2. Um som que define Mario

Iwata:

No género de música de videojogos, penso que o tema mais adorado universalmente por todo o mundo é “Mario Music”. Kondo-san: como compositor deste tema, quando te apresentaste referiste que desejavas “garantir que o som deste jogo tenha a “Essência de Mario.” O que é exactamente a “Essência de Mario” em termos da música dos videojogos?

Kondo:

Isso é na verdade uma pergunta muito difícil de responder. Mesmo para alguém que esteja a trabalhar nisto há tanto tempo, não sou capaz de o expressar por palavras. Existe um aumento do número pessoas envolvido nos jogos Mario, incluindo pessoas externas à empresa, e apesar de muitos deles me colocarem essa questão, é algo que não consigo responder com apenas algumas palavras.

Iwata:

É difícil explicar, mas penso que existe claramente algo que define a “Essência de Mario”. Já abordei este assunto na última entrevista mas, quando todos falámos sobre o que seria a “Essência de Zelda”, não conseguimos encontrar uma única e clara definição. Por outro lado, com a “Essência de Mario”, parece que todos têm a sua opinião, que depende da perspectiva de cada um.

Iwata Asks
Yokota:

A “Essência de Mario” foi algo em que ponderei muito quando soube que iria ser o responsável pela composição da música para o jogo. E a conclusão a que cheguei foi música latina. Tem-se usado frequentemente na série Mario instrumentos de percussão de origem latina, como os tambores metálicos4, bongos e congas5. Pensando que a música de Mario tem utilizado sempre música latina, perguntei a Kondo-san o motivo e ele disse-me que nunca o tinha feito conscientemente. Por isso, quando foi decidido que iria compor o tema principal para Super Mario Galaxy, pensei em não permanecer no registo de orquestra onde me sinto mais confortável. Tentei fazer uma peça que fosse pop mas com um gostinho dos trópicos, e que tivesse também uma certa aura espacial… 4 Tambores metálicos são instrumentos de percussão originais de Trinidade e Tobago e são feitos de barris de metal. 5 Bongos e congas são pequenos tambores utilizados na música latina.

Iwata:

"Pop mas com um gostinho dos trópicos, e que tivesse também uma certa aura espacial...” Mas que tipo de música é essa?! (risos)

Todos:

(risos)

Yokota:

Usei principalmente instrumentos latinos, e juntei a parte espacial ao utilizar um sintetizador para criar o som que se ouve em filmes de ficção científica antigos. A faixa não é usada no jogo final, por isso os jogadores não vão ouvi-la, mas chegou a ser aprovada a uma certa altura pelo director, Koizumi-san. A minha paixão pelos jogos da Nintendo já vem de há muito tempo atrás e passei muitas horas a jogar Mario, do princípio ao fim. Estava muito confiante quando apresentei a faixa a Kondo-san. Mas quando perguntei “É assim que deve ser a música de Mario, certo?”, respondeu logo “Isto não funciona”.

Iwata Asks
Iwata:

Ficaste chocado?

Yokota:

Tanto, que até pensei em despedir-me! (risos)

Kawamura:

Lembro-me de estar a observar por algum tempo o Yokota-san. Estava tão em baixo que realmente senti pena dele. Ele chegou até a dizer-me: “Se isto não funciona, despeço-me!”

Todos:

(risos)

Yokota:

Quando a faixa foi rejeitada, as palavras que Kondo-san proferiu marcaram-me muito. Ele disse-me “Yokota-san, se tens em mente um Mario muito fofinho, por favor livra-te dela."

Iwata:

Estou a ver.

Yokota:

Quando ouvi isso, apercebi-me que sempre tive essa imagem que o Mario era uma personagem para crianças, e sem ter reparado, estava a compor uma música “fofinha” que pensei que iria apelar às crianças. Na altura perguntei ao Kondo-san, “Então que tipo de música resultaria com Mario?”, ele respondeu que “Mario é um tipo fixe”.

Iwata:

Deves ter pensado: “Podias ter-me dito isso logo no início!” (risos)

Todos:

(risos)

Yokota:

No início, tudo o que ele me disse foi “Desde que funcione com o jogo podes fazer o que quiseres.” (risos)

Kondo:

Quando trabalhei na composição das músicas dos jogos Mario, nunca tive a percepção de Mario ser fofinho. Sempre trabalhei na composição da música tomando como referência o que achava ser fixe na altura. Para os jogos Mario na SNES e na Nintendo 64, e compus pensando que tipo de música era popular, e com o que se passava no mundo na altura. Compus a música que pensei era fixe na altura, e fiz com que ela se integrasse no visual dos jogos Mario. Pensando no modo como compus a música na altura, penso que dizer que a “música dos jogos Mario deve ser fixe” é a maneira mais adequada de descrever o objectivo destas peças.

Iwata Asks
Yokota:

No fundo, os jogos Mario são aventuras fixes. E especialmente desta vez em que o tema do jogo é uma aventura de acção dramática onde Mario viaja pelo espaço, usar uma orquestra destaca a sua grande escala. Temos agora um tema principal que é drasticamente diferente do que já ouvimos em outros jogos Mario. No entanto, completar o tema principal não foi pêra doce! (risos)

Iwata:

O que queres dizer?

Yokota:

Quando a primeira peça que fiz foi rejeitada, Kondo-san disse-me: “Bem, temos bastante tempo. Tens apenas que puxar pela cabeça e arranjar uma melhor.” Além disso, o director, Koizumi-san, congratulou-me dizendo: “Não estava assim tão mal.”

Iwata:

" Não estava assim tão mal"?! Isso não me soa muito a congratulação! (risos)

Todos:

(risos)

Yokota:

Disseram-me “Mesmo que não funcione agora, um dia vais ter isso concluído”, e a partir daí, lutei durante uns três meses.