2. Trazer felicidade à família

O serviço Miiverse já foi encerrado.

Lê aqui mais informações


Iwata:

Como é que se passa do ecrã do televisor para o ecrã do Wii U GamePad?

Tamiya:

Na verdade tivemos um grande debate sobre este assunto, e eventualmente focámo-nos na necessidade de ser simples e de fácil compreensão, por isso assegurámo-nos de que ambos os ecrãs apresentavam a mesma imagem. Quando o utilizas com a tua família podes usar o ecrã do televisor e quando estás sozinho podes utilizar o Wii U GamePad.

Iwata:

Tamiya-san, por onde é que decidiste começar no que diz respeito à integração de um sistema de comunicação por vídeo numa consola de videojogos?

Tamiya:

Quanto a mim, achei que o mais importante não era o que se faz durante uma comunicação por vídeo, mas sim o que se faz até a conversa começar. Antes de estabeleceres uma ligação por vídeo estás à espera com uma respiração lenta, mas assim que ficas ligado e vês os olhos da outra pessoa ficas radiante. Por isso quis oferecer essa experiência diretamente, sem qualquer perda de tempo.

Iwata:

A comunicação por vídeo está disponível em vários equipamentos hoje em dia, mas se for muito problemático iniciar o chat as pessoas acabam por não o usar. E é claro que há muitas pessoas entre os utilizadores da Wii U que querem utilizar a ferramenta mas que não sabem muito sobre este tipo de funcionalidades.

Tamiya:

Exatamente. O objetivo era que o Wii U Chat fosse algo que essas pessoas pudessem utilizar sem dificuldades, e por isso quisemos tornar o processo o mais simples possível. Na equipa de desenvolvimento, apelidámo-lo de “Ligação em Dois Passos”.

Iwata:

Podes ser mais específico acerca desses passos?

Tamiya:

Primeiro, quando ligas o Wii U Chat encontras uma lista de todas as personagens Mii que registaste como amigos. Primeiro passo: escolhes o amigo com quem queres conversar. Segundo passo: carregas no botão de chamada e já está!

Iwata:

Escolhes a personagem Mii e carregas no botão de chamada? É só isso?

Tamiya:

Sim, é só isso.

Iwata:

Como é que as personagens Mii aparecem?

Tamiya:

As personagens Mii são ordenadas numa lista consoante a frequência com que fazes chamadas de vídeo com elas. A personagem Mii de uma pessoa com quem conversas mais por vídeo será apresentada em primeiro lugar, por isso nem sequer precisas de procurar a personagem Mii de uma pessoa com quem conversas com mais regularidade.

Iwata:

Isso é realmente permanecer fiel à ideia de simplicidade.

Tamiya:

Sim. Podíamos ter adicionado mais funcionalidades tais como uma listagem por ordem alfabética ou uma função de “ligação rápida”, mas decidimos não o fazer. Concluímos que as pessoas com quem falamos através de vídeo chat são provavelmente próximas de nós na vida real, e quisemos simplificar um pouco as coisas.

Iwata Asks
Iwata:

Isso é verdade. De facto usamos a comunicação por vídeo em casa, e habitualmente com um número limitado de pessoas que nos são queridas: a família mais próxima, parentes, amigos chegados ou companheiros.

Tamiya:

Exatamente. Tendo isso em consideração, antes de iniciarmos o desenvolvimento tivemos uma reunião “Pergunta a Takeda-san o que ele pensa” onde o ouvimos falar sobre todo o tipo de coisas.

Iwata:

Uma reunião “Pergunta a Takeda-san o que ele pensa”! (risos) Ele aparenta ser uma pessoa muito calma, mas na verdade tem uma imaginação enorme, para além de ser muito energético. O que é que vos disse?

Tamiya:

Disse: “Quero que seja uma consola que traga felicidade à família.” E continuou acrescentando duas coisas: “Como isto vai ser feito pela Nintendo, tem de existir um elemento qualquer para jogar” e “Quero que toda a gente possa usar isto desde o primeiro dia.”

Iwata:

“Felicidade à família?” Colocou um grande peso nos ombros da vossa equipa!

Tamiya:

Mesmo! Então, a equipa de desenvolvimento pegou nessa ideia e pensou: “O que traz felicidade a uma família?” A conclusão a que chegámos foi “passar tempo juntos”. Por isso a sensação que quisemos recriar com o Wii U Chat foi a de duas salas de estar distintas ligadas através do ecrã do televisor. Claro que queremos que todas as pessoas o utilizem, não apenas os membros da família, mas escolhemos esta direção principalmente para oferecer às pessoas que são muito próximas algo muito fácil de utilizar.

Iwata:

Isso faz sentido. Já agora, estou a imaginar todo o tipo de situações: o que é que acontece se outra pessoa estiver a jogar Wii U? Ou se a Wii U não estiver a ser utilizada? O que é que acontece nesses casos?

Tamiya:

Em primeiro lugar, quando a outra pessoa está online na Wii U podes ligar-lhe e o seu Botão HOME irá piscar para avisar que está a receber uma chamada. Ao abrir o Menu, recebe uma mensagem que dirá que tem uma chamada em espera. Ao atender, a sessão do Wii U Chat começa.

Iwata:

Mas tem de parar de jogar, não é?

Tamiya:

Sim, tem de terminar o jogo.

Iwata:

Presumo que existam barreiras técnicas, mas espero que seja uma área que possamos aperfeiçoar no futuro. E então se a Wii U da outra pessoa não estiver ligada, ou se não estiver ligada à Internet?

Tamiya:

Apesar de o recetor não ver por ter a consola desligada, podes deixar uma mensagem que irá aparecer na lista de mensagens no Wii U Chat e também através de uma mensagem no Miiverse15.15. Miiverse: Um serviço de rede pré-instalado na Wii U para desfrutar ainda mais de jogos com pessoas de todos os cantos do mundo através das personagens Mii.

Iwata:

Tamiya-san, qual foi a tua opinião quando experimentaste o Wii U Chat?

Tamiya:

Fiquei muito feliz quando a cara da pessoa apareceu e os nossos olhos se encontraram no ecrã grande do televisor. Pensei: “Uau!” Foi como se uma porta se tivesse aberto, ligando-me a um lugar longínquo. (risos) Quando nos ligámos pela primeira vez, ficámos entusiasmados e falámos imenso uns com os outros. E, mesmo agora, enquanto continuamos o desenvolvimento, começamos naturalmente a sorrir quando falamos.

Iwata:

A comunicação por vídeo é já algo comum nos nossos dias, mas o Wii U Chat parece um pouco diferente, não é? O facto de veres a outra pessoa num ecrã enorme foi algo que me pareceu inovador. Na minha primeira experiência, pensei: “Uau! Estão enormes!” Até àquele momento, só tinha participado em chats de vídeo com várias pessoas de cada lado em videoconferências de trabalho, por isso ter acesso a essa experiência na minha sala de estar foi uma novidade.

Tamiya:

No ecrã grande sentes que aquelas duas salas de estar tão distantes fisicamente estão ligadas. Faz-nos sentir como se estivéssemos a passar tempo juntos no mesmo sítio.

Iwata:

Penso que o mesmo se pode dizer na generalidade quanto às funções relacionadas com os jogos da Wii U. Por outro lado, o que os dispositivos smart16 dos últimos anos estão a oferecer é basicamente algo pessoal. A comunicação por vídeo tornou-se bastante popular, mas nunca houve realmente uma maneira de um grupo grande falar com outro grupo grande. O Wii U Chat permite que muitas pessoas conversem ao mesmo tempo, o que é divertido. Essa singularidade é demonstrada quando utilizamos o Wii U Chat num televisor grande.16. Dispositivos smart: Nome coletivo que se refere a dispositivos tais como smartphones e pads.

Iwata Asks
Watanabe:

Então o Wii U Chat não é realmente um “chat de vídeo”, mas sim um “telefone no televisor”.

Iwata:

Precisamente. É realmente um “telefone no televisor”. Talvez seja isso que traz “felicidade à família”, algo que Takeda-san tanto queria alcançar com as consolas de videojogos nas salas de estar de todo o mundo.