3. Um som espacial

Iwata:

Então, depois dessa luta de cerca de três meses e de teres ficado de tal modo nervoso que pensaste em desistir, finalmente completaste o tema principal. Qual foi o passo que te ajudou a acabar?

Yokota:

Convidei Miyamoto-san até à sala onde estava compor a música para o jogo e fiz com que ouvisse várias faixas de diferentes estilos. Nessa altura, a única coisa que me preocupava era que Miyamoto-san me indicasse qual a direcção a seguir com a banda sonora. Por isso, escolhi três temas para ele ouvir: um com o som de uma orquestra, outro com uma mistura entre som de orquestra e música pop e o último era música pop. Nessa altura, não lhe disse quem tinha composto o quê. Ele escolheu o “Egg Planet” e disse: “Vamos avançar com este estilo.”

Video: Por favor ouçam.

Então, depois dessa luta de cerca de três meses e de teres ficado de tal modo nervoso que pensaste em desistir, finalmente completaste o tema principal. Qual foi o passo que te ajudou a acabar?
Por favor ouçam.

Yokota:

Dá para perceber só de ouvir, mas não usaste tambores neste tema e a sonoridade tropical que estava presente nos jogos anteriores Mario também desapareceu.

Iwata Asks
Iwata:

Este tema foi utilizado na E3 do ano passado também, não foi?

Yokota:

Foi aliás escrito por Kondo-san. Miyamoto-san escolheu a música de Kondo-san sem saber quem a tinha feito. Isto reforça a ideia de que Kondo-san conhece realmente a série Mario. Estava tão nervoso até essa altura, mas no momento, consegui afastar o nervosismo e escolher a direcção da banda sonora do jogo Super Mario Galaxy.

Iwata:

Então para este tema não te limitaste à sonoridade tropical e à música latina.

Yokota:

Exacto. Miyamoto-san disse-me “Isto está óptimo! Parece o mais espacial de todos os temas.” Mas ele nunca disse: “Isto soa mesmo a um jogo Mario.”

Kondo:

Há alturas em que pensas demasiado na “sonoridade Mario”, chegas a ter música que é tão pouco natural que até custa a ouvir enquanto jogas, e acaba por não soar nada a um jogo Mario. Em última instância, penso que é a música que encaixa no ritmo de jogo que acaba por construir a sonoridade dos jogos Mario.

Iwata:

Apesar de os sons tropicais em Super Mario Bros. terem deixado uma forte impressão no ouvinte, o estilo da música variava completamente dependendo do nível. A música expressava a atmosfera do mundo do jogo. Uma vez que Miyamoto-san estava à procura de uma sonoridade que expressasse o mundo do Super Mario Galaxy, deve ter dito que o teu trabalho soava “espacial” em vez de “parecido com Mario” porque ele queria revelar o ambiente espacial na música também. Porque estudou design industrial, Miyamoto-san aborda as coisas em termos de funcionalidade primeiro, e deve ter desejado que a música ajudasse o design para que o mundo do jogo ganhasse vida.

Iwata Asks
Yokota:

Também penso assim.

Iwata:

Mas porque ninguém conseguiu expressar isso por palavras, tiveste alguma dificuldade durante um bom bocado de tempo.

Yokota:

Em retrospectiva, o tempo em que passei dificuldades para construir uma música que soasse a um jogo Mario talvez tenha sido uma perda de tempo, mas por ter lutado tanto, o impacto após ter entendido estas coisas foi também mais forte. Depois Kondo-san acabou por dizer que a música que fiz a partir desse ponto “se tornou natural”.

Iwata:

O que queres dizer com “”natural”?

Kondo:

A impressão de que a música tentava ser como a dos anteriores jogos Mario tinha desaparecido. Antes disso, muitas partes pareciam tentar secretamente copiar a sonoridade Mario, e a presença desses elementos fez o som parecer pouco natural.

Iwata:

Talvez o facto de algumas faixas tentarem imitar algo que não eram foi o que colocou entraves para os ouvintes.

Kondo:

Porque era algo que não surgiu naturalmente ao criador, não fui capaz de aceitar. Mas o facto é que é complicado explicar algo assim em palavras, por isso penso que Yokata-san deve ter passado um mau bocado! (risos)

Todos:

(risos)

Iwata Asks
Iwata:

E tu, Kondo-san, já tiveste dificuldades parecidas? Há tanto tempo que tens estado a trabalhar com Miyamoto-san no som, naturalmente deves ter passado por muitas destas dificuldades também, não?

Kondo:

Eu estou sempre em dificuldades! (risos) Mesmo tendo sido eu a compor a música, tenho sempre dificuldades em torná-la diferente da anterior e em fazê-la soar a novidade.

Iwata:

Compuseste quatro temas para este jogo; como é que acabou por ser o Yokota-san o responsável por a maior parte da banda sonora e não a sua totalidade?

Kondo:

Yokota-san foi o director de som, e ele pediu-me para fazer algumas músicas porque precisava também de algumas faixas feitas por mim, por isso trabalhei em peças para algumas cenas.

Yokota:

Quando toda a música é feita por uma só pessoa, acaba por soar tudo ao mesmo. Se uma peça que esteja a tocar num momento importante do jogo soar igual a outra peça usada noutro momento, não deixará nenhuma impressão no jogador.

Iwata:

Querias que houvesse variedade.

Yokota:

Exacto. Por isso, pedi a Kondo-san para trabalhar em algumas músicas porque queria misturar peças com som em certas cenas do jogo.

Iwata:

“Usa bem o teu chefe.” Isso é uma grande tradição na nossa empresa! (risos)

Kondo:

(Revelando alguma tristeza) Pensei que poderia ter feito mais peças para este jogo, mas acabaram por ser bem menos do que esperava…

Yokota:

O quê? Porque não me disseste isso enquanto ainda estávamos a trabalhar no jogo?!

Todos:

(gargalhadas)

Iwata Asks
Kondo:

Mas Yokota-san trabalha a um ritmo tão rápido, criando peças umas atrás das outras. Fiquei impressionado com a velocidade a que trabalhaste.

Yokota:

Desde que fui nomeado responsável pela música deste jogo, não queria ser um empecilho para Kondo-san. Não te prometi que iria trabalhar sozinho o máximo que pudesse, e que apenas te pediria ajuda se estivesse realmente com problemas?

Kondo:

…Bem, penso que sim.

Todos:

(risos)

Iwata:

Mesmo assim, ser nomeado responsável pelo som do novo jogo Mario deve ter colocado muita pressão sobre ti.

Yokota:

Claro, tanta que pensei em despedir-me! (risos) O Mario é, apesar de tudo, o título representativo da Nintendo, Mas, pelo menos, penso que consegui retratar a imensidão do espaço em Super Mario Galaxy, que penso que foi algo que apenas poderia ser expresso pela magnífica grandiosidade de uma orquestra.