6. Comentário de Koji Kondo à música (3)

 

Video: Faixa 8: Super Mario Galaxy Main Theme

Faixa 8: Super Mario Galaxy Main Theme
Faixa 8: Super Mario Galaxy Main Theme

Kondo:

Penso que seria melhor que Yokota-san comentasse o tema principal de Super Mario Galaxy, já que foi ele quem o criou.

Yokota:

OK. A minha vida estava quase a bater no fundo quando criei este tema. Kondo-san tinha rejeitado quase todos os temas que eu tinha criado.

Kondo:

Sim, é verdade. (risos)

Yokota:

Cheguei a pensar seriamente que talvez tivesse de abandonar a empresa. Foi a primeira vez na minha vida em que pensei em algo semelhante.

Iwata:

Estavas a ter dificuldade em produzir bons temas...

Yokota:

Sempre criei música com base na ideia de que Mario é uma personagem adorável. No entanto, Kondo-san disse que Mario é uma personagem fixe. Os temas que compus de acordo com essa nova concepção foram “Gusty Garden” e este tema. Por isso, este tema representa a minha alegria, ao sair do estado de desespero profundo em que me encontrava. Se quiseres saber mais, lê a sessão de “Iwata Pergunta” sobre Super Mario Galaxy.

Iwata:

(risos)

Nagamatsu:

Quando ouvi a música de Super Mario Galaxy, pensei “Uau! É música orquestral num jogo Mario!”. Fiquei realmente impressionado. Foi isso que me levou a dizer “Também vou criar algo orquestral!”.

Iwata:

E, assim, fizeste parte da orquestração de Super Mario Galaxy 2.

Nagamatsu:

Exacto.

Kondo:

Não teria ficado orquestral se não fosse Yokota-san, mas creio que foi bom para expressar a expansividade do espaço. Não fui responsável por este tema, mas creio que é um tema principal que preserva o sentimento especial da série Mario, expressando, ao mesmo tempo, a vastidão do espaço sugerido pelo nome Galaxy (galáxia).

Yokota:

O- obrigado!

Todos:

(risos)

Iwata Asks

 

Video: Faixa 9: New Super Mario Bros. Wii: Title Theme

Faixa 8: Super Mario Galaxy Main Theme
Faixa 9: New Super Mario Bros. Wii: Title Theme

Kondo:

De seguida, falemos do tema principal de New Super Mario Bros. Wii. Nagamatsu, foste tu quem criou este tema, não é verdade?

Nagamatsu:

Sim. Foi a primeira vez que trabalhei na série Mario e, por isso, este tema é realmente muito importante para mim.

Kondo:

Gosto mesmo deste tema.

Nagamatsu:

Obrigado! Foi a primeira vez que me fez um elogio! (risos)

Iwata:

Se Kondo-san não gostasse do tema, não estaria neste CD.

Nagamatsu:

Suponho que não. (risos)

Kondo:

Quando estávamos a desenvolver New Super Mario Bros. Wii, tive a oportunidade de perguntar a toda a gente como lhes estava a correr o trabalho. Nagamatsu-san disse que estava a começar a ter jeito para a criação de música para os jogos Mario.

Yokota:

Isso é incrível!

Nagamatsu:

Bem, uh....

Iwata:

Deixaste escapar essa frase num momento de entusiasmo?

Nagamatsu:

Não...tenho a certeza. Talvez, mas...

Yokota:

Se houver algum truque, conta-me!

Nagamatsu:

Nessa altura, o desenvolvimento de Mario Kart Wii já tinha terminado, e estávamos a meio do desenvolvimento de New Super Mario Bros. Wii. Penso que criei um par de temas. Creio que se tratou de um momento em que, por pura sorte, Kondo-san não os rejeitou.

Iwata:

Pensaste que tinhas conseguido alcançar a essência da música da série Mario só porque Kondo-san não rejeitou os temas? (risos)

Nagamatsu:

Acho que me deixei levar! (risos) No entanto, mais tarde, Kondo-san disse-me “Continuas sem perceber. Até eu continuo sem perceber na totalidade”.

Iwata Asks
Todos:

(risos)

Iwata:

Se até o próprio pai e fundador do som da série Mario diz que continua sem perceber, então, quem é que percebe?! (risos)

Kondo:

(risos) Mas quando oiço este tema de New Super Mario Bros. Wii, há partes em que penso que ele conseguiu.

Nagamatsu:

Uau! (risos)

Yokota:

Mas ele disse “partes”. (risos)

Kondo:

Sim. E não tudo.

Todos:

(risos)

Kondo:

É um tema divertido e que fica na cabeça.

Nagamatsu:

Obrigado!

Kondo:

Penso que todos os responsáveis pela música trabalharam com muito afinco. Os outros temas também têm um som mais rico do que aqueles da versão para a DS. A música preserva o espírito da série Mario e resultou bem.

 

Video: Faixa 10: Super Mario Galaxy 2 Main Theme

Faixa 8: Super Mario Galaxy Main Theme
Faixa 10: Super Mario Galaxy 2 Main Theme

Kondo:

Yokota-san, também criaste o último tema, o tema principal de Super Mario Galaxy 2.

Yokota:

Foi-me possível fazer muito daquilo que desejava fazer com Super Mario Galaxy 2 e comecei finalmente a compreender a música dos jogos da série Mario. Por isso, foi um trabalho de que tenho muitas memórias.

Kondo:

É mais sofisticada do que a música do primeiro jogo Super Mario Galaxy e tem um impacto impressionante. Sinto que a música do primeiro Super Mario Galaxy mostra a ideia de Yokota-san de que criar música para a série Mario é difícil. No entanto, em Super Mario Galaxy 2, há um ambiente de diversão e a sensação de que ele voou pelo espaço. Pode dizer-se que se tornou gradualmente proficiente. Estou ansioso por ver o que estes dois vão fazer de agora em diante.

Iwata Asks
Nagamatsu:

Fiquei atrapalhado... (risos)

Yokota:

Vou dar o meu melhor!

Iwata:

A tradição musical da série Mario vai continuar viva. Hoje, tornou-se evidente para mim aquilo em que pensaste quando criaste a música para os jogos Mario, mas, se me permites dar o meu contributo, penso que seria óptimo se toda a gente voltasse a ler esta entrevista após ter ouvido o CD de Super Mario All-Stars.

Yokota:

Hoje, muitos dos mistérios que rodeiam a música da série Mario foram desvendados. Aliás, quero fazer outra entrevista “Iwata Pergunta” antes do próximo projecto da série Mario começar. Assim, vai ser mais fácil criar a música. Até agora, só quando acabava o processo desenvolvimento é que tudo se tornava claro para mim.

Iwata Asks
Iwata:

Como um “Iwata Pergunta Antes do Tempo”?

Yokota:

Exactamente! (risos)

Iwata:

(risos) Hoje também me apercebi de algumas coisas novas. Pude fazer-vos muitas perguntas sobre o que torna a música da série Mario única. E, além dos dez temas que acabámos de apresentar, o CD também inclui alguns sons extra.

Iwata Asks
Kondo:

Sim. Há dez efeitos sonoros familiares, tais como o som de apanhar moedas ou uma vida extra, e, por isso, espero que toda a gente desfrute dos mesmos.

Iwata:

Agora, e mais do que nunca, estou ansioso por ter este CD em minha casa! Obrigado a todos pelos vossos comentários de hoje.

Todos:

Obrigado!