7. O culminar de Super Mario 3D

Iwata:

Koizumi-san, tenho de te fazer esta pergunta. O que dirias às pessoas que dizem que Super Mario Galaxy é melhor para Super Mario numa consola doméstica?

Koizumi:

Bem… Antes de mais, diria “obrigado”.

Iwata:

Pois claro, foi a tua equipa que o fez! (risos)

Koizumi:

Pode não ser uma resposta direta, mas pessoalmente quando fizemos Super Mario Galaxy arrependi-me de algumas coisas. E consegui fazer essas coisas em SUPER MARIO 3D WORLD.

Iwata Asks
Iwata:

Arrependes-te de quê?

Koizumi:

Pensando em Super Mario 64, quando fizemos o primeiro protótipo, o Mario e o Luigi estavam num terreno plano.

Iwata:

Ambos.

Koizumi:

Sim. Corremos o jogo dessa forma, mas depois criámos relevos e devido a limitações de hardware tivemos de escolher entre eliminar o Luigi ou fazer relevos mais elaborados. Em lágrimas, pedimos ao Luigi para sair.

Iwata:

Oh, não me digas…

Koizumi:

E, nessa altura, falei com Miyamoto-san sobre colocar o Luigi ao lado do Mario num jogo Super Mario 3D com modo multijogadores. E tenho essa ideia há 15 anos.

Iwata:

Muito bem.

Koizumi:

Mais tarde, o Luigi apareceu em Super Mario Galaxy mas em vez de correr ao lado do irmão mais velho recebeu um tratamento um bocadinho diferente. Desta vez, ele finalmente está ao mesmo nível que o Mario, enquanto personagem de que toda a gente vai gostar. Acho isso fantástico.

Iwata:

Querias que o Luigi e o Mario confraternizassem num jogo Super Mario 3D.

Koizumi:

Sim. Arrependo-me muito também de uma coisa em Super Mario Galaxy. Acho que a imagem azul escura do espaço e a impressão que o título dá estavam mais direcionadas para rapazes. Senti que enquanto jogador poderias querer escolher outra personagem para além do Mario, e que isso seria necessário se quisesse convencer a minha mulher a jogar. Desta vez, recebemos a Princesa Peach de braços abertos, por isso é possível jogar com uma personagem feminina. Nesse sentido, acho que temos uma peça que faltava nos outros jogos.

Iwata:

O peso que sentiste nos ombros durante tantos anos desapareceu.

Koizumi:

É verdade. Fico muito grato por Miyamoto-san o considerar a culminação dos novos jogos Super Mario 3D.

Iwata:

Para os criadores, está tudo relacionado.

Koizumi:

Definitivamente. Usámos a tecnologia cultivada em Super Mario Galaxy e personagens tais como a Rosalina e o Capitão Toad, que surgiram nesses jogos, têm um novo papel. SUPER MARIO 3D WORLD é a forma que encontrámos de um maior número de pessoas desfrutar do jogo, e acho que é o culminar dos jogos Super Mario 3D.

Iwata:

Muito bem.

Miyamoto:

Só para que não haja mal-entendidos, devo frisar que isto não significa que nunca mais vamos fazer um jogo Super Mario Galaxy.

Koizumi:

Sim, sim. Quando começámos a fazer SUPER MARIO 3D WORLD, Miyamoto-san perguntou-me se este título ia ser mais parecido com Super Mario Galaxy ou com SUPER MARIO 3D LAND. Quando fizemos SUPER MARIO 3D LAND, estávamos focados na forma do jogo e fizemo-lo assim sem hesitações.

Miyamoto:

Uma só equipa não consegue fazer ambos ao mesmo tempo. E não podemos trazer alguém de fora para fazer um jogo e simplesmente pespegar-lhe o nome Super Mario Galaxy. Talvez, num mundo ideal, pudéssemos fazer ambos em Tóquio, mas também queremos fazer coisas novas e deparámo-nos novamente com o tal dilema.

Iwata:

Bem, ser único e ter muita liberdade são fatores difíceis de equilibrar quando temos em vista a facilidade de compreensão por parte do jogador.

Miyamoto:

Pessoalmente, gostava de ter muitos desafios novos em Super Mario Galaxy e de desenhar jogos Super Mario 2D de forma fácil de compreender dentro de certos limites.

Iwata:

De qualquer forma, para os fãs de Super Mario Galaxy este novo título SUPER MARIO 3D WORLD não é diferente ao ponto de não conseguirem desfrutar dele.Muito bem, gostaria de terminar esta conversa com mensagens para os fãs. Comecemos com Motokura-san.

Motokura:

Desta vez, incluímos uma grande quantidade de ideias que a nossa equipa teve. Na esperança que todo o tipo de pessoas jogue o título, temos o Mario-Gato, um

Video: Um novo ecrã de seleção de níveis

Koizumi-san, tenho de te fazer esta pergunta. O que dirias às pessoas que dizem que Super Mario Galaxy é melhor para Super Mario numa consola doméstica?
novo mapa de jogo e por aí fora. Há muita liberdade e é um jogo Super Mario 3D de que qualquer pessoa vai gostar. Acho que as pessoas que gostaram de Super Mario Galaxy e as pessoas que gostaram de SUPER MARIO 3D LAND se vão divertir imenso. Espero que joguem.

Iwata Asks
Iwata:

Muito bem. Hayashida-san.

Hayashida:

Certo. O que gostaria de dizer é mais ou menos o que Motokura-san já disse. Ao fazer este jogo comentámos que era um amigo para toda a gente porque apresenta um rosto diferente a pessoas diferentes.

Iwata Asks
Iwata:

Às vezes isso tem uma conotação negativa, mas o que queres dizer é positivo.

Hayashida:

Os conteúdos são extremamente acessíveis mas também têm profundidade e podes jogá-los vezes sem conta. Melhorámos o som neste título, para que incluísse gravações ao vivo de, por exemplo, “

Video: Big band

Koizumi-san, tenho de te fazer esta pergunta. O que dirias às pessoas que dizem que Super Mario Galaxy é melhor para Super Mario numa consola doméstica?
big band 24 e também usámos instrumentos tradicionais japoneses tais como o shakuhachi e o shamisen, que não se ouvem muito nos videojogos. O jogo tem o luxo de ter gravações ao vivo dos melhores músicos do Japão e espero que as pessoas reparem nisso.24. “Big band”: Tipo de jazz tocado por um grande número de pessoas que tocam trompete, trombone, saxofone, bateria e outros instrumentos. Foi usado em Super Mario Galaxy 2.

Iwata:

Muito bem. Koizumi-san?

Koizumi:

Já falámos aqui do peso que carregava nos ombros. Desde SUPER MARIO 3D LAND que ouço dizer que houve uma mudança nas pessoas que jogam.

Iwata Asks
Iwata:

É bem verdade que há menos pessoas a dizer que não conseguem jogar Super Mario 3D.

Koizumi:

Precisamente. Para que pessoas assim pudessem avançar, preparámos um jogo rico em conteúdos, por isso espero que o joguem. O mais importante é poder escolher a personagem com que se joga e a sensação maior de se tratar um verdadeiro jogo Super Mario, por isso acho que se tornou mais fácil convidar amigos a jogar. Também tivemos o Modo Co-Star25 em Super Mario Galaxy, mas desta vez é possível jogar com outras pessoas mais intuitivamente.25. Modo Co-Star: Forma de o segundo jogador usar o Comando Wii para ajudar o jogador que controla o Mario.

Iwata:

É do tipo: “Vem jogar comigo!”

Koizumi:

Ficava muito contente se as pessoas o usassem descontraidamente como ferramenta de partilha de experiências numa cena em particular.

Iwata:

Muito bem. E, por fim, Miyamoto-san.

Miyamoto:

Este jogo é tão divertido que espero que as pessoas o joguem todos os dias. Também gostava que as pessoas o tentassem jogar descontraidamente com, por exemplo, o Wii U GamePad no colo. Divirtam-se com Super Mario 3D!

Iwata Asks
Iwata:

Tem densidade e volume – e cada elemento é rico por si só. Creio mesmo que isto só seria possível com esta equipa. Tenho a certeza de que todas as pessoas se divertirão com o jogo, desde jogadores experientes de Super Mario 3D a pessoas que ficaram curiosas depois de verem vídeos do jogo.Foi preparado de modo a ter várias formas para muitas pessoas, e impressionou-me o grau de consideração que os criadores tiveram pelos jogadores. Espero que experienciem o jogo de ângulos diferentes, façam muitas descobertas e se gabem delas no Miiverse.

Iwata Asks
Miyamoto:

Não se esqueçam de usar os carimbos!

Iwata:

É verdade! Obrigado.

Todos:

Obrigado!