1. Como um clube de tempos livres

Membro da Equipa:

A reunião anterior de Iwata-san está um pouco demorada, ele vai chegar mais tarde.

Tezuka:

Está bem.

Nakago:

O que será que ele nos irá perguntar hoje?

Aonuma:

Não faço ideia.

Membro da Equipa:

Também não sabemos, mas talvez seja sobre a história dos jogos Zelda para consola portátil.

Tezuka:

O quê? Pensei que Aonuma-san seria o centro das atenções hoje.

Aonuma:

Já falei muito da última vez.

Tezuka:

Não sei se me lembro assim tão bem dos primeiros tempos…

Nakago:

O primeiro jogo Zelda para consola portátil foi Link’s Awakening 1. 1The Legend of Zelda: Link’s Awakening: O primeiro jogo da série Legend of Zelda para a Game Boy. Foi lançado na Europa em Dezembro de 1993. Mais tarde, em Dezembro de 1998, saiu uma nova versão intitulada The Legend of Zelda: Link's Awakening DX para a Game Boy Color.

Tezuka:

Ah, sim.

Aonuma:

Agora que penso nisso, o meu guia estratégico para Link’s Awakening tem comentários do criador. Lembras-te do que disseste na altura, Tezuka-san?

Tezuka:

Não.

Aonuma:

É compreensível. (risos) Em relação à criação de personagens para Link’s Awakening, disseste que querias criar um mundo inspirado no Twin Peaks2. 2Twin Peaks: Série dramática televisiva emitida nos EUA de 1990 a 1991 e no Japão em 1991.

Tezuka:

Ah, é verdade!

Nakago:

Disseste isso?

Tezuka:

Sim. E ainda bem que o disse na altura, porque tenho a tendência para me esquecer destas coisas.

Todos:

(risos)

Aonuma:

Lembro-me de o ouvir, mas não percebi bem o que querias dizer. Gostava de falar disso hoje.

Tezuka:

Ah, está bem.

Aonuma:

Querias que se parecesse com o Twin Peaks, mas começaram a aparecer personagens parecidas com Mario e Luigi.

Tezuka:

Sim. E com Kirby.

Aonuma:

O HAL Laboratory deu-te autorização?

Tezuka:

Não sei…

Aonuma:

Não te lembras?

Tezuka:

Não me lembro, não. Acho que autorizaram, mas…

Aonuma:

Será que foi assim?

Tezuka:

Hum… O que é que fizemos, mesmo? (A porta abre-se.)

Iwata:

Desculpem lá a demora.

Iwata Asks
Todos:

Faz favor de entrar.

Aonuma:

Já começámos! (risos)

Iwata:

De que é que estavam a falar?

Nakago:

Estávamos a falar um pouco da série Zelda, mas não desenvolvemos muito.

Tezuka:

Eu pensava que Aonuma-san ia ser o centro das atenções hoje.

Aonuma:

Porquê? Queres fugir às tuas responsabilidades?

Tezuka:

Ha, ha, ha! (risos)

Iwata:

Ora bem, pela segunda vez hoje, um acontecimento raro, Tezuka-san e Nakago-san estão aqui connosco. Gostei imenso de ouvir histórias antigas durante a sessão Iwata Pergunta sobre New Super Mario Bros. Wii. Espero que não tenha sido o único a achar a conversa divertida. (risos) Quando soube que as barras de fogo que aparecem no Super Mario Bros.3 tinham sido usadas igualmente no desenvolvimento de The Legend of Zelda4, pensei logo que tínhamos de falar sobre o assunto quando fizéssemos uma entrevista sobre Zelda. Depois Mario foi lançado para a Wii e Zelda foi lançado para a Nintendo DS em Dezembro de 2009. O lançamento de ambos no mesmo mês foi inédito, por isso queria ter uma espécie de “Festival Mario e Zelda”. Não é o modelo habitual, por isso obrigado por terem vindo. 3Super Mario Bros.: Jogo de acção lançado na Europa para a Nintendo Entertainment System em 1987. 4The Legend of Zelda: Jogo de acção e aventura lançado na Europa em Novembro de 1987.

Todos:

Ora essa.

Iwata:

Tezuka-san e Nakago-san, vocês e Shigeru Miyamoto eram conhecidos como o “Triângulo de Ouro” ou o “Trio (cómico) Kansai Manzai”. Tendo Miyamoto-san como criador principal, desenvolveram o Zelda original enquanto estavam a trabalhar no primeiro Super Mario Bros. Mas este envolvimento com Link’s Awakening, o primeiro jogo Zelda para consola portátil, não foi muito longo, pois não?

Tezuka:

Não.

Iwata:

Tezuka-san, foste o principal criador de Zelda para a Game Boy. Como começou tudo?

Tezuka:

Antes disso, estava a fazer A Link to the Past 5, projecto ao qual me juntei já depois do seu começo. 5The Legend of Zelda: A Link to the Past: Jogo de acção e aventura lançado na Europa para a Super NES em Setembro de 1992.

Iwata Asks
Iwata:

Foi um desafio desenvolver esse jogo.

Tezuka:

Sim, olhando para trás foi, de facto, um desafio. Foi por isso que integrei a equipa de desenvolvimento enquanto director já depois de o projecto ter começado. Na altura, Kazuaki Morita6 da SRD7 estava muito empenhado. 6Kazuaki Morita: Programador da SRD que está actualmente a trabalhar no desenvolvimento de vários jogos da Nintendo, incluindo jogos das séries Mario e Zelda. È membro da direcção da SRD. 7SRD Co., Ltd.: Uma empresa criada em 1979 que é contratada para desenvolver software de videojogos, desenvolvendo e vendendo igualmente pacotes CAD. A sede é em Osaka, mas os escritórios de Quioto situam-se dentro da sede da Nintendo. Toshihiko Nakago é o presidente da empresa.

Iwata:

Morita-san é um programador da SRD, com muitos anos de casa.

Iwata Asks
Nakago:

Sim. Foi ele que teve a ideia dos Hammer Bros. para os jogos Super Mario Bros. Ele também gosta imenso de pescar.

Aonuma:

Até hoje, o tema da pesca é recorrente nos jogos Zelda para consolas de sala. O jogo que Morita-san fez para Link’s Awakening começou tudo.

Tezuka:

Pois é.

Nakago:

É um tipo que faz jogos de pesca por livre e espontânea vontade.

Iwata:

Deve gostar mesmo muito de pescar! (risos)

Tezuka:

É por isso que os jogos de pesca são tão requintados! Ele utilizou o único kit de desenvolvimento Game Boy que tínhamos na altura para recriar algo semelhante a um jogo Zelda.

Iwata:

Ele estava a fazer testes para perceber o que se poderia fazer com a Game Boy.

Tezuka:

Exactamente. Não tínhamos propriamente planos para fazer um jogo Zelda para a Game Boy, mas achámos que seria interessante ao menos tentar. Por isso, no início, não havia um projecto oficial. Fazíamos o trabalho habitual durante o horário de trabalho e depois trabalhávamos no nosso projecto – como se se tratasse de um clube de tempos livres.

Iwata:

Um clube de tempos livres?

Nakago:

Tal e qual! (risos)

Iwata Asks
Iwata:

Isso, hoje em dia, seria impensável.

Tezuka:

Sim, hoje em dia seria definitivamente impossível. E, à medida que o projecto se ia desenvolvendo, reparámos que tinha um aspecto impressionante apesar de ser apenas monocromático. Foi a primeira vez que criámos algo para a Game Boy e divertimo-nos imenso.

Iwata:

E há quanto tempo é que a Game Boy tinha sido lançada?

Tezuka:

Deixa cá ver… Quando é que a Game Boy saiu?

Iwata:

A Game Boy foi lançada em 1989, a Super NES em 1990 e A Link to the Past… Foi quando? (Nota do Editor: Na Europa, as datas respectivas foram: Game Boy em 1990, Super NES em 1992 e The Legend of Zelda: A Link to the Past também em 1992.)

Tezuka:

Foi em 1991. Na altura pedi para dar início ao desenvolvimento oficial de um jogo Zelda para a Game Boy. Foi aí que conseguimos arranjar mais um kit de desenvolvimento.

Iwata:

Que história tão gira. (risos) Então pediste oficialmente para dar início a um novo projecto de desenvolvimento e o número de kits de desenvolvimento passou de um para dois.

Nakago:

(risos)

Iwata:

Belos tempos em que se faziam projectos compactos e interessantes.

Tezuka:

Mas, na altura, ainda tínhamos a ideia de simplesmente transferir A Link to the Past para a Game Boy…