5. Entrega do jogo via SpotPass

Iwata:

Em vez de ser um jogo em disco normal, Wii Sports Club estará disponível na forma de título de download. Há uma licença de um dia, que te permite jogar todos os desportos disponíveis quantas vezes quiseres durante um período de 24 horas, e uma licença de um desporto, que podes comprar para poderes jogar um determinado desporto indefinidamente. Por que razão funciona assim?

Shimamura:

Para dizer a verdade, quando nos apercebemos de que iríamos demorar algum tempo a criar os cinco desportos e a lançá-los em simultâneo, ocorreu-nos que podíamos lançá-los à medida que fossem ficando prontos. Se os lançássemos num pacote, teríamos de esperar bastante tempo até que estivessem todos prontos.

Iwata:

Além disso, o vosso presidente queria jogar assim que possível. (risos)

Shimamura:

Sim! (risos) Mas acho mesmo que esta abordagem tem muitas vantagens. E trata-se de um jogo online. Se lançássemos os cinco jogos em simultâneo, os clientes ficariam divididos entre os diferentes jogos. Mas se os lançarmos como uma publicação periódica irregular, as pessoas podem tirar o máximo proveito de cada desporto individual.

Iwata:

Então, começaram por preparar o ténis e o bowling, os primeiros desportos disponíveis para jogar e desfrutar.

Shimamura:

Sim. Geralmente, quando descarregas títulos, vais à Nintendo eShop14, pagas e, de seguida, fazes o download.14. Nintendo eShop: A loja online das consolas Nintendo 3DS e Wii U. Os utilizadores podem descarregar jogos da Internet e assistir a vídeos de apresentação de títulos ou aplicações.

Iwata:

Certo.

Shimamura:

É incrivelmente fácil, mas, mesmo assim, há um certo número de pessoas que acha aquilo uma chatice. Por isso, desta vez, para reduzir esse transtorno, se a tua Wii U estiver ligada à Internet e tiveres pelo menos 1,3 GB de espaço livre15, Wii Sports Club chega automaticamente à tua Wii U através do SpotPass.15. Espaço livre: Para determinar quanto espaço livre ainda há numa consola Wii U usando o Wii U GamePad, abre as Definições do Sistema no Menu Wii U, seleciona Gestão de Dados e, de seguida, prime Mover/Eliminar Dados.

Iwata:

Creio que quem atualizou a sua consola Wii U no outro dia recebeu uma mensagem após a ter reiniciado, a perguntar se gostaria de receber automaticamente conteúdos através do SpotPass. Se respondeste “OK” e tiveres 1,3 GB de espaço livre, Wii Sports Club ser-te-á entregue automaticamente.

Shimamura:

Isso mesmo. Certo dia, o ícone de Wii Sports Club vai aparecer na tua consola de repente. No entanto, também seria uma chatice se não pudesses começar logo a jogar sem pagar primeiro. Por isso, a partir do momento em que dás início ao jogo, tens 24 horas para usufruíres dele gratuitamente.

Iwata:

Queremos que as pessoas experimentem primeiro e, se houver um desporto de que gostem, poderão comprá-lo com uma licença de um desporto.

Shimamura:

É isso.

Iwata:

E qual é o objetivo da outra licença, a licença de um dia?

Shimamura:

Imagina que o teu avô vem visitar-te. Com esta licença, toda a gente pode divertir-se a jogar bowling durante um dia inteiro. E, como o preço é razoável, espero que quando te juntares com os teus amigos, também se sintam à vontade para fazer uso desta licença.

Iwata:

Então, Wii Sports Club chega automaticamente à tua consola através do SpotPass. E, para começar, há dois desportos. E depois disso?

Shimamura:

Um dia, sem teres de fazer nada, o golfe vai aparecer na tua consola.

Iwata:

Então, nas primeiras 24 horas podes jogar ténis e bowling gratuitamente e, posteriormente, até as pessoas que estavam a jogar outros títulos terão subitamente o golfe nas suas consolas.

Shimamura:

Certo. Decidimos lançar uma campanha especial quando o golfe sair. Quando sair um novo desporto, também vais poder jogar as modalidades anteriores quantas vezes quiseres durante um período de 24 horas.

Iwata:

Então, sempre que houver um novo lançamento, haverá também um período gratuito de teste de 24 horas. Por isso, não perdes nada se começares cedo. Na verdade, começar mais cedo até é mais vantajoso.

Shimamura:

Isso mesmo.

Iwata:

Incluindo a primeira vez, isso acontecerá pelo menos quatro vezes. Por outras palavras, tens quatro dias à tua disposição para jogar gratuitamente.

Shimamura:

São 96 horas! (risos)

Makino:

Seria uma pena se não fizessem uso delas! (risos)

Iwata:

E se gostarem de um desporto específico, poderão comprá-lo e jogá-lo quantas vezes quiserem.

Shimamura:

Exatamente.

Iwata:

Gostaria de terminar com algumas palavras vossas de recomendação aos jogadores.

Suzuki:

Não quero dizer nada de muito complicado a propósito deste título.

Iwata Asks
Iwata:

Isso é porque há poucos jogos tão intuitivos como este?

Suzuki:

Pois. Por isso, quero que as pessoas abordem os jogos sem rodeios e se limitem a jogar. No entanto, é um título incrivelmente complicado e complexo no seu íntimo, de formas que não são facilmente visíveis do exterior.

Iwata:

Mas os jogadores não precisam de saber disso.

Suzuki:

Certo. Isso também se aplica às transferências automáticas, mas, tendo em conta a forma como recebes o jogo, parece ser extremamente fácil. Por isso, mais do que tudo, quero que as pessoas se sintam à vontade para jogar o título gratuitamente nas primeiras 24 horas. Era só isto que queria dizer.

Makino:

Como pratiquei desporto no passado, quando estava a criar este jogo quis preservar aquele sentimento de rejuvenescimento e vigor que experienciamos após um jogo. Acho que alcançámos esse objetivo através do Miiverse. Por isso, ficaria satisfeito se as pessoas sentissem isso. E, tal como Suzuki-san disse, experimentem-no sem nenhum pensamento em concreto. Quando o fizerem, alguém vai dizer algo ou fazer-vos um elogio quando jogarem bem. Espero que toda a gente goste instintivamente disso, se entusiasme com os seus clubes e se divirta com os outros jogadores.

Iwata Asks
Shimamura:

Como também estive envolvido na versão original de Wii Sports e Wii Sports Resort, já andei bastantes vezes com o Comando Remoto Wii de um lado para o outro. Mas, desta vez, quando estávamos a criar o ténis, usei o Comando Wii Plus pela primeira vez em algum tempo e diverti-me muito.

Iwata Asks
Iwata:

Também eu. Diverti-me imenso. (risos)

Shimamura:

Mas há jogadores que podem ter alguma relutância em relação a jogos online. A essas pessoas, recomendo-lhes o bowling. Assim não és batido por ninguém.

Iwata:

Pelo menos de forma direta. (risos)

Shimamura:

Ao contrário do ténis, podes iniciar-te no bowling ao teu próprio ritmo. E, se fizeres um strike, o teu adversário talvez até te faça um elogio. Por isso, espero que tanto principiantes como jogadores experientes se divirtam com o jogo.

Iwata:

Hoje, joguei Wii Sports Club pela primeira vez. No início, as diferenças ao nível do timing desorientaram-me, mas habituas-te rápido.

Shimamura:

É verdade.

Iwata:

E, em comparação com o jogo anterior, a possibilidade de acertar na bola de diferentes formas é uma mudança estimulante.

Shimamura:

Sim. É fácil fazer a distinção entre as jogadas, com topspins e slices.

Iwata:

O que faz sobressair o estilo de cada jogador.

Makino:

Graças às diferentes formas de acertar na bola.

Iwata:

Esses movimentos podem ser bastante diferentes. Suspeito que as táticas também sejam bastante diferentes. À medida que os jogadores forem enfrentando todo o tipo de pessoas na Internet, vão reparar em diversos aspetos, tais como diferentes métodos de jogo. Aposto que vão descobrir todo o tipo de técnicas de jogo em que nós ainda nem reparámos! Mal posso esperar para que isso aconteça.

Shimamura:

Também eu.

Iwata:

E, finalmente, tenho um pedido a fazer aos nossos leitores. Não se esqueçam de usar sempre o estojo e a correia do Comando Wii.

Todos:

(Abanam a cabeça em sinal de acordo.)

Iwata:

É uma ótima oportunidade para se divertirem imenso. Por isso, espero que toda a gente só tenha experiências positivas. Posto isto, é um jogo mesmo muito entusiasmante!

Shimamura:

Há pouco ficaste mesmo vidrado! (risos)

Iwata:

Eu sei que não tenho de fazer movimentos com força, mas quando começo a entrar mesmo no jogo, é o que acontece! (riso) Por isso, ajustem a correia ao pulso, agarrem firmemente no Comando Wii Plus e tenham cuidado com o ambiente à vossa volta quando jogarem. Obrigado pela vossa presença aqui hoje.

Iwata Asks
Todos:

Nós é que agradecemos!