4. Mario Kart X

Iwata:

Enquanto passavam pelo processo de tentativa e erro na produção do Volante Wii, houve muitas pessoas a segurá-lo e a avaliá-lo. Recordam-se de alguma coisa em especial?

Konno:

Quando estávamos a gravar, apercebemo-nos que seria bom que os profissionais de dobragem realmente jogassem o jogo.

Iwata:

Compreendo. Eles disseram as falas enquanto jogavam o jogo.

Konno:

Desta vez, as personagens Mii aparecem como jogadores, por isso contratámos quatro homens e quatro mulheres. Uma das mulheres disse que, embora tivesse carta de condução, não conduzia muito porque não conduzia muito bem. Ela disse que, no entanto, não tinha grandes problemas em jogar este jogo. Foi aí que eu soube que o jogo ia ser um sucesso.

Iwata:

Por outro lado, tiveram algumas opiniões a questionar o modelo?

Konno:

No dia seguinte a enviarmos o Volante Wii para uma das nossas subsidiárias estrangeiras, recebemos logo uma mensagem de correio electrónico a perguntar se podíamos tornar o jogo compatível com o comando da GameCube, e a perguntar como funcionavam os comandos para os deslizamentos e os miniturbos.

Iwata:

Compreendo esse sentimento. A mudança pode ser desconcertante.

Konno:

Disse-lhes para não se preocuparem porque tínhamos pensado, como é óbvio, logo no início em torná-lo compatível com o comando da GameCube, e, também, porque, assim que usassem o Volante Wii, veriam como era divertido.

Iwata:

Então, tinham total confiança nos controlos do Volante Wii.

Konno:

Confiança absoluta. É por isso que decidimos mostrar as personagens a segurar o Volante Wii na embalagem. Queríamos mesmo que as pessoas que achavam os comandos convencionais difíceis o experimentassem. Quando criámos o Mario Kart DS, os meus pais tentaram jogar com o neto deles, mas era-lhes difícil utilizar o +botão de Controlo. Eles diziam “Isto é difícil!” Achava que isso era mesmo mau... Tornou mesmo necessário torná-lo mais fácil de utilizar. Por isso o Volante Wii é o ideal para um público variado.

Iwata Asks
Iwata:

Mas as pessoas que estão habituadas aos controladores convencionais vão tentar utilizar o comando da GameCube ou o Comando Clássico para ganhar corridas ou obter bons tempos na pista, não vão?

Konno:

Sim, por isso arranjámos uma maneira de dar a volta a isso. Arranjámos uma forma de incentivar a utilização do Volante Wii. Quando estás em batalha contra alguém que não conheces, e também na classificação, aparece um ícone Volante Wii à direita do teu nome no ecrã.

Miyamoto:

Quando alguém que esteja a utilizar o comando da GameCube é ultrapassado por alguém com o Volante Wii, sofre mesmo um desgosto. Mas, tal como no Canal Check Mii Out para competições, em que o número de peças para as faces é limitado, é mais divertido quando há rescrições. Se tens o volante para te divertires, tens direito a gabar-te.

Iwata:

Aposto que há jogadores que se vão tornar ases ao Volante Wii.

Konno:

Gastámos imensas horas a testar o jogo. Alguns membros da equipa usam apenas o Volante Wii enquanto estão a jogar, e essas pessoas subiram mais nas classificações. E se continuares a usar o volante, ganhas um pequeno presente... O ícone do volante é branco ao início, mas depois muda para dourado. Chamamos-lhe o Volante Dourado.

Iwata:

(risos)

Miyamoto:

E se fazes batota no Volante Wii usando um comando diferente, o ícone volta a ficar branco. Agora, embora o Volante Wii seja a atracção principal, as motas são também a atracção principal.

Iwata:

Como é que decidiram incluir motas?

Iwata Asks
Konno:

Na verdade, essa decisão poderá ter sido um pouco influenciada pelos meus próprios passatempos. Adoro bicicletas BMX e fazer snowboard. Quando criámos o jogo para a DS, queríamos adicionar elementos de desportos radicais12 para que os jogadores pudessem fazer algumas manobras difíceis, mas isso era complicado num jogo portátil. Foi por isso que decidimos torná-lo possível na Wii.

Iwata:

É por isso que existe um percurso com uma espécie de half-pipes, que são pistas em “U”.

Miyamoto:

Konno-san tinha vindo a propor ideias com bicicletas BMX já desde a versão da Gamecube.

Konno:

Essa ideia foi rejeitada logo de imediato porque duvidávamos que o Mario andasse de bicicleta. (risos) Conseguimos incluir motas no jogo Wii, e, durante algum tempo, chegámos a aproveitar o “x” de “extreme sports” (termo inglês para “desportos radicais”) e chamávamos ao jogo “Mario Kart X”

Iwata:

Mas o “X” já tinha sido utilizado pelo Super Smash Bros.

Todos:

(risos)

Konno:

O Smash Bros. X (Super Smash Bros. Brawl na Europa) foi anunciado em 2006, mas tínhamos pensado em Mario Kart X um ano antes deles.

Iwata:

Se eu soubesse disso, quando Sakurai-kun sugeriu Super Smash Bros. X, podia tê-lo impedido. (risos) Por falar nisso, Miyamoto-san, o que tinhas em mente, nessa altura, para o aspecto das motas?

Miyamoto:

Achei que podíamos tornar o mundo do Mario um pouco mais virado para os rapazes, por isso concordei logo em adicionar um elemento mais radical ao jogo.

Konno:

Além disso, desta vez pode-se utilizar o detector de movimento do Comando Wii para sentir directamente a intensidade da acção.

Miyamoto:

É por isso que a mota é tão apelativa, e acho que se adequava à utilização do Comando Wii para jogar. Não devia dizer isto em voz alta, mas, pessoalmente, acho que é mais divertido não usar o volante quando usar as motas pode ser tão divertido. É claro que, ao utilizar o Volante Wii para a bicicleta pode ser, também, divertido, mas dás por ti a utilizá-lo da maneira que usavas o volante de uma bicicleta de verdade! (risos)

Konno:

Fizemos vários testes para afinar o sensor de movimento. O movimento básico do Volante Wii é a rotação, mas também podes conduzir inclinando o Comando Wii para a direita ou esquerda como farias com uma mota verdadeira.

Iwata:

Algumas pessoas podem querer utilizá-lo na horizontal, como os volantes de alguns camiões grandes.

Konno:

Fizemo-lo de forma que não detecte a rotação horizontal. Ao observar as pessoas que testavam o jogo, descobrimos que muitas, em vez de rodar o Volante Wii com as mãos, usavam o corpo todo para andar de repente de um lado para o outro, por isso ajustámo-lo para poder reagir também a este tipo de movimentos. Desta vez, tínhamos pedido a imensas pessoas que testassem o jogo, e entre elas, estavam pessoas já com 50 ou 60 anos de idade. Depois de jogar o jogo, um dos jogadores disse que lhe fazia lembrar os tempos em que conduzia uma mota de 750cc, há muitos anos atrás. Ele disse que utilizar o Volante Wii parecia tão natural que o fazia recordar os tempos em que conduzia uma mota.

Iwata Asks
Iwata:

Isso diz muito sobre os criadores do jogo.

Konno:

Acho que é por isso que o Volante Wii tem recebido críticas tão boas.

Iwata:

Mudando de assunto, como dissemos há pouco quando estávamos a falar dos profissionais de dobragem, esta é a primeira vez que os Miis e o Mario competem entre si.

Konno:

Decidimos isso quando estávamos a conversar sobre isso com Miyamoto-san. Achámos que se não aparecesse mais nenhuma personagem no jogo a não ser as personagens Mii, o jogo não pareceria o Mario Kart, então fizemos com que as personagens Mii pudessem ser escolhidas mais tarde.

Miyamoto:

Se as personagens Mii estivessem disponíveis logo desde o início, o jogo chamar-se-ia Mii Kart.

Konno:

Por esta altura, o programador estava também a trabalhar no Canal Mii, por isso o trabalho correu tão bem.

Iwata:

Ao princípio, esse programador do Canal Mii estava na equipa do Mario Kart Wii, mas Miyamoto-san levou-o para trabalhar nas personagens Mii.

Konno:

Mas, por causa disso, conseguimos introduzir uma data de funcionalidades divertidas no Mario Kart Wii. As bancadas dos espectadores estão cheias de personagens Mii a torcer pelos corredores e que são vistos no cenário da pista. Por exemplo, pode haver uma esfinge do Yoshi na pista, mas, de repente, ele pode ser o Mii do teu pai. Do ponto de vista tecnológico, isso não seria possível se não compreendêssemos totalmente como as personagens Mii funcionam.

Iwata:

Compreendo. Por outras palavras, Miyamoto-san estava a pensar no Mario Kart Wii quando chamou o programador para trabalhar nas personagens Mii.

Miyamoto:

Não, isso foi só uma coincidência. (risos) Mesmo se não souberes criar o teu próprio Mii, podes obter outros no Canal Check Mii Out. É divertido ver as bancadas cheias de espectadores entusiasmados. Mas talvez devesse ter sido lançado antes como Mii Kart? Poderia ter surpreendido todos ter o Mario a aparecer apenas a meio como uma personagem oculta.

Todos:

(risos)