1. Sustos na casa assombrada

 

Nota do editor: esta entrevista inclui vídeos retirados da versão japonesa do jogo. Em Portugal este jogo está disponível em inglês.

Iwata:

Obrigado pela vossa presença aqui hoje. Não é muitas vezes que participo numa entrevista só com mulheres! (risos)

Todas:

(risos)

Iwata:

Isto pode ser só uma ideia minha, mas penso que muitas pessoas têm a impressão de que os jogos The Legend of Zelda são feitos por muitos homens. Os jogos Animal Crossing1 poderão dar uma impressão de que muitas mulheres estão envolvidas mas The Legend of Zelda é uma série na qual um herói luta com uma espada e um escudo. Na verdade, há muitos membros femininos da equipa envolvidos nele, por isso hoje gostaria de falar sobre como conferiram a este jogo as vossas próprias opiniões e personalidades. Obrigado a todas por estarem aqui hoje. 1Animal Crossing: O primeiro jogo da série Animal Crossing foi um jogo de simulação lançado para a Nintendo 64 em abril de 2001 no Japão. Foram lançados mais jogos para as consolas Nintendo GameCube, Nintendo DS e Wii. O título mais recente, para a Nintendo 3DS está atualmente a ser desenvolvido.

Todas:

É um prazer.

Iwata:

Querem fazer o favor de se apresentar?

Hosaka:

Sou Hosaka, da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento (EAD). Fiz parte do planeamento. O último jogo em que trabalhei foi The Legend of Zelda: Spirit Tracks2 para a Nintendo DS. Antes disso, trabalhei em jogos Wii Fit3 e Animal Crossing, que são o exato oposto dos jogos The Legend of Zelda. 2The Legend of Zelda: Spirit Tracks: Um jogo de ação e aventura controlado com o stylus lançado para a Nintendo DS em dezembro de 2009. 3Wii Fit: Um título de fitness lançado para a Wii em dezembro de 2007 no Japão. Inclui o Wii Balance Board. (Atualmente está disponível como Wii Fit Plus, com funcionalidades extra)

Iwata Asks
Iwata:

Em que parte de The Legend of Zelda: Skyward Sword trabalhaste?

Hosaka:

Trabalhei na masmorra na segunda metade do vulcão, assim como no design dos campos.

Hirono:

Sou a Hirono, também da EAD. Para além de ter desenhado as personagens que Link conhece na sua aventura, coordenei a equipa. Da última vez, trabalhei em The Legend of Zelda: Spirit Tracks, para o qual desenhei as personagens.

Iwata Asks
Iwasaki:

Sou a Iwasaki, da EAD. Coordenei o trabalho relacionado com os itens e supervisionei o design. Também trabalhei um pouco nos objetos do Skyloft.

Iwata:

Havia muitos itens em The Legend of Zelda.

Iwata Asks
Iwasaki:

Sim, muitos. Foi muito difícil dizer quantos eram. Ajudei em jogos anteriores da série Legend of Zelda, mas esta foi a primeira vez em que me envolvi a fundo.

Iwata:

Em que tipo de jogos já havias trabalhado antes?

Iwasaki:

Nos últimos anos, trabalhei em jogos como Mario Kart Wii4 e Wii Sports Resort5. Trabalhei principalmente na animação desses. 4Mario Kart Wii: Um jogo de corridas de carros para a Wii lançado em abril de 2008. 5Wii Sports Resort: Um jogo de desportos lançado em 2009 no Japão como o primeiro jogo a fazer uso do acessório Wii MotionPlus. Os jogadores podem desfrutar de 12 atividades desportivas.

Iwata:

E desta vez, fizeste um tipo de trabalho inteiramente novo.

Iwasaki:

Sim. Pela primeira vez em algum tempo, fiz modelos.

Marunami:

Sou a Marunami, da EAD. Coordenei as coisas relacionadas com os objetos. Mais especificamente, supervisionei o design e organizei prazos, ao mesmo tempo que fiz com que o conteúdo se concentrasse principalmente na floresta e no deserto.

Iwata Asks
Iwata:

Não te limitaste a coordenar, também fizeste objetos.

Marunami:

Exatamente.

Hisada:

Sou a Hisada, da EAD.

Iwata Asks
Hisada:

Sim. Então esta é a segunda vez que me apresento. Coordenei os terrenos gerais e desenhei-os para o céu e a cidade. Fui membro do desenvolvimento desde o início, pelo que estive envolvida desde que decidimos seguir na direção que queríamos com o design, em que dissemos: “Vamos fazê-lo num estilo claro, ao estilo de aguarelas!”

Iwata:

Certo. Bem, uma vez que hoje estou a falar com algumas das nossas criadoras do sexo feminino, a primeira coisa que gostaria de perguntar é que impressão tiveram de The Legend of Zelda na primeira vez que o experienciaram, e quando começaram a trabalhar nele, como é que a vossa visão dele mudou? Hisada-san?

Hisada:

Bem, vejamos... Nunca tive muito jeito para jogos 3D.

Iwata:

OK. (risos)

Hisada:

Nunca tinha jogado The Legend of Zelda, mas quando entrei para a empresa, a equipa a que me juntei era a de The Legend of Zelda: Twilight Princess.6 Para estudar The Legend of Zelda, joguei The Legend of Zelda: Ocarina of Time.7 Existe aquele teste de coragem na primeira masmorra dentro da Deku Tree... 6The Legend of Zelda: Twilight Princess: Um jogo de ação e aventura para a Wii e Nintendo GameCube em dezembro de 2006. 7The Legend of Zelda: Ocarina of Time: Um jogo de ação e aventura para a Nintendo 64 lançado em novembro de 1998 no Japão.

Iwata:

Sim. Saltas de um sítio alto em direção a um buraco tapado por uma teia de aranha.

Hisada:

Certo. Não conseguia fazer isso. Disse que não conseguia fazê-lo e pousei o comando.

Iwata:

Sentias mesmo que não conseguias fazê-lo? (risos)

Hisada:

Sim. Pensei: “Não tenho coragem!” (risos) Então perguntei às pessoas à minha volta. E enquanto andava a perguntar “Como é que fazem isto? O que acontece aqui?”, comecei a apreender a lógica distinta do jogo. Do género “Este local não parece suspeito?”.

Iwata:

The Legend of Zelda tem a sua própria lógica.

Hisada:

Exatamente. Experimentei colocar bombas em locais suspeitos e destruí-las, depois havia um bloco e eu movia-o, e depois a estrada desenrolava-se à minha frente. Quando estava a fazer isso, houve um momento em que pensei: “Sou fantástica por reparar nestas coisas!”

Iwata:

Nos jogos Legend of Zelda, pensas: “Sou fantástica!” (risos)

Hisada:

Certo. Quando percebi onde residia o prazer, comecei a gostar do ponto de vista de um membro da equipa. Pensava: “Não seria divertido se incluíssemos uma coisa deste género?”

Iwata:

Notaste alguma diferença em The Legend of Zelda quando o fizeste e depois quando o jogaste?

Iwata Asks
Hisada:

Sim, é uma experiência completamente diferente. Quando jogas, estás a viver todo o suspense e o que foi preparado para ti. Mas fazê-lo é o oposto. Entras num modo ligeiramente mau e pensas: “Se incluirmos uma coisa deste género, será que os jogadores também viverão esta emoção?”

Iwata:

É como a diferença entre alguém que vai a uma casa assombrada para se assustar e alguém que está do outro lado, a assustar as pessoas.

Hisada:

Verdade! (risos) Quando crias uma masmorra, pensas (faz uma cara maliciosa), “Se fizermos com que isto seja escuro e incluirmos uma aranha, não será assustador?”

Iwata:

Eventualmente começas a pensar: “É muito divertido assustar as pessoas”, não é? (risos)

Hisada:

Oh, sim. Mas não pensei que fosse esse tipo de pessoa.

Iwata:

Afinal, não tiveste a coragem para saltar de um local alto.

Hisada:

Mas quando comecei, apercebi-me de que tinha! (risos) Agora tenho todo o tipo de ideias sobre o que seria assustador ou o que sobressaltaria as pessoas.

Iwata:

E tu, Marunami-san?

Marunami:

O primeiro jogo Legend of Zelda que joguei foi The Legend of Zelda: The Wind Waker.8 8The Legend of Zelda: The Wind Waker: Um jogo de ação e aventura para a Nintendo GameCube lançado em dezembro de 2002 no Japão.

Iwata:

Porque jogaste esse jogo?

Marunami:

Porque parecia tão giro! Pensei: “quero jogar isso!” e comprei-o juntamente com a Nintendo GameCube.

Hosaka:

Sou como a Marunami-san. The Legend of Zelda: The Wind Waker foi o meu primeiro jogo Legend of Zelda. As suas imagens tinham um aspeto tão novo e a sua graça atraiu-me bastante.

Iwata:

Como foi quando o jogaste mesmo?

Marunami:

Em comparação com o seu aspeto, foi bastante desafiante e parecia incrivelmente real.

Hosaka:

Certo. As imagens são engraçadas, mas tem um nível elevado de realismo, como se o mundo estivesse mesmo lá. É por isso que era tão envolvente. Não tinha jogado muitos videojogos e este mostrou-me que podem ser muito divertidos!

Marunami:

Correto. Fiquei totalmente absorvida nele.

Iwata:

Só passaram nove anos desde que The Legend of Zelda: The Wind Waker foi lançado, mas vocês as duas, para quem este foi o primeiro jogo Legend of Zelda, estão agora a fazer jogos que The Legend of Zelda.

Marunami e Hosaka:

(com sentimento) É verdade!