1. A música mais representativa de Mario

Iwata:

Para comemorar o vigésimo quinto aniversário da série Super Mario, a Nintendo vai lançar Super Mario All-Stars – 25th Anniversary Edition para a Wii. Vai incluir um livrete sobre a história de Super Mario que contém informação sobre os 25 anos de história e desenvolvimento dos jogos Super Mario, juntamente com um CD da banda sonora que inclui música dos jogos Super Mario. Hoje, convidei três membros da equipa de som a falarem sobre a tradição na base de Super Mario. Obrigado por terem vindo.

Todos:

Obrigado.

Iwata:

Passados 25 anos, já há um belo choque de gerações! (risos)

Yokota:

(olhando para ambos os lados) Sim. Tenho dez anos de diferença de cada um deles.

Kondo:

(gesticulando na direcção de Yokota) No entanto, também há várias pessoas entre nós os dois.

Iwata:

Exacto. Apesar de terem os três aparecido na sessão de “Iwata Pergunta” sobre Super Mario Galaxy 21 , podem voltar a apresentar-se, por favor? 1Super Mario Galaxy 2: Um jogo de acção lançado para a consola Wii em Maio de 2010, no Japão.

Kondo:

Chamo-me Kondo e faço parte da Secção de Desenvolvimento de Software do Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Trabalhei na música de Super Mario2 há 25 anos, e, desde então, tenho estado sempre envolvido na série até ao mais recente Super Mario Galaxy 2. 2Super Mario Bros.: Um jogo de acção lançado em Setembro de 1985 para a Famicom (NES), no Japão. Está incluído em Super Mario All-Stars - 25th Anniversary Edition.

Iwata Asks
Yokota:

Chamo-me Yokota e faço parte da Secção de Desenvolvimento de Software de Tóquio. Estou envolvido na criação da música da série Mario desde Super Mario Galaxy3. 3Um jogo de acção lançado em Novembro de 2007 para a consola Wii.

Iwata Asks
Nagamatsu:

Chamo-me Nagamatsu e também faço parte da equipa de som da Secção de Desenvolvimento de Software, tal como Kondo-san. O primeiro jogo Mario em que trabalhei foi Mario Kart Wii4, mas, no que diz respeito à série tradicional de jogos Super Mario, trabalhei em New Super Mario Bros. Wii5 e em Super Mario Galaxy 2. 4Mario Kart Wii: Um jogo de corridas lançado para a consola Wii em Abril de 2008. 5New Super Mario Bros. Wii: Um jogo de acção lançado para a consola Wii em Dezembro de 2009, no Japão.

Iwata Asks
Iwata:

Há um vasto catálogo de músicas para os jogos da série Mario. Não foi difícil escolher alguns temas de uma tão grande quantidade de música para este CD para comemorar a série?

Kondo:

Sem dúvida. No início, estávamos preocupados com a organização da compilação, mas acabámos por decidir que, provavelmente, os fãs iriam ficar mais satisfeitos se pudessem ouvir um tema representativo de cada um dos dez jogos de Super Mario Bros. original ao longo de Super Mario Galaxy 2.

Iwata:

Foi difícil escolher apenas um tema representativo de cada um dos jogos?

Iwata Asks
Yokota:

Certamente, todos têm os seus preferidos.

Kondo:

Começámos por organizá-las de acordo com a ordem por que são ouvidas no jogo - começando com Ground Themes ou Main Themes – e, durante o processo, introduzimos uma mudança, incluindo temas saídos de cenas mais atléticas.

Nagamatsu:

Para fazer este CD, investigámos a música criada até agora e descobrimos que os temas principais não apareciam ao longo de Super Mario Bros. 3.6 6Super Mario Bros. 3: Um jogo de acção lançado para a Famicom (NES) em Outubro de 1988, no Japão. Está incluído em Super Mario All-Stars – 25th Anniversary Edition.

Iwata:

Sim, é verdade. Os temas principais não apareciam nos jogos da série Super Mario que foram lançados para a Famicom.

Nagamatsu:

Exacto.

Iwata:

Bem, nessa altura os temas principais não cabiam no jogo. Não havia memória para tal. Era uma razão bastante simples.

Kondo:

Sim.

Yokota:

E, no caso de Super Mario Bros. 3, não havia uma razão?

Nagamatsu:

Exacto.

Yokota:

Não caíram folhas e desceu o pano?

Kondo:

Isso mesmo.

Yokota:

Mas não há som.

Kondo:

Sim. Introduzimos o primeiro

Video: tema principal

Para comemorar o vigésimo quinto aniversário da série Super Mario, a Nintendo vai lançar Super Mario All-Stars – 25th Anniversary Edition para a Wii.
tema principal em Mario World7 para a Super Famicom. 7Super Mario World: Um jogo de acção lançado juntamente com a Super Famicom (Super NES) em Novembro de 1990, no Japão. É o quarto jogo da série.

Iwata:

Kondo-san, foste tu quem escolheu a música para este CD?

Kondo:

Sim. Pude escolher os meus próprios temas! (risos)

Yokota:

Pode dizer-se que é o teu disco de "best of"!

Iwata:

São os Grandes Êxitos de Koji Kondo! (risos)

Kondo:

Sim! (risos)

Iwata:

O que achas desta selecção, Yokota-san?

Yokota:

Eu sou um grande fanático de música de videojogos. Adoro a música da série Mario e penso que os fãs também vão gostar desta selecção.

Iwata:

Podes dar-me um exemplo concreto?

Yokota:

Por exemplo,

Video: “Slider”

Para comemorar o vigésimo quinto aniversário da série Super Mario, a Nintendo vai lançar Super Mario All-Stars – 25th Anniversary Edition para a Wii.
“Slider” de Mario 64.8 8Super Mario 64: O primeiro jogo de acção da série Mario em 3D, lançado juntamente com a consola Nintendo 64 em Junho de 1996, no Japão.

Iwata:

Ah, esse tema! Realmente, fica na cabeça!

Yokota:

Gosto mesmo desse tema. Eu não trabalhava para a Nintendo quando a N64 foi lançada, mas é um tema que me é querido. Pus a minha esposa a ouvi-lo e disse-lhe “É um óptimo tema!". No início não reparei, mas trata-se de uma adaptação do

Video: Ground Theme de Super Mario 64

Para comemorar o vigésimo quinto aniversário da série Super Mario, a Nintendo vai lançar Super Mario All-Stars – 25th Anniversary Edition para a Wii.
Ground Theme de Super Mario 64 . Qual dos dois foi criado primeiro, Kondo-san?

Kondo:

O Ground Theme.

Yokota:

A sério? Quando ouvi com atenção, as

Video: melodias eram as mesmas

Para comemorar o vigésimo quinto aniversário da série Super Mario, a Nintendo vai lançar Super Mario All-Stars – 25th Anniversary Edition para a Wii.
melodias eram as mesmas para “Slider” e o Ground Theme. Enquanto jogador da N64, fiquei impressionado com a enorme diferença que uma adaptação pode fazer.

Iwata:

Que idade tinhas na altura?

Yokota:

Era um adulto trabalhador. Penso que tinha cerca de 23 ou 24 anos. Tinha-me casado recentemente e jogava videojogos em casa, também...

Iwata:

E disseste à tua mulher, “Ouve a música deste videojogo!”.

Yokota:

Sim! (risos) Entusiasmei-me a falar-lhe do quão fantástica era a música de Kondo-san. (para Kondo-san) Alguma vez te contei esta história?

Iwata Asks
Kondo:

(inclina a cabeça em silêncio)

Todos:

(risos)

Yokota:

Sempre adorei o tema “Slider” e, quando ouvi a orquestração para Smash Bros. Concert9, fiquei a gostar ainda mais e comecei a pensar em como, um dia, gostava de fazer a minha própria adaptação. Achei que ia usá-lo no primeiro Super Mario Galaxy, e estava pronto, mas quando chegou a altura de escolher em que partes se devia incluir o tema, partes com deslizamentos... 9Super Smash Bros. DX Orchestra Concert: Um evento organizado pela Nintendo e pelo HAL Laboratory em Agosto de 2002, em Tóquio.

Iwata:

Não havia nenhuma. (risos)

Yokota:

Sim. (risos) Por isso, decidi adiá-lo. No entanto, havia alguma acção com deslizamentos em Super Mario Galaxy 2 e, por isso, incluí

Video: uma adaptação do tema

Para comemorar o vigésimo quinto aniversário da série Super Mario, a Nintendo vai lançar Super Mario All-Stars – 25th Anniversary Edition para a Wii.
uma adaptação do tema sem ter sequer pedido a opinião de alguém primeiro.

Iwata:

(risos)

Yokota:

Não pedi a autorização de ninguém, mas achei que estava perfeito. Assim, a minha adaptação de sonho...

Iwata:

Tornou-se finalmente realidade.

Yokota:

Sim. Fiquei verdadeiramente feliz.

Iwata:

A propósito, quando a tua mulher ouviu “Slider” para a N64, gostou do tema?

Yokota:

Não teve muito a dizer sobre isso. (risos)

Iwata:

Ela jogou essa parte do jogo?

Yokota:

Não, acho que não.

Iwata:

Cais bastantes vezes, inevitavelmente, e dizes a ti mesmo “mais uma vez”! (risos) Quando passas por isso ficas a saber o tema de cor.

Yokota:

Isso mesmo. (risos)

Iwata:

É por isso que esse tema também permaneceu comigo.

Yokota:

Passou-se o mesmo comigo. Porque eu caía uma série de vezes, falhava várias moedas e dizia a mim mesmo “Mais uma vez!”. (risos)