3. Fascinados por Super Mario em 3D

Iwata:

Criaram o início deste jogo de maneira que os jogadores possam insistir em jogar apenas Super Mario em 2D, mas, quando dão por isso, estão fascinados pela jogabilidade de Super Mario 3D.

Tsujimura:

Exatamente. Na verdade, quando terminam os níveis normais e chegam ao fim, têm um desenvolvimento magnífico à espera. Existem muitos níveis especiais de bónus, quase o mesmo número de níveis normais!

Iwata:

O quê? Como é que isso aconteceu?!

Tsujimura:

Ao criar os níveis originais, começámos a sentir que queríamos expandir a jogabilidade e criar algo mais desafiante. Tínhamos muitas ideias divertidas, que nunca fizeram parte dos níveis normais, e tivemos de prestar atenção a uma ordem rigorosa nos níveis normais, por isso...

Iwata:

Sim, existem restrições na colocação de elementos nos níveis normais. Pensámos que seria bom usar certas transformações e ações em certos lugares, mas não as podemos usar, porque ainda não apareceram no jogo. Se introduzirmos demasiados elementos no início, os jogadores ficam confusos, sem saber o que fazer.

Tsujimura:

Exato. Pode dizer-se que os níveis especiais nos permitem brincar com os vários tipos de jogabilidade, e penso que fizemos um bom trabalho ao preparar algo bastante desafiante.

Iwata Asks
Hayashida:

Os primeiros jogos Super Mario 3D são estruturados de modo a existirem vários cenários para um único nível. Existem várias regras, como "Desta vez, vou apanhar a Estrela" ou "Desta vez, vou apanhar Moedas Vermelhas".

Iwata:

É o mesmo mundo, mas joga-se de maneiras diferentes dependendo da missão atual.

Hayashida:

Exatamente. Desta vez, adotámos essa estrutura para os níveis especiais. Foi como se preparássemos cenários diferentes para os mesmos níveis, com mais jogabilidade, para jogar depois de terminar os níveis normais. Assim, existe jogabilidade de Super Mario 3D após o fim normal.

Iwata:

Quando dão por isso, estão a jogar um jogo Super Mario 3D.

Hayashida:

Faz a ligação com o que falámos antes. (risos) No Super Mario Bros. original, quando terminamos o Nível 8-4, entramos numa segunda ronda. Quis adotar essa estrutura. Quando terminamos o mundo à superfície, o mundo por trás dele aparece.

Iwata:

Por isso é que precisavam do mesmo número de níveis normais e especiais.

Hayashida:

Além disso, há alguns níveis especiais novos. Os níveis avançados que Tsujimura-san faz são mesmo difíceis! Tsujimura-san supervisionou todos os níveis especiais, por isso espero que os jogadores experientes os alcancem e joguem os níveis de Tsujimura. (risos)

Iwata:

Tsujimura-san, é um elogio, mas deves ter sentimentos contraditórios sobre isso. (risos)

Tsujimura:

Não, quis mesmo criar um desafio. (risos)

Motokura:

E o Luigi aparece no mundo especial.

Video: Como o Luigi em Super Mario Galaxy, pode saltar muito alto e é um bocadinho mais difícil de travar

Criaram o início deste jogo de maneira que os jogadores possam insistir em jogar apenas Super Mario em 2D, mas, quando dão por isso, estão fascinados pela jogabilidade de Super Mario 3D.
Como o Luigi em Super Mario Galaxy, pode saltar muito alto e é um bocadinho mais difícil de travar , mas agora é mais fácil de controlar. Ajustámos o jogo, para que os jogadores o possam apreciar com Mario ou Luigi.

Hayashida:

Bem, queríamos muito fazer um jogo que seja fácil de começar, por isso não tencionávamos criar um jogo cheio de funções. Mas quando o começámos a fazer e incluímos os níveis especiais, acabou por ter bastante conteúdo.

Iwata:

Concordo que o conteúdo é comparável até com os jogos Super Mario Galaxy, por isso não sei bem se será compacto. Sugawara-san, trabalhaste na programação. Se perguntasse se a densidade e o conteúdo são compactos, comparados com Super Mario Galaxy, aposto que pensarias: "Não é nada compacto!" Como foi isso, do ponto de vista de um programador? (risos)

Sugawara:

Tendo em conta o conteúdo original que tínhamos em mente, cresceu para o dobro do tamanho. Para ser sincero, pensei: "Não foi nada disto que disseram!”

Iwata Asks
Todos:

(risos fortes)

Hayashida:

Mas, para mim, os jogos Mario são feitos assim. Quando Miyamoto-san apresentou o Super Mario Bros. original, não disse que ia até ao Mundo 8, disse que ia até ao Mundo 5.

Iwata:

Certo, perguntei isso a Nakago-san numa entrevista Iwata Pergunta anterior e primeiro explicaram que o jogo iria até ao Mundo 5, mas reestruturaram os mapas existentes na última metade do jogo e acabou por chegar ao Mundo 8.

Hayashida:

Sim. Analisei a maneira de criar jogos de Miyamoto-san e tentei criar Super Mario 3D Land como ele criava jogos 2D. Mostrei a todos o conteúdo mínimo, comecei com o que parecia ser possível fazer, e depois adicionei mais. (risos)

Sugawara:

Ele enganou-nos! (risos)

Iwata:

Agora que revelaste os teus métodos, vais ter problemas da próxima vez!

Todos:

(risos)

Iwata:

Que tipo de jogabilidade pode o jogador encontrar no mundo especial?

Tsujimura:

Alguns níveis são, como é óbvio, mais difíceis do que os normais, mas

Video: alguns contêm progresso acelerado ou inimigos constantes, e os populares inimigos Clones Cósmicos - Marios sombrios – de Super Mario Galaxy 2 também aparecem.

Criaram o início deste jogo de maneira que os jogadores possam insistir em jogar apenas Super Mario em 2D, mas, quando dão por isso, estão fascinados pela jogabilidade de Super Mario 3D.
alguns contêm progresso acelerado ou inimigos constantes, e os populares inimigos Clones Cósmicos - Marios sombrios – de Super Mario Galaxy 2 também aparecem. E, como recompensa por terminar os níveis normais, existe o Time Attack. Além de terminar o percurso, podem usar o StreetPass10 para competir pelo melhor tempo em todos os percursos. 10StreetPass: Uma função que permite aos utilizadores que o ativam andar com a sua consola Nintendo 3DS ligada, para trocar certos dados de jogo com outros utilizadores da Nintendo 3DS com quem se cruzam na rua.

Iwata:

Oh, então é possível usar o StreetPass com este jogo Super Mario.

Hayashida:

Sinceramente, foi tão difícil que desistimos, a certo ponto, mas Koizumi-san disse que queria mesmo que fosse incluído. (risos) Após terminar os níveis normais, desbloqueiam o modo Time Attack e podem ver os tempos de pessoas com quem se cruzaram e determinar qual é o vosso nível de perícia. Fazem uma corrida amigável com pessoas do vosso nível e podem divertir-se a tirar segundos ao vosso tempo.

Tsujimura:

No escritório, todos se divertiram muito com esse modo.

Hayashida:

E quando os jogadores se cruzam, podem trocar Caixas Mistério da última vez em que jogaram. O tipo de jogabilidade que se espera de uma Caixa Mistério é

Video: tentar obter uma Medalha Estrela ao derrotar todos os inimigos em dez segundos.

Criaram o início deste jogo de maneira que os jogadores possam insistir em jogar apenas Super Mario em 2D, mas, quando dão por isso, estão fascinados pela jogabilidade de Super Mario 3D.
tentar obter uma Medalha Estrela ao derrotar todos os inimigos em dez segundos. Se eliminarem todos os inimigos com uma Caixa Mistério que receberam através do StreetPass, recebem de certeza uma Medalha Estrela, mas podem também receber um bónus, como um Cogumelo 1UP.

Iwata Asks
Sugawara:

Quando tiverem poucos Marios ou não progredirem, porque não conseguem obter uma Estrela num certo nível, experimentem usar o StreetPass!

Hayashida:

E, desta vez, podem até cruzar-se com pessoas que não têm o jogo! Se passares pela personagem Mii de alguém, num lugar como a aplicação Praça Mii StreetPass11, podes receber um item dessa personagem Mii na Casa do Toad. Se

Video: voltares a passar pela mesma personagem Mii, recebes algo melhor.

Criaram o início deste jogo de maneira que os jogadores possam insistir em jogar apenas Super Mario em 2D, mas, quando dão por isso, estão fascinados pela jogabilidade de Super Mario 3D.
voltares a passar pela mesma personagem Mii, recebes algo melhor. 11Praça Mii StreetPass: Aplicação pré-instalada na consola Nintendo 3DS. Ao usar a função StreetPass, as personagens Mii dos utilizadores podem comunicar entre si.

Iwata:

Este é o primeiro jogo que permite trocar dados com pessoas que nem sequer têm o mesmo jogo.