5. Fácil para principiantes, difícil para profissionais

Iwata:

Com a inclusão do modo Co-Star e a possibilidade de te transformares em Bee Mario, o jogo Super Mario Galaxy foi feito para que os iniciantes achem fácil começar a jogar. Mas, devido a estas características, acho que alguns dos nossos clientes interpretaram mal o jogo, pensando que Mario não é adequado para jogadores de nível médio ou avançado. Mas tenho a certeza que vocês, criadores, não pensam assim!" (risos)

Hayashida:

Isso é algo que gostaria de enfatizar. Só o volume do jogo é tremendo. Há também muitas formas de jogar e, se jogares o suficiente, encontras níveis que constituem grandes desafios para os jogadores mais avançados – precisamente porque são avançados. Se alguém com jeito para videojogos jogar num nível normal, pode tentar derrotar o inimigo de uma maneira diferente.

Iwata:

É o chamado "Super Showy Gameplay" (Jogo Supervistoso).

Hayashida:

Tão bom que vais queres gravar para depois te poderes gabar! (risos)

Iwata:

Por isso este jogo também agrada aos que estão à procura do desafio que caracteriza os jogos Mario, uma sensação semelhante à que se tem no desporto.

Shimizu:

Na verdade, gosto muito da mentalidade do desafio desportista! (risos) Por isso, claro que pus algumas coisas no jogo que gostaria de ver se fosse um jogador.

Iwata Asks
Shimizu:

É o mesmo com os carros. Por exemplo, qualquer pessoa consegue guiar um carro com mudanças automáticas, mas depois habituas-te a conduzir e mudas para um carro com mudanças manuais e tens muito mais controlo sobre a forma como conduzes. Neste sentido, o jogo é mesmo para toda a gente, de iniciantes a profissionais. O jogo foi desenvolvido tendo isto em consideração.

Iwata:

É fácil dizer que o jogo agrada a todos, mas deve ter sido difícil agradar a principiantes, ao mesmo tempo correspondendo às necessidades dos entusiastas.

Shimizu:

Pode-se dizer que é uma espécie de camuflagem...

Iwata:

Que bela forma de ver as coisas! (risos)Estás a dizer, portanto, que é um lobo na pele de cordeiro – um jogo que por dentro está cheio de desafios difíceis, bem ao estilo do desporto?

Shimizu:

Fomos muito minuciosos nesse aspecto.

Aoyagi:

Mas se tornarmos o jogo apenas difícil, até os jogadores com experiência se afastam dele. Não é um treino ascético, afinal! (risos) Acho que o nível de dificuldade foi equilibrado para que jogar o jogo saiba bem.

Iwata Asks
Shirai:

Nas áreas pelas quais estava responsável, havia níveis chamados EX. Não demora muito tempo a completar estes níveis, mas são incrivelmente difíceis. Mesmo o melhor dos melhores jogadores vai respirar de alívio quando os completar.

Iwata:

Então até os peritos vão pingar suor nesses níveis.

Shirai:

Seria muito bom se as pessoas que procuram desafios mais hardcore tentassem estes níveis EX. Mas não deixem que a música engraçada vos engane.

Iwata:

Deve fazer parte da camuflagem! (risos)

Shirai:

Mas não tens de os completar para avançar no jogo.

Iwata:

Para terminar, querem dizer algumas palavras aos nossos jogadores que estão ansiosos pelo lançamento do jogo?

Hayashida:

(Tira um papel do bolso)Para dizer a verdade, a equipa que não conseguiu vir à entrevista entregou-me uma mensagem que gostaria de transmitir. Importam-se?

Todos:

(risos)

Hayashida:

Vejamos… “Gostávamos muito que os jogadores tentassem jogar os níveis Star Ball.”

Aoyagi:

Star Ball é um

Video: jogo que usa o sensor de inclinação (tilt)

Com a inclusão do modo Co-Star e a possibilidade de te transformares em Bee Mario, o jogo Super Mario Galaxy foi feito para que os iniciantes achem fácil começar a jogar.
jogo que usa o sensor de inclinação (tilt) , e foi originalmente uma das formas de experimentarmos controlar Mario. Contudo, acontece que era muito divertido jogar com uma bola, em vez de jogar com Mario. Foi bom termos posto isto no jogo.

Hayashida:

Continuando… “Também há níveis semelhantes a um

Video: pseudo-2D

Com a inclusão do modo Co-Star e a possibilidade de te transformares em Bee Mario, o jogo Super Mario Galaxy foi feito para que os iniciantes achem fácil começar a jogar.
pseudo-2D , e quando os jogadores chegam lá, sentem-se como se estivessem em casa. Desenvolvemos o som para que possam jogar com ritmo, por isso divirtam-se!” E pronto, o recado acabou. (risos)

Iwata Asks
Shimizu:

Acho que Super Mario Galaxy acabou por ser um jogo cheio de variedade. A dificuldade do jogo foi equilibrada para que as pessoas não pensem que não vão conseguir, e até o fizemos de modo a que possamos dar resposta às pessoas que se perguntam porque é que uma determinada personagem não aparece no jogo. (risos) Empenhamos todos os nossos esforços em todos os detalhes, do maior ao mais pequeno, por isso espero que se divirtam muito com ele.

Aoyagi:

Já que escrevi o programa de

Video: gravidade

Com a inclusão do modo Co-Star e a possibilidade de te transformares em Bee Mario, o jogo Super Mario Galaxy foi feito para que os iniciantes achem fácil começar a jogar.
gravidade , gostava que os nossos jogadores tivessem uma experiência sem igual a correr de um lado para o outro em planetas com formas estranhas. Também enquanto programador, deixem-me dizer que me esforcei muito para que o jogo corra a 60 imagens por segundo6, por isso espero que gostem da suavidade da animação. 6 Imagens por Segundo (ou FPS): número de imagens – imagens paradas que, em conjunto, formam uma animação – mostradas por segundo.

Shirai:

O que quero mencionar é a Toad Brigade. Quando viajas pelo espaço, sentes-te sozinho, não? Mas durante a viagem, aparecem sapos aqui e ali para te dar dicas e motivar. Acho que vais sentir como se estivesses a viajar no espaço com a Toad Brigade, a caminho de salvar a Princess Peach. Há também níveis secretos e vais encontrar canos escondidos nos sítios mais inesperados. Tenho a certeza que os jogadores se vão divertir a explorar o jogo, por isso espero que saboreiem o vasto mundo de Super Mario Galaxy até ao último pedacinho.

Iwata Asks
Iwata:

Até ao último pedacinho mesmo é capaz de demorar uma eternidade! (risos)

Motokura:

Definitivamente. Fizemos um número gigante de planetas.

Iwata:

Obrigado a todos.Na próxima entrevista, vou voltar à sede de Quioto para entrevistar o resto da equipa de desenvolvimento.