4. “Estar perdido é divertido!”

Iwata:

Perguntei a Kawai-san como nasceu a Street View e como chegou ao patamar onde se encontra hoje, mas era algo a que já estávamos bem atentos numa fase inicial do projeto Wii U. Não o conseguiríamos fazer sozinhos, por isso estávamos a pensar qual o caminho a seguir. Se calhar podias falar um pouco sobre isto, Suzuki-San.

Suzuki:

Claro. Pelo que sei, começou com uma demonstração que mostrámos a um pequeno grupo de pessoas na E320 de 2011. Mostrava, num televisor, a imagem real de um carro a percorrer uma rua sincronizada com a imagem do carro, e o utilizador podia usar o Wii U GamePad para ver as imagens na sua amplitude total de 360 graus.20. E3 (Electronic Entertainment Expo): Uma feira de videojogos que se realiza habitualmente em Los Angeles.

Iwata Asks
Iwata:

Isso era o protótipo do Wii U Panorama View21.21. Wii U Panorama View: Um software de simulação muito envolvente que permite a utilização do Wii U GamePad para observar algo em qualquer ângulo numa amplitude de 360 graus como se estivéssemos no próprio local. O seu lançamento está agendado para a primavera de 2013. Está a ser preparada uma versão de demonstração para lançamento através da Nintendo eShop que vai permitir ao utilizador ver vários locais.

Suzuki:

Isso mesmo. A estrutura e o modo como o fizemos é muito semelhante à Google Street View, por isso compreendi perfeitamente quando Kawai-san mencionou como é difícil fotografar.

Iwata:

Então os desafios que enfrentaram são muito parecidos! (risos)

Suzuki:

Pois! (risos) No entanto, o Wii U Panorama View é vídeo, por isso focámo-nos no aspeto da experiência simulada de situações a que por norma não assistimos nem vivenciamos. A partir de agora, estamos a planear o lançamento em vários formatos, tais como imagens omnidirecionais do Carnaval do Rio de Janeiro22 ou de voos pelos céus com os pássaros, mas discutimos se temos de ser nós a filmar estas experiências. Então, como surgiu uma nova possibilidade diferente do vídeo, pensámos em fazer algo em conjunto com a Google, que tinha experiência com a Street View.22. Carnaval do Rio de Janeiro: O maior carnaval do mundo, realizado todos os anos no Rio de Janeiro, no Brasil.

Iwata:

Para conseguirmos fazer algo em que não temos experiência num curto espaço de tempo, o ideal é pedir emprestada a mestria de pessoas qualificadas. Consegues fazer algo muito melhor se trabalhares com especialistas da área.

Suzuki:

Nessa altura, estávamos a fazer algo que poderia servir de base tecnológica, por isso juntamente com Ohashi-san da teamLab dissemos: “Vamos colocar todas as imagens num cubo e olhar para elas desse modo.” E fizemos experiências com um protótipo.

Iwata:

A teamLab tem um grupo de profissionais que é muito mais conhecedor de tecnologias Web do que nós, por isso pedimos desde muito cedo que colaborassem connosco na construção de um sistema que utilizasse a tecnologia Web na Wii U.

Ohashi:

Certo. Já tínhamos trabalhado com a Nintendo antes deste projeto, o que levou a que trabalhássemos agora neste.

Iwata Asks
Iwata:

Então como foi a reação ao protótipo construído?

Suzuki:

No momento em que o metemos no televisor, as reações foram idênticas ao que vimos no início da nossa conversa.

Iwata:

Na verdade toda a gente tem o mesmo tipo de impressão. Naturalmente, a riqueza do material da Street View trouxe esta surpresa, mas quando vês as imagens num ecrã grande, em vez de num equipamento mais pessoal tal como um PC, um smartphone ou um tablet, é uma experiência única. O mesmo se passa quando os engenheiros o veem pela primeira vez. Dizem: “Uau!”

Kawai:

Quando o foste apresentar aos EUA, a equipa da Google teve exatamente a mesma reação. Suzuki-san esteve lá dois dias. As pessoas que viram no primeiro dia disseram: “É fantástico!” O entusiasmo espalhou-se pela empresa e, no segundo dia, a sala de reuniões tinha tanta gente que não se conseguia lá entrar!

Suzuki:

É verdade. Apareceu tanta gente que a sala encheu.

Kawai:

Na realidade, é sabido que as equipas técnicas da Google não gostam de reuniões. Querem construir as coisas ao seu próprio ritmo, por isso mesmo que convoques uma reunião, ninguém aparece!

Iwata:

(risos)

Kawai:

Mas nesse dia, invadiram a sala! Foi um acontecimento tão bizarro que um dos diretores disse que era a primeira vez que toda a equipa estava reunida na mesma sala!

Iwata:

Acho que essa demonstração causou um grande impacto.

Kawai:

Estavam todos incrivelmente entusiasmados. Foi um casamento tão perfeito desde o início que as pessoas começaram a pensar se o Maps e a Street View não deveriam ter sido assim desde o início!

Suzuki:

Todos quiserem espreitar e experimentar, e logo depois recebi muitos conselhos do estilo “Devias fazer isto” ou “Devias fazer aquilo”. (risos)

Iwata:

Acredito que causou tão boa impressão porque todos entenderam pela primeira vez que um equipamento estruturado como a Wii U era inédito. Até então, a Google tinha desenvolvido vários métodos para tratar as fotografias, mas assumiu que elas seriam visualizadas em equipamentos convencionais, por isso todos compreenderam pela primeira vez que poderia ser melhor otimizar o equipamento de visualização.

Kawai:

É isso mesmo. Eu fiquei chocado.

Iwata:

Infelizmente, o impacto de operar fisicamente o Wii U GamePad em combinação com a sensação de envolvimento que um ecrã grande oferece não se consegue transmitir através de explicações ou da Internet. Só percebemos quando o vemos com os nossos próprios olhos: “Uau! Posso realmente ir a qualquer lado com isto!”

Suzuki:

A sensação de envolvimento que sentes na primeira vez é incrível. De repente, já estás perdido!

Todos:

(risos)

Kawai:

É verdade! Sempre pensei na Street View como uma ferramenta para evitar que te percas! Mas como este projeto dizes: “Com isto, estar perdido é divertido!” (risos)

Iwata:

Sei bem o que queres dizer! (risos) Existe um sentimento positivo em estares perdido e andares sem rumo numa nova cidade onde nunca estiveste.

Suzuki:

No início da fase de desenvolvimento, quando os programas não estavam completamente ligados, estava a testá-lo e por acaso dei por mim num local onde nunca tinha estado! Disse para mim mesmo: “Onde é que eu estou!?” e “Faz lembrar os Estados Unidos!” Foi estranhamente divertido.

Iwata:

Por outras palavras, podes ligar a imagem real a um mapa e alternar entre um e outro, mas mudando essa configuração um pouco poderia resultar noutro tipo de jogo.

Suzuki:

Sim. Poderia ser divertido começar apenas por arranjar um local secreto e depois adivinhar qual é.

Takahashi:

Até agora, apenas podias aceder à Street View através de um mapa. Vês um mapa sozinho, por isso essa ideia nunca surgiu. Mas, tal como foi mencionado, ao fazer uns pequenos ajustes, torna-se algo completamente diferente e novo.

Iwata Asks
Iwata:

É verdade. Até agora, o processo normal era olhar primeiro para um mapa, pegar num pegman23 e depois ver o local através da Street View. Era o único modo de o utilizares.23. Pegman: Um ícone com a forma de uma mola de roupa no Google Maps em que o utilizador clica e arrasta sobre o mapa para iniciar a Street View.

Takahashi:

Penso que outro fator de divertimento da Street View pode surgir quando o local que resulta da tua pesquisa te faz pensar: “O quê? Não era bem disto que estava a espera!”

Iwata:

Penso que seria uma nova descoberta mesmo para ti, Kawai-san.

Kawai:

Sim. Penso que até nós ainda não utilizámos todas as potencialidades da Street View.

Iwata:

A maior coleção mundial de fotografias cénicas e dados pode ser um tesouro de entretenimento incrível!