5. A origem do modo multijogadores

Iwata:

Gostava de perguntar uma coisa em relação às personagens. Prepararam alguma coisa especial desta vez para uma certa pessoa verde ?

Hayashida:

Claro! Ele tem direito a tratamento especial pela parte da nossa equipa.

Iwata Asks
Iwata:

Claro. (risos) E o que fizeram de especial?

Hayashida:

Um pouco antes de anunciarmos o Ano de Luigi17 através da Nintendo Direct, eu estava a testar um jogo NES na Wii U. Era só um teste, mas por acaso era o jogo Mario Bros18.17. O Ano de Luigi: Há 30 anos, em 1983, o Luigi apareceu pela primeira vez no jogo arcade Mario Bros. Numa edição da Nintendo Direct lançada a 14 de fevereiro de 2013, a que chamámos “Nintendo 3DS Direct”, Satoru Iwata apareceu com um boné do Luigi para anunciar que 2013 seria o Ano de Luigi.18. Mario Bros.: Jogo de ação lançado pela Nintendo para os salões de jogos e para a Nintendo Entertainment System (NES) em 1983.

Iwata:

Ah, as origens do Luigi!

Hayashida:

Pois é. Achei que seria um bom exemplo da descoberta do futuro no passado. Portanto, desta vez, o Luigi fica com o lugar principal, em vez de ser o Mario, para incluirmos um jogo chamado

Video: Luigi Bros.

Gostava de perguntar uma coisa em relação às personagens. Prepararam alguma coisa especial desta vez para uma certa pessoa verde ?
Luigi Bros. Reescrevi sozinho a programação toda – desde as personagens ao título. Quando se joga no modo de dois jogadores, o primeiro jogador fica com um Luigi de cor moderna, e o segundo jogador fica com a cor clássica fiel ao seu tempo, e assim pode-se fazer um duelo entre Luigis novos e antigos.

Iwata:

Foste assim tão longe? Como é que isso se joga?

Hayashida:

Tal como com a Rosalina, depois de chegares ao fim pela primeira vez aparece no ecrã inicial como opção. Mas se tiveres de gravar dados para New Super Luigi U19 podes jogar desde o início.19. New Super Luigi U: Conteúdos adicionais para o título New Super Mario Bros. U disponibilizados através de download na Nintendo eShop na Wii U em junho de 2013. Em julho foi lançado em disco para distribuição pela Nintendo em 2013.

Iwata:

Isso é que é receber tratamento especial! (risos)

Hayashida:

E enquanto eu fazia isso a equipa de efeitos tinha posto arte pixelizada do Luigi em todo o lado, portanto existem

Video: Luigis pixelizados escondidos

Gostava de perguntar uma coisa em relação às personagens. Prepararam alguma coisa especial desta vez para uma certa pessoa verde ?
Luigis pixelizados escondidos aqui e ali. É divertido encontrá-los, por isso espero que os jogadores os procurem.

Iwata:

Realmente foram muito longe…

Motokura:

Bem, Mario Bros. é, sem dúvida, a origem de Super Mario multijogadores.

Iwata:

Claro. A cooperação e a interferência mútua estão presentes no mesmo palco. É o modelo de todo o tipo de jogos multijogadores.

Motokura:

O modo multijogadores de SUPER MARIO 3D WORLD tem algo parecido. Quando concluis um nível, o jogador que chegou primeiro recebe uma coroa e se, com essa coroa, alcançar o objetivo no nível, seguinte recebe um bónus.

Iwata:

Então

Video: Lutar pela coroa

Gostava de perguntar uma coisa em relação às personagens. Prepararam alguma coisa especial desta vez para uma certa pessoa verde ?
é guerra aberta para ficar com a coroa .

Motokura:

Sem dúvida. Podes fazer um Salto Bomba e agarrá-la ou cortar o caminho do outro jogador. Mas quando o número de jogadores restantes desce, dás por ti a cooperar! (risos)

Iwata:

A relação entre interferência e cooperação altera-se conforme as intenções de cada jogador e as situações.

Motokura:

Pois. Quando estávamos a testar o modo multijogadores, não me contive e disse: “Hayashida-san! É tal e qual Mario Bros.!” E é mesmo!

Todos:

(risos)

Iwata Asks
Hayashida:

Fiquei chocado. O jogo é o mesmo, mas a forma como decorre muda completamente.

Iwata:

Desta vez, o jogador veste a pele de personagens com habilidades diferentes, e por isso a competição começa logo na seleção das personagens!

Hayashida:

Mas também há um botão que permite atribuir personagens ao acaso antes de cada nível.

Iwata:

Ah, é possível atribuir personagens automaticamente?

Hayashida:

Sim. Qualquer pessoa pode carregar no botão de escolha automática. É uma caraterística útil no modo multijogadores.

Iwata:

Assim não há cá ressentimentos! (risos)

Motokura:

Um elemento secundário é que não é fácil perceber quem é quem – e isto é útil quando queremos pregar partidas a alguém! (risos)

Iwata:

(risos) Aposto que as personalidades individuais vêm todas ao de cima – a escolha entre cooperar ou atrapalhar.

Motokura:

Sem dúvida que se desenrola uma batalha psicológica complexa fora do ecrã. Mas tal como Miyamoto-san já mencionou, há diferenças de habilidade entre as personagens e é possível atribuir automaticamente personagens, por isso o jogo não cultiva a competição negativa.

Iwata:

A competição é possível, mas não obrigatória. A jogabilidade depende do estilo de cada jogador, algo que também se passa em Mario Bros. no que diz respeito ao modo multijogadores.

Motokura:

Bem, para os criadores – que estão muito habituados a isso – é inevitável lutar pela coroa. Mesmo antes da meta andamos sempre às turras!

Todos:

(risos)

Hayashida:

Também podes

Video: Lutar pelo Duplo Mario

Gostava de perguntar uma coisa em relação às personagens. Prepararam alguma coisa especial desta vez para uma certa pessoa verde ?
lutar pelo poder Duplo Mario . Podes fazer um Salto Bomba para roubar o poder duplo de alguém e pôr a sorte do teu lado!

Iwata:

E a seleção automática também está disponível quando jogamos sozinhos?

Hayashida:

Sim.

Miyamoto:

Já joguei sozinho usando essa funcionalidade e achei a aleatoriedade surpreendentemente divertida. É do tipo: “Então? Vou ter de jogar com este?” E quando jogas com uma personagem que habitualmente não escolhes fazes novas descobertas.

Iwata:

É uma forma de desfrutar do jogo.

Motokura:

Outro elemento novo que surge neste título é a possibilidade de levar connosco ou de vestir todo o tipo de coisas nos níveis. Podes levar contigo uma

Video: Planta-piranha num vaso

Gostava de perguntar uma coisa em relação às personagens. Prepararam alguma coisa especial desta vez para uma certa pessoa verde ?
planta-piranha num vaso !

Iwata:

O quê? Podes levá-la contigo?

Motokura:

Sim! (risos) Come inimigos ou estorva outros jogadores.

Iwata:

Se puseres uma caixa na cabeça podes usar uma série de mecanismos.

Motokura:

Pois é. Podes até pôr uma

Video: Caixa canhão

Gostava de perguntar uma coisa em relação às personagens. Prepararam alguma coisa especial desta vez para uma certa pessoa verde ?
caixa canhão . Se a puseres e começares a andar, dispara sozinha. É forte, mas também dispara contra outros jogadores.

Iwata:

(risos) Isso é que é um chapéu incomodativo!

Motokura:

E se quiseres até podes usar uma

Video: Máscara Goomba

Gostava de perguntar uma coisa em relação às personagens. Prepararam alguma coisa especial desta vez para uma certa pessoa verde ?
máscara Goomba !

Iwata:

Uma…máscara Goomba?

Motokura:

Sim! Se derrotares certos Goombas, eles deixam cair máscaras Goomba. Se as usares, os Goombas nem dão por ti.

Iwata:

(risos)

Hayashida:

É uma ideia que surge sempre que fazemos um jogo Super Mario 3D. E agora, cinco ou seis anos depois, conseguimos tirá-la da reserva!