6. Entretenimento puro

Iwata:

É quase hora de concluir, mas gostava de terminar pedindo a cada um que diga algo a quem jogou a versão original de The Legend of Zelda: The Wind Waker e a quem não jogou. Aonuma-san, serás o último, por isso vamos começar pelo Iwamoto-san.

Iwamoto:

Pude fazer muitos ajustes nesta versão nova, por isso ficaria feliz se quem jogou o jogo original reparasse nas diferenças. Uma diferença óbvia é a velocidade do barco, que duplicou, e podemos pôr o mapa no Wii U GamePad, nas nossas mãos, por isso é mais fácil apreciar o mundo do jogo. E tornámo-lo compatível com o Miiverse22, por isso experimentem isso, por favor.22. Miiverse: Um serviço de rede integrado na Wii U ao nível da consola, que permite que pessoas do mundo inteiro se liguem através das suas personagens Mii e desfrutem ainda mais dos videojogos. As pessoas podem interagir partilhando as suas opiniões e publicando comentários e ilustrações feitas à mão nas comunidades dos seus jogos favoritos.

Iwata Asks
Iwata:

Muito bem. E o que dizes a quem não jogou a versão original?

Iwamoto:

Quero simplesmente que mergulhem no jogo! Surgem algumas cenas difíceis à medida que jogamos, mas, quando as ultrapassamos e chegamos ao fim, pensamos: “Uau! Foi divertido!”

Aonuma:

O ponto de vista do Iwamoto-san, comparado com o dos outros, aproxima-se mais do de um jogador normal, logo, se ele diz isso, deve ser verdade!

Iwata:

Então e tu, Takizawa-san?

Takizawa:

Quero transmitir às pessoas que jogaram a versão original que a impressão que causa mudou tanto, que se pode dizer que criámos novamente o mundo do jogo.

Iwata Asks
Iwata:

Ou seja, dizes que é melhor do que as memórias que têm! (risos)

Takizawa:

Acredito que sim! Também refizemos completamente a iluminação, por isso creio que os jogadores poderão apreciar este mundo renascido com emoção. Algumas pessoas que não jogaram a versão original devem estar a pensar: “Esse jogo não saiu há mais de dez anos?” Mas é um jogo cheio de diversão sem precedentes, que não parece velho.

Iwata:

Sim, é mesmo único.

Takizawa:

Quanto à animação, não corrigimos quase nada, mas isso aconteceu porque pensamos que a versão original é o jogo The Legend of Zelda que tem o visual mais agradável. Espero que todos o apreciem na sala, em televisões grandes, com a família e amigos.

Iwata:

Muito bem. Dohta-san, antes de mais, o que dizes a quem jogou a versão original?

Dohta:

Já mencionámos isto, mas não fomos capazes de exprimir toda a nossa criatividade na versão da Nintendo GameCube. Desta vez, na versão HD, pudemos exprimir o ressentimento restante dos criadores.

Iwata Asks
Iwata:

Ressentimento? Não entusiasmo? (risos)

Takizawa:

Mas essa palavra parece encaixar melhor!

Iwata:

Como se algo o prendesse aqui e não pudesse avançar?

Todos:

(risos)

Dohta:

Fiquei surpreendido com algumas coisas bastante obscuras, porque percebi que foi feito meticulosamente. Desvendei-as exaustivamente, por isso espero que as pessoas reparem.

Iwata:

Está bem. E o que dizes a quem não jogou a versão original?

Dohta:

Enquanto criador, reparei mais uma vez que The Wind Waker é um jogo muito puro. Essa é a direção do jogo e também da história. É puro e franco, não vacila. Quero que as pessoas apreciem ao máximo esse tipo de entretenimento puro.

Iwata:

“Entretenimento puro” é uma boa maneira de descrever a natureza deste jogo.

Dohta:

Quem pode apreciar isso pela primeira vez tem muita sorte.

Iwata:

Arimoto-san, o que dirias a quem jogou a versão original?

Arimoto:

Creio que vão descobrir coisas que não viram antes. Por exemplo,

Video: Orca e Sturgeon

É quase hora de concluir, mas gostava de terminar pedindo a cada um que diga algo a quem jogou a versão original de The Legend of Zelda: The Wind Waker e a quem não jogou. Aonuma-san, serás o último, por isso vamos começar pelo Iwamoto-san.
os irmãos Orca e Sturgeon 23 na primeira ilha não são muito parecidos, mas, quando os vemos em HD, os olhos do Sturgeon têm um brilho acentuado por trás dos óculos. Quando vimos isso, pensámos: “Oh, são mesmo irmãos!”23. Os irmãos Orca e Sturgeon: Moradores de Outset Island, o primeiro cenário de The Legend of Zelda: The Wind Waker. Ensinam o Link a usar a espada e vários controlos.

Iwata Asks
Iwata:

Graças ao HD, o olhar acentuado das duas personagens torna-se evidente. (risos)

Arimoto:

Sim. Mas ainda há mais coisas! (risos) E algumas pessoas que não jogaram a versão original pensam que não há nada mais em The Wind Waker do que o Link giro. Embora seja giro, as ações dele são sempre viris e fixes!

Takizawa:

Se virmos o que ele faz e leva a cabo no jogo, é o Link mais viril da história da série.

Arimoto:

Não faz muitas expressões faciais e poses engraçadas.

Iwamoto:

Mas diverte-se quando recebe um Heart Container!

Arimoto:

Oh, claro! (risos)

Iwamoto:

Isso é giro.

Todos:

(risos)

Iwata:

Bom, durante o resto do jogo mantém-se calmo, por isso esse comportamento sobressai. E, por último, Aonuma-san. Os teus comentários finais, por favor.

Aonuma:

Anteriormente, descrevemos o jogo como puro e franco, e creio que grande parte do jogo original surgiu de repente após aquela imagem do Toon Link. O desenvolvimento avançou a todo o vapor. No entanto, quando joguei o jogo, encontrei muitos momentos deselegantes. Resolvemos esses problemas e criámos a versão HD, adicionando uma camada nova e polida.

Iwata Asks
Iwata:

Exato.

Aonuma:

Creio que as pessoas que jogaram a versão original vão reparar nisso. Creio que vão poder sentir com mais intensidade o que existia antes. Tornámos esta versão mais fácil de jogar e o progresso é mais confortável, por isso creio que poderão sentir alegria ao percorrer cada centímetro deste mundo.

Iwata:

Agora é mais fácil experienciar completamente o mundo do jogo.

Aonuma:

Sim. E, para quem joga pela primeira vez, não seria errado pensar que The Legend of Zelda: The Wind Waker HD não é uma versão nova, mas um jogo The Legend of Zelda completamente novo, renascido para o mundo atual.

Iwata:

É um jogo Zelda sincero e robusto para 2013.

Aonuma:

Sim. Espero que experienciem isso ao máximo.

Iwata:

Sinto que os muitos elementos refinados para este jogo são mãos que se estendem a vários tipos de pessoas em todas as direções. Aguardo ansiosamente para ver como as pessoas o vão receber, quando o tiverem nas suas mãos.

Aonuma:

Quero ver qual será a reação a The Wind Waker HD. Quanto à intenção da versão original e se o sentimento investido foi correto, creio que se tornará um momento decisivo para os futuros jogos da série The Legend of Zelda.

Iwata:

Também penso que The Wind Waker HD será um jogo divertido para quem gosta de ver outras pessoas jogar. Podemos dizer que um dos critérios de um bom jogo é o facto de ser divertido de ver, e isso é especialmente verdade em The Wind Waker HD.Graças aos gráficos HD, o poder do estilo visual, as expressões faciais e o mundo do jogo uniram-se mais do que nunca e podemos sentir a luz, o vento e o calor que não costumam ser visíveis. Espero que todos o apreciem num ecrã grande, com a família e os amigos. Obrigado pela vossa presença aqui hoje.

Iwata Asks
Todos:

Obrigado.