4. Ténis mais realista

Iwata:

Depois de ter jogado, dá para ver que a jogabilidade online é mesmo confortável – tal e qual um jogo local comum. Agora, gostaria de fazer-vos algumas perguntas sobre os controlos que usam o Comando Wii Plus.

Shimamura:

Está bem. Neste jogo tudo é compatível com o Comando Wii Plus, ao passo que, no passado, em Wii Sports Resort o bowling era…

Iwata:

Já era compatível.

Shimamura:

Certo. A sensação que tens quando jogas bowling não muda muito, mas vais poder desfrutar de uma versão melhorada em relação ao jogo anterior.

Iwata:

Vou deixar os controlos do ténis para mais tarde. Agora, pergunto-vos em que medida os controlos do golfe, beisebol e boxe11 mudaram.11. Golfe, beisebol e boxe: O lançamento do golfe, beisebol e boxe está previsto para depois de o ténis e o bowling serem lançados, a 7 de novembro de 2013.

Shimamura:

Quanto ao golfe, usas o Wii U GamePad e o ecrã de televisão para jogar. Primeiro, colocas o Wii U GamePad no chão.

Iwata:

Anunciámos a Wii U pela primeira vez na E3 de 201112. Finalmente, vamos poder jogar golfe da forma como o introduzimos no vídeo conceptual da altura.12. Anunciámos a Wii U pela primeira vez na E3 de 2011: A E3 (Electronic Entertainment Expo) é uma feira de videojogos que se realiza uma vez por ano em Los Angeles. Foi lá que a consola Wii U foi anunciada pela primeira vez, em 2011. Os controlos do golfe são introduzidos na secção “Vídeo conceptual” da edição especial de Iwata Pergunta: Edição especial E3 2011.

Shimamura:

Sim, é isso mesmo.

Iwata:

A bola é exibida no ecrã do Wii U GamePad aos teus pés e o fairway é exibido no ecrã da televisão à tua frente. Olhas para baixo, olhas para cima, olhas para baixo, olhas para cima, olhas mais uma vez para baixo e dás a tacada. Podes jogar tal e qual como jogarias golfe a sério.

Shimamura:

Sim. Também tornámos o golfe compatível com o Comando Wii Plus em Wii Sports Resort, mas…

Iwata:

Na altura, o Wii U GamePad ainda não existia.

Shimamura:

Certo. Limitavas-te a olhar para o indicador no ecrã de televisão para dar a tacada. Mas, desta vez, se virares o Comando Wii Plus de frente para o Wii U GamePad aos teus pés, a cabeça do taco surge no ecrã. E se virares o Comando Wii Plus, a cabeça do taco também se vira. Então, dando a tacada nessa posição, podes fazer um fade, e assim por diante.

Iwata:

E basta olhar para o Wii U GamePad aos teus pés para perceber em que tipo de situação se encontra a bola – no rough, no bunker, e assim por diante.

Shimamura:

Certo.

Makino:

Quando estás a jogar, olhas para o ecrã depois da tacada como quem pensa "Que tal me saí?!”. E se falhas o green, pensas “Argh! Oh, não!”

Iwata Asks
Iwata:

É impossível não dar um berro. (risos)

Makino:

Sim! (risos) O golfe que podes jogar é tão realista que até é difícil conter a tua emoção.

Iwata:

Quando mostrámos aquele vídeo na E3 de 2011, dissemos: “Vamos fazer algo assim com a Wii U” e agora estamos a cumprir essa promessa.

Shimamura:

Isso mesmo. As pessoas vão poder saltar para o green e jogar golfe muito em breve. No que diz respeito ao beisebol, o controlo básico é fazer um movimento oscilante com o Comando Wii Plus, como se se tratasse de um bastão. O arremessador usa o Wii U GamePad.

Iwata:

Na versão original de Wii Sports, fazias um movimento oscilante com o Comando Wii para lançar a bola, mas desta vez é diferente.

Shimamura:

Sim, o vídeo conceptual da E3 2011 também mostrava isso. Olhas para o Wii U GamePad, escolhes um campo, um tipo de arremesso e lanças a bola. Podes divertir-te a tentar levar a melhor sobre o batedor.

Iwata:

E o boxe?

Shimamura:

No que diz respeito ao boxe, estamos a considerar muitos aspetos relacionados com a compatibilidade em rede e por aí. Acho que ainda vão ter de esperar mais algum tempo.

Iwata:

Está bem. Agora fala-nos da compatibilidade do Comando Wii Plus no ténis.

Shimamura:

O ténis levantou muitos desafios. Queríamos fazer o que não tínhamos sido capazes de fazer na versão original do jogo.

Iwata:

A versão original de Wii Sports estava tão bem feita que parecia conseguir ver para que direção o Comando Wii estava virado e de que forma o jogador o movia. Mas era algo limitada no que diz respeito a conseguir ver os movimentos do Comando Wii só com o acelerómetro. Sem um sensor de giroscópio como o do Comando Wii Plus, não era capaz de reunir informação suficiente. Então, para compensar a falta de informação do Comando Wii, (Keizo) Ota-san13 e a sua equipa preencheram as lacunas em que o jogo tirava ilações dos movimentos.13. Keizo Ota: Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia, Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Foi diretor do ténis em Wii Sports. Para mais informação, consulta a entrevista "Iwata Pergunta" sobre Wii Sports.

Shimamura:

Isso mesmo. Mas, desta vez, posicionas-te para uma jogada de forehand com a tua melhor mão, viras-te para uma jogada de backhand, voltas a posicionar-te de frente para o centro e assim por diante – e todos estes movimentos são detetados pelo sensor de giroscópio do Comando Wii Plus.

Iwata:

Até consegues ver que o teu adversário está enervado. (risos)

Shimamura:

Exato! (risos) No jogo anterior, quando a bola vinha ao encontro do teu backhand, a raquete mudava automaticamente de acordo com a situação e só tinhas de movê-la no momento certo. Mas, desta vez, tu é que decides se queres acertar na bola com um backhand ou se queres mudar de posição e fazer um forehand. É ainda mais absorvente.

Iwata:

É um ténis mais realista.

Shimamura:

Sim. De certa forma, como podes fazer mais coisas, alguns jogadores podem sentir que é mais difícil. Mas, assim que se habituarem, acho que as pessoas vão declarar através das Expressões Personalizadas antes de uma partida que só vão usar golpes de forehand ou backhand, etc. Por isso, acho que ampliámos a jogabilidade.

Iwata:

Pode fazer-se mais alguma coisa além de golpes de forehand ou backhand?

Shimamura:

No momento em que acertas na bola, se moveres a raquete como se estivesses a cobrir algo, podes executar um topspin.

Iwata:

O que vai dar-lhe um bom ressalto.

Shimamura:

Sim. E, se moveres a raquete de forma a dar um toque leve na parte de baixo da bola, executarás um slice que dará alguma elevação à bola quando esta cair. Se o adversário estiver próximo da rede e quiseres acertar com a bola num espaço vazio atrás de si, podes virar a raquete para cima e executar um lob. É possível fazer a distinção entre estas três jogadas com bastante precisão.

Iwata:

É muito minucioso. É possível fazer essas distinções com facilidade?

Shimamura:

Sim. Mas é mais fácil perceber se vires efetivamente os movimentos.

Iwata:

OK, então mostra-nos lá, Shimamura em Movimento! (risos)

Shimamura:

Está bem! (risos)

Video: Demonstração de diferentes jogadas

Depois de ter jogado, dá para ver que a jogabilidade online é mesmo confortável – tal e qual um jogo local comum. Agora, gostaria de fazer-vos algumas perguntas sobre os controlos que usam o Comando Wii Plus.
Assiste à demonstração de diferentes jogadas

(vídeo disponível apenas em inglês)