertir-se ao mesmo tempo. Contudo, às vezes não é muito fácil pôr isto em prática. Por isso, acho que voltar a jogar os níveis é a forma mais correcta de desfruta de um jogo de acção. É algo em que acredito.

Iwata Asks
Iwata:

Mas isso não funciona se tiveres quatro jogadores.

Miyamoto:

Pois, assim não funciona. Neste caso, funciona na perfeição porque se um dos quatro jogadores ainda estiver vivo, podes continuar a jogar.

Iwata:

Como podes avançar no jogo mesmo que percas uma vez, quando um jogador mais fraco jogar com um mais hábil pode ser levado até ao fim do nível.

Miyamoto:

Exacto. É por isso que creio termos desenvolvido um jogo equilibrado que fica algo entre observar o Super Guide e acabar o nível sozinho e deixar que o Super Guide o acabe por ti. É por este motivo que espero que vários tipos de jogador consigam divertir-se com o jogo de várias formas diferentes.

Iwata:

Acho que este jogo tem um “toque”superespecial para ti.

Miyamoto:

Claro!

Iwata:

Parece que sentes ter conseguido construir a estrutura de jogo por que tanto ansiavas.

Miyamoto:

Sim, consegui. Sempre quis fazer um Mario multijogadores. Foi o meu sonho durante anos e anos. Sinto que, desta vez, conseguimos mesmo.

Iwata:

Nos últimos tempos, tens-te envolvido bastante numa série de jogos que fizemos. Mas com New Super Mario Bros. Wii, há claramente algo de diferente quanto à profundidade e forma como te envolveste.

Miyamoto:

Bem, até redigi as especificações! (risos)

Iwata Asks
Iwata:

Estou muito ansioso por ver como este novo título vai ser jogado. Haverá muitos jogadores que dirão: “Ena! Eu consigo fazer isto!” Ao mesmo tempo, os jogadores confiantes nas suas capacidades não sentirão que o jogo é demasiado retraído e vamos vê-los a apagar os jogos guardados e a jogar desde o princípio só para garantir que não aparece nenhum bloco de ajuda.

Miyamoto:

Posso acrescentar só uma coisa?

Iwata:

Claro, força.

Miyamoto:

Este jogo é para ser jogado com o Comando Wii na horizontal, por isso só tens de usar o +Controlo e os Botões 1 e 2 para jogar.

Iwata:

São os mesmos controlos da era da Famicom.

Miyamoto:

27 Em New Super Mario Bros. Wii o jogador pode fazer com que Mario deslize pelo chão, carregando no Botão 1 e movendo o Comando Wii para a esquerda ou para a direita.

Iwata:

Então neste novo título, podes deslizar usando o Botão 1 e o Comando Wii. Como se vai chamar este movimento?

Miyamoto:

"B Button Dash", claro! (risos)

Iwata Asks