5. Um “diretor maravilhoso”

Iwata:

Deve ter sido difícil fazer a depuração de erros, tendo em conta as vagas de alterações enormes que foram fazendo ao jogo.

Matsushita:

É verdade. Isto pode parecer uma piada interna, mas há uma personagem baseada em Kamiya-san no jogo.

Inaba:

Só pode ser Wonder-Director (Diretor-Maravilha).

Matsushita:

Quando estávamos a fazer a depuração no Mario Club17, estávamos muitíssimo ocupados porque tínhamos novas funcionalidades para introduzir, o que criaria ainda mais problemas para verificar. Por isso, toda a gente andava com os nervos em franja. E foi aí que este Wonder-Director causou um erro.17. Mario Club: Mario Club Co., Ltd. Faz a depuração de erros e testa o software da Nintendo que está a ser desenvolvido.

Todos:

(riso estrondoso)

Iwata:

Isso é bom demais para ser verdade! (risos)

Matsushita:

Os relatórios do Mario Club só diziam: «O ataque de Wonder-Director provoca falhas de sistema.»

Iwata:

Ah, isso parece deliberado. (risos)

Inaba:

(virando-se para Kamiya) Espero que estejas arrependido.

Todos:

(risos)

Iwata:

Então, este Wonder-Director é um dos cem heróis?

Matsushita:

É uma espécie de personagem escondida. Se jogares o título o suficiente, ele aparece. Mas, como é capaz de fazer uma coisa que é um pouco singular, exigiu um pouco mais de atenção durante a depuração. Fisicamente, também tem um aspeto bastante singular. E a sua deteção de colisão18 parece um pouco diferente da das outras personagens. 18. Deteção de colisão: A área em que as personagens do jogador e do adversário podem receber um ataque.

Inaba:

Foi a forma que a nossa equipa de criativos encontrou para demonstrar o afeto que sente por Kamiya.

Kamiya:

Só tenho de esclarecer uma coisa: eu não disse para o colocarem no jogo. Estávamos a planear introduzir várias personagens escondidas e tínhamos vários candidatos, mas o Wonder-Director estava no fundo da lista de prioridades. Mas, à medida que a lista de personagens candidatas foi encurtando, eles disseram que o Wonder-Director já estava feito e, quando dei por isso, já estava no jogo.

Todos:

(risos)

Kamiya:

Até criaram jogadas especiais para ele. Corre como um homem de meia-idade. Quando a memória já estava cheiíssima!

Iwata:

O amor não vê a capacidade de memória. (risos)

Matsushita:

Até tem a sua própria voz original e tudo.

Iwata:

Isso é uma extravagância.

Kamiya:

Uma extravagância desnecessária. Quem é que tirará proveito disso?

Iwata Asks
Iwata:

Mas já que trabalharam tanto nesta personagem, espero que os jogadores consigam encontrá-lo e que joguem com ele. (risos) Falando em personagens, posso perguntar-vos como foi a colaboração com «aquele jogo»?

Inaba:

Façam isso, por favor. Kamiya fê-lo com muito amor.

Kamiya:

Como este título tem imensas personagens divertidas, queria torná-lo num jogo incrivelmente diferente. E consegui-o.

Iwata:

Esta é uma personagem cujo nome ainda não podem revelar?

Matsushita:

Isso mesmo. Tal como acontece com o Wonder-Director, se jogares o suficiente, surgirá essa personagem escondida. E «essa personagem» foi redesenhada para se adequar ao mundo de 101. Espero que toda a gente se divirta com isso.

Iwata:

Estou ansioso por ver qual será o aspeto dessa personagem adaptado ao mundo deste jogo.

Kamiya:

Tal como na sua versão original, a personagem combate com armas. E há um outro item, que faz parte da sua imagem de marca, que foi transformado numa máscara. Essa personagem também vai ter o seu próprio Unite Morph.

Iwata:

O seu próprio Unite Morph?

Inaba:

Investiram muito trabalho nisso, não foi?

Kamiya:

E como as especificações também são ligeiramente diferentes, é uma personagem um pouco tramada.

Iwata:

É aquilo a que se chama «especificações de alto nível».

Matsushita:

À medida que vais jogando, vais podendo usar ataques em que aumentas o teu tamanho. E a caraterística que melhor transmite todo o trabalho que foi investido neste título é o facto de, tal como no jogo original, a personagem não combater com armas nesse modo, mas sim corpo a corpo. Cada um dos movimentos foi feito com grande, grande cuidado.

Iwata:

São mesmo especificações de alto nível para uma personagem escondida!

Kamiya:

Foi o mesmo membro da equipa que criou os movimentos originais que trabalhou nesse aspeto. Foi o mesmo animador.

Inaba:

Ele tem sempre um sorriso na cara. E qualquer que seja o pedido maluco ou egocêntrico que Kamiya lhe faça, ele fá-lo. Ele é mesmo muito bom.

Iwata:

É tão bom ter alguém assim. Se tiveres de lhe dizer alguma maluquice, não tens de te preocupar com isso.

Kamiya:

Ele percebe que é tudo pelo jogo. A primeira vez que trabalhei com ele foi em Viewtiful Joe e esta é a terceira vez que trabalhamos juntos.

Inaba:

É um membro da equipa indispensável que consegue transformar os desejos de Kamiya em realidade. Isto foi-lhe pedido numa altura em que estava inacreditavelmente ocupado e em que não devia ter nenhum tempo disponível.

Iwata Asks
Iwata:

Ainda assim, vê-se que investiu muito na sua criação.

Kamiya:

Sempre que temos este tipo de conversa, volto a aperceber-me de o quão importante é o trabalho de equipa na criação de videojogos. Acho que se te limitasses a executar a visão do diretor tal e qual foi transmitida, só chegarias aos 70 pontos.

Iwata:

É verdade.

Kamiya:

Quando a equipa tem várias ideias a andar de um lado para o outro durante o desenvolvimento, há muita energia investida por cada um dos membros. Só nesses casos é que se consegue fazer algo que chegue aos 100 pontos ou mesmo aos 120 pontos.

Iwata:

Quando falei com Minami-san e Inaba-san pela última vez, disseram-me que cada um dos membros da equipa da PlatinumGames tem uma personalidade e um foco bastante singulares e que cada um deles sabe exatamente o que quer fazer. Apesar de ser muito importante haver uma ideia central, aquela energia selvagem funde-se com essa ideia e produz-se algo novo. Sinto que isso é um dos traços distintivos da PlatinumGames. E consigo senti-lo em The Wonderful 101.

Iwata Asks
Inaba:

A sensação de variedade que experiencias advém de toda a paixão que os vários membros da equipa investiram neste título.

Iwata:

A personalidade única de cada pessoa cria uma espécie de química e as coisas que podem acontecer ultrapassam a nossa imaginação. Ficaste surpreendido enquanto diretor?

Kamiya:

Sim, fiquei. E essa é a melhor parte deste trabalho. Quando isso acontece com regularidade, as coisas ficam muito interessantes.